Como remover bolhas do papel de parede após a secagem?
O papel de parede é um dos materiais de acabamento mais populares hoje em dia. São telas longas que podem ser coladas na parede ou no teto. Do lado de fora, uma camada decorativa especial é aplicada sobre eles, dando-lhes singularidade e praticidade.
A tecnologia de aplicação de papel de parede é bastante simples, o que permite utilizá-lo sem mesmo ter alguma experiência. Porém, se a instalação da tela for realizada de forma incorreta, isso pode levar ao seu inchaço.
Por que eles estão borbulhando?
O papel de parede é um material fino à base de papel ou outras substâncias naturais. Portanto, esses produtos não são capazes de suavizar quase todos os desníveis da parede. Às vezes, após a instalação, aparecem bolhas na superfície do papel de parede, o que reduz as características decorativas da parede. Para excluir tais fenômenos, todo o processo de colagem deve ser monitorado. Existem várias razões principais para o inchaço da superfície:
- Rascunhos. Eles podem ser causados por rachaduras ou rachaduras nas paredes. Isso não permite que a cola pegue rápida e eficientemente, o que leva ao inchaço. Portanto, para excluir tais fenômenos, você deve verificar cuidadosamente o estado das paredes. Todas as fissuras devem ser reparadas com alta qualidade.
- Preparação incorreta do substrato. Hoje, muitas pessoas aplicam papel de parede diretamente nas paredes, usando apenas um adesivo. Mas essas superfícies nem sempre são perfeitamente planas, o que afeta a qualidade da colagem. Para minimizar o risco de formação de bolhas, as folhas devem aderir de maneira uniforme e firme ao substrato. Portanto, é aconselhável nivelar as paredes com massa antes da instalação ou remover a camada de tinta velha. Se a superfície estiver normal, deve-se aplicar um primer antes de aplicar a cola. Essas substâncias melhoram significativamente a adesão ao produto.
- Aplicação em parede úmida. O papel de parede deve ser feito somente depois que o primer ou a massa na parede estiverem completamente secos. Você só pode umedecer a superfície com cola, que é aplicada tanto na parede quanto no próprio papel de parede.
- Mistura irregular sob a superfície. Se o adesivo estiver mal distribuído, poderá ocorrer a formação de saliências. Após a secagem, essas imperfeições permanecem no papel, que deve ser posteriormente nivelado. Para evitar isso, você deve usar adesivos de alta qualidade que se diluem rapidamente e representam uma mistura uniformemente espessa.
- Secagem insuficiente do adesivo. Quase todas as composições usadas para instalação de papel de parede contêm água. Portanto, para que o material se fixe na parede, é necessário que a umidade seja removida, restando apenas ligantes. A secagem do papel de parede só deve ocorrer em ambiente aquecido e sem a presença de correntes de ar. Se isso não for observado, pode levar não só ao aparecimento de bolhas, mas também à descamação completa do material.
Observe que, ao colar, o papel de parede pode encolher ligeiramente, o que leva ao aparecimento de pequenas saliências. Mas não devem ser confundidos com bolhas, pois esticam após a secagem. O inchaço permanece e em alguns casos pode até aumentar.
O que fazer?
Papel de parede inchado não é apenas feio, mas também impraticável. Com o tempo, essas deficiências podem fazer com que o material descasque.Isso se deve ao fato de o ar com umidade entrar, o que começa a inflar a base da substância.
Existem várias maneiras principais de remover bolhas no papel de parede após a secagem:
- Suavização. Deve ser entendido que isso só pode ser corrigido imediatamente após a colagem ou após um curto período de tempo. Para eliminar a bolha, você deve pegar um rolo especial e tentar dispersar o ar para os lados. Assim, está distribuído por uma grande área onde não é tão perceptível. Se o papel de parede de papel ou vinil estiver inchado, use um pano macio para alisá-lo. Observe que isso deve ser feito com muito cuidado, uma vez que a resistência de tais superfícies é desprezível. Uma opção alternativa é uma espátula de plástico que pode lidar com diferentes tipos de papel de parede.
- Piercing. Remover desta forma a protuberância do papel de parede seco da parede só é possível se as bolhas forem pequenas. Fazer um pequeno orifício é fácil com uma agulha comum. Quando o buraco aparecer, alise suavemente a superfície do papel de parede. Se houver cola solidificada sob o bojo, então não é possível eliminá-la, pois o material forma uma forte ligação com a superfície. A eliminação da solução adesiva só é relevante se a mistura ainda não estiver completamente seca.
