Tetos de gesso cartonado: idéias de design para salas diferentes
Drywall é um material barato e maleável a partir do qual uma ampla variedade de designs pode ser feita. A grande lista de produtos possíveis inclui tetos atraentes, que são fáceis de fazer a partir de placas de gesso cartonado. Elementos como esses parecem muito interessantes e atraentes quando instalados corretamente. Hoje, veremos mais de perto a aparência dos tetos de gesso cartonado em diferentes salas.
Peculiaridades
O tecto de gesso cartonado é uma excelente solução para o acabamento de diferentes divisões. Pode consistir em um, dois, três ou mais níveis. E se você equipá-los com dispositivos de iluminação de alta qualidade ou iluminação por diodo, o interior da sala ficará fabuloso.
O drywall é um material inestimável para reparos. É frequentemente utilizado na fabricação de armários, racks, estantes e até mesmo pisos adicionais, leves e descomplicados. Essa multitarefa desse material se deve ao seu custo acessível e flexibilidade. É fácil trabalhar com ele e você pode terminá-lo de quase todas as maneiras. Você pode pintar drywall, cobrir com gesso decorativo e até papel de parede.
Quanto aos tetos de gesso cartonado, também podem ser acabados a seu critério, mas na maioria das vezes uma tinta de uma cor adequada é selecionada para o seu design. A maioria das misturas de corantes são fáceis de cair sobre essa base, de modo que o resultado costuma ser mais agradável para os proprietários do que perturbador.
Outra característica do teto de gesso cartonado é que não precisa ser preparado por muito tempo e escrupulosamente antes do processamento direto. Via de regra, as folhas deste material apresentam superfícies perfeitamente planas que não precisam ser lixadas ou cobertas com massa de nivelamento.
Freqüentemente, os tetos de gesso cartonado de vários níveis são complementados por PVC ou filmes extensíveis de tecido. Em um único conjunto, esses designs de euro parecem muito atraentes e ricos. O drywall barato também pode enquadrar perfeitamente um teto tenso em um ou mais lados. Ao mesmo tempo, os dispositivos de iluminação embutidos podem ser instalados tanto em uma tela elástica quanto em uma estrutura rígida de vários níveis.
O uso de tais coberturas de teto é permitido em quase todas as salas. A única exceção pode ser um espaço com alto nível de umidade. Nessas condições, o drywall não dura muito, pois não tolera bem a umidade e a umidade. É por isso que esses designs raramente são usados na cozinha, sauna, piscina ou banheiro. Se, no entanto, decidir instalar um teto de gesso cartonado em uma das salas listadas, você deve investir em materiais mais confiáveis e resistentes à umidade, que, via de regra, não tem medo de tais situações.
Outra característica do teto de gesso cartonado é que a base áspera não precisa ser bem preparada antes de ser instalada. Quaisquer danos, defeitos e rachaduras no teto serão escondidos de forma confiável por placas de drywall.
É importante notar que o drywall em si é barato e fácil de encontrar.No entanto, o custo total de um teto estratificado, especialmente se for complementado com filme stretch, pode ser bastante alto, pois são necessárias muitas ferramentas especiais. E os materiais de acabamento, como tintas e esmaltes, não são baratos se forem de alta qualidade.
Você pode instalar um teto de gesso com suas próprias mãos. Para isso, recomenda-se a contratação de um assistente, pois será muito difícil realizar todas as etapas do trabalho de instalação sozinho. No entanto, para a fabricação de designs originais de formas não padronizadas, você deve ter as habilidades adequadas, caso contrário, um modelo de teto bonito e arrumado pode não funcionar. Se você não pode se orgulhar de tal experiência, é melhor confiar esse trabalho a profissionais.
Vantagens e desvantagens
Os tetos de gesso cartonado originais têm seus próprios pontos fortes e fracos. Se você decidir instalar tal estrutura em sua casa, então você definitivamente deve se familiarizar com ela.
Ressalta-se a absoluta segurança da estrutura do gesso cartonado. Este material é ecologicamente correto e não contém compostos tóxicos. Graças a esta característica, este forro pode ser instalado sem receios mesmo em quartos de crianças. O gesso é respirável. Com excesso de umidade, ele a absorve e desiste se o ar ficar muito seco.
O drywall tem uma superfície lisa e uniforme. Não há rachaduras ou lascas, então esse material ficará ótimo no interior. Além disso, devido à sua flexibilidade e maciez, tinta ou gesso serão facilmente aplicados nele.
