Como arranjar manchas para tetos tensos?
Do inglês, a palavra "local" é traduzida como "local" ou "local". Inicialmente, esses pequenos dispositivos foram inventados para destacar itens individuais de interior com luz - pinturas, pratos em vitrines de vidro ou uma pequena seção de um desenho no qual o designer trabalhou.
Com a invenção dos tectos falsos, os designers começaram a usar activamente a iluminação por focos para adicionar volume à própria estrutura, realçar zonas individuais ou criar iluminação difusa para toda a divisão, se for utilizada uma grande quantidade delas. A versatilidade e a facilidade de instalação tornaram os spots populares no caso de lonas elásticas.
Peculiaridades
Spotlight é um mini eletrodoméstico que pode possuir: um ou mais defletores, um suporte no qual é montado e sempre um mecanismo giratório. Ao girar em uma dobradiça, o ponto permite que o feixe seja direcionado em uma direção específica.
Essas fontes podem estar localizadas em qualquer ponto do teto falso.
A instalação de luminárias afeta a altura da estrutura.
Ao instalar a fiação, a película extensível deve estar abaixo do teto da sala:
- para lâmpadas fluorescentes ou halógenas - 8-12 cm;
- para LED - 6 cm.
A instalação dos dispositivos é facilitada pelo seu baixo peso e facilidade de trabalho de instalação: não é necessária a ajuda de um especialista, o que economiza dinheiro. A economia também se manifesta no fato de os spots fazerem um excelente trabalho de iluminação em pequenas áreas da sala, que contam com sistema de conexão autônomo próprio. Neste caso, eles funcionam como uma arandela ou luminária de chão.
Maneiras de acender a luz:
- na chave ou botão do interruptor liga / desliga;
- de uma tomada padrão com um cabo elétrico e plugue.
Existem opções de sobrecarga que funcionam com baterias. Em operação, isso não é totalmente conveniente, uma vez que é necessário abrir a cápsula no teto falso toda vez que a fonte de energia seca e precisa ser substituída.
Na maioria dos casos, essas luminárias são usadas para fins temporários ou de emergência.
Um regulador de potência pode ser conectado ao sistema, com o qual a luz é diminuída, cria uma atmosfera íntima ou, ao contrário, adiciona brilho. Existem modelos com controle remoto que tem a função de ligar e ajustar o brilho.
Os fabricantes oferecem e opções de iluminação por focos para salas com altos níveis de umidade. A parte externa do dispositivo pode ser feita e decorada com uma grande variedade de materiais.
Características de design
Os spots são funcionais na finalidade a que se destinam, confortáveis, espetaculares e bonitos. Eles são usados para iluminar toda a sala, suas zonas individuais, como decoração e para aumentar a percepção de seus elementos individuais.
Com a ajuda deles, você pode ampliar visualmente o espaço.
Na maioria das vezes, a iluminação pontual é instalada na superfície fosca de tetos falsos, com menos frequência em cetim. Em casos excepcionais, as mini-cortinas são montadas em uma superfície brilhante.
Os holofotes vêm em uma variedade de cores e formas: desde designs pequenos e planos até volumétricos que imitam um lustre em miniatura. Cada pessoa pode escolhê-los ao seu gosto e para um interior específico.
As formas arredondadas têm prioridade, são adequadas para qualquer área de aplicação. As opções quadradas se encaixam perfeitamente em interiores projetados em estilos loft, de alta tecnologia e minimalista.
Características das lâmpadas
Para esses dispositivos, há uma grande variedade de lâmpadas diferentes: halógena, LED, incandescente. A escolha específica depende das características técnicas e preferências do consumidor.
Os LEDs são muito caros, mas no final acabam sendo muito mais lucrativos. Eles duram muito mais, têm baixo consumo de energia e se recuperam em alguns meses. Eles não aquecem e não afetam negativamente a condição do filme.
As lâmpadas deste tipo são mais adequadas para aplicações em paredes de cortina.
As lâmpadas halógenas também duram muito mais do que as lâmpadas incandescentes convencionais. Mas eles exigem luminárias com soquetes de dois pinos. As lâmpadas de halogênio com rosca ainda não foram inventadas.
Com este tipo de lâmpada, é preciso trabalhar com cuidado, com luvas. Tocar com as mãos desprotegidas pode deixar manchas de graxa ou sujeira, o que afetará a qualidade da iluminação e pode levar ao superaquecimento do local. Outra desvantagem é que podem surgir problemas quando a lâmpada é combinada com um regulador de potência. As lâmpadas começarão a piscar e fazer um som característico.
Lâmpadas incandescentes são muito baratas no custo, mas com mais frequência eles queimam, por isso você deve manter alguns deles em estoque. Além disso, essas lâmpadas têm problemas com os soquetes, onde a língua de contato muitas vezes afunda. Ao comprar, é preciso estar atento à potência, para que coincida com as características de uma determinada lâmpada especificadas na documentação técnica.
Os especialistas não recomendam a escolha de lâmpadas incandescentes: elas aquecem até altas temperaturas, de onde a tela ao lado delas se deforma. Na instalação para este tipo de lâmpadas, a moldura para tensionar a lona é instalada 10-12 cm abaixo do teto. A violação desta condição causará superaquecimento do local, o que pode levar a um incêndio.
Ao escolher uma fonte de luz, o tipo de cortina da estrutura articulada é levado em consideração.
O uso de filme de PVC assume o brilho dos elementos do filamento dentro de:
- para lâmpadas incandescentes - 40 W;
- para halogênio - 20 watts.
Para um acabamento acetinado, a potência pode ser:
- para lâmpadas incandescentes - 60 W;
- para halogênio - 35 W.
Lembre-se de que os LEDs praticamente não aquecem e não podem danificar nenhum dos tipos de filmes.
Visualizações
Existem três tipos de holofotes: embutidos, salientes e suspensos.
Os dispositivos embutidos são os mais difíceis de instalar devido ao design, que envolve ocultar a parte principal do produto atrás do plano do forro. Para a instalação, você deve fazer um furo para eles e selecionar um anel decorativo isolante por tamanho. Ao mesmo tempo, não perdem as suas funções, são os mais procurados, uma vez que, quando concluídos, cabem em qualquer interior e criam um ambiente acolhedor em casa.
Esses pontos já foram testados com o tempo e têm, em sua maioria, avaliações positivas.
Os de superfície também são bastante populares, pois têm uma grande variedade de soluções de design. Eles podem ser instalados diretamente na superfície da tela, mas requerem reforço estrutural adicional nos locais de instalação. Caso contrário, o teto cederá com o peso dos aparelhos.
Normalmente, o reforço é realizado na área do suporte da estrutura de tração. Podem ser usadas barras ou um perfil de metal que corresponda em tamanho com a distância entre o trecho e o teto principal. Esses fixadores devem ser instalados durante a montagem da estrutura.
Desvantagens:
- possível deformação do plano sob o peso das manchas;
- parte da fiação permanece visível;
- curta vida útil e
- não há mecanismo para regular o fluxo da iluminação.
Mas eles são universais em uso, eles são usados para iluminar toda a sala, para zoneamento e para destacar elementos decorativos individuais.
Overhead - semelhante à superfície, só que eles têm uma capacidade limitada de girar devido ao fato de que suas lâmpadas estão diretamente adjacentes à base.No entanto, em termos de execução, aparência, eles parecem muito melhores.
Há também uma variante de uma série de pontos que são montados em cabos estendidos pela sala. Tal design raramente é usado na vida cotidiana, eles são usados principalmente em salões públicos: cinemas, restaurantes e similares.
No vídeo a seguir, você descobrirá quais luminárias são adequadas para um teto falso.
Como colocar?
O que, onde e como colocar - deve ser pensado com antecedência, caso contrário, depois de instalada a moldura e recortada a tela, será impossível mudar alguma coisa. Uma instalação racional permitirá fazer com um mínimo de pontos de luz para iluminar cada área funcional ou elemento decorativo.
Em alguns casos, são colocados pontos, observando a simetria geral do interior. Em outros, aplicando assimetria suave. Qualquer combinação muda a atmosfera e a percepção do espaço na sala.
Ao instalar, deve-se levar em consideração que:
1. O vão entre a parede e o ponto de luz deve ser superior a 200 mm.
2. A distância do plafond à junção da cobertura do teto não deve ser inferior a 150 mm.
3. O cálculo do número ótimo de pontos de iluminação é feito antecipadamente, com base no tipo e na potência esperada dos dispositivos.
4. Em uma disposição simétrica, as luminárias devem ser localizadas na mesma distância umas das outras e da parede.
Ao planejar e calcular, é necessário levar em consideração: a área da sala, o tipo de lâmpadas, a iluminação do espaço pelas aberturas das janelas, em quantas áreas de trabalho a sala será dividida, as funções deste lugar.
Ao contar as fontes de luz, assume-se que um elemento de luz ilumina um espaço de cerca de dois metros quadrados. Além disso - a critério. Você pode alterar ligeiramente o número total de aparelhos, dependendo da intensidade de luz necessária para cada uma das zonas. Reduzir não é recomendado.
Esquemas de projeto de teto comuns:
1. Oval - o nome fala por si, o oval das manchas é colocado no centro do teto falso.
2. Colocação circular - os elementos leves são montados no centro em forma de círculo, é recomendado para salas de formas simples, sem saliências e nichos.
3. Colocação de canto - adequado para destacar um lugar específico, geralmente combinado com um lustre.
4. Dois semicírculos - permite iluminar todo o perímetro da sala, um lustre também é necessário.
5. Arranjo cruciforme - mais frequentemente usado como fonte principal.
6. Retângulo - amplia visualmente o espaço.
7. Arco - usado para zoneamento.
8. Wave - adequado para salas com linhas de contorno complexas.
9. Desenho livre - executado na forma de um padrão de plafonds.
Recomendações para salas
O corredor. Em corredores longos e complexos, o projeto de iluminação é mais apropriado ao longo do perímetro. Para os pequenos - você pode fazer a luz de fundo central.
Cozinha. Na cozinha, é aconselhável colocar os focos por cima da mesa de jantar e adicionar uma pequena luz auxiliar na zona de trabalho.
Corredor. Este é um lugar onde você pode dar asas à fantasia. É desejável mais luz perto do sofá e do espaço de leitura. E o resto - como seu coração deseja. Todos os tipos de métodos de iluminação e disposição de luminárias são possíveis.
Quarto. Não há necessidade de luz forte, mais frequentemente eles usam iluminação por pontos circular ou oval. As sombras também são organizadas em uma ordem geométrica e na forma de um padrão arbitrário.
Infantil. O quarto das crianças está dividido em áreas de estudo, lazer e dormir. Aqui, é claro que a iluminação acima da mesa é para o máximo, e para dormir - para o mínimo. A luz extra depende das preferências e hobbies da criança.
Banheiro. É importante aqui que as manchas sejam resistentes à umidade. Ênfase no espelho e penteadeira.
Essas são todas as recomendações para a seleção e colocação de holofotes. Claro, todos querem uma solução original, mas é aconselhável seguir as regras básicas. A fixação deve ser muito segura e a iluminação deve ser suficiente.
Lindos exemplos no interior
Você pode posicionar as luminárias em uma linha curva ao longo da borda da caixa de gesso.Esta solução parece muito atraente e elegante. O resto do teto é feito na forma de um céu estrelado.
Você pode escolher manchas não padronizadas e opções mais elegantes. Esses modelos são mais adequados para um interior sofisticado e caro.
Um belo lustre pode ser colocado no centro do teto e pequenas lâmpadas ao longo de seus contornos.
O comentário foi enviado com sucesso.