Sutilezas de consertar tetos tensos após um corte
O teto falso está se tornando cada vez mais popular. Tem um aspecto óptimo, não permite a entrada de ruídos estranhos dos vizinhos de cima, evita que o apartamento chegue a inundações, é prático e fácil de limpar.
No entanto, ele ainda tem uma desvantagem significativa - uma pequena margem de segurança. A lona é capaz de suportar a carga na forma de esticar e aumentar a pressão, mas ao mesmo tempo, o contato acidental com um objeto pontiagudo ou áspero leva à formação de danos locais.
Peculiaridades
As peculiaridades do reparo de tetos tensos dependem do tipo de tela, dos motivos que ocasionaram a formação do corte, do seu tamanho e do local do dano. Você pode danificar a tela ao limpar, consertar, brincar para crianças ou comemorar com faíscas. Em qualquer caso, você precisa conhecer as técnicas que permitirão que você mesmo conserte o problema.
Primeiro, vamos descobrir as telas elásticas. Existem dois tipos principais.
Tecido
São tecidos de poliéster impregnados com uma composição de polímero. São feitos de fibras sintéticas com ligeira adição de fios naturais. Em geral, são bastante duráveis, resistentes a mudanças bruscas de temperatura. A espessura média é de 0,35 a 0,39 mm.
Mas outros indicadores também são importantes para nós - estrutura porosa e elasticidade insignificante. É impossível esticá-los demais, o que é uma vantagem em algumas situações. É mais fácil eliminar pequenos defeitos do que no filme, devido à sua estrutura especial. A tela requer uma substituição completa apenas se o dano no teto de tecido for superior a 30 cm.
PVC
São telas à base de fibras de policloreto de vinila. A espessura é pequena - 0,17-0,22 mm, mas o material é muito durável. Tem propriedades antiestáticas, não queima, mas derrete. Extremamente sensível às mudanças de temperatura, devido às quais podem formar-se primeiro fissuras e depois rasgos no filme. Suporta temperaturas de até + 100 ° C sem perder suas propriedades.
É muito elástico - isso permite esticá-lo um pouco se o corte ficar próximo à baguete. Mas se você pressionar e esticar o filme com força, ele mudará sua forma e tamanho, o que resultará em irregularidades e ondas no teto após a restauração.
Ambos os tipos de revestimentos extensíveis contêm polímeros, mas diferem em sua estrutura e características da tela. A instalação e fixação de estruturas também são diferentes. Conseqüentemente, seu reparo também será realizado de diferentes maneiras.
Causas de dano
Mesmo a tela mais barata é bastante durável. No entanto, não se esqueça de que ambos os tipos de material são indefesos contra objetos perfurantes e cortantes. Portanto, qualquer corte, mesmo o menor, pode facilmente quebrar a integridade do material, sua estanqueidade e deformar fortemente o teto como um todo.
Desde o momento da instalação, o máximo cuidado deve ser tomado. Nos primeiros dias após a tensão, o material se adapta a esse estado e, portanto, é extremamente sensível às solicitações mecânicas, podendo se danificar facilmente.
Com base nisso, é possível realizar trabalhos elétricos, instalação de móveis e outras travessuras poucos dias após a instalação do teto.
As causas mais comuns de cortes são:
- A instalação incorreta, a má qualidade do próprio material e o corte incorreto podem provocar a formação de danos.
- Reorganização descuidada de grandes peças de mobiliário com arestas vivas.Por exemplo, mover um guarda-roupa ou guarda-roupa com arestas e cantos afiados.
- Jogos infantis ativos. Lançar vários brinquedos no teto, brincar com um avião controlado por rádio, jogar uma bola e coisas do gênero. Portanto, o forro de filme, devido à sua fragilidade, não deve ser instalado em quartos de crianças e em locais frequentados por elas.
- Manipulação imprecisa de objetos pontiagudos próximos à estrutura. Ferramentas de serralheiro e carpintaria, especialmente aquelas com pontas afiadas e giratórias, como um amolador, também podem ser uma causa comum.
- Um motivo menos comum, mas pertinente, é a rolha de champanhe.
Como colar?
Dependendo do dano e do material, as seguintes ferramentas serão necessárias para o trabalho de restauração:
- fita de tecido ou fita adesiva;
- tesoura, fita adesiva e um pequeno cabo de antena - 10 cm;
- um remendo que pode ser feito a partir de um pedaço do restante da tela;
- fio de náilon, agulha, tinta e verniz;
- secador de cabelo e espátula.
O primeiro passo, que se aplica a todos os tipos de tela, é dar "primeiros socorros" ao teto - as bordas do corte são rapidamente seladas com fita dupla-face ou fita adesiva. Isso é feito para evitar um aumento na área de dano.
Se o corte parecer mais uma picada e não ultrapassar 2 cm, pode ser reparado imediatamente, selado com um remendo redondo ou preenchido com adesivo. Tudo isso irá garantir a preservação da estanqueidade do material e não permitirá que ele se deslize.
Restauração de teto de filme
Primeiro, avaliamos o dano, determinamos seu tamanho e localização a olho nu. Deve-se notar que apenas pequenos defeitos podem ser completamente eliminados com suas próprias mãos, uma vez que o filme de PVC é difícil de reparar.
Cortes grandes, com mais de 15 cm, não podem ser reparados por conta própria. O dano localizado próximo à parede - não mais do que 15-20 cm - pode ser puxado e escondido na ranhura da baguete.
- No decorrer do corte, paralelo à baguete, colamos um pedaço do cabo da antena. Estamos esperando a cola secar completamente.
- Em seguida, aquecemos a tela com um secador de cabelo.
- Puxe suavemente até a baguete e reabasteça com uma espátula.
- Endireitamos a tela para que não haja mais ondas.
- Se irregularidades se formaram nas laterais do corte, elas precisam ser niveladas. Para isso, também colamos o cabo e puxamos até a ranhura da baguete.
Se o defeito estiver localizado longe da parede, existem várias maneiras de corrigi-lo.
Método 1: aplicar um remendo no corte
Pegamos uma tela idêntica e cortamos um remendo oval, no tamanho que deve ser 2-3 cm maior do que o dano principal. Em seguida, aplique cola com cuidado, para que não haja excesso. Caso contrário, vestígios de cola permanecerão nas mãos e no teto, o que prejudicará bastante sua aparência.
Coloque o remendo sobre o corte e pressione para baixo com força moderada. Não pressione com muita força, pois podem formar-se rugas.... Quando o remendo pegar, alise-o levemente. Esses patches podem ser mascarados posteriormente com um padrão ou aplique de PVC.
A aplicação de PVC é usada com sucesso como remendo, fixada em um selante ou adesivo. No entanto, vale a pena adicionar esses adesivos (desenhos) a áreas inteiras para que o teto falso tenha uma aparência e design visualmente completos.
Não há requisitos especiais para a composição adesiva usada, o principal é que ele se fixa com rapidez e eficiência e é incolor... Você pode usar supercola, cola PVA comum (látex), cola universal ou especializada para um material específico.
Para colar, você pode comprar os seguintes garfos adesivos:
- Cola universal - tem uma boa função adesiva, graças às resinas que o compõem.
- Cola especializada, é dividido em categorias:
- para materiais pesados - não tecido, vinil;
- para materiais médios - tecido, papel de parede acrílico;
- para materiais leves - papel de parede.
- Supercola regular.
Método 2: montagem no lugar do corte para a lâmpada
Adequado para filme de vinil. Um anel térmico especial de vedação (ou proteção) é colado na área danificada, após o que a tela é cortada, seguindo a borda interna do anel. Esta será a base para a futura lâmpada. Este anel evita que o vinil se rasgue ainda mais e assume a carga de tensão.
Se você conseguir enfiar a palma da mão no dano, a suspensão da lâmpada é montada na base sem cortar nada.
Deve-se ter em mente que a fiação não deve ficar na superfície da lona e deve ser montada como se estivesse tensionada entre as lâmpadas. As luminárias podem ser substituídas com um truque para grelha de ventilação ou detectores de fumo, o método de instalação é o mesmo.
Mais claramente, o reparo de um teto falso de PVC é mostrado no vídeo a seguir.
Restauração do teto de tecido
Devido à sua estrutura, os tetos elásticos de tecido são mais estáveis e fáceis de reparar. A restauração também pode ser feita de duas maneiras.
Método 1
Costure com fio de náilon. Selecionamos os fios sintéticos correspondentes à tonalidade. Partindo da borda em pelo menos 3 mm, apertamos as bordas. Nesse caso, a distância da parede não desempenha um papel importante, pois a escolha do método depende inteiramente do tamanho do próprio corte.
Após a costura resultante é tratada com selante acrílico. Ao aplicar um material adequado à camada hermética fresca, a textura do tecido pode ser transmitida à área danificada. Depois de esperar até que o selante esteja completamente seco, pintamos completamente o tecido com tinta ou aplicamos um desenho - com um pincel comum ou aerógrafo.
Método 2
Se a incisão for grande, a costura será muito perceptível e prejudicará gravemente a estética do teto. Neste caso, você pode usar um patch. Corte a aba de tecido ou fibra de vidro. Nós aplicamos um adesivo transparente e colamos no verso da tela, na lateral das lajes do teto. Neste caso, você não deve pressionar a aba com muita força para evitar que o teto caia. no corte.
Retiramos o excesso e alisamos cuidadosamente o material. Quando a cola secar, será útil cobrir todo o teto com tinta à base de água, para esconder os vestígios de reparos recentes.
Método 3
Você pode montar um anel térmico no orifício, fazemos tudo da mesma forma que com uma tela de filme. Claro, essas inclusões devem ser esteticamente adequadas e de acordo com as regras de funcionamento.
Possíveis defeitos
Quando um não profissional assume a função, aumenta o risco de aparecimento de defeitos no processo de reparação. Tectos tensos danificados, graças à tecnologia moderna, podem ser reparados na maioria dos casos. Porém, no início é sempre necessário avaliar o grau de dano e a adequação da ação.
Existem casos em que a restauração é simplesmente impossível:
- Se o teto se desfez nas costuras. Nesse caso, o material deve ser tensionado demais, pois a colagem só pode piorar a situação.
- Se a tela sair da parede... É necessário reapertar a lona e fortalecer a estrutura.
- À parte, vale destacar a baguete destacada, você pode tentar consertá-lo sozinho, sem recorrer a uma substituição completa da tela.
O rasgo do tecto em película de PVC na zona central, com mais de 15 cm de diâmetro, prejudica inevitavelmente a estética da tela. Neste caso, é possível restaurar a estanqueidade.
A tela de tecido é muito mais forte e resistente a danos, mas também custa quase o dobro do filme. No entanto, também tem seus limites quanto à adequação da restauração.
dicas e truques
Algumas dicas e truques para o correto funcionamento e reparo do teto tenso.
- Ao colar remendos, a superfície da tela deve ser previamente desengraxada para melhor aderência. Você pode desengordurar com um spray especial para limpeza de tetos tensos ou um detergente comum, que não deve ser agressivo em termos de efeito.
- Quando ocorrerem danos, certifique-se de fixar as bordas com pedaços de fita adesiva. Isso é feito para evitar o aumento da área de dano sob a influência da força de tração.
- Os danos à tela com a impressão de fotos são eliminados apenas se o corte for insignificante e após a restauração ficar invisível. Se a integridade da imagem for violada, uma nova imagem deve ser aplicada ao teto.
- É importante que a temperatura ambiente esteja entre 0 ° C e 50 ° C.
- Em salas úmidas, as gotas de ferrugem devem ser removidas em tempo hábil. É melhor limpar a tela com um pano de flanela, de preferência incolor. Para limpar, use um limpador de vidros que não contenha materiais abrasivos;
- Para telas de tecido, lâmpadas incandescentes - até 60 W e lâmpadas halógenas - até 35 W. Para um teto de filme, lâmpadas incandescentes - até 40 W e lâmpadas halógenas - até 20 W. Se os valores forem excedidos, inevitavelmente aparecem vestígios pretos de aquecimento.
- Antes de começar a reparar o dano, você precisa se certificar de que um defeito de fabricação não seja a causa do corte. Ou seja, o corte foi formado sem impacto mecânico direto. Neste caso, deverá contactar a empresa que realizou a instalação, que a reparação será gratuita.
- Porém, se o próprio proprietário for o culpado pelo dano à tela, mas o período de garantia ainda não expirou, então você não deve fazer a restauração sozinho, mas é melhor recorrer a profissionais para obter ajuda. O master será capaz de consertar o corte mais rápido e melhor, e os benefícios da garantia permanecerão no caso de um reparo malsucedido.
Danos na banda de tensão nem sempre exigem substituição. Pequenos e pequenos defeitos podem ser facilmente reparados com as próprias mãos, na maioria das vezes não deixam rastros e imperfeições visíveis.
Em qualquer caso, é preferível consultar um especialista para avaliar correctamente o grau de avaria e efectuar o restauro com elevada qualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.