Muitos consumidores optam por drywall, porque tem boas propriedades de isolamento acústico e térmico. Tendo um teto feito desse material, você vai esquecer os sons desnecessários que vêm dos andares superiores.
Com o drywall, você pode criar estruturas de teto incríveis com muitos níveis. Essas opções parecem brilhantes e atraentes e nunca passam despercebidas.
O drywall pode ser complementado com segurança com vários elementos decorativos. Podem ser baguetes requintadas, lindas bordas ou luxuosas molduras de estuque. Esses tandems parecerão orgânicos em muitos interiores, do clássico ao eclético.
As folhas de drywall são de plástico. Eles podem ser dobrados (mas não muito), tendo-se umedecido completamente antes disso. Em seguida, o material deve ser seco e usado na criação de estruturas curvas.
Várias comunicações podem ser escondidas atrás da placa de gesso. Podem ser dutos de ventilação, canos de água e diferentes tipos de cabos. Como regra, os detalhes listados são arrancados do interior e estragam-no, mas um teto de gesso cartonado ajudará a resolver este problema.
Essas coberturas de teto podem ser equipadas com diferentes acessórios de iluminação. Pode ser não apenas embutido e holofotes, mas também lindos lustres. Obviamente, é melhor evitar modelos com excesso de peso e pesados, pois eles sobrecarregam desnecessariamente a parede de gesso.
Ele é instalado a seco na base do teto, para que você não precise esperar muito até que o adesivo seque, o que pode economizar muito tempo.
Apesar do grande número de qualidades positivas, os tetos de gesso têm seus pontos fracos.
A instalação de tais estruturas reduz a altura da sala (pelo menos 5 cm), uma vez que tem um perfil bastante elevado. Por isso, o recurso a estes acabamentos em pequenas divisões com tectos baixos não é recomendado. Caso contrário, você acabará com um espaço muito apertado e desconfortável.
Os especialistas dizem que será muito difícil para os artesãos domésticos novatos lidar com a instalação de tetos de gesso cartonado. Neste trabalho, você não pode prescindir de um martelo e uma chave de fenda de alta qualidade.Um bom nível também é importante (um dispositivo a laser é o ideal).
- Há momentos em que, com o tempo, aparecem rachaduras nas juntas das chapas de drywall.
- Drywall é barato e maleável, mas bastante frágil. Deve ser transportado com muito cuidado e você precisa ter cuidado ao trabalhar com ele. Se houver danos na folha de drywall, será quase impossível se livrar dela e terá que ser substituída por uma nova.
- Não coloque pregos na parede de gesso. Cavilhas ou parafusos devem ser usados em seu lugar. Não exponha este material a cargas pesadas, caso contrário, o drywall pode começar a se desintegrar e, como resultado, simplesmente quebrar.
- É quase impossível instalar essas estruturas sozinho, por isso marque com antecedência alguém de seus parentes ou amigos que estão prontos para ajudá-lo neste trabalho.
- Drywall "Não gosta" de alta umidade na sala. Nessas condições, pode sofrer deformação. Claro, existem tipos de placas mais resistentes ao desgaste que são resistentes à umidade, mas mesmo elas podem deformar se o nível de umidade na sala exceder 80%.
- Outra desvantagem do teto de gesso é que que parasitas, por exemplo, baratas, podem começar nele. Este problema dificilmente pode ser chamado de global, mas em qualquer caso não é muito agradável.
Tipos e designs
Os tetos de gesso cartonado podem ter uma grande variedade de formas e designs. Vamos examinar mais de perto as opções mais populares e atraentes.
Irmão
Essas construções são bastante simples. Eles podem ser uma tela pronta para terminar ou servir como base para a instalação dos próximos níveis adicionais.
Um teto de nível único é instalado de forma muito rápida e fácil. De acordo com especialistas, mesmo artesãos domésticos inexperientes podem facilmente lidar com esse tipo de trabalho. O principal aspecto que deve ser levado em consideração durante a instalação é a fixação confiável da estrutura. Esta parte pode ser feita de alumínio ou madeira. É fixado o mais próximo possível da base, após o que é aparado com placas de gesso.
Ao instalar uma moldura de teto de nível único, você deve usar ferramentas de medição especiais. Uma atenção especial deve ser dada ao nível do teto - ele deve estar na posição horizontal correta. Não se esqueça de pensar cuidadosamente sobre como a fiação elétrica ou outros sistemas de comunicação irão sob o gesso.
Antes de instalar o drywall, você precisa resolver o problema com os dispositivos de iluminação e torná-los bem instalados. O toque final neste caso será o acabamento do drywall propriamente dito.
As principais vantagens dos revestimentos de nível único incluem:
- Sua aparência estética, que dura muito tempo, mesmo que a fundação da casa comece a ceder.
- Processo de instalação descomplicado, durante o qual a altura da sala é menos afetada.
- Nivelamento máximo do teto, durante o qual será possível ocultar eventuais defeitos e imperfeições. Além disso, por trás dessas estruturas, é fácil esconder comunicações e fiação elétrica.
Os designers recomendam usar revestimentos de nível único, caso a casa não possa se orgulhar de tetos altos
Multinível
Um teto de gesso pode ser composto por vários níveis. Esses projetos volumétricos parecem muito mais interessantes do que opções simples de camada única. Eles podem consistir em duas, três ou mais camadas.
Essas estruturas podem ser instaladas com segurança em tetos de concreto ou em um teto de nível único pré-criado. Em todos os casos, a característica invariável de tais detalhes deve ser levada em consideração: quanto mais baixo for o último nível, menos área ele terá.O próximo nível (começando do segundo, é claro) não é montado na área do teto, mas na estrutura da camada anterior.
As opções multiníveis podem ser montadas independentemente, embora este trabalho dificilmente possa ser chamado de muito simples. Nesses casos, a localização de cada camada deve ser calculada com precisão. Além disso, eles devem parecer perfeitos em um único conjunto.
Portanto, para opções graciosas e onduladas, vale a pena pegar folhas curvas de drywall, e para desenhos geométricos mais grosseiros, telas comuns são bastante adequadas.
As principais vantagens das estruturas de teto de dois e três níveis são:
- A capacidade de alterar visualmente o layout. Com a execução correta e competente de todas as obras, a estrutura resultante pode alterar significativamente a estrutura da sala, tornando-a maior ou, ao contrário, mais compacta.
- Além disso, os tetos de vários níveis parecem originais e elegantes, por isso são freqüentemente usados no projeto de casas e apartamentos modernos.
- Com a ajuda de tais estruturas, você pode zonear discretamente o espaço disponível.
Deve-se ter em mente que as estruturas de gesso cartonado de várias camadas irão "consumir" significativamente a altura do teto, portanto, só podem ser usadas em salas espaçosas com tetos altos. Caso contrário, o espaço será muito apertado e "opressor".
Encaracolado
Se você adora soluções fora do padrão e interiores originais, deve considerar a instalação de um teto ondulado em sua casa. Esses designs têm formas incomuns. Em sua superfície, podem haver elementos em forma de flores, borboletas ou linhas padronizadas. É muito difícil cortar drywall com este formato por conta própria, por isso é melhor confiar este trabalho a especialistas.
Essas estruturas de teto podem ser tratadas com segurança no projeto de quartos de adultos e crianças. As famílias jovens sempre gostam dessas soluções de design, especialmente se forem pintadas em cores positivas e agradáveis.
Para que o design de interiores com teto ondulado pareça mais harmonioso e orgânico, as tonalidades dos móveis e da placa de gesso devem se sobrepor. Caso contrário, diferentes elementos do conjunto entrarão em conflito uns com os outros.
Estrutura
Os tetos de gesso cartonado são descomplicados e descomplicados em termos de instalação. Eles são uma caixa comum com 1-2 etapas. A forma das estruturas dos quadros pode ser não apenas retangular, mas também ondulada.
Em regra, a espessura da caixa nas versões com moldura não ultrapassa os 50 cm. Este elemento está localizado ao longo de todos os pisos da divisão e muitas vezes é complementado por uma iluminação oculta, que é uma faixa de LED. Esse produto também pode ser equipado com dispositivos de ponto no centro da caixa.
Diagonal
Os tetos modernos em gesso cartonado são originais e atraentes. Eles têm uma base perfeitamente plana e os níveis inferiores são feitos de forma que se projetem acima de um ou outro lado da sala.
A linha divisória nesses casos se estende diagonalmente (de um canto a outro). Pode ser simples e direto ou gracioso e ondulado. A última opção, é claro, parece muito mais original, mas não se encaixa em todas as direções estilísticas e é mais difícil de fazer.
Zonal
Hoje, várias áreas funcionais são frequentemente combinadas em uma sala. Por exemplo, nas condições de um estúdio, todos os elementos necessários estão localizados em uma área indivisa. Além disso, muitas vezes o quarto é combinado com uma área de trabalho e uma sala de estar com cozinha. Nestes casos, basta fazer um zoneamento competente do espaço para separar as diferentes áreas entre si. Para isso, um teto de gesso cartonado é adequado.
Em tais construções, a segunda ou terceira etapa define a borda específica de uma zona particular. Você não deve ter medo dessas opções, pois elas não ocupam muito espaço livre na sala.
Resumo
Esses produtos de drywall parecem incrivelmente originais e futuristas. Você pode consultá-los no design de um interior moderno. Na maioria das vezes, essas estruturas têm uma estrutura em espiral de forma irregular. Porém, outras opções são bastante aceitáveis, assim como o astuto entrelaçamento de um certo número de elementos, "espalhados" por todo o plano da base.
Os tetos de gesso cartonado parecem mais interessantes quando complementados com acessórios de iluminação adequados. Você também pode adicionar sabor à estrutura volumétrica usando revestimentos de tinta e verniz de tons diferentes.
Subindo
Lindos tetos de gesso "flutuantes" (suspensos) são extraordinários. Neles, as peças da placa de gesso são fixadas à base de concreto de forma incomum. Para isso, são utilizadas luvas de encaixe especial, bem como pinos de metal confiáveis com pinos para fixação. Como resultado, as figuras qualitativamente fixas parecem estar flutuando no ar sem nenhum prendedor.
Uma característica dos tetos suspensos é que sua composição pode ser alterada de tempos em tempos. Para isso, basta girar os elementos de gesso no eixo, formando uma nova composição.
Arqueado
Os fãs de interiores luxuosos e pomposos definitivamente vão gostar do teto arqueado aristocrático, e não importa que seja feito de drywall barato. Possui uma cavidade curva graciosa que requer muito espaço livre. É por isso que é melhor instalar estruturas em arco em quartos espaçosos com tectos altos.
Não é fácil fazer tais estruturas. Neles, as folhas de drywall não precisam apenas ser ligeiramente dobradas, mas dobrar com bastante força e preparar uma moldura complexa. Nem todo proprietário poderá fazer frente à instalação dessas cópias, portanto é melhor confiar esse trabalho a profissionais.
Tamanhos e formas
Tetos de gesso cartonado podem ser de quase qualquer formato, desde quadrado a arco gracioso.
No entanto, as construções mais populares e frequentemente encontradas são as seguintes:
- Volta;
- Oval;
- Assimétrico;
- Retangular;
- Quadrado;
- Tipo onda.
Claro, também existem opções mais originais. Esses exemplos incluem designs com curvas incomuns. O custo desses tetos é bastante alto, mas com a ajuda deles você pode reviver o interior e torná-lo verdadeiramente único.
A espessura do produto depende muito do tipo de drywall escolhido para a fabricação da estrutura:
- As folhas arqueadas têm espessura mínima (6,5 mm). Graças a este parâmetro, esses materiais são fáceis de dobrar e não quebram ao mesmo tempo.
- A largura do gesso é geralmente de cerca de 12,5 mm. É perfeito não apenas para nivelar pisos de uma sala, mas também para fazer estruturas diferentes (mais rígidas).
- A placa de gesso do teto tem uma largura de 8 a 9,5 mm. Esta é uma versão leve das folhas padrão. Esses materiais são leves.
A altura da estrutura de gesso cartonado, em primeiro lugar, depende da altura do teto da sala:
- Se a altura da sala for 2,5-2,7 m, então vale a pena instalar um pequeno teto com um nível.
- A uma altura de 3 m, você pode instalar com segurança estruturas de dois níveis mais impressionantes.
- Em salas com altura superior a 3,3 m, podem ser instaladas grandes estruturas de gesso cartonado em 3 camadas.
Antes de prosseguir com a fabricação ou instalação de um teto de gesso cartonado, você deve primeiro medir todos os parâmetros da sala. Caso contrário, você corre o risco de errar e instalar uma estrutura muito grande, o que pode estragar a situação.
Estilo e design
O teto de gesso não deve ser apenas bonito e confiável, mas também adequado para o estilo principal do interior. Graças a uma ampla gama de materiais de acabamento, esses designs podem ser facilmente ajustados em qualquer direção. Vamos dar uma olhada em algumas das características distintivas inerentes aos tetos de um ou vários níveis feitos em estilos diferentes.
Alta tecnologia
Hi-tech é uma tendência estilística moderna que é extremamente popular. Muitos designers chamam esse estilo de “um clássico da juventude moderna”. É caracterizado por linhas rígidas e lacônicas, bem como detalhes de alta tecnologia. Quanto aos materiais, em interiores de alta tecnologia, são bem-vindos os elementos decorativos e os móveis em vidro, metal (cromado ou pintado) ou madeira pintada em cores lacônicas (preto, branco, azul escuro).
O teto de gesso ficará ótimo em tal conjunto. Pode ser pintado de branco, preto, cinza, azul escuro. O principal é complementar o design com um número suficiente de dispositivos de iluminação. Podem ser tiras de LED elegantes, luzes de trilho com bases de aço ou opções embutidas com molduras cromadas.
Tetos de gesso, complementados por filmes extensíveis, ficam bem em interiores modernos. As melhores opções serão os revestimentos brilhantes em cores discretas. Com a ajuda de elementos de espelho, você pode transformar o ambiente, além de criar o efeito visual de uma sala mais espaçosa.
No estilo de alta tecnologia, não é recomendável usar um teto sobrecarregado com detalhes decorativos.
Minimalismo
O interior minimalista é o mais simples e descomplicado. Não deve conter muitos elementos decorativos e peças de mobiliário diferentes. É costume preencher esses espaços com o mínimo de elementos (o mais necessário).
Em conjuntos minimalistas, você pode usar com segurança tetos de gesso cartonado, no entanto, você não deve construir estruturas de várias camadas com detalhes incomuns. A cobertura deve ter a aparência mais simples possível, não sobrecarregada com decoração ou traços graciosos. Isso também se aplica a luminárias. É melhor recusar lustres de teto exuberantes com cortinas volumétricas. Dê preferência a holofotes. O uso de uma faixa de LED é aceitável.
Clássico
Os clássicos são um estilo que nunca sai de moda. Interiores neste estilo são encontrados com bastante frequência, porque parecem elegantes e caros, enquanto mantêm uma imagem contida e bastante austera.
Em tais interiores, tetos de vários níveis podem ser usados, apesar da crença generalizada de que eles se destinam apenas a tendências futurísticas e modernas. Em um conjunto clássico, você pode instalar um belo design com inserções de baguete e vários níveis. Obviamente, as opções de várias camadas devem ser tratadas apenas se a área da sala permitir.
Em interiores clássicos e neoclássicos, tetos complexos em arco e encaracolados têm uma aparência orgânica. Essas opções nunca são desconsideradas e tornam o mobiliário mais caro e sólido. No entanto, vale a pena considerar que tais estruturas não são baratas e nem fáceis de instalar.
Além disso, em um conjunto clássico, um teto de vários níveis com estuque ficará ótimo. Um interior com tais detalhes se tornará uma verdadeira obra de arte. No entanto, não deve haver muitos detalhes de estuque, caso contrário, a estrutura parecerá muito pesada e sem gosto.
Moderno
Este estilo é caracterizado por linhas elegantes e fluidas, assim como por materiais naturais que combinam com alta tecnologia. Não existem regras rígidas em relação ao design de interiores nesta direção.
Assim, um teto suspenso de gesso em um interior modernista pode ser um círculo lacônico, um quadrado angular ou assimétrico com belos padrões e uma onda graciosa. Os espécimes parecem interessantes, complementados na parte central por uma inserção de tecido e um grande lustre pendente. Esta solução parece original, elegante e fresca.
A cor da estrutura da placa de gesso pode ser quase qualquer, mas no estilo Art Nouveau, espécimes de tons de branco, bege, creme, caramelo claro e leite costumam encontrar seu lugar. Eles não são marcantes e não atraem toda a atenção para si.
Vintage
Este é outro estilo popular, que se distingue pelo seu mistério e imagem única. Mais recentemente, não foi considerado universal e até certo ponto uma direção de vanguarda, mas as últimas tendências da moda quebraram estereótipos anteriores, então o vintage se tornou uma tendência popular e relevante.
Em interiores feitos de forma tão interessante, podem ser usados belos tetos em vários níveis. Você não deve evitar faixas de LED e vários detalhes decorativos. Curiosamente, esses elementos parecem muito bons em ambientes vintage.
Os tetos cacheados são clássicos do estilo vintage. Essas cópias são caras e não tão fáceis de instalar. Se todas as ações foram realizadas corretamente, o design certamente se encaixará bem no conjunto vintage e enfatizará sua singularidade. Pode conter linhas onduladas graciosas ou elementos de formas originais (por exemplo, uma flor grande).
Tetos de gesso em interiores vintage podem ser complementados com lustres elegantes de estilo antigo. Um detalhe tão bonito e eficaz deve ser batido com rodapés correspondentes. O resultado é um ambiente rico e luxuoso.
Art Deco
Um estilo como o Art Déco se distingue por seu luxo especial e elegância única. Interiores em um tom semelhante, com toda a sua aparência, demonstram o chique e o esplendor da casa, bem como o gosto insuperável de seus proprietários. Muitas pessoas estão convencidas de que esta direção não aceita o uso de drywall barato. Na verdade, não é esse o caso.
É claro que os tetos de gesso de uma camada comuns em tais conjuntos serão inadequados, mas as opções complexas de vários níveis, decoradas com uma bela iluminação, serão soluções de sucesso.
Não se deve pintar o teto de gesso cartonado com uma cor branca simples, mas é melhor evitar cores muito variadas e ousadas. As superfícies em tons de bege, creme, marrom ou pastel são ideais. Tais elementos irão enfatizar discretamente o interior, sem sair de seu conceito básico.
Em configurações Art Déco, você pode usar tetos combinados onde a parede de gesso colide com o filme extensível. Para compor um conjunto mais harmonioso e elegante, você deve recorrer a revestimentos brilhantes, que, por estarem em uma caixa de gesso, ficarão especialmente interessantes e brilhantes. É importante notar que esses belos detalhes serão uma adição eficaz para salas pequenas e grandes.
Quanto às luminárias, lustres luxuosos com pendentes graciosos ficarão melhores no estilo art déco. Outra grande técnica de design será a moldagem de estuque no teto.
Loft
Loft é outro estilo moderno popular que é brutal, ligeiramente rude e com toques industriais. Em tais conjuntos, elementos de concreto, metal, tijolo e pedra ficam ótimos. O uso de madeira é aceitável. Pode ser processado ou envelhecido (com nós e farpas).
Esses interiores podem ser mais eficazes e harmoniosos., e drywall certamente ajudará com isso.Um pequeno teto de gesso de dois níveis ou um nível pode ser acabado com uma variedade de tintas, e não é necessário obter um revestimento perfeitamente uniforme e limpo. Pequenas manchas e rugosidade darão à estrutura uma textura interessante, perfeita para um estilo loft.
Na maioria dos casos, procuram tapar cuidadosamente todas as juntas do tecto de gesso para não prejudicar o aspecto do interior. Em um ambiente feito na direção do loft, esse trabalho não é necessário de forma alguma. Muitas vezes, ao contrário, procuram enfatizar os pequenos espaços entre as folhas para dar autenticidade aos desenhos.
Iluminação
Os tetos de gesso (tanto de nível único quanto de nível múltiplo) podem e devem ser complementados com várias luminárias. As seguintes opções são as melhores para isso:
- Tiras de LED. Na maioria das vezes eles estão escondidos atrás de uma caixa, de modo que são praticamente invisíveis ao olhar para o teto, mas a luz que eles emitem é visível. Hoje, nas lojas, existem tiras de diodos de cores diferentes, e algumas delas combinam todas as cores que podem ser controladas pelo controle remoto.
- Holofotes. Esses aparelhos de iluminação são usados com mais frequência na decoração de tetos de gesso e esticados. São muito fáceis de instalar, duram muito e têm um aspecto orgânico em qualquer interior.
- Acompanhar. Esses dispositivos de iluminação destinam-se principalmente a estilos de interiores modernos. Eles geralmente têm bases de metal e aço pintadas de preto ou branco. Existem também cópias cromadas.
- Lustres. Lustres luxuosos e exuberantes também podem ser instalados em tetos de gesso. Obviamente, é melhor evitar dispositivos excessivamente pesados, uma vez que o gesso não foi projetado para cargas muito pesadas. Os lustres de teto parecem especialmente orgânicos em interiores clássicos, vintage e artísticos.
- Luzes pendentes. As pequenas luzes suspensas ficam bem em muitos interiores. Eles podem ter pingentes de cristal ou de vidro. Esses modelos pesam um pouco, por isso não criam cargas no drywall.
Dicas de cuidados
Os tectos de gesso cartonado não são exigentes. Eles não precisam de cuidados especializados e complexos com muitos produtos de limpeza caros.
Para que o design dure o máximo possível e mantenha uma aparência atraente, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Em nenhum caso os tetos de gesso devem ser lavados e umedecidos abundantemente, porque o drywall não tolera água. Sob tal influência, pode deformar-se e nenhum reparo pode consertá-lo. A água só pode ser usada (com moderação) se o teto for feito de gesso mais caro, durável e resistente à umidade.
- A limpeza do revestimento deve ser extremamente seca.
- Se poeira e outras sujeiras menores se acumularem na superfície do teto, você pode usar um pano levemente úmido e bem torcido com uma cerda macia. Não é necessário esfregar o material com força, com pressão, pois é bastante frágil.
- Se uma rachadura ou lasca se formar na placa de gesso, não será mais possível consertá-la. Primeiro, a parte danificada deve ser removida e depois substituída por uma nova.
Belos exemplos e opções
O teto de gesso cartonado pode ser usado em quase todos os ambientes. O principal é estar atento à sua competente instalação e, claro, à qualidade dos materiais selecionados.
O teto de gesso branco como a neve é universal. Pode ser uma estrutura suspensa de vários níveis, instalada acima de um luxuoso balcão de bar em tom chocolate, assim como um caro fone de ouvido feito na mesma cor. Holofotes e peças cromadas (lustre e capô) ficarão espetaculares nesse interior. Vale a pena colocar no chão um ladrilho brilhante de tom bege suave.
Os amantes de interiores luxuosos geralmente optam por tetos abobadados, mas poucas pessoas sabem que eles podem ser usados em um corredor estreito. Esses projetos podem consistir em várias camadas, emolduradas por holofotes. O uso de faixa de LED neste caso é apenas bem-vindo. No entanto, esses produtos só podem ser instalados em corredores com tetos altos.
O teto de gesso cartonado também pode ser usado em uma casa de madeira. Em tal ambiente, as estruturas com acabamento em tábuas, laminados ou painéis de madeira natural ficarão bem. Se você gosta de contrastes, o gesso pode ser pintado de branco ou combinado com folhas de cores diferentes (por exemplo, branco com laranja).
Os revestimentos volumétricos de gesso ficam bem na janela saliente. Pode ser uma aconchegante sala de estar com janelas altas, um lustre de cristal exuberante no teto e uma lareira decorada com belos relevos. Em um ambiente tão rico, drywall, complementado por molduras de estuque aristocrático, ficará melhor.
Na janela saliente, um teto oval de dois níveis com um lustre de bronze ou ferro forjado e holofotes em todo o perímetro também ficará bem. Debaixo dela encontram-se uma mesa e cadeiras de madeira lacada, cortinas opacas e tule claro nas janelas.
Os tetos de gesso ficam ótimos em combinação com telas elásticas. Por exemplo, uma parte da base pode consistir em um gesso branco como a neve de Paris com uma reentrância e acessórios embutidos, e a outra parte de um filme de PVC com uma superfície brilhante em um tom rosa claro. Deve ser complementado com uma dispersão de holofotes. Um teto tão delicado será uma conclusão bem-sucedida do interior, feito nas cores branca e roxa.
Tetos de gesso cartonado são frequentemente instalados no sótão. Como regra, as ideias de tal desenho são bastante simples: o desenho neles é uma peça perfeitamente plana (inclinada ou reta) e de uma camada. Pode ser complementado não só com embutidos e focos, mas também com vigas de madeira decorativas, filmes de PVC extensível e até autocolantes de vinil. Tudo depende exclusivamente das preferências pessoais dos proprietários.
Um tecto de gesso composto por vários níveis pequenos pode ser utilizado nos móveis de cozinha (se o gesso for à prova de água). O seu design pode repetir e enquadrar a forma do conjunto de cozinha. Por exemplo, um teto branco como a neve ficará ótimo sobre móveis leitosos brilhantes com portas arredondadas. Os holofotes devem ser instalados no fone de ouvido e na parede de gesso.
Você pode ver o design incomum de tetos neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.