Tetos em gesso cartonado multinível com iluminação no interior
Você pode criar um design único e aconchegante de qualquer cômodo de um apartamento usando o teto. Afinal, é esse detalhe que chama a atenção em primeiro lugar ao entrar na sala. Uma das ideias originais em design de interiores são os tetos de gesso cartonado com iluminação.
Peculiaridades
O drywall, pela sua leveza e facilidade de processamento, permite criar estruturas volumétricas complexas, que, após a montagem, só podem ser processadas com massa e pintadas em qualquer cor. O resultado é um impressionante detalhe de interior com uma superfície plana que não é inferior em beleza aos materiais de construção caros.
Um teto de gesso cartonado de vários níveis é geralmente preso a perfis de metal que são fáceis de cortar, dão a eles qualquer formato curvo e são fixados em pisos de concreto com parafusos e buchas.
Para salas pequenas de até 16 m². m é o suficiente para fazer 2 níveis, e em salas de estar espaçosas e corredores são usados 2-3 níveis ou mais.
É muito razoável fazer um teto retroiluminado de vários níveis em uma sala ou corredor., que irá agregar elegância e conforto ao interior. Devido ao fato de que as placas de gesso são fáceis de cortar, pequenas lâmpadas com luz forte ou fraca podem ser instaladas diretamente nelas. Eles serão uma boa adição ao lustre principal ou à luz natural da janela.
Os tetos retroiluminados de gesso cartonado têm uma série de vantagens notáveis:
- Com a ajuda deles, você pode dividir a sala em zonas, cada uma das quais desempenhará uma função específica.
- As lâmpadas embutidas são uma iluminação adicional; quando o lustre está desligado, podem criar um crepúsculo aconchegante.
- A placa de gesso alinha bem qualquer superfície das lajes de teto.
- Em um nicho sob as placas de gesso, você pode ocultar a fiação e outras comunicações.
- Com a ajuda de formas volumétricas e diferentes tipos de iluminação, você pode implementar qualquer ideia de design.
Para a instalação da iluminação embutida em tetos multinível, vale a pena levar lâmpadas econômicas e econômicas, que, com altas taxas de iluminação, consomem pouca eletricidade e praticamente não aquecem.
Construções
A opção mais comum, que incorpora tetos de gesso cartonado com iluminação em um quarto ou corredor, é uma moldura de 15 a 20 cm de largura ao redor do perímetro da sala em combinação com uma parte central elevada de 5 a 10 cm. Na maioria das vezes, o branco é escolhido para esse design, mas você pode experimentar outros tons. A moldura é bastante fácil de fazer: a camada superior é colocada com folhas em toda a área do teto, as calhas da camada inferior são fixadas a ela e às paredes.
O trabalho aqui é simplificado pelo fato de que todos os cantos são retos e não há necessidade de dobrar perfis de metal.
Essa estrutura de duas camadas pode ser facilmente montada em um dia. Apesar da simplicidade do esquema, o teto resultante parece impressionante, especialmente se você adicionar iluminação original a ele. Os focos embutidos podem ser posicionados uniformemente na moldura inferior ao redor do perímetro da sala ou fazer iluminação indireta em nichos. Para o último método, é necessário alterar um pouco o design - não feche completamente as paredes laterais internas da caixa-quadro, mas deixe fendas pelas quais a luz das lâmpadas escondidas no nicho irá fluir.
A iluminação da sala oculta tem características próprias.Uma vez que as lâmpadas em si não são visíveis, a luz forte delas não atinge os olhos e a imagem geral de baixo é capaz de impressionar os hóspedes. Vários designs do perfil do nicho do teto em que as luminárias serão localizadas afetam o nível de luz. Dependendo da altura da abertura aberta e da localização das lâmpadas, a largura da faixa de luz também muda. Pode ser moderado (150 - 300 mm), brilhante (100 - 200 mm), muito brilhante (50 - 100 mm) ou difuso (300 - 500 mm).
Uma boa solução seria não só montar uma moldura de teto falso com iluminação oculta, mas também fazer o ajuste manual. Para isso, basta incluir um pequeno circuito na fiação interna que altera a resistência. Em seguida, será possível alterar a iluminação da sua sala com um controle remoto simples de parede - desde a luz do dia até o crepúsculo íntimo.