- Corte e seringa. Esta opção é a mais versátil. Adequado para trabalhar mesmo com bolhas de longa duração que apareceram nas superfícies. Para eliminar o inchaço dessa forma, você precisa estocar cola líquida fresca, que é colocada em uma seringa. Para eliminar a bolha, ela deve ser cuidadosamente cortada em um dos planos. É importante fazer isso de forma a não perturbar a estrutura da imagem principal.
Depois disso, você precisa enfiar a agulha sob o papel e espremer um pouco de cola. Quando o papel estiver amolecido, você pode tentar alisá-lo com um pano, espátula ou rolo. Na maioria dos casos, a cola sai pelas rachaduras, então você precisa limpá-la do papel de parede sem deixar secar.
O papel de parede sobre base não tecido praticamente não incha, pois é altamente durável. Isso se deve ao fato de incluírem celulose e diversos componentes poliméricos. Mas se estiverem inchados, significa que a superfície da parede não está bem nivelada. Em papel de parede não tecido é possível corrigir tal defeito apenas desmontando o material, seguido de nivelamento da superfície e substituição completa do acabamento.
Como colar corretamente?
Evitar bolhas é muito mais fácil do que removê-las posteriormente. Portanto, você precisa monitorar esse fenômeno durante todo o processo de instalação do papel de parede. Para colá-los qualitativamente, você deve seguir uma certa sequência de ações:
- Preparando as paredes. Antes de prosseguir com a colagem, é necessário remover o revestimento antigo da superfície das paredes. Se o gesso não agüentar ou a parede for irregular, será necessário reforçá-lo e nivelá-lo adicionalmente. Para isso, são utilizados rebocos especiais e argamassas de cimento.
- Seleção de materiais. O adesivo é selecionado com base nos parâmetros técnicos do papel de parede selecionado. Os especialistas preferem apenas adesivos estrangeiros de alta qualidade, que se dissolvem rapidamente e mantêm o revestimento firmemente na parede.
- Preenchimento. Antes de aplicar a cola, as paredes devem ser imprimadas. Não só aumenta a adesão, mas também evita a ocorrência de fungos e outros fenômenos semelhantes.
- A colar. Inicialmente, a cola é aplicada na superfície da parede ou no interior do papel de parede. Observe que apenas o fabricante especifica onde e quanto aplicar o produto. É importante distribuir uniformemente a mistura, que não deve conter grumos. Quando a cola é aplicada, você pode começar a fixar a tela. A peça é aplicada estritamente verticalmente em relação a algum plano. Tente colocá-lo no lugar certo com a maior precisão possível.Os papéis de parede de papel absorvem rapidamente, o que nem sempre permite que sejam movidos para alinhamento. Mas os melhores materiais se prestam bem à correção, o que simplifica muito o trabalho com eles.
- Alinhamento. Para obter uma superfície lisa sem bolhas, alise bem o papel de parede. Quando a folha estiver alinhada, você pode começar a remover a cola e o ar. Comece por cima da tela e desça, espalhando a superfície com uma espátula. Observe que é preferível começar do centro e mover a ferramenta para os lados. Assim, o papel de parede não só é nivelado, mas também o excesso de cola é "expulso". Se necessário, remova o excesso de argamassa e nivele a tela ao longo da colagem.
Todas as outras tiras são coladas da mesma maneira. É importante aqui não fixar as pontas da folha e depois ir para o meio. Tudo deve ser feito ao contrário, o que excluirá o aparecimento de almofadas de ar e bolhas, respectivamente. Se, no entanto, aparecerem inchaços, então é preciso descascar um pouco o papel e expelir o ar, depois grudar o material bem na parede. Quando a tela não se ajusta exatamente a outras superfícies, é melhor cortá-la com uma faca afiada de escritório. A melhor maneira de fazer isso é quando o material estiver completamente seco ou imediatamente após a colagem, antes que o papel fique muito macio.
Remover o ar debaixo do papel de parede é uma operação simples que requer apenas desejo e um pouco de tempo. É importante ter cuidado aqui para obter uma superfície de alta qualidade com o mínimo de danos.
Para informações sobre como remover bolhas do papel de parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.