Como fazer um teto de gesso cartonado com as próprias mãos?
Em pouco tempo, o drywall passou de um material de pouca utilidade em reparos para um dos mais solicitados. Colunas, arcos, tetos multiníveis, lareiras falsas - a leveza do material da obra permite que a imaginação do mestre se desdobre com força total. Mesmo um iniciante pode fazer uma folha de drywall, observando todas as recomendações e regras.
Peculiaridades
O teto falso é uma estrutura metálica de um ou vários níveis, reforçada nos tetos e nas paredes da sala, revestida com placas de gesso. Um pré-requisito também é a presença de fontes de luz embutidas.
Em primeiro lugar, você precisa decidir o que constitui uma folha de drywall. Se não entrar em detalhes, pode-se explicar da seguinte forma: trata-se de uma folha de gesso seco, forrada por cima com papelão.
Apesar da aparente simplicidade, o material tem muitas vantagens impressionantes:
- Com a ajuda da placa de gesso, saliências e depressões muito significativas no teto podem ser niveladas sem gastar um esforço significativo. Para fazer isso, você precisa tomar uma solução líquida - e a vantagem se torna ainda mais óbvia.
- Dentro da moldura, na qual as placas de drywall são fixadas, você pode ocultar quaisquer fios e trazer todas as comunicações desejadas, deixando-os invisíveis a olho nu. E isso é uma grande vantagem do ponto de vista estético.
- Qualquer iluminação desejada pode ser montada no teto feito deste material, o que permite obter efeitos de iluminação totalmente exclusivos.
- As placas de gesso cartonado tornam possível criar um teto de vários níveis, tornando a imaginação do proprietário em realidade.
- Devido ao espaço livre no quadro, você pode providenciar isolamento adicional contra ruído e calor. Basta colocar uma camada adicional de lã mineral entre o teto e o teto falso.
- O GKL é montado sem a utilização de líquido, seco, o que garante uma quantidade mínima de poeira e sujeira.
Tudo relacionado ao drywall, é perfeitamente possível realizar as atividades com as próprias mãos. Isso significa que você pode fazer um design original com custo mínimo de acordo com suas idéias.
Claro, não se pode dizer que o drywall é um material sem falhas. Claro que sim, mas estão mais relacionados com a instalação do material do que com ele mesmo.
Por exemplo:
- Devido ao facto de ser utilizada uma moldura durante a instalação de um tecto de gesso cartonado, a altura do tecto diminui. E, se os tetos já forem baixos, isso pode ser um problema.
- Se você não tem as habilidades necessárias para trabalhar com este material, pode mexer na estrutura por um bom tempo: a instalação sozinha será difícil, é melhor contar com a ajuda de um parceiro.
- É impossível violar a tecnologia do processo de acabamento, caso contrário, com grande probabilidade, aparecerão fissuras nas costuras e entre elas.
Dispositivo
As placas GKL representam a mais ampla gama de possibilidades para criar um teto.
Os principais componentes de um teto de gesso são os seguintes materiais:
- Folhas GKL. Eles são escolhidos em função da sala em que o forro está instalado, bem como da funcionalidade do lençol. Portanto, é aconselhável instalar placas de gesso resistentes à umidade no banheiro, e as resistentes ao fogo são perfeitas para a cozinha.
- Perfil para a moldura, ou seja, a base sobre a qual são fixadas as placas de drywall. Garante a estabilidade de toda a estrutura. Os perfis são divididos em dois tipos: inicial e inicial.O perfil inicial corre ao longo do perímetro do teto, e placas de gesso são fixadas às estruturas de suporte.
- Cabides de metal aos quais os perfis são fixados. É possível usar cabides convencionais ou cabides com um suporte.
- Cavilhas e parafusos auto-roscantes para drywall.
- Materiais de acabamento: fita de reforço, massa, primer, lixa de grão fino, que é utilizada para nivelar o teto após a massa.
Visualizações
Um teto suspenso pode ser montado em muitas configurações diferentes. No entanto, existem três tipos principais; o resto é a base para opções mais complicadas.
Os tetos podem ser:
- nível único;
- dois ou três níveis simples;
- complexo.
A opção mais orçamentária é, obviamente, um teto de nível único fácil de instalar e barato. De uma forma ou de outra, a sua instalação nivela a superfície do tecto, tornando-o fácil de decorar.
Com base no primeiro nível, são construídos os seguintes - desta forma, são criadas diferenças na altura do teto.
As superfícies multiníveis também podem ser classificadas nas seguintes categorias:
- quadro;
- diagonal;
- zonal;
- tetos complexos de outras formas.
A estrutura do caixilho é representada por uma caixa de gesso cartonado, colocada em forma de caixilho ao longo do perímetro da superfície do tecto. Um lustre pendurado no centro do teto vai se encaixar harmoniosamente na composição.
Em uma estrutura diagonal, cada nível subsequente divide o teto ao longo de uma diagonal desenhada convencionalmente, e não necessariamente em uma linha reta: pode ser uma onda ou um arco. De qualquer forma, isso faz com que metade da sala se destaque. Como a placa de gesso é um material flexível, não será difícil formar uma linha ondulada.
O desenho zonal destaca uma área específica, destacando a área de trabalho ou área de recreação.
Estruturas complexas podem ter diferentes formas: arqueadas, padronizadas, onduladas. A forma também pode ter a forma de uma flor, uma forma geométrica ou uma espiral. Tudo depende da imaginação do proprietário e do estilo em que foi decidido equipar a divisão.
Projeto
O design do teto de gesso cartonado pode ter um número infinito de opções.
Existem várias nuances:
- Se a sala for espaçosa e tiver altura suficiente, é permitido arranjar um teto de vários níveis e decorá-lo, por exemplo, com molduras de estuque, frisos, medalhões, ovais. É bonito se o padrão do parquete duplicar o padrão da superfície do teto.
- Se a sala tiver uma área grande, então ela pode ser zoneada, destacando, por exemplo, uma área de lazer com home theater ou uma área de jantar. Nestes casos, também é bom fornecer iluminação adequada para cada área com a possibilidade de ligar e desligar separadamente - a sala ficará ainda mais impressionante.
- Se a sala for pequena e baixa, é melhor não empilhar estruturas de vários níveis nela - um nível será suficiente. Não há necessidade de cortinas grandes ou lustre com pingentes. Os holofotes montados na superfície do teto terão uma aparência mais harmoniosa.
- A cornija irá adicionar "ar" ao espaço da sala se você torná-la pequena e deixá-la passar pelo perímetro do teto.
- A técnica a seguir ajudará a ampliar visualmente o ambiente: pintar as superfícies do teto e das paredes em uma cor, de preferência em escala leve.
- Depois de consultar um designer de interiores, você pode considerar a instalação de um espelho de teto.
- Você pode "elevar" visualmente o teto de mais uma maneira: combinando no interior de um cômodo um teto falso com uma superfície brilhante e lustrosa e uma estrutura suspensa feita de placa de gesso.
- O estilo do teto não deve ser diferente do resto do interior da sala. Por exemplo, em uma sala feita no estilo provençal, um teto com superfície espelhada ficará estranho.
- O tipo de teto mais original feito de placas de gesso é arqueado. O teto arqueado mais claro é semicilíndrico. A principal condição é montar corretamente a base para o teto.
Existem quatro opções principais de design de teto:
- nível único;
- dois níveis;
- três níveis;
- figurado (isso inclui arcos).
Os tetos de nível único são simples e confiáveis. Para espaços pequenos, esta é a melhor opção.
Você pode decorá-lo das seguintes maneiras:
- pintar em cores diferentes;
- cubra com massa;
- pintar à mão;
- colar com papel de parede.
Se as paredes da sala forem inferiores a 3 metros, é melhor usar cortinas claras. Cores escuras ou brilhantes podem reduzir visualmente um espaço já pequeno.
Apesar de o teto ser denominado plano, não deve ter uma superfície perfeitamente plana. Você pode tornar o nível convexo ou côncavo para um efeito completamente diferente. Deve notar-se que é este tipo de tecto falso que é mais fácil de executar com as próprias mãos.
A opção mais popular é de dois níveis, como para um de três níveis - é bastante difícil de executar.
Um teto de dois níveis oferece uma ampla variedade de opções, com a ajuda deles você pode dar diferentes formas à superfície do teto, e a luz de fundo pode adicionar ainda mais originalidade ao design. Não é difícil construir esse teto, mas, no entanto, alguns esforços são necessários.
Se a altura do teto permitir, você pode fazer algo como um "reflexo": coloque uma saliência no teto acima de uma estrutura de pódio semelhante no chão.
Estruturas feitas de placas de gesso, acompanhadas por uma iluminação cuidadosa, podem parecer extraordinariamente impressionantes. O vôo das idéias de design pode criar composições originais: ondas, uma combinação de superfícies fosca e brilhante, ziguezagues e ovais, papéis de parede 3D pintados à mão ("madeira", "céu", "mar e palmeiras"). Claro, o design não se limita a um jogo de níveis e cores, sem destacar o efeito desejado que você nunca vai conseguir. E aqui são usados LEDs e halogéneos, lustres e cortinas, espelhos e holofotes.
Estruturas de várias camadas têm uma aparência extremamente atraente. O melhor é construí-los em um cômodo com pé-direito alto e muito alto, por exemplo, em uma casa particular, pois "consomem" uma parte significativa da altura do cômodo. É mais difícil de fazer do que, por exemplo, uma estrutura de duas camadas e, como o drywall é um material extremamente conveniente para trabalhar, isso pode levar um pouco mais de tempo e o resultado será um efeito impressionante.
Os elementos escalonados GKL podem ser feitos sob encomenda, escondendo-os, por exemplo, vigas de teto ou um exaustor. As fontes de iluminação integradas nem merecem ser mencionadas - são um pré-requisito para uma estrutura de teto de fantasia de várias camadas.
Um teto suspenso imaginado requer uma habilidade considerável em seu design e instalação, mas os elementos não padronizados (flor, sistema solar, nuvens, céu estrelado) agradarão a todos. O drywall tem propriedades que permitem criar a figura ou figuras desejadas a partir dela: você pode construir uma estrutura a partir de formas abstratas entrelaçadas, fica especialmente bem em salas com uma grande área. Uma solução cara, mas eficaz, são os padrões com células pequenas. Um chique especial para tal teto dará uma "lista de chamada" com pequenas manchas de padrões semelhantes nas paredes.
Uma opção interessante é o chamado teto flutuante. Para criá-lo, você precisa selecionar a forma (silhueta) que ficará localizada sob o teto. É feito separadamente das placas de gesso e está preso a uma estrutura já acabada. Assim, cria-se a aparência de que o elemento do teto está flutuando no ar. Via de regra, este método é combinado com o destaque do elemento "flutuante" ao longo do perímetro, o que dá um efeito adicional à estrutura.
Montagem
Depois que a preparação da superfície do teto estiver concluída, é hora de começar a instalação. É importante respeitar rigorosamente a sequência de ações e tecnologias necessárias para a execução de cada etapa.
O teto GKL pode ser:
- bainha;
- suspensão.
Em uma estrutura com bainha, as folhas de drywall são fixadas à superfície do teto usando uma viga de madeira ou um perfil curvado, que é chamado de lima. Esta é uma ótima opção para quartos com pé-direito baixo. Também é adequado para instalação em uma casa com piso de madeira. A desvantagem deste tipo é a incapacidade de bainhar as folhas de drywall de modo a obter uma superfície perfeitamente plana.
No caso de tectos falsos, as placas de gesso são montadas sobre uma estrutura de perfis fixos a suspensões. Este projeto é ideal para esconder ventilação, fios, iluminação.
O corte de placas de drywall é mais conveniente se elas estiverem localizadas verticalmente e encostadas na parede.
A instalação do tecto falso começa com a instalação da moldura.
Os segredos desta etapa são descritos nas instruções passo a passo:
- Após a marcação no teto, o perfil guia (já furado) é fixado às paredes. Sua borda é fixada na linha de marcação. Os elementos do wireframe estarão localizados abaixo desta marca. Este é um passo importante se você decidir fazer o teto sozinho.
- Depois de colados os perfis de guia com uma fita de vedação, eles são fixados nas buchas. As buchas devem ser previamente aparafusadas.
- Fixação dos ganchos a cada 0,5 m. O passo inicial da parede é de 0,25 m. Prenda os ganchos às âncoras. É importante levar em consideração que a perfuração forma poeira, portanto, todo o trabalho deste plano é melhor realizado com óculos de proteção e um respirador. Quando os pesos são fixados, suas bordas precisam ser dobradas.
- O próximo passo é instalar o perfil do teto. Após a instalação, deve ser fixado ao trilho. Parafusos auto-roscantes sem broca ajudam nisso.
- Depois disso, você precisa fazer jumpers - eles fortalecem a estrutura. É imperativo verificar a posição dos perfis usando o nível. Os jumpers são fixados com "caranguejos".
- Se for necessário isolamento, lã mineral é colocada nos jumpers. Tem a propriedade de isolar termicamente e absorver ruídos. Trabalhar com lã mineral também requer necessariamente o uso de respirador, além de luvas.
- A instalação da caixa está concluída, a próxima coisa a fazer é a fiação do cabo elétrico. Os fios devem estar em uma manga corrugada - em nenhum caso as peças de comunicação devem ser pressionadas ou penduradas na estrutura.
- Depois disso, você pode começar a revestir a estrutura com placas de gesso. Todas as folhas devem ser preparadas com antecedência: na posição deitada devem ser armazenadas por algum tempo na própria sala onde serão montadas. Além disso, devem ser feitos orifícios neles para os acessórios.
- O revestimento da placa de gesso começa a partir do canto, a fixação ocorre nos parafusos autorroscantes a cada 15 cm.
- As folhas não são instaladas de ponta a ponta: é imperativo deixar 4-5 mm entre elas.
Terminada a instalação do tecto, pode-se proceder ao acabamento, mas só depois de terminadas as costuras. Isso é muito importante, porque se as costuras não forem devidamente vedadas, haverá rachaduras em todo o teto. Você pode fazer isso com uma malha ou massa serpyanka.
Se o método de preenchimento das costuras for escolhido, a sequência de ações será a seguinte:
- impregnação de juntas com primer com acrilatos;
- quando seco, diluir a mistura de massa, por exemplo, gesso;
- preencher as costuras com uma mistura e nivelar com uma espátula (uma larga é adequada);
- adicionalmente faça o mesmo nas folgas entre as folhas e as tampas dos parafusos;
- quando seco, cole a serpyanka e a massa;
- aplicar massa de acabamento com espessura máxima de 1,5 cm;
- esfregue a aspereza com moagem de grão fino;
- remova a poeira com uma esponja seca ou aspirador de pó;
- aplique um primer com acrílico.
Depois disso, os reparos de superfície não serão necessários por muito tempo e o trabalho de acabamento pode começar.
Projeto. As propriedades do drywall permitem criar estruturas de qualquer complexidade. Porém, quanto mais complexo o projeto futuro, mais preciso o cálculo e o plano devem ser.Como em qualquer trabalho, é necessário um projeto para instalar um teto falso. Isso inclui uma representação gráfica, talvez uma estimativa de custo ou lista de materiais necessários e uma seqüência de ações. Além da lista de materiais, você também precisa calcular a quantidade necessária.
O projeto de um teto feito de placas de gesso deve idealmente incluir:
- Sketch (desenho), que contém uma imagem da estrutura futura. O esboço deve ser em grande escala e colorido.
- O desenho é um reflexo de todos os elementos da estrutura de suporte. Se houver dois ou mais níveis de forro, o desenho pode conter mais de uma folha.
- Cálculo de materiais. Quanto mais cuidado for elaborado, menos provável será que a conformidade com a tecnologia de instalação seja violada.
Se você pretende fazer a instalação sozinho, é melhor consultar um profissional, levando o projeto com você. Assim, será mais fácil para eles encontrar o erro e apontá-lo, o que ajudará a evitar perdas na qualidade do projeto futuro.
Ao criar um esboço, você precisa levar em consideração as seguintes posições constantes:
- área da sala;
- altura e formato do teto;
- cores do piso e do papel de parede, padrões neles;
- o estilo em que o quarto é decorado;
- design e dimensões dos móveis da sala.
Feito o esboço, é aconselhável transferi-lo para papel vegetal. Posteriormente, papel vegetal será sobreposto ao desenho do esqueleto para esclarecer o desenho final.
Em seguida, estão os desenhos. Para a moldura de cada camada é feito o seu próprio desenho, também é conveniente fazer folhas separadas para marcação de luminárias e para fiação elétrica.
Se você colocar todos os itens acima em uma folha, o desenho conterá muitas informações e parecerá sobrecarregado.
No caso de planejamento de um teto com um nível, a célula de torneamento é 0,5x0,6 m. Se várias camadas forem planejadas ou algo maciço for colocado no teto, por exemplo, um lustre ou um espelho, o tamanho da célula é reduzido para 0,5x0,4 m, a distância entre as suspensões - de 1 m diminuirá para 0,5-0,6 m.
O desenho do torneamento da primeira camada deve conter todas as informações sobre os pontos de fixação e a passagem dos perfis, a aba para as lâmpadas, os pontos de instalação das suspensões. O mesmo deve estar contido nos desenhos de todas as camadas subsequentes.
Depois de terminar de desenhar os desenhos e ajustar o esboço sobrepondo-os uns sobre os outros, você precisa prosseguir com os cálculos. Eles devem levar em conta tudo: desde o número de folhas de drywall até as latas com massa. Além disso, se a instalação for planejada para ser feita manualmente, uma lista separada deve ser elaborada, que deve refletir a disponibilidade das ferramentas necessárias.
Após a conclusão dos cálculos, é necessário transferir a parte gráfica do projeto para a superfície do teto. Quanto mais precisamente isso for feito, mais correto, mais liso e mais durável será o futuro teto falso. Depois de marcar o teto, você pode ter uma ideia aproximada de como o futuro objeto será. Se não era isso que você queria, é necessário fazer ajustes.
Preparação
Antes de iniciar o trabalho, você precisa fazer uma série de medidas preparatórias na superfície do teto, a saber:
- Limpe o acabamento antigo. Isso pode ser feito usando, por exemplo, uma espátula.
- Remova com anti-sépticos especiais manchas de mofo, graxa, ferrugem, bolor.
- Aplique massa nas áreas rachadas. Para este efeito, é melhor tomar uma massa à base de cimento.
- Aplique o revestimento com um composto que contenha um anti-séptico (será correto usar "Cor" ou "Verniz"). Esta condição é imprescindível, caso contrário o aparecimento de manchas no teto é inevitável. É também uma das atividades para ajudar a nivelar a superfície.
Depois de realizar todas essas ações, a superfície está pronta. Depois de esperar que o primer seque, você precisa desenergizar a sala na qual o teto está planejado para ser instalado, e a instalação pode começar.
Instrumentos. A preparação de ferramentas e acessórios é uma etapa preparatória importante do trabalho.Infelizmente, nem sempre é prestada a devida atenção a isso, pelo que o trabalho tem de ser constantemente interrompido, uma vez que não existem acessórios ou fitas métricas suficientes à mão. Portanto, é melhor preparar com antecedência tudo o que você pode precisar, e não se distrair no processo.
Para instalar um teto suspenso, você precisa do seguinte:
- guia e perfil de teto;
- Suspensões em forma de U;
- conectores de perfil ou "caranguejos";
- cavilhas e parafusos, e o melhor de tudo - âncoras;
- folhas de drywall;
- parafusos auto-roscantes (tanto para metal como para placa de gesso);
- fita de vedação;
- material de acabamento;
- material de isolamento hidro e térmico.
Existem várias regras que devem ser seguidas na realização de trabalhos de reparação ou acabamento:
- Você não deve tentar economizar em materiais, por exemplo, em um perfil de metal. Quanto mais barato for, mais fino ele será, respectivamente, ele dobrará e segurará mal a estrutura. Feita a escolha certa, a master garante a confiabilidade e durabilidade da estrutura.
- É bom se o mestre tiver níveis de dois tamanhos: um de até 1 m de altura, o segundo de 2-2,5 m. Se houver um nível de laser e as habilidades para usá-lo, não serão necessários dois níveis.
- A espessura das placas de drywall não deve exceder 9 mm, caso contrário, uma estrutura diferente (mais rígida) e uma sequência diferente de etapas de instalação são necessárias.
- É importante levar em consideração a finalidade da sala em que o teto é montado e selecionar o material levando-o em consideração. Por exemplo, para instalação em um banheiro, as placas de drywall devem ser resistentes à umidade, ou seja, placas de gesso comuns não funcionam.
Iluminação
A escolha da iluminação para um tecto falso é um ponto muito importante, porque as lâmpadas podem tornar uma composição o destaque de um interior ou matá-la completamente com a sua combinação insípida.
Eles geralmente usam holofotes embutidos., então a iluminação pode ser feita em várias posições. Na maioria das vezes, eles usam lâmpadas halógenas, e o corpo é de metal, vidro, latão ou termoplástico. Além disso, as luminárias podem ser pintadas em uma variedade de tons sofisticados, como latão polido e fosco, bronze, cromado fosco ou preto, para torná-las ainda mais atraentes.
Para iluminação no fundo de superfícies de teto multinível, lâmpadas fluorescentes, às vezes neon e lâmpadas duralight, são usadas.
A propósito, fontes de iluminação com lâmpadas halógenas são preferíveis, pois quando são instaladas a altura do teto não diminui tanto quanto na instalação de lâmpadas com lâmpadas padrão - o que é conveniente quando o teto da sala já é baixo.
As lâmpadas halógenas são classificadas como fontes de luz em tons quentes próximas ao espectro branco, de modo que não distorcem as sombras na sala. É melhor não tocar na superfície de vidro da lâmpada com as mãos - existe uma grande probabilidade de que permaneçam manchas de gordura. Isso, por sua vez, levará ao fato de que o vidro do bulbo derrete no ponto de contato. É melhor usar uma luva de pano limpo ou apenas um pano limpo para fazer isso.
Ao instalar as lâmpadas, não se deve esquecer os regulamentos e regras de incêndio, por exemplo, garantindo uma distância suficiente entre o teto e o teto. Ao usar um dimmer como interruptor (para controlar suavemente o brilho da iluminação), não é necessário instalar proteção nas lâmpadas.
A selecção dos focos é efectuada de acordo com a finalidade da divisão e a presença do número de janelas na mesma. Lâmpadas LED ou economizadoras de energia são as mais adequadas para isso. Graças aos projectores, a divisão pode ser dividida em zonas, por exemplo, num apartamento estúdio.
Os transformadores geralmente estão localizados atrás de placas de gesso em um teto suspenso e podem ser acessados através de orifícios de lâmpada. É melhor se houver vários transformadores em uma sala - um para um grupo de lâmpadas. Assim, em caso de falha de um, o resto continuará funcionando.A probabilidade de todos os transformadores queimarem de uma vez é extremamente pequena. Além disso, um transformador grande e pesado pode atuar muito duramente em placas de drywall.
Os transformadores são divididos nos seguintes tipos:
- indução;
- eletrônico.
A indução é mais pesada, porém mais confiável e mais barata. Os eletrônicos são mais leves, mas mais caros e quebram com mais frequência.
A questão "quantas lâmpadas são necessárias para iluminar uma sala" é individual para cada proprietário. Este problema é facilmente resolvido ao esboçar um esboço do futuro teto e marcações. A iluminação de uma sala de estar em um apartamento comum na cidade exigirá uma média de 12 lâmpadas de 50 W. E é melhor se o interruptor for de duas ou três teclas, tornando possível ajustar a intensidade da iluminação ou iluminar a área da sala onde ela é necessária.
Também uma solução interessante seria instalar um dimmer que ajusta o brilho geral da iluminação da sala. É funcional e também bonito. Além disso, o dimmer reduzirá o consumo de energia em mais da metade e estenderá a vida útil das lâmpadas halógenas. Isso ocorre porque a lâmpada funciona mais em condições de temperatura mais amenas, pois aquece suavemente e diminui gradualmente o brilho.
É claro que a instalação de holofotes junto com lâmpadas halógenas será mais cara, mas criará uma economia significativa de energia mais tarde.
Para montar um teto suspenso com fontes de luz, você precisa marcar as lâminas de drywall para os furos para elas e, em seguida, começar a furar com uma furadeira elétrica com uma coroa de fixação. Você só precisa fazer os furos após a compra das lâmpadas, pois não existe um tamanho padrão para os furos. A massa só é possível após todos os furos terem sido perfurados.
A iluminação LED é dividida nos seguintes tipos:
- abobadado;
- linear;
- LEDs de luz direcional;
- Painéis de LED.
As lâmpadas fluorescentes brancas são usadas em sua maior parte para iluminar a superfície do teto multinível no fundo. Essas lâmpadas são colocadas lado a lado para não interromper a superfície da luz no teto. Levando isso em consideração, você pode calcular quantas lâmpadas são necessárias. Como resultado, a iluminação deve ser suave, difusa e confortável para os olhos.
Se o perímetro da superfície do teto for muito grande e você precisar de muitas lâmpadas, pode usar opções alternativas. Por exemplo, duralight, que é um tubo de cabo de luz de plástico dobrável. Lâmpadas incandescentes em miniatura montadas em uma guirlanda são colocadas nele. Para um apartamento, você pode usar a modificação de fixação - ela brilha continuamente.
O Duralight é barato, fácil de instalar, durável, possui uma grande variedade de cores, não requer uma grande "viseira" no teto para instalação e consome pouca energia elétrica. A desvantagem é a pouca iluminação, mas é fácil de consertar embrulhando-o duas ou três vezes em vez de uma vez.
Falando sobre um fio eletroluminescente (neon frio), deve-se notar que é essencialmente um cabo de PVC flexível, no qual um fio condutor de corrente é selado. Este cabo é fácil de cortar e soldar - esta é a diferença com duralight. É durável, pode ser disposto em diferentes configurações, sua luz é deslumbrantemente bonita à noite, é invisível durante o dia. O escopo de sua aplicação é muito amplo.
A fiação elétrica deve ser instalada em conformidade com uma série de condições necessárias:
- Isso deve ser feito antes do início do trabalho de acabamento, antes de instalar as placas de drywall na caixa.
- Como qualquer outro trabalho de instalação elétrica, você deve começar com o desenvolvimento de um plano, que irá prever que tipo de fiação será instalada, um diagrama é desenhado com o número necessário de interruptores, bem como caixas de junção, cartuchos e outros dispositivos.Também no diagrama, os locais de instalação devem ser determinados de forma que seja conveniente utilizá-los.
- A conexão de fios em locais onde eles estão quebrados deve ser conectada apenas por meio de um bloco adaptador - torção é inaceitável, especialmente para fios cujo material é cobre ou alumínio.
- Os fios devem ser marcados.
- Os fios não devem entrar em contato com metal. Eles podem ser colocados perto de dutos, por exemplo, com gás, apenas em um intervalo de pelo menos 40 cm.
- A colocação de fios em feixes é inadmissível. Além disso, é proibido colocar fios se as folgas forem menores que 3 mm entre cada um.
- Conectar e ramificar fios em salas só é possível com a ajuda de caixas de junção e ramificação.
Nas tendências de decoração moderna, o uso de lustres com pingentes para iluminar uma sala não está implícito. No entanto, existem bons exemplos de uma solução de estilo clássico, quando um lustre é muito apropriado. Mas, tendo decidido pendurá-la, é preciso cuidar do reforço da estrutura do teto no local onde isso vai acontecer, já que as placas de gesso não são projetadas para suportar tanto peso.
Sutilezas de operação e manutenção
Não é difícil cuidar do teto de gesso cartonado. Para que não perca seu atrativo por muito tempo, é necessário enxugá-lo periodicamente com um pano limpo, seco e que não solte fiapos. Se houver muito pó, pode-se aspirar o teto, certificando-se de que a escova está limpa. Em caso de dúvida, é aconselhável lavar o pincel com sabão e secar bem. Se isso for negligenciado, as linhas escuras da escova podem permanecer no teto.
As fontes de luz (sejam lustres ou lâmpadas) também precisam de cuidados. Devem ser enxugados com pano limpo e seco, lembrando-se de que estão energizados. Se uma camada amarelada se formou ao redor das lâmpadas, ela pode ser removida com uma caneta de feltro especial.
Poeira e manchas de sujeira são removidas com um pano levemente úmido ou pano de viscose. Se a sujeira for pesada, você pode tentar detergente para louças, ou se houver manchas grandes, é melhor refrescar a pintura da superfície do teto.
Adendo
Para evitar erros comuns aos iniciantes, é importante considerar algumas das características do drywall:
- Para que o gesso libere umidade desnecessária, ele deve deitar. É por isso que deve decorrer algum tempo entre a entrega das placas de gesso na sala onde será efectuada a instalação e a própria instalação. Caso contrário, as folhas podem deformar.
- O trabalho com drywall deve ser realizado em uma sala cuja temperatura seja constante e não inferior a +10 C. Além disso, nessas condições de temperatura, a placa de gesso deve ser de pelo menos 4 dias - dois dias antes da instalação e dois dias depois, apenas após 2 dias pode ser reparado costuras.
- A regra principal é que antes de cortar, furar ou aparafusar algo, você precisa verificar e calcular tudo. Não é à toa que uma etapa tão importante como o design está presente na instalação de um teto falso. Só depois de concluir todos os cálculos, combinando o croqui e os desenhos, marcando o próprio teto, é necessário proceder à ação.
Lindos exemplos no interior
Um teto de gesso cartonado geométrico de dois níveis com focos e painéis de LED.
Teto em forma de flor original. A luz de fundo percorre todo o perímetro.
Um teto de dois níveis, em cuja iluminação se combinam um lustre e lâmpadas.
Teto geométrico com focos.
Para assistir a um vídeo com instruções sobre como montar um teto de gesso cartonado, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.