Qual teto tenso é melhor: fosco ou brilhante?
Hoje, na decoração de diferentes salas, muitas vezes as pessoas recorrem à instalação de tectos tensos. Essa popularidade se deve à aparência estética dessas telas e às suas características positivas de desempenho. Mas muitos consumidores se deparam com uma escolha difícil entre tetos tensos foscos e brilhantes. Antes de comprar, você precisa descobrir qual opção é melhor.
Peculiaridades
O teto falso é uma excelente solução de design para o acabamento de qualquer ambiente. Via de regra, tem uma bela aparência e é durável. Muitos tecidos elásticos têm uma vida útil de mais de 20 anos.
Existem muitos tipos de tectos tensos. Eles podem ter diferentes formas, cores e até mesmo materiais de fabricação. Além disso, esses acabamentos possuem texturas diferentes: brilhante e fosco. Às vezes, escolher a opção certa não é fácil. É necessário confiar no estilo do interior e no esquema de cores.
Outra característica dos tetos tensos é a capacidade de usá-los na fabricação de estruturas complexas de teto. Por exemplo, pode ser uma caixa original de vários níveis feita de drywall barato. A película extensível pode ser instalada no centro, formando um interessante detalhe de design.
Muitos compradores acreditam erroneamente que os tetos tensos só podem ser usados em estilos modernos, como alta tecnologia, moderno ou minimalismo. Na verdade, não é esse o caso. Esses materiais de acabamento podem ser selecionados para qualquer estilo, seja clássico, art déco ou até country.
Nos conjuntos clássicos, os acabamentos foscos são recomendados e, nos mais avançados e futuristas, os brilhantes.
Não faz muito tempo, surgiram no mercado tetos exclusivos com diversos padrões e lindas estampas. Eles também podem ter uma superfície fosca ou brilhante. A segunda opção é mais comum. Essas opções podem ser usadas em uma ampla variedade de salas. O principal é não sobrecarregar a situação com um grande número de detalhes coloridos, caso contrário parecerá muito colorido.
Os tetos foscos e brilhantes podem ser complementados com luminárias. Eles podem ser não apenas embutidos e focos de várias formas, mas também lustres comuns ou sistemas de iluminação de trilhos.
Outra característica dos tetos tensos é o cuidado. As opções brilhantes devem ser limpas de poeira e sujeira com muito mais frequência. Porém, no processo de lavagem do gloss, via de regra, permanecem manchas feias, que também deverão ser eliminadas.
Superfícies mate precisam ser limpas de vez em quando, mas a sujeira é menos perceptível neles. Mas a costura de solda (se houver) é claramente visível, o que não parece muito apresentável.
Para determinar qual teto é ainda mais preferível, é necessário comparar as opções possíveis.
Comparação
Para comparar as características de qualidade de tetos foscos e brilhantes, você precisa considerar cada um deles em detalhes.
Lustroso
Um tecto falso brilhante é a solução perfeita para quase todas as divisões. Esse material de acabamento tem uma bela superfície espelhada, que cria o efeito visual de uma área mais espaçosa. É por isso que essa tela pode ser usada com segurança em uma sala pequena com tetos baixos.
Os designers de interiores costumam recorrer a acabamentos brilhantes, incorporando as ideias mais ousadas. Essas telas permitem experimentar a decoração, formando um conjunto original e único.
Tetos brilhantes parecem mais brilhantes e mais saturados, o que é notado por muitos consumidores. Além disso, apresentam-se numa paleta de cores muito rica, pelo que pode escolher a opção perfeita para qualquer interior.
Esses revestimentos não apresentam desvantagens sérias, mas são mais exigentes em termos de manutenção. Suas superfícies acumulam rapidamente poeira e qualquer outra sujeira, que é sempre bem visível no brilho. Se o revestimento for feito de PVC, cuidar dele pode parecer um problema real para muitos proprietários, já que esse material é muito fino e sujeito a danos. Portanto, esse teto deve ser limpo com muito cuidado e cuidado.
É importante notar a longa vida útil dos revestimentos brilhantes. Via de regra, é de pelo menos 10 anos.
Durante este tempo, o material não perderá seu brilho e atratividade, e seu interior permanecerá sempre bonito.
As desvantagens das coberturas de teto brilhantes incluem:
- Reflexão especular de fontes de luz à noite. Isso pode ser causado por faróis de carros ou lâmpadas de rua. Esses reflexos podem irritar os membros da família e impedi-los de dormir profundamente. Por esse motivo, as telas brilhantes não são recomendadas para uso em quartos.
- Quartos muito pequenos não são recomendados para serem complementados com telas de espelho. Nessas condições, o teto parecerá ainda menor, pois durante o processo de instalação irá “roubar” os 10 cm extras.
- Nem todas as lâmpadas são adequadas para telas brilhantes. Lâmpadas especiais devem ser selecionadas para tais materiais, uma vez que opções simples podem ser muito quentes e derreter o acabamento brilhante.
Cada um decide por si mesmo quão sérias são essas deficiências. Vale ressaltar que muitos deles podem ser evitados. Por exemplo, você pode evitar o brilho noturno de faróis e lanternas sem instalar um teto espelhado no quarto. Também é muito fácil evitar o derretimento e o superaquecimento do filme. É necessário instalar lâmpadas LED que não aqueçam durante o seu funcionamento.
Matt
Os tetos foscos em suas características externas não são inferiores às belas opções brilhantes. Eles diferem apenas em sua superfície conservadora e mais contida, na qual o brilho não aparece e os objetos ao redor não são refletidos.
Os revestimentos foscos podem ter diferentes texturas:
- rude;
- suave.
Telas lisas são mais como tetos comuns, acabados com cal ou tinta de uma cor ou outra.
Essas opções são mais frequentemente abordadas por pessoas que preferem soluções de design padrão.
As principais vantagens dos acabamentos foscos são:
- Alta densidade. Os tecidos foscos são mais grossos e duráveis do que os brilhantes. Porém, também é recomendável lavá-los com cuidado, pois mesmo o material mais denso pode ser danificado.
- Apresentação de cores nítidas. Na superfície de um teto fosco, a cor não muda sob a influência da luz natural ou artificial.
- A capacidade de destacar interiores exclusivos.
- Possibilidade de combinação com moldagem em estuque.
Os tetos tensos foscos também têm uma série de desvantagens:
- Eles não toleram bem baixas temperaturas. Nessas condições, podem rachar, pelo que não é recomendável instalá-los em divisões mal aquecidas ou não aquecidas de todo durante a estação fria.
- Durante o processo de fabricação, os revestimentos foscos são sempre soldados. A costura de solda neles é bastante perceptível, o que não afeta sua aparência da melhor maneira.
Se confiarmos nas avaliações dos consumidores, podemos concluir que os tetos tensos foscos apresentam praticidade e facilidade de manutenção.
Muitas pessoas escolhem esses revestimentos por causa de sua aparência discreta e textura agradável, que se adaptam facilmente a quase qualquer estilo de interior.
Tendo considerado todas as características, prós e contras dos acabamentos foscos e brilhantes, você pode resumi-los e compará-los:
- Com base em tudo o que foi dito acima, podemos concluir que as opções de fosco são mais práticas e despretensiosas de cuidar. Tetos brilhantes devem ser lavados regularmente, e isso deve ser feito com muito cuidado.
- O filme fosco dá ao interior um toque de contenção e austeridade. Os revestimentos brilhantes, por outro lado, tornam as instalações mais festivas e luminosas.
- Os acabamentos foscos são ótimos para cozinhas porque não apresentam manchas de gordura. Um teto brilhante não pode ser distinguido por tal propriedade.
- Ambos os tipos de tetos podem ser usados para decorar quartos, salas e até banheiros. No entanto, deve-se ter em mente que a versão em espelho à noite pode interferir no sono adequado devido ao reflexo da luz da rua.
- Se você comparar o custo dos tetos brilhantes e foscos (desde que não haja diferença na qualidade), você notará que a segunda opção é mais barata. Se houver solda nas telas, o custo será ainda menor.
Para salas diferentes
Tectos extensos podem ser usados em todos os quartos. O principal é escolher a cor e a textura certas da tela. Por exemplo, as opções brilhantes da moda são mais frequentemente instaladas em corredores e banheiros. Isto se deve ao fato de que o revestimento do espelho é capaz de expandir visualmente o espaço, sendo isso, via de regra, simplesmente necessário para essas áreas do apartamento.
No entanto, vale a pena abordar com competência a cor do teto falso no corredor ou no banheiro.
Opções muito escuras devem ser evitadas, pois elas não tornarão o espaço maior, mas sim menor e mais escuro.
Nos quartos, você pode usar cores pastéis ou neutras (sem causar excitação desnecessária do sistema nervoso), por exemplo, bege, rosa claro, caramelo, leite ou pêssego.
Tetos tensos brilhantes em cores saturadas podem ser instalados nas salas de estar. Os acabamentos brilhantes e foscos são adequados aqui. Ao escolher a opção certa, conte com o estilo básico do interior.
No quarto das crianças, você pode instalar lindas telas com diversas imagens. Por exemplo, pode ser um céu estrelado, desenhos de flores, borboletas ou animais. As telas brilhantes parecerão mais brilhantes e interessantes, mas você precisa se certificar de que não sejam muito variadas e saturadas.
Projeto
Usando revestimentos de teto brilhantes e foscos e suas belas combinações, você pode criar opções de design interessantes que enfatizarão o estilo do seu interior:
- Se houver uma estrutura de teto multinível na sala, então é melhor usar uma tela brilhante, que irá animar o teto e todo o interior como um todo.
- Para um conjunto clássico, um teto fosco é recomendado.
- Lembre-se de que as opções brilhantes têm cores mais ricas do que as opacas. Eles também são apresentados em cores mais ricas.
- As opções de fosco são capazes de absorver qualquer brilho. Além disso, eles retêm sua cor por muitos anos.
Lindos exemplos no interior
Em uma cozinha branca como a neve, um teto fosco roxo parecerá muito interessante e incomum. Embaixo dele você pode colocar um grande lustre branco com borda preta, bem como uma mesa bege e cadeiras de madeira pretas.
Um teto de dois níveis com uma caixa de gesso branco e um revestimento feito de tela marrom fosca ficará espetacular em uma sala de estar aconchegante. Pendure pequenos lustres de metal com cortinas arredondadas. Colocar um laminado leve no chão e colocar móveis estofados em tons de chocolate. Complete o conjunto com uma mesa de centro escura, chifres decorativos, almofadas listradas e cortinas brancas nas janelas.
Em uma sala de estar bem iluminada com um sofá lilás e móveis de madeira bege, um teto roxo brilhante cercado por uma caixa de gesso com holofotes ficará ótimo. Coloque um lustre pendente branco no acabamento brilhante com tons puros de roxo.
Um teto espelhado em azul escuro ficará bem em uma sala combinada com uma área de trabalho. Coloque um laminado marrom claro no chão de uma sala e faça o acabamento do piso em cores claras. Atrás do sofá bege com detalhes em marrom, organize uma parede de detalhes decorada com estampas onduladas em azul. Complete o interior com um lustre cromado com cortinas estreitas e um tapete creme macio no chão.
Em uma cozinha pequena e alongada com piso cor de marfim, um conjunto angular branco e mesa / cadeiras com estofamento suave e claro, um teto branco como a neve fosco parecerá organicamente. Crie uma parede de realce azul-esverdeado com padrões ao lado da mesa. Complete o interior com um lustre pendente com três pequenas persianas metálicas, tule branco e uma cortina turquesa na janela.
Em uma sala de estar branca com móveis em preto e branco, você pode instalar um teto de gesso cartonado de dois níveis com uma inserção de tela brilhante vermelha. Em frente ao sofá monocromático, coloque uma mesa de centro cor de vinho com tampo de vidro, pendure cortinas escarlates nas janelas e coloque almofadas decorativas vermelhas sobre os móveis estofados.
Para informações sobre como escolher um teto falso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.