Como drenar você mesmo a água de um teto falso
Os tetos extensíveis estão se tornando cada vez mais populares entre a população a cada ano. Esta forma de decorar o espaço do teto de um apartamento é acessível devido à grande concorrência das construtoras-executoras, garante um resultado bastante rápido, implica muitas opções de design através da utilização de holofotes e diferentes cores do material.
Uma vantagem importante desse tipo de reparo em uma área residencial é a capacidade do material com o qual é feito o teto falso em reter a água. Às vezes, há situações em que você mesmo precisa drenar essa água.
Peculiaridades
Uma das claras desvantagens de morar em um prédio de apartamentos é ter vizinhos acima de sua cabeça. Poucas pessoas conseguiram morar no mesmo apartamento por décadas e nunca foram inundadas devido ao descuido dos vizinhos ou a um avanço na tubulação de água em um prédio residencial um andar acima. Infelizmente, mesmo morar no último andar não garante a ausência da possibilidade de inundação, uma vez que as estruturas do telhado também tendem a se desgastar. Neste caso, podem ocorrer inundações devido a fortes chuvas.
Os tetos tensos modernos são feitos de vários materiais, que podem ser divididos em dois grupos:
- Tecidos de fibra de poliéster. Esses tetos são considerados mais ecológicos, na maioria das vezes não são muito acessíveis, mas sua resistência à água no caso de uma enchente será significativamente menor.
- Os tetos feitos de cloreto de polivinila (PVC) são mais populares entre os clientes. Esses tetos são capazes de reter uma quantidade colossal de água entre os pisos devido à hiperelasticidade do material.
Se a inundação do apartamento tocou em você pessoalmente, a melhor maneira de se livrar da água acima do forro seria entrar em contato com a empresa com a qual você firmou um contrato para a instalação de estruturas de forro. Se a empresa já não existe ou não consegue contactar os seus representantes por qualquer motivo, pode contactar outros especialistas.
Mas, ao mesmo tempo, é altamente recomendável ter um contrato ou pelo menos um ato de prestação de serviços em mãos para que você possa saber de que material é feito o seu teto. Isso facilitará o trabalho do mago e o salvará de possíveis erros.
No entanto, infelizmente, os vazamentos de água geralmente ocorrem à noite ou à noite, ou nos fins de semana, quando é difícil entrar em contato com o empreiteiro. Neste caso, convém drenar você mesmo a água acumulada para evitar que grandes volumes de água caiam no chão. É necessário escoar a água seguindo nossas recomendações.
Quanta água pode conter?
O teto tenso de PVC é bastante elástico e durável. Ao entrar em contato com a água, não ocorrem alterações irreversíveis nas propriedades do filme de PVC. A cor e a elasticidade podem ser mantidas mesmo por muito tempo. Se um vazamento for detectado e reparado em tempo hábil, a probabilidade de um rompimento é praticamente zero.
Ao quantificar os volumes de água, você deve confiar nas seguintes figuras: em média, um metro quadrado de material de teto é capaz de suportar a pressão de 100 litros de líquido. Este número irá flutuar, dependendo de fatores relacionados.
A qualidade do material é de particular importância; diferentes fabricantes garantem diferentes resistências à tração.Além disso, deve-se ter em mente que quanto maior o tamanho da sala onde ocorreu o alagamento, menor será o volume de líquido que pode reter a tela.
O tecto tenso em tecido tem boa resistência, mas as suas propriedades elásticas são mínimas. Além disso, o tecido de poliéster é permeável à água. Para reduzir a permeabilidade, o tecido do forro é pré-revestido com um verniz especial, mas não garante total resistência à água. Provavelmente, a água ainda vazará pelo tecido.
Ao mesmo tempo, ao entrar em contato com a água, o fio de poliéster perde suas propriedades e aparência, portanto, há uma grande probabilidade de que o forro tenha que ser substituído após o alagamento. Se houver muita água, devido à baixa elasticidade, o tecido simplesmente pulará dos fechos perimetrais e todo o volume de água ficará no chão.
O material não resiste a cargas pesadas e tais problemas acontecem o tempo todo.
Como remover?
Procedimento:
- Certifique-se de que você e sua família estão seguros antes de prosseguir com o alívio das enchentes. Lembre-se de que a água da torneira é um condutor ideal para a corrente elétrica, portanto, primeiro desenergize a área de estar desligando o disjuntor principal do apartamento ou desparafusando os plugues para evitar curto-circuitos. Notifique os vizinhos sobre o problema que está ocorrendo e certifique-se de que fechem as torneiras para que não entre mais água.
