Como colar telhas de espuma no teto?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Cálculo de material e seleção de cola
  3. Preparação de superfície e marcação
  4. Montagem
  5. Selagem e colagem de frisos
  6. Dicas úteis

Dentre todos os revestimentos utilizados para o acabamento decorativo de tetos, os ladrilhos de espuma ganham cada vez mais lugar de destaque. E isso é bastante natural, pois tem um custo democrático e uma aparência muito eficaz. A facilidade de instalação também merece atenção: não é difícil colar os ladrilhos, quem não tiver preguiça de se familiarizar com as recomendações abaixo indicadas dará conta desta tarefa.

Peculiaridades

Os materiais com os quais esses produtos são feitos são polímeros em espuma, também chamados de celulares. Pelas peculiaridades de sua estrutura, permitem proporcionar alto isolamento acústico e térmico às instalações equipadas, tornando a casa mais confortável.

Outra característica marcante dos ladrilhos de espuma é a sua leveza, que permite realizar quase todos os trabalhos necessários sozinho (com exceção da marcação, que é desejável que seja feita com um parceiro).

Também deve ser observada a variedade de placas de forro de espuma.

Eles podem assumir várias formas, que podem ser:

  • retangular (o mais popular é sua variação quadrada);
  • em forma de diamante;
  • hexagonal.

Já a superfície de tais produtos pode ser normal e laminada, lisa e gofrada. Além disso, muitos painéis de espuma têm cores originais que imitam madeira, pedra, estuque, tecido e outros materiais. A escolha do tipo de recuperador mais adequado depende das preferências de gosto do proprietário da casa, bem como das especificidades da divisão. Em particular, é melhor cobrir o teto da cozinha com placas de espuma laminada, e o uso de painéis impermeáveis ​​é legitimamente considerado a melhor solução para o banheiro.

Cálculo de material e seleção de cola

Antes de prosseguir com o procedimento de colagem do teto com placas de espuma, deve-se decidir a quantidade necessária deste material de acabamento. Para isso, é necessário dividir duas áreas - o teto e as telhas, a primeira na segunda. Considerando que os produtos em questão na maioria das vezes têm dimensões de 50x50 cm, a área de cada um deles é de 0,25 m².

Vale ressaltar também que é necessário adicionar 10-15% ao valor numérico obtido, agindo como “seguro” em caso de consumo excessivo de material ou seu dano.

Se o proprietário das instalações não considerar necessário calcular o número específico de painéis de espuma necessários, é razoável para ele usar uma solução alternativa:

  • determine a área da sala multiplicando seu comprimento e largura;
  • adicione o padrão 10-15% ao resultado obtido;
  • compre a área calculada do ladrilho em uma loja especializada.

Lá você também pode comprar cola, cuja composição é mais adequada para painéis de espuma. Deve ser adquirido de acordo com a quantidade de materiais de acabamento, com base no consumo médio por 1 m². A experiência mostra que a colagem de um teto com área de 24 m² requer o uso de 400 ml de cola, sendo que 450 ml são suficientes não só para esse procedimento, mas também para a fixação confiável dos frisos. Quanto aos tetos, cuja superfície não pode ser considerada perfeitamente plana, é melhor colar os ladrilhos sobre eles com uma massa de acabamento misturada com cola de construção PVA na proporção de 5: 1.

Outro ponto que merece atenção é o cálculo do comprimento total dos rodapés adquiridos.

Este valor equivale ao perímetro da sala, ao qual se deve somar 5% para compensar o inevitável recorte.

Preparação de superfície e marcação

O procedimento antes de colar o teto com painéis de espuma é limpá-lo completamente. Prevê a remoção do acabamento anterior, que pode ser papel de parede, ladrilho ou cal, bem como a limpeza da superfície de diversos tipos de sujeira. Além disso, o teto deve ser tratado com um primer - um composto especial que fornece adesão máxima e anula a probabilidade de disseminação da microflora patogênica. Atenção especial deve ser dada às maiores irregularidades e diferenças, se houver.

Após a conclusão das atividades listadas, você pode começar a marcar a superfície - uma tarefa, cuja solução correta envolve levar em consideração a localização das placas de espuma. Este último depende muito das características da sala: por exemplo, a instalação longitudinal é excelente para salas pequenas e diagonal - para salas grandes. Quanto ao ponto, que é um ponto de referência para a colagem a ser efectuada, na maioria das vezes a sua função é desempenhada pelo centro do tecto ou pela localização do lustre.

As opções apresentadas assumem as seguintes ações:

  • Longitudinal. Este método é o mais popular, principalmente devido à sua simplicidade. Primeiro, você precisa escolher um ponto de partida (por exemplo, o centro do teto) e, em seguida, dividir a superfície em 4 partes por linhas paralelas às paredes. O resultado desta operação será 4 quadrados ou retângulos. Do mesmo ponto, você precisa começar a colar o teto com painéis de espuma.
  • Diagonal. Nesse caso, a marcação é realizada da mesma forma que na situação com a disposição longitudinal das placas, com apenas uma diferença. Cada um dos ângulos retos formados, cujo vértice é o ponto de partida, deve ser dividido em 2 partes iguais por meio da linha correspondente - a bissetriz. Esta ação muda o estilo em 45 °, o que fornece uma disposição diagonal dos elementos decorativos.

Se o centro da sala atua como um ponto de referência, ele deve ser encontrado de forma inequívoca. Para isso, basta um par de fios esticados nos cantos diagonalmente localizados da sala: o resultado desejado será o ponto em que eles se cruzam.

É aconselhável marcar a superfície com uma linha de corte, tentando obter a maior precisão possível.

Montagem

Terminada a marcação do tecto, o proprietário das instalações pode proceder ao procedimento de colagem. Se os painéis tiverem a mesma aparência, você pode colá-los em qualquer sequência e, em uma situação em que os ladrilhos tenham um padrão composto, você deve seguir estritamente o padrão exigido.

Além disso, você precisa considerar as seguintes regras:

  • É aconselhável colar o teto com placas de espuma após desligar a fonte de alimentação.
  • Para evitar que os elementos decorativos se sujem, é necessário trabalhá-los com luvas.
  • Existem diferentes maneiras de aplicar cola no verso de um ladrilho. Em particular, isso é feito com uma linha sólida ou linhas tracejadas, bem como no centro e nos cantos da placa do teto. A ferramenta ideal em tais casos é um pente.
  • É aconselhável aplicar a cola somente no painel de espuma, para não cobrir as marcações criadas anteriormente.
  • É necessário começar a colar a partir do ponto de partida escolhido - de forma que os cantos dos 4 ladrilhos centrais convergem nele. Se o acessório da lâmpada estiver localizado nele, os cantos correspondentes dos painéis de espuma deverão ser cuidadosamente cortados.
  • Depois de alinhar as lajes ao longo das linhas marcadas, elas devem ser firmemente pressionadas contra o teto. Neste caso, não é necessário aplicar esforços excessivos - para evitar o aparecimento de amassados ​​nos elementos decorativos montados.
  • As lajes das últimas linhas geralmente precisam ser cortadas no tamanho certo. Assim que este procedimento for concluído, uma montagem de controle dos painéis de espuma deve ser realizada. Se as dimensões dos produtos corresponderem às condições da tarefa, pode-se começar a aplicar a cola.
  • As ranhuras que se formam nas bordas do forro após a colagem devem ser preenchidas com fragmentos recortados da placa de forro de tamanho apropriado.

Vale ainda acrescentar que todo trabalho deve ser realizado de forma gradativa, passo a passo equipando pequenas áreas da superfície. Além disso, é importante se livrar do excesso de cola em tempo hábil, "armado" com um pano levemente umedecido.

Selagem e colagem de frisos

A prática mostra que às vezes as dimensões das placas de forro pertencentes ao mesmo modelo podem ser ligeiramente diferentes. Como regra, esses desvios não ultrapassam 1-2 mm, mas isso também é suficiente para deslocar as juntas entre os painéis colados. Para evitar tal infortúnio, os especialistas aconselham a montagem de placas de espuma a uma pequena distância umas das outras - cerca de 2 mm.

No futuro, as costuras precisarão ser seladas com massa ou selante acrílico. cores correspondentes para excelente mascaramento de folgas e ótima aderência. Após a secagem, a superfície decorativa criada pode ser revestida com tinta à base de água, o que permite ocultar quaisquer erros, mesmo os mais pequenos.

O evento final é a colagem de frisos de espuma no teto. Assim como as lajes, eles também apresentam uma variedade de opções de design, sugerindo muitas formas, tonalidades e recursos de relevo.

Se você destacar outros pontos que são característicos de rodapés de teto de espuma, a lista é a seguinte:

  • Frisos estreitos, decorados com ornamentos não muito chamativos, são mais adequados para salas pequenas. Com produtos amplos, a situação é oposta: é aconselhável utilizá-los em salas com área significativa.
  • Você precisa colar os frisos dos cantos da sala, ajustando o comprimento das paredes e usando inserções.
  • Para cortar com precisão o pedestal do teto em 45 °, você deve usar um dispositivo de carpintaria especial - uma caixa de esquadria.

Você pode colar os frisos tanto antes de decorar as paredes com papel de parede, quanto depois - com a única diferença de que a primeira opção pressupõe uma maior precisão no encaixe das telas. Finalmente, resta fechar todas as janelas e portas da sala com mais força, a fim de minimizar o movimento dos fluxos de ar.

Dicas úteis

Para que a telha de espuma selecionada atenda a todas as expectativas de seu proprietário, os especialistas aconselham levando em consideração o seguinte:

  • Na escolha do material de acabamento, atenção especial deve ser dada à qualidade das arestas: todas as arestas dos painéis de teto devem estar perfeitamente uniformes.
  • Não vale a pena deformar ou cortar as bordas das placas de espuma. Seguir este conselho resultará em costuras menos visíveis.
  • Quanto mais claro for o ornamento e a granulação fina do azulejo, maior será a sua qualidade. Não menos importante é a resistência dos painéis de espuma: um produto que não quebra com o próprio peso é considerado de boa qualidade, se tomado por qualquer um dos cantos.
  • O teto de uma sala pequena não parecerá muito "pesado" se for decorado com lajes com um padrão pequeno.
  • A escolha de uma opção de colagem diagonal pressupõe um maior consumo de material, mas permite uma melhor percepção - devido a costuras menos perceptíveis e um aumento visual da superfície.
  • Os painéis de espuma não são altamente resistentes ao estresse mecânico. Diante dessa circunstância, os ladrilhos devem ser manuseados com cuidado - desde o momento da compra até a finalização de todos os trabalhos de acabamento com o seu uso.

No futuro, os painéis colados devem ser periodicamente limpos com um pano seco ou cuidadosamente aspirados.Mas o uso de compostos químicos agressivos deve ser abandonado - devido ao fato de que eles podem inutilizar os elementos decorativos.

Resumindo, resta afirmar que a colagem do teto com placas de espuma pode ser realizada sem gastos significativos de tempo, dinheiro e força física. Levar em consideração as regras simples listadas neste material é tudo o que é necessário para alcançar os resultados ideais.

Para obter informações sobre como colar placas de teto de espuma, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário