Como escolher um rodapé para um tecto falso?

Contente
  1. Para que é necessário?
  2. Peculiaridades
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Projeto
  6. Qual escolher?
  7. Dicas de instalação
  8. Exemplos e opções de sucesso

Hoje, os tetos tensos são a opção de acabamento mais preferida. Eles são atraentes e ricos em design. Com a ajuda deles, você pode fazer belos designs com uma caixa de gesso cartonado.

Rodapés corretamente selecionados também desempenham um papel importante em um acabamento bonito.

Para que é necessário?

O pedestal do teto é um detalhe importante que é parte integrante de um belo e elegante teto tenso. Esses elementos realizam várias tarefas, o que os distingue das tomadas convencionais entre o teto e o teto:

  • As molduras mascaram perfeitamente as lacunas que surgem entre a película ou tecido elástico e a superfície das paredes.
  • Graças a esses elementos, o interior parece muito mais limpo e esteticamente mais agradável, e o acabamento do teto em si ganha uma aparência completa.
  • Com a ajuda de rodapés corretamente selecionados, você pode enfatizar um ou outro estilo do interior existente.
  • Usando rodapés, você pode instalar dispositivos de iluminação adicionais, por exemplo, faixas de LED de cores diferentes.

Peculiaridades

Rodapés de teto em uma variedade de cores e designs são encontrados nas lojas hoje. Podem ser opções simples com uma aparência lacônica, e produtos bastante originais que lembram uma baguete luxuosa.

Apesar do tamanho reduzido e das características discretas, esses detalhes são os retoques do interior, por isso é melhor não deixar o teto falso sem eles.

Uma característica especial dos rodapés de teto é sua estrutura flexível. Usualmente, essas peças são feitas de materiais leves e flexíveis - PVC, espuma e espuma de poliuretano... Um pouco menos comuns são as opções "duras" feitas de madeira ou gesso. Eles são adequados nos casos em que as paredes da sala são feitas de madeira.

Os amantes de interiores luxuosos e pomposos certamente irão gostar de belos pedestais com molduras de estuque. Esses espécimes são muito populares, pois têm uma aparência cara, adequada para interiores ecléticos e artísticos. No entanto, rodapés com moldagem de estuque têm uma instalação complexa.

Outra característica dos rodapés de teto é a capacidade de ocultar pequenas irregularidades na base. É por isso que esses elementos devem ser flexíveis, caso contrário, muitos defeitos não podem ser ocultados com sua ajuda.

Uma característica distintiva das ripas para tectos tensos é o seu baixo peso. Eles não precisam ser pesados. Caso contrário, essas peças não irão aderir de forma confiável à superfície dos pisos aos quais estão fixadas.

Os rodapés são versáteis. Eles não apenas nivelam visualmente as superfícies das bases e tornam o interior completo, mas também permitem a instalação de dispositivos de iluminação discretos com sua ajuda. Como regra, as populares faixas de LED são selecionadas para isso, o que pode tornar o ambiente muito mais confortável e acolhedor.

É importante notar que esses elementos importantes diferem não apenas no estilo e na cor, mas também na forma. Por exemplo, podem ser amostras arredondadas e curvas. Esses produtos são ideais para quartos fora do padrão.

Na maioria das vezes, os rodapés com essas formas incomuns são feitos de materiais mais plásticos e flexíveis, que não têm medo de dobras.

Visualizações

Existem vários tipos de filetes de forro com características próprias e distintas. Vamos dar uma olhada nas opções mais atraentes e elegantes.

Para iluminação oculta

Com um meio-fio tão bonito, você pode criar um efeito interessante de teto elevado. Usando uma técnica de design semelhante, o interior será capaz de dar notas de leveza e leveza.

Além disso, os rodapés com iluminação oculta tornam o ambiente mais atraente, pois proporcionam um volume adicional se forem utilizadas fitas de LED de cores adequadas.

As faixas com lâmpadas LED são colocadas na parte interna dos rodapés. Usualmente, eles têm uma "prateleira" especial para tais fins... Além disso, a parte do meio-fio voltada para o teto é frequentemente complementada com folha, que consiste em um material refletivo especial. Este detalhe realça a iluminação e também lhe confere uma profundidade única.

Essas faixas volumétricas têm espaço adicional para a fixação de focos. Se na loja não encontrou uma opção adequada de iluminação, é permitido fixar uma moldura simples. Deve ser instalado abaixo da fixação da banda de tensão.

No entanto, deve-se ter em mente que a moldura deve ter uma largura adequada para a futura instalação da faixa de LED.

Curvilíneo

Como mencionado acima, as bordas curvas são ótimas soluções se o layout da sua casa está longe do padrão. Além disso, podem ser usados ​​se o seu teto for de vários níveis, porque, nesses casos, um rodapé típico não é absolutamente adequado.

