Qual pode ser o desenho do corredor?
Para tornar a sua estadia num quarto confortável desde os primeiros minutos, é importante considerar cuidadosamente o seu design. O hall de entrada é exatamente o local por onde os hóspedes entram na casa pela rua. Se for confortável e funcional, cria uma impressão favorável do apartamento como um todo e de seus proprietários.
Um projeto de design é um conjunto de documentos (esboços, desenhos, cálculos, diagramas, imagens), de acordo com os quais são executados trabalhos de reparação e acabamento. Ele discute as opções para preencher o interior com móveis e eletrodomésticos, elementos decorativos.
Deve ser elaborado um projeto competente, tendo em conta as características funcionais das instalações. O projecto arquitectónico é elaborado tendo em conta a vontade do proprietário das instalações, contando com a sua imaginação e ideias. Um designer profissional ajuda a concretizar suas idéias para que pareçam competentes e funcionais.
Além disso, é mais fácil para os trabalhadores que realizam diretamente o trabalho de reparo seguir o plano exato do projeto, em vez de confiar apenas nas palavras abstratas do cliente.
Ideias
Existem corredores em qualquer sala, eles são projetados para unir os quartos. Dependendo das características específicas, seu design pode variar muito, tanto nas características externas quanto nas funções desempenhadas.
As portas de outros cômodos de um apartamento ou casa geralmente levam ao corredor, portanto torná-lo bonito, conveniente e opcional não é uma tarefa tão fácil. Uma pequena sala possui especificidades próprias, que devem ser levadas em consideração no desenvolvimento de um projeto de design.
Os proprietários de um corredor quadrado podem colocar um guarda-roupa ou até mesmo um sofá nele para aliviar os cômodos principais. É mais conveniente colocar os móveis nos cantos ou ao longo de uma parede, de modo que não interfira com a liberdade de movimento de um cômodo para o outro.
As habitações de pequena dimensão requerem novas ideias, por isso, orientado por uma abordagem ergonómica do design de interiores, pode recorrer à combinação de um corredor e uma sala de estar.
Depois de combinar os quartos, tente usar tons próximos, criando uma transição suave do corredor para o quarto. Gesso texturizado, um padrão de papel de parede semelhante ou uma ligeira diferença nos meios-tons irão ajudá-lo. O uso de cores contrastantes e materiais diferentes para o piso ajudará a distinguir claramente entre a entrada e as áreas de estar.
Uma escolha competente de dispositivos de iluminação ajudará a separar visualmente os quartos combinados: holofotes no corredor criarão o contraste necessário para a iluminação central da sala de estar.
O desenho do corredor em uma instituição médica parece ser bem diferente. Enfadonho, senão sombrio, constrangedor, triste e oficioso - esses costumam ser corredores de hospitais.
Felizmente, as tendências dos edifícios modernos têm como objetivo distrair os visitantes de pensamentos deprimentes, tanto quanto possível. Os designers se esforçam para alcançar o conforto e a simpatia, especialmente para hospitais infantis.
O padrão de design de arte voltado para o cuidado de um pequeno visitante pode ser considerado o Royal Melbourne Children's Hospital. É aqui que está o ambiente verdadeiramente curativo: cores vivas, paredes decoradas com desenhos coloridos, instalações arquitetônicas, uma sala de estar, um enorme aquário, etc. As crianças virão para esse hospital com prazer e qualquer tratamento não parecerá enfadonho e tão doloroso.Há muito a aprender com colegas estrangeiros e observe nossos arquitetos-designers de instituições médicas nacionais.
O tamanho
A decoração do corredor, independente do tamanho, deve atender a alguns requisitos:
- expansão do espaço;
- organização conveniente do espaço livre;
- criatividade.
Em uma sala grande, é mais fácil implementar qualquer ideia de design, mas você não deve desordenar desnecessariamente o corredor com móveis, caso contrário, uma aparência desleixada pode arruinar toda a impressão do apartamento ou da casa como um todo.
É problemático organizar corretamente um pequeno corredor em um apartamento de um quarto.
Algumas dicas para tirar o máximo proveito de sua pequena pegada:
- se você instalar lâmpadas ao longo da borda inferior do gabinete, a altura do teto aumentará visualmente;
- guardar móveis claros e complexos para os cômodos principais, caso contrário, ele “comerá” preciosos centímetros em um pequeno corredor;
- armários abertos não devem ser usados, porque as roupas que saem deles parecem desarrumadas e visualmente ocupam muito espaço;
- uma excelente opção seria um guarda-roupa de correr ou um guarda-roupa de canto com portas espelhadas - um acréscimo de espaço e um aproveitamento competente de todo o espaço disponível.
Solução de cor
O esquema de cores do corredor segue as mesmas regras dos outros quartos. Uma abordagem racional para a escolha da cor permitirá que você ajuste o espaço e a profundidade da sala, o que é especialmente importante para áreas pequenas.
Além disso, não se esqueça que a cor tem um impacto direto no humor e determina a impressão de estar em um apartamento.
Na decoração de qualquer divisão, é aconselhável combinar no máximo três cores. Variegação excessiva parece ridícula e sobrecarrega o interior. É importante considerar a combinação com os móveis existentes antes de pintar o corredor: aderir a um estilo uniforme.
A cor branca do corredor, injustamente posta de lado por muitos devido à sua alegada impraticabilidade, poderia resolver perfeitamente o problema de uma sala apertada. O mercado moderno de produtos de construção permite que você escolha materiais duráveis, resistentes ao desgaste e pouco exigentes, incluindo o branco.
Tons pastel mascaram imperfeições (paredes ou móveis parecem mais lisos) e escondem qualquer dano. Além disso, o branco é verdadeiramente universal: qualquer combinação de tonalidades terá uma aparência vantajosa em comparação com o fundo. O seu interior terá sempre um aspecto fresco e relevante, porque o branco não sai de moda.
Se você está pensando em quais duas cores você pode usar para criar um interior de corredor elegante, considere uma combinação de preto e branco. Neste caso, recomenda-se escolher uma cor principal, enquanto a segunda servirá apenas como seu complemento. Caso contrário, o espaço será chato.
Em um conjunto preto e branco, é lógico escolher o branco como cor principal, cujos méritos foram mencionados acima. Preto pode ser usado para decorar áreas localizadas mais perto da porta da frente. Pisos escuros ou um padrão intrincado em móveis claros ou bordas pretas para um teto branco clássico parecer gracioso.
Em um interior clássico, os tons de marrom claro e bege para o corredor ficarão bem. Além de versatilidade e praticidade, em combinação com móveis de tonalidade mais escura, tal interior vai enfatizar a aristocracia do proprietário e seu desejo de conforto.
Os fãs de combinações de cores expressivas podem tentar criar uma obra-prima de arte de design no corredor usando turquesa. Cativante, mas não vulgar, harmoniza-se bem com outros tons: branco, bege, azul, castanho. Móveis na cor preta ou marrom escuro realçam a beleza incomum da cor turquesa principal.
Eco-style assume tons naturais. Para decorar o corredor nesse estilo, a cor pistache é perfeita. Com a ajuda do tom selecionado, será possível criar um ambiente de nobreza e luxo.Despretensiosos em combinação, os tons de pistache são capazes de dar um clima de primavera a qualquer ambiente.
O hall de entrada parece contido e nobre em tons de lilás. Habilmente combinado com itens de interior em preto, marrom ou azul escuro, você pode criar uma combinação de design requintada. O tom lilás é considerado difícil, e para não adicionar doçura excessiva ao ambiente com a sua ajuda, é necessário pensar com competência em todos os detalhes do design de interiores.
Em uma sala pequena, os tons claros parecem harmoniosos: leitoso, marrom claro, azul, marfim, prata, cinza esfumaçado, bege, cinza. Eles são combinados com sucesso com cores frias: roxo, azul, verde.
Se você é o feliz proprietário de um corredor espaçoso, ao escolher uma cor, você pode se permitir muito mais liberdade e usar uma paleta quente - laranja, vermelho, amarelo, creme, damasco, café, rosa-amarelo.
Ao combinar cores quentes e brilhantes, você deve ter cuidado: os detalhes em vermelho ou cinza são adequados para o fundo branco do corredor, trazendo um toque de brilho ao interior.
Estilos
Os estilos de corredor mais populares são:
- Clássico;
- Provença;
- Alta tecnologia;
- Arte pop.
Para estilo clássico o uso de tons escuros de móveis é típico. O interior do corredor será complementado com sucesso por uma cômoda, um espelho, cadeiras ou quadros nas paredes. O estilo clássico reflete funcionalidade e beleza, expressas em um design simples. As paredes são revestidas a papel de parede ou gesso, o chão a laminado ou parquete.
Cores claras tradicionais típicas do estilo romântico francês Provença ideal para um pequeno corredor. Paleta clara, estampa floral fofa, textura de serapilheira - você deve prestar atenção a eles ao escolher este estilo. Os materiais naturais (madeira ou pedra) usados para decoração não contradizem a Provença. Sua imitação também é aceitável.
Se no final for possível criar um interior leve e arejado - o objetivo foi alcançado.
Para conhecedores de minimalismo que escolhem o estilo alta tecnologia deve ser lembrado que nesta modalidade, a decoração praticamente não é usada. O espaço livre máximo é obtido através do uso de uma pequena quantidade de móveis compactos, mas funcionais, e outros itens de interior.
A limitação da cor (cinza, branco, tom preto) é diluída com reflexos de luz, que são refletidos em superfícies brilhantes feitas de metal ou vidro, que são abundantes neste estilo.
Para um pequeno estúdio ou instalações combinadas, o estilo pop art é adequado - brilhante e dinâmico, capaz de surpreender e criar o clima. Os móveis contêm formas abstratas complexas e incomuns, mas não estão saturadas delas, apenas enfatizando a originalidade do estilo.
Não há limites para a imaginação: é permitido mudar diferentes estilos dentro do quadro da pop art, a utilização de diferentes materiais e texturas: plástico, papel, vidro colorido.
Em tal ambiente, as naturezas criativas e ativas, esforçando-se para obter o máximo da vida, se sentirão confortáveis.
Projeto
A disposição do salão é geralmente uma prova da renovação das instalações. Afinal, o corredor é a parte mais transitável de um apartamento ou casa, por onde entram e saem várias ferramentas, materiais de construção e acabamento e os trabalhadores passam. No entanto, isso não significa que o design do corredor possa ser negligenciado.
O interior do salão pode repetir os estilos de quartos contíguos ou ter um caráter neutro. É permitido combinar várias direções de acabamento específicas.
O espaço criativo entre as salas pode ser incrivelmente recompensador para todos os ocupantes.
Além de enfatizar a beleza e a exclusividade, um designer competente ajudará a criar uma sala funcional que pode se tornar o centro do conforto da sua casa.
Decoração e acessórios interessantes
A decoração desempenha um papel importante na percepção geral do espaço. O uso de pedra ajudará a criar uma área espetacular na entrada do apartamento. É importante usar um espelho grande como decoração, permitindo que você se examine em pleno antes de sair. Ele pode ser inserido na moldura vitoriana original ou você pode usar um espelho para decorar a frente de seu gabinete.
Um incomum cabide de chão pode se tornar um destaque do interior, surpreendendo os hóspedes com sua forma e funcionalidade. A decoração tradicional das paredes de salas estreitas com pinturas ou fotografias pode ser transformada em uma exposição de suas próprias obras artísticas ou você pode criar uma exposição sobre o tema da "Árvore Familiar".
Para realizar sua criatividade em um corredor sem janelas, você pode usar um feixe de luz. A iluminação brilhante irá enfatizar os elementos decorativos, suavizar visualmente as irregularidades, corrigir a forma irregular da sala e expandir sua área.
Como fazer decoração adicional?
Ao escolher o design ideal para um corredor, é importante lembrar que uma largura de passagem de 90 cm é a mais conveniente e funcional.
Uma pequena mesa de console estreita localizada ao longo de uma das paredes pode se tornar um bom elemento de decoração. Você pode colocar vasos com flores, estatuetas ou outros elementos decorativos que enfatizam o gosto do dono da casa.
Se houver uma janela no corredor, isso é uma grande vantagem, pois um nicho próximo a ela pode ser transformado em um aconchegante "ninho" para ler ou apenas relaxar.
Embora com iluminação suficiente, por exemplo, ao usar lâmpadas pendentes ou holofotes embutidos em elementos de móveis, tal lugar pode ser construído em um espaço comum sem janelas.
A instalação de estantes ou estantes de livros e revistas no corredor complementará logicamente a ideia com um local de leitura. As prateleiras podem ser suspensas, embutidas ou flutuantes. E, claro, eles são adequados não só para a literatura, mas também para quaisquer elementos decorativos: caixões, vasos, molduras - ao seu gosto.
As paredes do corredor podem ser transformadas em quadro negro usando um revestimento especial que permite escrever com giz e apagar suas anotações. O uso de um tapete irá adicionar aconchego e charme: cores vivas são adequadas para o estilo country, tons mais contidos podem ser inseridos em um estilo clássico ou vintage.
Como equipar com móveis?
A peça de mobiliário mais necessária para o corredor é um cabide. Pode ser uma estrutura elegante independente ou parte de um suporte de móveis combinado. Em qualquer caso, o cabide deve corresponder ao estilo geral da divisão, ser confortável de usar e não ocupar muito espaço.
Muitos proprietários negligenciam o uso de prateleiras de sapatos, cometendo um erro grosseiro: sapatos colocados aleatoriamente no chão não adicionam arrumação ao ambiente.
Organizadores de parede fechados, prateleiras com porta articulada no compartimento inferior do armário, bancos com prateleiras, prateleiras verticais e outras opções são adequadas para guardar o calçado do dia-a-dia.
Todos nós valorizamos o conforto, principalmente antes de sair de casa e ao voltar para casa. Uma excelente opção para arranjar um corredor será a instalação de um assento: um pufe, um banco, um banquinho. Isso é especialmente verdadeiro para famílias com crianças.
Para guardar coisas, você deve escolher uma parede conveniente. Você pode economizar espaço colocando o fone de ouvido ao longo de uma parede, usar portas de correr espelhadas e adicionar prateleiras abertas na lateral da estrutura.
Se as dimensões permitirem, um gabinete de canto embutido seria uma boa opção.
Qual tinta escolher?
Tendo decidido o desenho do corredor e escolhido uma cor harmoniosa para as paredes, você deve pensar sobre como exatamente pintar as paredes.
Os seguintes tipos de revestimentos estão disponíveis comercialmente:
- Esmalte alquídico;
- Tintas à base de água;
- Tinta acrílica.
Todos os tipos de tintas e vernizes possuem uma ampla paleta de tonalidades, podendo ser fosca ou brilhante.
No entanto, trabalhar com esmalte alquídico requer ventilação, já que seu odor pungente dura de 3 a 5 dias. Existem opções quando o poliuretano está presente na tinta, elas não têm esse inconveniente, mas seus preços não são baixos.
A emulsão aquosa apresenta várias vantagens: seca rapidamente, não tem cheiro e não é tóxica. Pintar é bastante simples. Tons de saturação diferente podem ser alcançados adicionando um determinado corante à tinta branca. Para obter um efeito brilhante, a parede pintada pode ser envernizada. No entanto, não é resistente à umidade, é fácil de riscar e não será capaz de mascarar pequenas rachaduras nas paredes.
As composições acrílicas de tintas de dispersão em água não têm medo da umidade, não desbotam. Eles são ideais para paredes e tetos.
Seu preço é ligeiramente superior ao da tinta à base de água, mas é capaz de esconder imperfeições superficiais e é resistente a danos mecânicos.
Adendo
Acima, falamos em detalhes sobre como organizar adequadamente uma parte importante da casa - o corredor. Vamos agora nos deter em como adicionar sabor ao interior, decorando-o com nossas próprias mãos.
Uma maneira fácil de decorar superfícies é usar decalques de vinil. Depois de escolhidos ao seu gosto, é fácil dar um toque de frescura a um interior aborrecido ou muito contido.
Artistas (não necessariamente por educação, talvez apenas por vocação espiritual) irão gostar de pintar seções das paredes à mão. Seguindo a sua imaginação, você pode representar um enredo que se adapte ao desenho geral: uma paisagem, um retrato, um ornamento floral ou formas geométricas.
Estênceis prontos ajudarão aqueles que não estão muito confiantes em suas próprias habilidades: eles precisam ser aplicados, circulados e pintados.
Outra opção: graffiti. Um sotaque jovem e brilhante irá surpreender os hóspedes e deliciar os proprietários da casa.
Talvez a execução de um desenho tecnicamente complexo e intrincado deva ser confiada a profissionais.
Exemplos reais e belas opções
- Interior em cores claras em apartamento de três assoalhadas: os clássicos não ficam obsoletos.
- Um nicho aconchegante em um corredor sem janelas: uma solução original e conveniente.
- Design elegante em preto e branco: nada mais.
- Para personalidades brilhantes: a pop art no corredor dá o tom.
- Livros e pinturas: uma boa vizinhança para o corredor.
Você aprenderá mais sobre o design do corredor no vídeo a seguir.
O desenho do corredor deve ser para a porta de entrada do apartamento ou a porta para o desenho.
O comentário foi enviado com sucesso.