O teto da sala pode ser dividido em 2 - 3 camadas, cada um dos quais designará sua própria área funcional na sala. As transições entre eles podem ser retas, mas as bordas em forma de ondas ou outras curvas complexas parecem mais impressionantes. As placas de gesso cartonado são muito flexíveis no corte, não será difícil criar qualquer linha curva a partir delas. É mais difícil dar a forma desejada aos perfis nos quais as placas de gesso são fixadas, mas essa tarefa também pode ser resolvida. Primeiro, as guias em forma de U são cortadas ao longo das bordas laterais a uma distância de 3 - 5 cm e depois dobradas na linha curva desejada.
Você pode instalar suas próprias lâmpadas em cada um dos níveis do teto. Se for necessário criar uma área mais iluminada, então lâmpadas mais potentes são escolhidas ou elas são colocadas com mais frequência. Em áreas escuras, 2 - 3 pontos de iluminação serão suficientes.
Um teto de três níveis pode ser facilmente iluminado com 10-15 lâmpadas LED com uma base E27 com uma potência de até 12 W, e você nem precisa usar um grande lustre central.
Projeto
Um teto falso de 2 a 3 níveis com iluminação pode ser decorado com designs diferentes. Uma moldura de teto minimalista com um degrau pode ficar ótima, mesmo em uma sala pequena. O nível adjacente à janela deve ser elevado em 5 - 10 cm, e o nível localizado próximo à entrada deve ser fornecido com 3 - 4 lâmpadas embutidas. Se a transição for reta, as lâmpadas também seguirão uma linha e, se a etapa for interrompida com uma linha curva, as lâmpadas também deverão seguir uma curva.
Não é necessário usar transições entre níveis em toda a largura da sala. É possível fazer um canto escalonado elegante com iluminação adicional, por exemplo, acima da escrivaninha no escritório ou no quarto das crianças. Em seguida, cada camada pode ser pintada em cores diferentes e equipada com duas ou três pequenas lâmpadas. Este canto se tornará imediatamente aconchegante e conveniente para o trabalho.
Uma sala de estar ou um grande hall podem ser equipados com um teto com um design chique, enfatizando o status e o bom gosto dos moradores. Para fazer isso, você pode criar uma zona central com formas geométricas complexas, cada uma das quais está equipada com suas próprias lâmpadas, que também são acesas separadamente.
A estrutura da moldura e o encaminhamento dos cabos tornam-se mais complicados, mas o resultado é a oportunidade de obter um projeto verdadeiramente impressionante.
Muitos inquilinos preferem mobiliar seu apartamento em um estilo moderno com linhas retas, a ausência de detalhes decorativos desnecessários e uma abundância de meios técnicos modernos. Juntamente com móveis, eletrodomésticos e paredes neste conceito, é possível equipar tetos falsos em gesso cartonado. Os ângulos retos e as linhas são facilmente feitos com perfis de teto.
Adicione luz branca uniforme de lâmpadas embutidas ou faixas de LED, os níveis de iluminação e cores são controlados por vários interruptores ou até mesmo por um controle remoto. Diferentes camadas de tetos são decoradas com superfícies brilhantes, gesso decorativo ou impressão de fotos.
Os tetos falsos de 2 a 3 níveis em um design clássico têm suas próprias características.Pode ser utilizado um grande número de elementos decorativos, ornamentos e molduras de estuque, prevalecendo as cores tradicionais. Mas com a iluminação, você precisa ter cuidado - em vez de lâmpadas embutidas, use lindos lustres suspensos.
Para adicionar luz ao ambiente, tons claros ou superfícies reflexivas brilhantes podem ser usados para tetos falsos. Não é recomendado pendurar espelhos pesados em estruturas de gesso, eles podem não suportar esse peso. Mas muitos outros materiais leves com brilho intenso podem ser usados em seu lugar.
Uma solução original e de sucesso é a combinação de gesso cartonado e tectos tensos com uma superfície brilhante. Outra maneira é pintar placas de drywall com tinta acrílica brilhante.
Em geral, há muitos tipos de acabamentos para tetos de gesso cartonado de vários níveis, cada um afetando a iluminação de sua própria maneira. O gesso decorativo "Bark beetle" pode ser usado sob os focos de luz embutidos. Com lâmpadas suspensas, é permitido colar papel de parede com padrões e, para um estilo ecológico, tornar as superfícies "semelhantes à madeira".
Como escolher quartos diferentes?
A escolha do número de camadas de um teto de vários níveis depende da área e da altura da sala. Cada nível tem 10 - 15 cm, então você não deve fazer estruturas complexas em quartos baixos, pequenos apartamentos como "Khrushchev". O fato é que os tetos de várias camadas tiram o espaço útil e reduzem visualmente os já pequenos volumes.
Para salas pequenas, cozinhas, corredores, basta fazer 2 camadas com o mesmo tipo de lâmpadas LED com base E27 ou E14.
A situação é diferente em grandes salas, cuja área é superior a 20 metros quadrados. m. Muitas pessoas desejam torná-los um design exclusivo usando tetos de várias camadas com iluminação. Para salas espaçosas, você pode montar uma moldura de gesso em 2 a 3 camadas, fornecer iluminação lateral oculta ou lâmpadas fluorescentes de halogênio embutidas, LED.
Existem muitas opções de design - do clássico ou minimalismo ao estilo ultramoderno. O principal é não exagerar nas camadas, uma vez que pilhas muito grandes e complexas de fragmentos volumétricos parecerão sem gosto mesmo em uma sala grande.
Também vale a pena prestar atenção à escolha das próprias lâmpadas para tetos de gesso cartonado de vários níveis. De acordo com o seu desenho e métodos de fixação, são de três tipos: pontiaguda, suspensa e tiras de LED.
Os holofotes são mais populares devido à sua compactação, versatilidade e facilidade de instalação. É conveniente inseri-los em tetos de gesso cartonado com um nicho, o corpo e toda a instalação elétrica permanecem no interior. Você pode dividir todas as lâmpadas da sala em grupos, cada um dos quais iluminará uma zona separada e acenderá com um interruptor separado.
A face do holofote tem uma forma redonda, o corpo é feito de metal prateado ou plástico. As vantagens dessas lâmpadas LED são longa vida útil e baixo consumo de energia - elas praticamente não geram calor. E o seu consumo de energia é 8 vezes inferior ao das lâmpadas incandescentes e 3 vezes inferior ao das lâmpadas economizadoras com o mesmo nível de iluminação. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 75 W pode ser substituída por um LED de 12 W e a sala não ficará mais escura.
Outra vantagem das lâmpadas LED é a escolha da temperatura da luz, tom branco, adequada para uma situação específica. Existe um branco natural, ideal para trabalhos de escritório e afazeres domésticos, quente - para um ambiente descontraído no quarto, amarelo pesado, que é adequado para a cozinha, entre outros tipos.
As luminárias suspensas possuem uma carcaça pelo interior, o seu baixo peso permite a sua utilização em tectos de gesso cartonado. Eles são anexados com o dispositivo fornecido aos perfis incorporados. Os suportes estão localizados dentro da moldura.As luminárias pendentes são muito semelhantes aos lustres tradicionais e podem ser instaladas em um corredor, quarto ou quarto de criança, mas não devem ser penduradas na cozinha ou no corredor.
É melhor colocar as tiras de LED em um fluxo de gesso cartonado de dois níveis com uma moldura no quarto. Esses dispositivos são como um cabo normal de espessura variável, que é iluminado uniformemente ao longo de todo o seu comprimento. A fita dobra facilmente e assume a forma desejada.
Existem lâmpadas à venda que ajustam o brilho e até a cor, podendo alterá-las sem problemas. Todo o equipamento e fiação para eles podem ser escondidos na caixa de teto.
As lâmpadas halógenas se aproximam dos LEDs em termos de reprodução de cores e brilho, embora não sejam tão econômicas. Mas essas opções de iluminação também são adequadas como iluminação embutida para tetos de várias camadas.
As lâmpadas IRC são especialmente boas, que consomem menos energia e não esquentam tanto. Eles podem ser usados, por exemplo, para iluminação indireta de tetos de gesso cartonado no quarto.
Finalmente, como uma opção econômica para iluminar tetos complexos, você pode usar lâmpadas fluorescentes, que são mais baratas do que halogênio e LED, mas têm menos vida útil e economia. Um brilho branco frio pode funcionar bem em um corredor.
Lindos exemplos no interior
Vale a pena considerar vários exemplos de sucesso de iluminação de tetos de gesso cartonado de vários níveis com fotografias.
- Fantástico design de iluminação oculta em diferentes cores combinadas com múltiplos focos.
- O design mais simples e o mínimo de acessórios proporcionam um efeito impressionante no ambiente. Esta solução é perfeita para um quarto.
- Tecto com lustre central e iluminação embutida adicional. Você pode alterar vários níveis de luz na sala.
- A faixa de LED no quadro oferece uma atmosfera única. A intensidade da luz pode ser alterada.
Para obter informações sobre como instalar um teto de gesso cartonado de três níveis com iluminação, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.