As opções curvas são altamente flexíveis. No entanto, esses itens são muito mais caros do que os itens padrão. Você não deve procurar uma alternativa de alta qualidade e barata para esses meios-fios, uma vez que simplesmente não há ninguém.

Com padrões

Em busca de opções interessantes e bonitas, deve-se prestar atenção aos rodapés originais com estampas. Esses detalhes servirão como um destaque brilhante no interior. Eles podem ser usados ​​em uma variedade de direções estilísticas: da graciosa Art Nouveau ao artístico barroco ou Rococó.

Baguetes com padrões volumétricos parecem muito mais interessantes e mais brilhantes do que as opções suaves típicas. Eles diferem dos rodapés tradicionais em uma instalação mais complexa.

Micro rodapé

Se as paredes da divisão forem perfeitamente planas, o tecto falso pode ser complementado com rodapés especiais. Esses detalhes são adequados para ocultar costuras de montagem feias localizadas em todo o perímetro da área disponível.

Os micro rodapés são fáceis de instalar e igualmente fáceis de desmontar. Essas opções são baratas e também de tamanho pequeno.

Se você deseja acentuar o teto, esses elementos dificilmente são adequados. Para isso, é melhor usar baguete ou bordas curvas.

Os rodapés variam de acordo com os tipos de fixação. Existe:

  • arpão (o melhor);
  • Grânulo de vidro;
  • fechos de cunha.

Materiais (editar)

Os meios-fios para tecidos elásticos diferem não apenas em sua estrutura e design, mas também nas matérias-primas com as quais são feitos. Existem diferentes tipos de rodapés nas lojas hoje. Vamos considerar com mais detalhes as características das variedades mais comuns.

isopor

Se você quiser economizar dinheiro na compra de molduras de teto tenso, as opções de espuma são o que você precisa. Esses produtos são instalados com muita facilidade e rapidez. Mesmo um artesão doméstico inexperiente que nunca encontrou nada parecido pode facilmente lidar com este trabalho.

Vale destacar a leveza das molduras de espuma, o que facilita significativamente a sua instalação.

No entanto, não se esqueça disso esses rodapés são muito frágeis, então você precisa trabalhar com eles com muito cuidado... Não será difícil quebrar tal detalhe, mas dificilmente será possível consertá-lo.

Manuseie os rodapés de isopor com o máximo cuidado, especialmente quando se trata de faixas de seção estreita. Essas opções não devem ser deixadas cair, dobradas ou coladas nas paredes sem marcá-las claramente.

A última regra de instalação é explicada pelo fato de que após a instalação direta, será muito difícil retirar a parte de espuma. Como regra, nesses momentos, as molduras simplesmente se rompem, sem possibilidade de restauração.

Também vale a pena considerar que um material como a espuma derrete ao entrar em contato com produtos químicos. É por isso para fixá-lo nas paredes, deve-se adquirir uma cola especial, que não prejudique a moldagem.

Via de regra, rodapés de espuma branca são encontrados nas lojas, mas você também pode encontrar cópias mais originais de tons pastel. Por exemplo, pode ser rosa claro, verde claro, azul claro ou espécime arenoso.

Não é necessário procurar um pedestal de uma tonalidade específica nos pontos de venda - é mais fácil comprar uma versão simples em branco como a neve e pintá-la na cor que você precisa. Para isso, recomenda-se o uso de tinta acrílica de alta qualidade.

Poliuretano

Os rodapés de poliuretano são superiores às opções de espuma ou plástico em muitos aspectos. Os produtos feitos de poliuretano são caracterizados por uma estrutura flexível, que em nada afeta suas características de resistência. Você pode recorrer a essas opções com segurança, mesmo se as paredes da sala tiverem uma superfície irregular ou falhas de gesso perceptíveis.

Vale ressaltar que as características de densidade e flexibilidade do poliuretano em diferentes exemplares variam desde os parâmetros dos produtos de borracha até os parâmetros técnicos do plástico rígido. Rodapés flexíveis de poliuretano também podem ser usados ​​em casos quando se trata de estruturas de formatos não padronizados. Por exemplo, pode ter bases arredondadas ou curvas graciosas.

Muitos designers de interiores usam belas molduras de poliuretano em seus projetos.

Com a ajuda desses rodapés, você pode decorar o ambiente com eficácia e chamar a atenção para o teto falso. Além disso, as baguetes são excelentes soluções para zonear espaços ou complementar nichos de parede.

As molduras de poliuretano distinguem-se pela sua variedade. Nas lojas, há opções estreitas e amplas, consistindo em vários níveis (2-3, como regra). As superfícies dos filetes de poliuretano não são apenas lisas, mas também decoradas com ornamentos em relevo de vários temas.

