Adesivo para telhas de teto: tipos e aplicação
A suavidade da superfície do teto e a ausência de surpresas desagradáveis na forma de alterações infinitas dependem da cola. A renovação com acabamentos decorativos terá sucesso se dois fatores forem levados em consideração. Em primeiro lugar, os azulejos correspondem à ideia do design e à finalidade da sala. E em segundo lugar, a instalação no teto é feita sem lacunas e distorções, com a composição adesiva correta.
Propriedades
De referir que os ladrilhos são de poliestireno e poliestireno expandido. São materiais leves e quebradiços, com espessura de 0,6 a 1,4 mm. Dependendo da maciez, do tamanho dos elementos, a composição da cola é selecionada. Não é necessário comprar fixador universal, mas os materiais dos ladrilhos e as superfícies do teto devem ser mencionados nas instruções de uso.
Ao escolher a cola para placas de teto, você deve ser guiado por:
- Viscosidade. A composição muito líquida não segura nem mesmo os ladrilhos leves, mas deforma-se de maneira muito espessa e danifica permanentemente o produto durante a instalação.
- No momento da adesão à superfície. Ideal para trabalhos em altura - menos de 30 segundos. Você não precisa ficar muito tempo com os braços estendidos acima da cabeça e para ajustar a posição do ladrilho, retire o excesso de cola, o período é suficiente. Uma taxa de secagem mais rápida não dará essas chances.
- Saúde e Segurança. Isso é importante para a decoração de salas de estar. O mais ecológico entre os adesivos à base de água.
- A cor. Compostos brancos e transparentes não brilham através de uma superfície fina, não são perceptíveis nas juntas. Para os azulejos de um branco deslumbrante, essa característica é quase de suma importância, pois ao invés de uma bela decoração, as atenções estarão voltadas para os pontos escuros do teto.
A precisão da aparência, confiabilidade, durabilidade da fixação, duração e facilidade de instalação dependem em grande parte da escolha das propriedades.
Variedades
Independentemente do tipo, a cola é produzida em várias formas: universal em garrafas de plástico, cola-mástique, em cartucho de arma. Ao escolher um composto de fixação, preste atenção às características de adesão que são adequadas especificamente para o seu ambiente. O cheiro é importante. No inverno, não será possível trabalhar com as janelas abertas, o que significa que você terá que permanecer por muito tempo em um ambiente perigoso para a saúde.
Uma ideia geral de fixação de composições para blocos fluidos permitirá que você faça a escolha certa:
- Polímero - representam uma substância na forma de uma massa plástica, que é adequada para adesão a quase todas as superfícies. Dos três tipos de adesivos poliméricos para interiores, apenas são utilizadas composições à base de soluções e dispersões aquosas. Isso inclui PVA ou "Bustilat", adesivos compostos - epóxi, poliuretano e outros.
- Polímeros adesivos solúveis em água. Inclui formulações com características muito diversas. PVA e semelhantes têm baixa viscosidade e adesão. A consistência líquida requer mais consumo, as costuras secam por muito tempo - 24 horas para o endurecimento total. As desvantagens são parcialmente neutralizadas pela falta de cheiro e respeito ao meio ambiente. Dos modernos representantes desse grupo, os produtos da marca Titan são os que apresentam as melhores características.
Tendo retido todas as vantagens de seus companheiros tribais, ela acrescentou viscosidade e viscosidade. O tempo de secagem é ideal para a instalação de telhas de plástico e poliestireno expandido.
- Adesivos compostos. A sua característica distintiva é a capacidade de não se espalhar, de adquirir a forma dos materiais, o que permite esconder irregularidades superficiais até 9 mm. As composições fornecem fixação de alta qualidade e proteção contra corrosão. Caso não seja possível fazer uma boa impermeabilização do teto, deve-se optar por este tipo. Algumas espécies têm uma consistência muito espessa. Se não houver desejo de diluição, será necessária uma espátula e alguma habilidade para a aplicação, pois sua alta velocidade de adesão é uma vantagem importante.
A desvantagem das formulações à base de epóxi é a toxicidade e o odor pungente inerentes a algumas amostras. Na hora de comprar é preciso esclarecer esse ponto com um consultor, principalmente se não for possível ventilar a sala durante o trabalho.
- Unhas líquidas. Produzido à base de água e à base de solvente. As composições sob este nome geral diferem:
- alta resistência - 20-70 kg / cm2
- boa adesão - leva alguns segundos para secar;
- resistência ao fogo e temperaturas extremas;
- plasticidade, permitindo esconder imperfeições superficiais.
- Massa acrílica. Em alguns casos, é usado como adesivo para ladrilhos de espuma. Possui altas taxas de adesão a várias superfícies, resistência à deformação e temperaturas extremas, resistência à água, respeito ao meio ambiente e durabilidade.
- Carga para Cola quente. É um polímero termoplástico na forma de grânulos, bolas, pó com diversos aditivos. A instalação é realizada com uma pistola especial. A tecnologia exige a colocação de ladrilhos em altas temperaturas - 65-200 ° C, então a cola adquire um estado de fluidez viscoso e rapidamente adere à superfície.
Qual é a melhor escolha?
A resposta à pergunta depende das prioridades: a opção mais orçamentária, a facilidade máxima de trabalho, as condições especiais de funcionamento da sala ou a necessidade de esconder irregularidades com a ajuda de placas de espuma.
O PVA de construção barato raramente é usado para tais situações. A conexão não será confiável, mas você terá que segurar o acabamento por muito tempo, irregularidades maiores que 3 mm não podem ser escondidas. A melhor aplicação é a colagem de rodapés e rosetas.
A principal vantagem dos adesivos universais de polímero à base de água é o equilíbrio ideal entre custo e qualidade das juntas de junta. São espessos e plásticos, resistentes a altas condições de umidade e temperaturas extremas. O adesivo rotulado "para uso interno" só pode ser usado em salas secas.
Ao comprar um produto à base de água, lembre-se de que eles são um terreno fértil para bactérias e fungos.
Para efeito de prevenção, as paredes e o teto são pré-tratados com uma composição antibacteriana. Para paredes com massa e gesso, um primer de reforço é adequado, para tijolo e concreto - com uma maior capacidade de penetração profunda no solo.
Não é a opção mais orçamentária, mas eficaz, é a massa acrílica. Ele não só cola o isopor, mas também oculta as irregularidades, mas também as costuras antes de pintar. É vendido pronto, não brilha no material mais fino, não encolhe, é resistente ao gelo, adere a quase qualquer tipo de superfície.
Para a sala de estar, quarto e cozinha, cola acrílica ecológica é adequada. Este tipo de prego líquido solúvel em água é usado para formas leves de espuma, incluindo as porosas. A melhor opção para ambientes com grandes oscilações de temperatura e alta umidade é feita de borracha sintética a base de solventes orgânicos. A segunda opção seca mais rápido, mas não deve conter tolueno.
O adesivo termofusível é mais adequado para colar pequenas peças de decoração ou em ambientes onde é realizada uma limpeza cuidadosa do teto periodicamente. É fácil trabalhar com cola composta, mas é necessária eficiência: a adesão é máxima desde os primeiros segundos. As formulações são tóxicas e requerem o uso de equipamentos de proteção.
Com o que você pode diluir?
Os adesivos modernos para forros são produzidos prontos para o trabalho. O problema da diluição pode surgir quando se usa a massa: ela é diluída com água até obter uma massa viscosa. Para aumentar a adesão, é preparada uma mistura: 100 gramas de PVA são adicionados à solução preparada da massa de acabamento (1 kg). Basta considerar que o preparo caseiro encolhe após a secagem.
Às vezes, a cola engrossa devido ao armazenamento prolongado ou impróprio. Como diluir uma composição específica está escrito em suas instruções. Por exemplo, benzeno é usado para opções de construção de PVA e acetona e dimetilsulfóxido são usados para Momento. Se o "Titan" universal engrossou - álcool medicinal. A composição diluída seca por mais tempo, mas adere melhor, pois penetra em pequenas fissuras.
Como usar corretamente?
As instruções para adesivos recomendam aplicá-los em superfícies niveladas e limpas por um motivo. Avaliações opostas sobre a aderência da mesma solução são na maioria das vezes devido ao não cumprimento desta regra.
Uma fina camada de cal é fixada com um primer, espesso - lavado com água ou limpo com uma espátula. Durante este procedimento, partes fracas do gesso podem cair e podem se formar buracos. Aproveitando o momento tão favorável, as imperfeições são seladas com massa nova, em seguida, as partes novas e antigas do forro são preparadas. Ao colar em drywall, concreto, vários tipos de placas de construção, não há problemas.
Se o papel de parede antigo estiver firmemente preso ao teto, você pode colar os ladrilhos diretamente sobre eles. A camada de cola deve ser mínima. Mas deve-se ter em mente que o padrão de cores brilhará através de placas finas. Neste caso, o papel de parede deverá ser removido.
A seqüência de uso está obrigatoriamente impressa na embalagem, não sendo difícil prender a espuma com as próprias mãos.
Durante a instalação, as seguintes regras devem ser observadas:
- É preferível revestir ladrilhos de poliestireno em todo o perímetro e diagonais, espalhando-os sobre uma superfície plana.
- Após a aplicação de uma cola polimérica à base de água na folha, ela deve ser pressionada contra o teto, depois posta de lado, após um tempo (determinado pelas instruções, em média 30-40 segundos), finalmente fixada no lugar.
- Apenas pregos líquidos podem ser aplicados em camada espessa (até 9 mm), em todos os outros casos faz sentido distribuir economicamente a composição ao longo das linhas marcadas nas instruções.
- As formulações líquidas devem ser aplicadas em ambas as superfícies coladas.
- A massa deve cobrir uma pequena área do teto com uma camada uniforme e fina e, em seguida, aplicar ladrilhos.
- As lacunas formadas a partir da junção imprecisa devem ser seladas com um selante ou massa de vidraceiro.
- É melhor limpar o excesso de cola nas juntas com um pano úmido imediatamente, sem esperar que sequem.
Fabricantes e avaliações
Empresa francesa Leroy Merlin é considerado o fundador da marca Axton. Sob essa marca, é produzida toda uma linha de adesivos para produtos de teto: polímero, isopor, em cartuchos, frascos e na forma de mástique. As embalagens vêm em diferentes capacidades - de 0,5 litros a 4 kg.
Cola "Axton para polímero de produtos de teto" Produzido em embalagem de plástico macio, fechada com uma tampa especial, que é hermeticamente fechada ao ser prensada. Depois de aplicar na superfície, você precisa esperar 2 - 4 minutos e pode pressionar as placas contra o teto. O tempo para secagem completa depende da superfície - de 12 a 24 horas. O polímero espessado pode ser diluído com álcool industrial. A ventilação é necessária durante a operação. Os consumidores avaliam a confiabilidade da composição como alta.
Feedback positivo merecido "Axton montagem branco universal": inodoro, espesso e elástico, invisível nas articulações. Um tubo de 290 ml é suficiente para uma tira de 15 metros. Avaliações indicam uma desvantagem: ela endurece mais do que o tempo indicado na embalagem.
Empresa russa Selena East já produz mais de uma dúzia de adesivos de montagem da marca de titânio e continua a desenvolver novos polímeros, com foco nos padrões de segurança europeus e novas tecnologias. As resenhas da linha Titan são em sua maioria positivas.
Entre as novidades dos últimos anos:
- Power Flex - combina as propriedades da cola de polímero e do selante;
- Vector MS 1000 - baseado em polímero MS, tem uma forte adesão inicial de 5 segundos, sem solventes;
- SBS 100 Multi-uso - monocomponente, à base de borracha sintética, que adere facilmente a superfícies e materiais de acabamento;
- Classic Fix - universal, mesmo na versão atualizada não é adequado para poliestireno expandido;
- Hydro Fix é transparente, adequado para trabalhos de interiores.
Em 2017, a empresa lançou a produção de um novo produto TYTAN Professional Gallop Fix... Vantagens declaradas: possibilidade de uso em ambientes com alta umidade, apesar da ausência de solventes; 3 horas são suficientes para uma cura de 240 kg / m² com uma espessura de camada de 0,5 mm. O adesivo cria uma ligação elástica resistente à vibração. O custo é de 180-450 rublos por pacote de 310 ml.
A cola de espuma Tytan Professional 60 segundos é um produto universal inovador, ao contrário da espuma, não se expande após a aplicação, não requer primer, a adesão é de 500 kg / dm2. Econômico: basta uma lata para 40 metros de linha de cola. Cura totalmente em 24 horas, permite o ajuste da localização do ladrilho. Os consumidores notaram apenas vantagens até agora. O custo de um cilindro é de 400 rublos.
Os produtos da marca Moment da empresa Henkel são produzidos na Rússia desde 1979, existem mais de 100 nomes. A maioria dos consumidores nota a qualidade e a facilidade de uso.
Existem muitas opções de espuma:
- Edição de Momento "Um para tudo" Super forte. Com adesão ultra-rápida, existe a possibilidade de ajuste em poucos minutos, podendo ser aplicado em superfícies úmidas. Recomenda-se tratar o teto com cola de madeira diluída em água 1 a 1 antes de colar.
- Momento de instalação decoração expressa MV-45 - sem solventes, resistente à umidade e ao gelo, endurece em 48 horas, preenche lacunas de até 10 mm.
- Moment Univesal. Ideal para ladrilhos: a composição química suave não corrói o poliestireno expandido com viscosidade e valores de adesão ideais. Uma característica importante é que uma das superfícies deve absorver água facilmente. O custo do cartucho é de 200 rublos. para 380g.
Esta lista é fornecida como um exemplo, não reflete toda a variedade de marcas e propriedades dos produtos. Para qualquer construtor iniciante, a melhor cola será aquela que o ajudará a fazer o trabalho de maneira rápida e bonita na primeira vez.
Como aplicar placas de forro rapidamente, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.