- Se o apartamento estiver vazio, contacte a entrada principal, a portaria ou o representante da administradora para obter as chaves da cave para bloquear a escada de acesso. Depois disso, você precisará preparar todos os materiais e ferramentas necessários com antecedência.
- Em nenhum caso, não tente drenar a água sozinho, isso é irreal. Você precisará de funcionários adicionais e mais de um. Procure ajuda de amigos, familiares e vizinhos imediatos.
- Em seguida, reúna o maior número possível de recipientes de água. Pegue o que tiver - baldes, bacias, você pode usar garrafas grandes para beber água. É ótimo se você tem uma mangueira comprida de borracha em casa, senão peça aos amigos, vai facilitar o processo de retirada da água e economizar tempo e nervos.
- Lembre-se de que sempre existe o risco de respingos de água no chão. Portanto, retire pertences pessoais, documentos e dinheiro do quarto com antecedência, cubra os móveis com papel celofane, retire todos os eletrodomésticos e eletrônicos e peça a alguém para cuidar de crianças pequenas e animais de estimação.
- Quando tudo estiver montado e todo o trabalho preparatório concluído, você pode começar a avaliar a situação. Se houver luzes de teto na sala onde a bolha de água apareceu, a água pode ser removida através dos orifícios para sua instalação. Selecione o buraco mais próximo da piscina de água se houver vários deles no teto. Para drenar a água, desparafuse a lâmpada desenergizada e desmonte-a. Para isso, use apenas móveis estáveis ou uma escada de trabalho. Pegue uma mangueira e coloque uma das pontas em uma bacia para coletar água, e cuidadosamente insira a outra no orifício da lâmpada.
- Puxe o anel de montagem com cuidado para dentro do orifício para aproximá-lo do fundo da bolha de água. Peça a um amigo que levante suavemente o tecido com as mãos no centro da bolha de água para que o líquido flua suavemente em direção ao buraco. A água fluirá da mangueira. Quando você vir que o reservatório está prestes a encher, aperte o fundo da mangueira e troque o recipiente. É melhor trabalhar em conjunto e com várias latas grandes de água preparadas com antecedência, pois o processo será mais rápido e haverá menos risco de derramamento de água. Se não houver mangueira, você terá que levar o recipiente com cuidado direto para o buraco no teto e trocá-lo a tempo para não molhar o chão.
- Acontece que no material da tela não há furos para conexão de luminárias.Nesse caso, a melhor opção é drenar a água pela borda do forro. Normalmente, escolha o canto da sala mais próximo da bolha de água. Subindo em uma escada ou mesa resistente, descole com cuidado a moldura decorativa ao redor do perímetro da sala que contém a borda do filme de PVC. Usando uma espátula arredondada ou outro objeto não pontiagudo, remova com cuidado e sem pressa a borda do painel do perfil de alumínio do perímetro. Solte uma pequena quantidade de material, puxe lentamente. Se você agir com muito vigor, simplesmente derramará toda a água.
- Substitua um recipiente de água. Controle o fluxo tensionando o material. Trabalhe suavemente, levantando gradualmente a seção flácida do teto para direcionar a água para a borda da lona, mas não exagere e segure o material firmemente para evitar derramamento.
- Quando tiver certeza de que coletou toda a água acima do material do teto falso, certifique-se de secar a tela. Se isso não for feito, o molde começará a crescer rapidamente no filme. Um teto seco incorretamente também pode causar um odor desagradável e de mofo em sua casa. Além disso, preste atenção à água que você coleta.
Se ficar sujo, é necessário enxaguar a superfície do tecido elástico para evitar o aparecimento de estrias e manchas, bem como para evitar o crescimento de bactérias por baixo do tecto. Você precisa bombear essa água o mais rápido possível.
- O mesmo se aplica a água com sabão e água contendo agentes de limpeza, por exemplo, quando máquinas de lavar ou de lavar louça quebram. Também é recomendado tratar a superfície do material com soluções anti-sépticas após a secagem completa. É melhor escolher as opções de aplicação de aerossol, pois é mais provável que cubra com sucesso toda a área da tela contaminada com um anti-séptico. Nenhuma gota deve permanecer no teto.
- De uma forma ou de outra, assim que surgir a oportunidade mais próxima, chame um assistente de um instalador adequado. Em primeiro lugar, ele poderá realizar uma secagem profissional da superfície do material do teto para garantir seu posterior funcionamento normal. Em segundo lugar, com a ajuda de pistolas térmicas especiais, os especialistas em tetos serão capazes de eliminar as consequências da tensão excessiva do filme e remover a flacidez, devolvendo o teto à sua aparência original. Se você mesmo quiser nivelar a tela, não se esqueça de que está agindo por sua própria conta e risco. Ninguém o reembolsará por danos em caso de danos na tela ou perda de suas características.
- Para nivelar o material do teto por conta própria, use um secador de cabelo de construção ou doméstico operando em alta temperatura. Traga a saída do secador de cabelo o mais próximo possível da superfície do filme para alisá-lo, mas não o mantenha em uma área, mas mova-o suavemente para não derreter o material com o calor excessivo. Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor consultar um especialista. Eles farão o trabalho de maneira mais profissional.
Como evitar a entrada de água no chão?
Se a inundação não for detectada e interrompida imediatamente, há uma grande probabilidade de que um grande volume de água fique entre o teto áspero e o material elástico.
Apesar das características positivas mencionadas de elasticidade e aperto do filme de PVC, ainda existe o risco de quebra:
- A elasticidade tem limites e enfraquece com o tempo.
- Existe o perigo de danificar o material demasiado esticado dos cantos afiados da mobília da sala ou de utensílios domésticos usados descuidadamente.
- A ruptura também pode ocorrer pelo contato com as bordas pontiagudas de um lustre ou arandela. Se o forro do teto for unido a partir de várias lonas, em sua junção a probabilidade de ruptura e derramamento também aumenta.
Às vezes, animais de estimação assustados podem acidentalmente morder uma lona flácida com garras afiadas, saltando, por exemplo, de um armário.Isso raramente acontece, mas se você tiver animais de estimação, esse cenário não pode ser completamente descartado.
Proceda com cuidado e atenção. Demasiada pressa pode levar a erros e custar-lhe-á o custo de um novo tecto falso. Nunca tente furar a folha de PVC você mesmo com objetos pontiagudos. Esse buraco rasgado será quase impossível de remendar. E se os volumes de água forem realmente grandes, então, com um movimento abrupto do fluxo do líquido, um pequeno orifício irá estourar instantaneamente para um tamanho enorme, e todo o riacho correrá para baixo.
Além disso, neste caso, será impossível restaurar a aparência da tela e a substituição é inevitável. Pelo mesmo motivo, não use facas ou outros objetos pontiagudos ao liberar a borda do material do teto sob a moldura decorativa.
Não aperte a bolha do teto muito ativamente e direcione a água para o buraco do lustre. Se você acidentalmente exagerar e simplesmente não tiver tempo para coletá-lo, um vazamento é inevitável. Não alise a seção de flacidez do painel com dispositivos improvisados. O descuido pode levar ao espalhamento da água por toda a área da sala, e seu escoamento preciso será impossível.
Antes de começar a trabalhar, avalie adequadamente a escala do problema.
Não comece a retirar a água sozinho, se não está confiante nas suas capacidades, é melhor contactar profissionais que tenham as ferramentas necessárias. Não comece a drenar até que os ajudantes cheguem. Lembre-se de que pode haver muita água, o que significa que um par de potes grandes de cinco litros não será suficiente e, no processo de retirada da água que se acumulou, não haverá tempo para procurar novos tanques .
Dicas úteis:
- A melhor forma de preservar a aparência do seu teto e do interior do seu apartamento como um todo é evitar possíveis inundações. Idealmente, se seus vizinhos de cima estiverem ocupados reformando seus aposentos. Se você chegar a um acordo sobre a impermeabilização do piso, a probabilidade de inundação tenderá a zero. Essas medidas implicam na colocação de material de cobertura laminado ou fibra de vidro e são realizadas apenas durante grandes reparos.
Quando os canos rompem, esses materiais irão conter água e impedir que ela flua para o chão.
Caso a inundação já tenha ocorrido, não hesite em discutir com os responsáveis o procedimento de indenização por danos materiais. Afinal, muito provavelmente, você terá de gastar dinheiro para eliminar as consequências da supervisão de outra pessoa ou da má qualidade da manutenção do encanamento.
- Depois de drenar a água, não se apresse para instalar e ligar os dispositivos de iluminação. É necessário esperar pelo menos sete dias antes da secagem final para eliminar a possibilidade de curto-circuito e choque elétrico.
- Se a inundação ocorreu como resultado de uma ruptura no sistema de aquecimento usando um transportador de calor de fluido de processo, a única saída seria substituir o teto. A auto-remoção da bexiga, neste caso, é estritamente proibida e perigosa para a saúde.
- Se, apesar das precauções, o filme de PVC ainda estiver danificado por um objeto pontiagudo, tente cobrir o orifício com um adesivo de fita adesiva. Mas, no futuro, é melhor substituir esse teto, para que o apartamento e os pertences pessoais não sofram com uma nova inundação.
Como você pode ver, com uma preparação adequada, atitude adequada e a presença de assistentes confiáveis, você pode drenar a água do forro tenso sem consequências negativas para você.
Como drenar a água de um teto falso, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.