Um ponto deve ser levado em consideração: se o forro forçado é decorado com inserções multicoloridas ou tem uma estrutura combinada complexa, então é aconselhável usar rodapés descomplicados e simples que enfatizem a beleza e elegância dos padrões.

Apesar da praticidade e confiabilidade do poliuretano, ele também tem seus pontos fracos:

  • Em primeiro lugar, deve-se destacar o alto custo dos rodapés de poliuretano. Eles são muito mais caros do que amostras de plástico ou espuma.
  • As molduras de espuma de poliuretano são mais pesadas e não são recomendadas para serem fixadas em substratos instáveis. Portanto, no papel de parede, esses elementos não seguram muito bem e, depois de um tempo, podem cair completamente.
  • Pranchas de PVC ou espuma podem ser coladas em tetos com acabamento em não tecido ou vinil, e produtos de poliuretano somente podem ser fixados na superfície dos pisos. Os fixadores mais confiáveis ​​e duráveis ​​neste caso são guias especiais.

Cloreto de polivinila

As pranchas feitas com este material são uma excelente alternativa aos produtos de espuma. Eles são baratos e têm uma estrutura forte, mas inelástica... Os especialistas recomendam o uso desses detalhes na decoração de tetos elásticos de formato quadrado ou retangular. Isso ocorre porque as molduras de PVC não podem ser dobradas, o que pode quebrá-las.

Hoje nas lojas é possível encontrar rodapés feitos com esse material, variando em larguras e cores diferentes. Os mais populares e atraentes são os produtos que imitam metal ou madeira. Superfícies com imitações semelhantes são obtidas pela aplicação de tintas e vernizes especiais.

Se você usar rodapés de PVC branco simples no interior, com o tempo poderá ficar chateado com a aparência amarelada deles. Esses defeitos ocorrem com mais frequência se as molduras forem instaladas na cozinha ou em locais onde a luz solar direta atinge.

PVC também é um material bastante frágil, então você precisa ter cuidado com esses detalhes, especialmente durante o processo de corte... Para isso, recomenda-se o uso de uma faca comum de escritório (ou de construção). Se o processamento for necessário para uma parte ampla, vale a pena cortá-lo com uma serra.

Os elementos feitos de plástico PVC têm muitas diferenças em relação aos modelos de espuma ou poliuretano. Eles têm um volume menor, pois são feitos de uma forma completamente diferente. As tiras de plástico são dispostas de forma a formar uma caixa triangular, na qual dois lados e a aba desempenham o papel de fixadores, e o terceiro lado é decorativo. No meio, tais estruturas possuem um espaço oco, portanto são leves.

As principais vantagens desses rodapés são o preço acessível e a facilidade de instalação. No entanto, em contraste com os pontos positivos, há um ponto negativo significativo: as molduras de PVC não podem se orgulhar de um design apresentável. Inicialmente, eles parecem concisos e organizados, mas com o tempo, um amarelo feio aparece em sua superfície, o que afeta negativamente o apelo visual dos produtos.

Os rodapés de plástico são mais frequentemente usados ​​na decoração de quartos em casas de campo ou escritórios. Eles são inadequados para decorar aposentos.

Borracha

Molduras de borracha que contêm borracha são as opções mais suaves, ótimas para complementar um teto tenso. Esses produtos podem ser usados ​​para bases padrão e curvas e arredondadas, pois se diferenciam em uma estrutura flexível.

Eles contêm componentes de silicone, por isso são bastante flexíveis e de plástico.

Poliestireno

Os produtos feitos de poliestireno são flexíveis e duráveis. Eles representam o meio termo entre as opções de espuma e poliuretano. Essas estruturas podem ser usadas no projeto de quartos com paredes não padronizadas. Por exemplo, podem ser superfícies arredondadas. Devido à sua elasticidade, as peças de poliestireno adaptam-se facilmente a tais bases.

Madeira

Se você deseja escolher um rodapé luxuoso e sólido, então dê uma olhada mais de perto nos produtos de madeira. Claro, o custo desses itens é muito alto, mas eles parecem elegantes e também dão ao interior um estilo especial.

As ricas baguetes de madeira são ótimas para conjuntos em estilos clássico ou neo-clássico. Em tais interiores, não é recomendado o uso de pranchas baratas feitas de plástico ou espuma, pois podem estragar todo o ambiente e reduzir significativamente o custo dele.

Projeto

Muitos proprietários subestimam o papel dos rodapés na criação de um interior harmonioso. Mas são esses detalhes discretos que muitas vezes desempenham a função de um toque final, enfatizando um determinado estilo de decoração.

Clássico

Portanto, em interiores clássicos, você pode usar rodapés elegantes com padrões em relevo ou molduras luxuosas com molduras. Esses detalhes ficarão ótimos em um único conjunto com tetos tensos foscosideal para ambientes clássicos ou neo-clássicos.

Quanto ao colorido dos detalhes, pode ser discreto e luxuoso. Por exemplo, é permitido usar opções lacônicas de branco como a neve que cabem facilmente em um interior clássico, feito em qualquer tonalidade. Ou você pode recorrer a opções pretensiosas com douramento ou imitação de bronze.

Para interiores clássicos, os rodapés de maior sucesso são feitos de madeira.... Esses produtos parecem muito sólidos e caros, mas, como regra, têm um peso impressionante. Molduras de madeira devem ser adquiridas somente se as paredes de sua casa forem suficientemente confiáveis ​​e duráveis.

Modernidade

A situação é mais simples com a seleção de rodapés de tendências estilísticas modernas. Em tais interiores, você pode usar designs simples com superfícies lisas lacônicas, desprovidas de estuque e padrões elegantes.

É permitido referir-se a esses produtos no design de interiores no estilo de alta tecnologia ou minimalismo.

País

Rodapés de madeira devem ser usados ​​em móveis de estilo country. Nesses interiores, a madeira é uma matéria-prima fundamental, da qual você simplesmente não pode prescindir. Além disso, o material pode ser não apenas polido com cuidado, mas também ligeiramente áspero.

Direções artísticas

Se estamos falando de um estilo de interior pretensioso, então os rodapés caros feitos de materiais de alta qualidade devem ser selecionados para ele. Pode ser uma bela prancha de poliuretano, decorada com molduras de estuque e ricos ornamentos em relevo, ou uma cara estrutura de madeira natural com detalhes esculpidos.

Em nenhum caso devem ser instalados corpos de prova de plástico ou espuma em tais conjuntos, pois eles serão retirados da imagem geral da sala, tornando-o mais barato.

Qual escolher?

Você deve escolher rodapés para um teto falso com base nos seguintes critérios importantes.

  • Objetivo da sala... Assim, para a cozinha, vale a pena escolher produtos de materiais fáceis de limpar e que não tenham medo da humidade. Pode ser PVC barato ou poliuretano mais caro.
  • Tipos de montagem... Se a fixação da moldura foi originalmente prevista pelo desenho do perfil de montagem, então é melhor dar preferência a esta opção particular. Na maioria das vezes, esses tipos de rodapés são vendidos completos, com um sistema geral de tecido tensionador. Um produto feito de poliuretano (caso contrário, é chamado de "inserção") também costuma ser incluído no pedido na compra de um teto falso.
  • Design de interiores... Escolha um rodapé de acordo com o estilo e o esquema de cores do seu interior. Por exemplo, para um cenário clássico, produtos decorativos espetaculares são mais adequados, e para as tendências modernas, você pode comprar um modelo lacônico com uma superfície lisa. Se houver colunas na sala ou se o teto tiver curvas, vale a pena comprar uma versão de poliuretano de alta qualidade.
  • O peso... Preste atenção ao peso do rodapé. Deve ser leve (uma exceção pode ser feita de madeira).

Dicas de instalação

Para que o rodapé decorativo seja bem ancorado na base, devem ser seguidas as seguintes recomendações.

  • A parede deve ser limpa de poeira ou sujeira.
  • O rodapé pode ser pintado antes da instalação. Para isso, não é recomendado o uso de tintas látex, pois podem escurecer em condições de temperaturas extremas.
  • Se quiser colar papel de parede nas paredes, então é melhor aplicá-lo depois de instalados os rodapés, pois eles se fixarão com mais segurança no próprio piso (sem acabamento).
  • Se a parede for pintada com tinta à base de água, é melhor concluir este processo antes de instalar o pedestal. O principal é esperar até que a mistura de corantes esteja completamente seca.
  • Em vez de um rodapé normal, você pode usar uma tira especial que fechará a lacuna entre a parede e o teto.Você não precisa usar cola ou silicone para consertar.
  • Execute todo o trabalho com cuidado para não danificar os rodapés frágeis.

No vídeo a seguir, você aprenderá como prender um rodapé em um teto falso.

Exemplos e opções de sucesso

Rodapés brancos com 2-3 camadas (degraus) ficarão espetaculares com paredes e tetos de cores diferentes. Por exemplo, pode ser um teto fosco branco como a neve com refletores e paredes cor de vinho.

Tábuas esculpidas ou padronizadas luxuosas são o complemento perfeito para um interior branco pretensioso. Eles podem ser complementados com tinta dourada para uma aparência mais cara.

Rodapés de cor contrastante com o teto são uma solução ousada, especialmente comum nos estilos modernos. Um conjunto de molduras pretas e um tecido elástico branco parecerá moderno e progressivo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário