Móveis modulares para corredores
Os corredores da maioria das casas modernas não são muito grandes. Neste caso, os sistemas de móveis modulares serão uma opção conveniente para a criação de um espaço confortável, funcional e estético. Eles permitem que você crie uma combinação ideal de módulos, altere-os de acordo com as necessidades individuais.
Características do quarto
O hall de entrada é a primeira impressão da habitação e dos seus habitantes. Se for uma sala sombria e desordenada, a impressão será apropriada. O design do corredor deve receber tanta atenção quanto qualquer outro cômodo. É importante pensar em cada detalhe do mobiliário, levar em consideração a iluminação, os tons dos móveis e sua funcionalidade.
Uma das principais características do corredor é a falta de luz natural.
As fontes de luz artificial neste caso não conseguem reproduzir a luz do dia, por isso é extremamente importante que os móveis não escondam a luz da sala. Deve ser harmonioso, adequado e adequado aos parâmetros da sala. Se houver pouca luz, as cores claras dos móveis são preferíveis; se a iluminação for suficiente, os tons dos móveis podem ser mais saturados e brilhantes.
Móveis no corredor são obrigatórios. É importante organizar o espaço corretamente, sem se sentir caótico. Tudo deve ser funcional. Opções com vidro ou espelho são adequadas, devido ao qual você pode criar a ilusão de amplitude. Por meio de móveis modulares, é possível zonear a sala, o que introduz uma organização clara e brinca visualmente com o espaço limitado.
O corredor é uma área especial, então a mobília deve ser especial. Poeira e sujeira se acumulam nesta sala, especialmente na porta. Se o móvel estiver localizado nesta área, é preferível escolher um modelo de forma que a parte inferior dos módulos fique mais escura.
Não será difícil escolher uma opção: são muitas as opções no mercado moveleiro. E se desejar, você pode até mesmo solicitar qualquer modelo em diferentes contrastes para medições individuais.
Materiais (editar)
As matérias-primas para móveis modulares são variadas e dependem do modelo. As divisórias internas e a estrutura são geralmente feitas de aglomerado laminado. Este é o material mais barato, então essa mobília é barata. Chipboard tem uma ampla paleta de cores, o que cria muito espaço para escolha. O MDF é usado com menos frequência para a moldura: se formas incomuns são necessárias, uma vez que este material é fácil de processar.
As fachadas podem ser feitas de:
- Madeira;
- MDF;
- metal;
- plástico;
- copo.
A madeira é o material mais caro. Normalmente, o amieiro, o pinho, o carvalho, a acácia, a faia, a cereja e o wengué são utilizados na produção de móveis. A gama de cores inclui tons de marrom claro a escuro com matizes avermelhados ou avermelhados. Esse material é frequentemente usado no corredor, mas é sensível a mudanças de temperatura e umidade e é extremamente exigente com os cuidados. Às vezes, o folheado é usado na decoração de fachadas, ou seja, uma camada mais fina de madeira. É mais acessível do que a madeira e não difere da madeira maciça na aparência.
MDF é o material mais popular e democrático... É coberto com esmalte ou papel alumínio. O filme oferece mais possibilidades de escolha de cores devido à sua rica paleta, que inclui tonalidades metálicas de cores sólidas, textura glitter, imitação de pedra, madeira, couro. Pode haver opções suaves com uma textura pronunciada.
O metal para fachadas é utilizado na forma de perfis e molduras.A superfície pode ser brilhante (cromada) e mate. Normalmente, o metal é combinado com plástico ou vidro. O vidro ganhou popularidade devido à possibilidade de aplicar nele várias imagens (desenhos, padrões, paisagens, pinturas).
Vantagens de design
O sistema de design modular de móveis é a solução perfeita para corredores modernos. Seus recursos incluem:
- Consistência. Cada módulo pode ser usado como um elemento separado, mas juntos permitem que você crie um interior em um único estilo.
- Conveniência de escolha. Os móveis são feitos do mesmo material com a mesma textura.
- Variabilidade de módulos. Você pode fazer seus próprios móveis com elementos individuais sem pagar a mais pelo que não é necessário.
- Facilidade de montagem. Os itens individuais são geralmente entregues montados ou você mesmo pode montá-los.
- Intercambiabilidade. Você pode substituir uma peça de mobiliário por outra da mesma gama.
O mobiliário modular é um tipo especial de móvel de gabinete, composto por elementos separados e montados em uma única estrutura em diferentes versões. Por configuração, pode ser:
- reto (instalado ao longo da parede);
- canto (instalado no canto).
Para aproveitamento máximo da área, este mobiliário pode participar do zoneamento da sala. A principal condição para a colocação de móveis modulares para ambos os tipos são paredes planas e piso. Os cantos devem estar certos. Se o ângulo usado ao instalar a mobília for agudo, ele simplesmente não cairá no lugar. Se o ângulo for obtuso, haverá espaços entre a parede e a moldura.
A profundidade das seções modulares pode ser diferente. O padrão é 60 cm, se o corredor for estreito, faz sentido comprar um modelo com 45 cm de profundidade, mas coisas volumosas não podem ser colocadas em tais móveis. O elemento de canto pode ter até 100 cm de largura.Tal mobiliário é confortável e é um excelente local de armazenamento de itens volumosos.
A mesma estrutura pode ser diferente em profundidade.
Por conveniência, a parte superior da estrutura pode ser mais estreita do que a inferior. Se estivermos lidando com uma sala razoavelmente longa, você pode pegar um móvel mais fundo e conectá-lo a um pedaço raso do módulo de transição. Isso permitirá que o mobiliário se encaixe harmoniosamente no interior, jogando em uma pequena área.
