Como fazer uma caixa de gesso cartonado no teto?
Os tetos de outras salas estão saturados com todos os tipos de comunicações: sistemas de ventilação, exaustores, canos de água, fiação elétrica, cabos de comunicação. Todos esses elementos parecem pouco atraentes, há uma necessidade do seu disfarce. A maneira mais fácil de disfarçá-los é fazer uma caixa de gesso cartonado no teto. Por meio de gesso cartonado (GKL), estruturas de quase todos os tamanhos e configurações podem ser construídas. Tal construção cumprirá uma função prática, além de decorar o interior.
Peculiaridades
A caixa de gesso cartonado no tecto é um elemento marcante da divisão, pois esconde todo o tipo de áreas problemáticas, incluindo cablagem eléctrica e comunicações. Uma vantagem colossal é a capacidade de montar dispositivos de iluminação adicionais na caixa, o que é especialmente importante para muitas salas. Praticamente qualquer número de lâmpadas e interruptores pode ser colocado em tal estrutura, a fim de ser capaz de destacar uma área específica da sala.
Visualizações
É possível montar a estrutura de uma caixa de gesso cartonado de um ou dois níveis em qualquer divisão. Podem ser paredes e divisórias decorativas, tetos não padronizados, estruturas curvilíneas e vários detalhes decorativos. Vamos considerar cada um separadamente com mais detalhes.
Construção de teto
Esta categoria de estruturas é a mais popular e popular. Com base neles, é realizada a formação de tetos falsos de um e dois níveis. Ao criar uma caixa simples, você esconderá com segurança a aspereza e as pequenas imperfeições do teto., cobrem comunicações individuais. As construções de caixa de dois níveis com iluminação traseira permitem desfrutar de uma iluminação suave e até mesmo decorativa que emana dos refletores embutidos na placa de gesso. Só um bom especialista é capaz de executar corretamente um trabalho tão difícil e demorado, embora, depois de tentar, você mesmo possa criar essa estrutura.
Na parede
A técnica de confecção de uma caixa de gesso cartonado na parede é mais simples do que a construção do forro, mas proporciona as competências básicas de trabalho com placas de gesso, máxima precisão nos cálculos e escrupulosidade durante o trabalho. Uma caixa de gesso cartonado na parede, além de nivelar e isolar termicamente a superfície, resolve outros problemas: cria estantes e nichos atípicos, componentes decorativos da decoração de interiores (por exemplo, uma caixa de gesso para um televisor receptor).
Canto
Um exemplo vívido de um design de canto é uma caixa de lareira decorativa. A criação de tal estrutura é realizada usando uma tecnologia especial após um desenvolvimento detalhado. Isso leva em consideração o cálculo de parâmetros, a quantidade de matéria-prima e uma série de questões tradicionais de arquitetura e construção.
Ao banheiro
Canalização ou caixa sanitária - uma estrutura em gesso cartonado com a forma de um compartimento especializado para a instalação de esgotos, canos de água e sistemas de ventilação. Freqüentemente, é instalado em banheiros para criar a aparência de encanamento embutido, quando o vaso sanitário ou a pia são colocados fragmentariamente na parede. Por meio dessas caixas no banheiro, mascaram instrumentos de medição e torneiras, decoram o interior com novos mezaninos e prateleiras.Vale lembrar que para criar tais estruturas em um banheiro ou vaso sanitário, é necessário utilizar um material resistente à alta umidade.
Sob o capô
O projeto do exaustor é uma construção despretensiosa de exata configuração retangular, que permite ocultar com segurança o duto ou grade de ventilação. O projeto inclui uma moldura feita de perfis metálicos e placa de gesso.
A caixa do capô montada pode ter:
- Configuração em forma de L e adjacente ao canto da parede;
- Em forma de U e fixada no teto;
- ser totalmente forrado com placa de gesso e preso em dispositivos de suspensão especializados.
Para radiador de aquecimento
O design da bateria tem uma estrutura simples que até um iniciante pode montar. Este produto é uma caixinha convencional baseada em um perfil de metal coberto com zinco e peças pré-cortadas em drywall. A caixa do radiador é montada ao longo do perímetro do radiador de aquecimento, a fixação é efectuada ao chão e à parte inferior do peitoril da janela ou à superfície da parede, por trás da bateria. Na estrutura montada, são feitas fendas especiais para a saída do fluxo de ar aquecido. O acabamento decorativo da caixa adapta-se perfeitamente à estrutura na atmosfera geral da sala.
Como calcular o consumo de material?
No cálculo dos materiais necessários à obra, é necessário levar em consideração o tipo e tipo de drywall utilizado, sua metragem, a finalidade da sala. As folhas são geralmente produzidas em comprimentos padrão. O material pode variar em espessura, largura, peso. A espessura ideal para um teto falso é de 8-9,5 mm. Vamos considerar dois métodos de cálculo do consumo de materiais - gráfico e matemático.
Técnica gráfica
O cálculo de uma caixa de gesso cartonado para o teto permite, desta forma, a criação de uma imagem visual no papel. Isso permitirá que você coloque os perfis com precisão, contá-los e posicionar a placa de gesso corretamente para que a quantidade de resíduos seja mínima.
Um projeto gráfico consiste em várias etapas:
- Desenhe uma planta para o teto, aplique uma grade nele com linhas finas de 10 cm e linhas mais grossas - 1 m.
- Realize a distribuição das placas de gesso, primeiro as folhas sólidas, depois os fragmentos.
- Arredonde o cálculo inteiro resultante. Caso seja difícil visualizar este processo, vale a pena espalhar a placa de gesso no chão da sala onde está prevista a confecção de uma caixa suspensa.
- Depois disso, você precisa transferir o resultado na forma de um diagrama para uma folha de papel. Em sua mente, você pode realizar o cálculo da seguinte forma: divida a metragem total pela quadratura de uma placa de gesso (3 m2).
- Em seguida, você precisa desenhar as linhas para a localização dos perfis. Esses cálculos devem ser feitos de forma racional, guiados por um desenho esquemático da colocação do drywall.
- As marcas são colocadas nos pontos de montagem das suspensões. Se esse número for duplicado, o número necessário de pinos sairá.
- Os membros cruzados do perfil CD ou PP são marcados. Nos pontos de intersecção das linhas de encaixe dos perfis metálicos, é necessário montar “caranguejos” (quatro parafusos auto-roscantes de 18 mm para cada).
O perímetro da sala é o comprimento total do perfil PN (ou UD-27). Calcule perfis de metal PP-60 perpendiculares e longitudinais (ou CD-60). A metragem dos perfis é somada, o número de juntas multiplicado por 6 cm (largura da guia) é subtraído. Tudo isso deve ser dividido por 3 ou 4 me arredondado.
As guias são fixadas com um intervalo de 25 cm. São necessárias 4 peças para 1 metro. Segue-se que todo o perímetro deve ser dividido por 4 e adicionar 8 ao número resultante (fechos para cantos). Esta técnica de cálculo simples ajudará a estabelecer corretamente o número de materiais necessários para uma caixa de gesso cartonado suspensa.
Método matemático
Se você conhece a área da sala e a lista de materiais necessária, pode calcular os componentes em meia hora por meio de cálculos matemáticos.As juntas de topo GKL devem estar localizadas na superfície do perfil e não devem ficar suspensas no ar. Com base nisso e nas dimensões das chapas de drywall, calculamos a distância entre os perfis metálicos.
Cálculo de drywall
Para calcular a placa de gesso, calculamos a metragem do teto e dividimos por 3 - esse é o quadrado da placa de gesso. Arredonde para um número inteiro (para cima).
Calculando perfis
Os perfis de metal guia são fáceis de calcular: é necessário ter em mente que o comprimento do perfil é de 3 a 4 metros. Calculamos o número de perfis, a partir do perímetro da sala. Separadamente, eles calculam quantos perfis de 3 metros serão necessários e quais perfis de 4 metros. UD ou PN são produzidos a 3 e 4 metros. É mais fácil montá-los em toda a largura da sala. Se o passo entre eles é de 60 cm, dividindo o comprimento da sala por 60, obtemos o número de perfis necessários.
Jumpers
Jumpers são conectores especializados que facilitam a adesão rígida de dois perfis entre si. Jumpers com perfil formam quadrados de 60x60 cm. A distância entre os perfis é de 60 cm. Para calcular, pegue o perfil CD-60 e subtraia 3 cm da parte inferior e da parte superior. Para facilitar a montagem, remova outro 0,5 cm. Restam 53,5 cm - o tamanho do jumper de base. Estabelecido o número de cintos de dintel, multiplicamos pelo comprimento da sala. Portanto, vamos descobrir qual filmagem do perfil será necessária para os lintéis.
Cabides
Este cálculo não é difícil, mas deve-se levar em consideração que as suspensões são montadas a cada 0,5 metros. Acontece que são necessárias 8 suspensões para cada perfil de 4 metros. Sabendo o número de perfis metálicos, multiplique por 8 e obtenha o número necessário.
Número de parafusos e buchas
Todos os fixadores devem ser adquiridos com uma pequena reserva. O custo desse material é baixo. Se permanecer após a instalação, com o tempo pode ser útil na fazenda. Para um "caranguejo" são necessários 4 parafusos auto-roscantes, 2 - para cada elemento de suporte e teto, 4 - para suspensões verticais.
O número de suspensões é multiplicado por 2, uma vez que 2 pinos-guia são usados para 1 suspensão. A peça guia é instalada com um degrau de 300 mm, por isso medimos o perímetro, que deve ser dividido por 300. Somando os valores obtidos pela multiplicação das suspensões e pela divisão do perímetro, encontra-se o número necessário de buchas. Não descarte os cálculos: depende de quanto você vai gastar em reparos se você mesmo fizer isso.
Trabalho preparatório
Para evitar complicações durante a instalação, você não pode prescindir da preparação da superfície antes de iniciar o trabalho. A base precisa ser nivelada. Para fazer isso, cubra-o com várias camadas de gesso. Em seguida, aplique um primer e pinte o teto. Isso é feito para evitar a formação de corrosão, o que reduzirá significativamente o tempo de operação da instalação.
Se o trabalho for realizado em uma sala com muita umidade, os especialistas aconselham tratar as superfícies com um anti-séptico, que protege a base dos efeitos da umidade.
Quando a tinta seca, o trabalho preparatório continua. A próxima etapa é marcar. Para corrigi-lo, leve em consideração a largura e o comprimento dos perfis, a espessura das chapas de drywall. Após completar a marcação, você pode iniciar o trabalho principal.
Montagem
Um guia passo a passo sobre como montar uma caixa de drywall com as próprias mãos no teto o ajudará a fazer o trabalho sozinho, sem a ajuda de especialistas. Consiste em várias etapas.
Nós realizamos a marcação
Desenhamos linhas com um lápis, controlando sua uniformidade usando um nível de construção. As linhas de fixação das guias dos perfis metálicos são traçadas nas paredes e no teto.
Nós preparamos tubos
Se os tubos estiverem localizados no teto, primer e pintura devem ser executados antes de embalá-los em uma estrutura de gesso cartonado.
Perfuração de furos
Ao longo do contorno, onde será localizado o perfil de guia, fazemos furos para fixadores na distância desejada. Isso exigirá um perfurador.
Consertando as guias
Em primeiro lugar, é necessário fixar por meio de buchas na superfície do teto os perfis metálicos que formam a parte superior da futura caixa. Instale perfis UD. É necessário aparafusar os perfis de guia ao longo do perímetro: esta será a base da estrutura, portanto é importante manter a regularidade da posição horizontal da estrutura. A fixação desses elementos é realizada com parafusos auto-roscantes.
Nós consertamos as suspensões
Eles podem ser facilmente cortados com tesouras de metal (ao longo de todo o comprimento da caixa). O perfil do CD do portador é fixado ao segmento inferior das suspensões por meio de parafusos autoatarraxantes. A parte principal da carga recai sobre esses perfis de suporte de carga, é necessário monitorar cuidadosamente a precisão do trabalho, mesmo uma leve distorção não deve ser permitida.
Nós preparamos a fiação
Se você planeja instalar holofotes no futuro, deve colocar os fios com antecedência e fixá-los diretamente na superfície do teto.
Nós corrigimos os detalhes transversais
São fixados perpendicularmente à parede, o passo entre eles não deve ser inferior a 60 cm. Terminado o trabalho de construção da moldura sob a caixa GKL, pode-se proceder à instalação das placas de drywall.
Bainha da caixa
Antes de instalar o revestimento, o isolamento térmico é colocado, se for projetado. As placas de gesso cartonado são cortadas de acordo com as dimensões da caixa. A junta de topo de duas placas adjacentes deve estar localizada em um perfil PP. Primeiramente sutura-se o segmento inferior da estrutura e depois o lateral. O material é fixado com parafusos auto-roscantes, cujas cabeças devem ser rebaixadas de 1–2 mm para simplificar a massa.
Acabamento
Os trabalhos de acabamento em caixas perfiladas, estruturas retangulares, bem como um teto elevado em gesso cartonado começam com o recobrimento de toda a superfície com um primer. Depois de seca, é a vez da massa inicial. A aplicação de massa é um processo responsável. O acabamento incorreto prejudicará o efeito geral da aparência externa da estrutura. Para um trabalho de alta qualidade, os especialistas usam duas espátulas: auxiliar e de trabalho. A massa auxiliar é aplicada, os trabalhadores são uniformemente distribuídos pela superfície.
Os cantos da caixa articulada são fechados com um canto perfuradofixada na massa inicial. É necessário pressionar a peça para garantir um abutment fechado à caixa. Após a retirada dos cantos, as costuras da junta são coladas com uma tela e preenchidas com massa de vidraceiro. Quando as juntas secarem, aplique massa em toda a estrutura. Quando a massa secar, processe a caixa com lixa até obter uma superfície perfeitamente uniforme.
Se o resultado não lhe agradar da primeira vez, pode aplicar outra camada de massa e, em seguida, lixar novamente.
Dicas úteis
O drywall é um material de acabamento moderno. É composto por uma mistura de gesso e vários aditivos que estão localizados entre 2 folhas de papel especial. A partir dele você pode fazer qualquer estrutura em altura, largura, configuração, semelhante a madeira e até tijolo. Folhas de gesso cartonado podem ser usadas para decorar uma loggia, um sótão, um sótão.
Sutilezas ao usar
Folhas de drywall são cortadas com uma faca comum de escritório com lâminas retráteis substituíveis. Para isso, basta cortar alguns mm da camada de papel e gesso. Você não precisa colocar muito esforço na faca. Após o corte, a folha se quebra livremente. Não tente remover um parafuso auto-roscante embalado incorretamente da parede de gesso. É melhor aparafusar mais fundo para que não saia da superfície e não deixe buracos.
É melhor amassar a massa em pequenas porções. Não tenha preguiça de amassar com as mãos. Você pode fazer isso com um perfurador, tentando bloquear a alta velocidade. A massa, misturada em altas velocidades, endurece muito mais rápido, mas perde muito em qualidade.
Depois de usar uma parte da massa, enxágue bem o recipiente de mistura antes do próximo lote. Isso eliminará a heterogeneidade da estrutura. Ao trabalhar com placas de gesso, é melhor não usar barras não tratadas com um anti-séptico se uma moldura de madeira for revestida. Para tornar o torneamento de madeira, em regra, utilizam-se barras com uma espessura de 40 mm e um nível de saturação de humidade não superior a 20%.
Para obter informações sobre como fazer uma caixa de drywall no teto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.