Para tornar o corredor modular conveniente de usar, ele pode ser dividido condicionalmente em 3 partes:
- principal;
- médio;
- fundo.
A estrutura superior é composta por estantes fechadas e abertas (mezaninos). Eles podem acomodar coisas raramente usadas. Esses módulos podem ser equipados com fachadas articuladas ou elevados com microelevadores.
No meio, são colocadas as coisas que devem estar sempre à mão. Podem ser módulos verticais, horizontais deslizantes ou articulados para roupas na forma de estojos de lápis ou guarda-roupas.
O pacote inclui:
- descendente, ascendente, estacionário, hastes espirais;
- hastes transversais (se a profundidade for inferior a 45 cm);
- caixas regulares ou com divisórias (para itens pequenos ou grandes);
- prateleiras com ou sem cestos;
- governantas;
- Suportes para guarda-chuvas;
- espelho (pode ser montado em fachada ou painel);
- ganchos (fixados no interior do módulo ou no painel do móvel).
A parte inferior do móvel modular é necessária para coisas volumosas e pesadas (malas, bolsas, ferramentas, equipamentos esportivos) e sapatos (não é higiênico colocá-la sobre outras coisas). Pequenos compartimentos ou prateleiras comuns podem ser usados para sapatos.
É uma boa ideia guardar os sapatos de forma higiênica em cestos de rede ou em prateleiras com barras de metal.
Projeto
A aparência do seu corredor e dos móveis depende de três fatores:
- estilística de outras instalações, casa ou apartamento como um todo;
- preferências individuais;
- a prevalência de praticidade ou estética.
O hall de entrada é o último cômodo do apartamento a ser reformado. Ao mesmo tempo, é importante respeitar a integridade de todas as salas: é feio se houver um africano na sala de estar e um estilo escandinavo no corredor. Tudo deve ser apropriado, sujeito a uma única direção. Pode ser decorado em uma das direções do estilo clássico ou moderno.
Os estilos podem representar soluções de design interessantes:
- Barroco. A cor principal é o branco, embora sejam frequentemente utilizadas cores amadeiradas naturais. As fachadas dos móveis são decoradas com talha dourada, há cornijas, balaustradas, pequenas colunas.
- O rococó lembra o barroco, mas permite o uso de tons claros pastel. As linhas raramente são retas: assumem contornos extravagantes e curvos.
- Classicismo. Além das cores pastéis, o jogo de brilho e contraste é incentivado. A decoração é mais geométrica, as formas são proporcionais. A principal condição é a simetria. Vidros, vitrais com desenhos e espelhos são usados ativamente.
- Art Deco beira o classicismo. As cores brilhantes (vermelho, azul, verde, bordô, lilás) são combinadas com tons claros ou um fundo branco. A decoração expressa-se na qualidade da talha, na decoração dos móveis com têxteis e na utilização do vidro com pinturas, padrões, paisagens.
Exemplos de estilo moderno são as direções:
- minimalismo, expresso em linhas claras e formas estritas (cores saturadas, monocromáticas, sem textura em relevo);
- fusão (chocante), projetada para combinar incongruentes (formas arredondadas de bordas em retangulares, multinível, combinações de cores incomuns e impressão de fotos originais são características);
- alta tecnologia - superfícies brilhantes, peças de metal cromadas;
- a arte pop é uma combinação ousada de tons, texturas, formas (esse tipo de mobiliário é uma instalação espetacular).
Móveis em sua forma, cor e outros parâmetros devem expressar os interesses e desejos de uma pessoa.
Qualquer estilo pode ser complementado e alterado de acordo com sua própria visão. Por razões de praticidade no corredor, é melhor usar cores e texturas que não deixem marcas e que sejam resistentes a arranhões e outros danos mecânicos. O principal é que o ambiente seja confortável.
Modelos modernos
Uma característica distintiva da mobília modular moderna no corredor é o fato de que você pode alterar a disposição dos elementos e substituí-los por outros, alterar as fachadas. Em outras palavras, é uma espécie de construtor para adultos, através do qual você pode adicionar novas notas ao interior do corredor. Modelos sem pernas, presos à parede, estão ganhando popularidade. Esses móveis parecem originais.
A disposição arbitrária dos módulos assume a distância entre os elementos individuais e diferentes alturas. Um ou dois elementos podem ser destacados com cores como acentos brilhantes. A versatilidade se manifesta no fato de que os fabricantes produzem esses móveis de composição em série. Se desejar, usando-os, você pode pegar itens para qualquer sala.
Entre os fabricantes, os seguintes são os mais populares:
- Lazurit;
- "Lerome";
- Móveis Borovichi;
- "O ABC do mobiliário";
- BRW;
- IzhMebel;
- “Móveis MST”;
- "Móveis Coragem".
Lindas opções no interior
A iluminação será mais clara se você posicionar as luminárias não apenas no teto e nas paredes, mas também nos móveis. Uma lâmpada separada deve estar perto do espelho.
Com a ajuda de fachadas espelhadas, a luz é difundida - neste caso, mesmo um pequeno hall de entrada se transformará em um hall amplo e luminoso.
Móveis escuros com brilho são expressivos. Modelos suspensos parecem originais e adicionam leveza ao interior.
Para evitar que os móveis pareçam volumosos, você pode usar prateleiras abertas e prender ganchos ou um espelho na tela do painel decorativo.
O mobiliário modular no corredor pode ser simples ou impressionante devido ao grande número de elementos espaçosos.
Se o corredor for estreito, módulos com profundidades diferentes servirão. Uma seção de transição pode ser instalada entre eles.
A suavidade das linhas proporcionará móveis com fachadas radiais côncavas ou convexas.
Veja abaixo uma visão geral dos móveis modulares para corredores.
O comentário foi enviado com sucesso.