Tetos de gesso em design de interiores

Tetos de gesso em design de interiores
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Dicas de Design
  4. Variedades
  5. Como escolher?
  6. Instalação faça você mesmo

Os tectos de gesso há muito ocupam o seu nicho no domínio da concepção e construção. A demanda por esses produtos de forro é explicada não só pela ampla base de revestimentos destinados a qualquer projeto de design, mas também pela facilidade de instalação. Por esse motivo, esse visual ganhou popularidade especial entre muitos outros acabamentos.

Peculiaridades

A superfície do gesso é muito diversificada. Às vezes é uma cobertura de ladrilhos de gesso simples, e às vezes é um teto com molduras de estuque complexas. A segunda opção parece especialmente bonita e está em grande demanda.

Muitas vezes é decorado com várias cores, inclusive dourados, o que confere ao interior um charme especial e alto custo.

A primeira coisa que uma pessoa vê antes de ir para a cama e de manhã ao acordar é, obviamente, o teto. É por isso que é especialmente importante que seja agradável aos olhos. Nesse caso, uma superfície lisa e branca não pode se tornar uma solução de design interessante; com o tempo, esse teto pode ficar entediado, causando uma sensação de vazio.

O teto é uma parte independente do interior, que, como móveis e decoração de parede, não deve ceder à originalidade do design. Ajustando-se ao estilo geral da sala, sem dúvida complementa a imagem geral do design. Será interessante olhar para uma superfície de gesso com inserções: podem ser formas geométricas ou algum outro tipo de caixa de drywall.

Eles não apenas esconderão imperfeições superficiais, mas também darão ao forro um brilho especial.

Vantagens e desvantagens

Uma vantagem surpreendente de qualquer revestimento de gesso é sua capacidade de tornar a superfície do teto perfeitamente plana, escondendo todas as falhas. Ele pode ser pintado em qualquer cor e aplicado em uma variedade de padrões.

Tal teto sempre enfatizará a individualidade do proprietário, graças à variedade de estilos de tipos e formas.

Além disso, ele é projetado de forma que a fiação elétrica, o material à prova de som e outras comunicações possam ser ocultados dentro de sua estrutura. Também é conveniente integrar dispositivos de iluminação nele.

Em geral, todas as vantagens dos revestimentos de gesso são assim:

  • Resistência à umidade. Ao contrário dos tetos convencionais, o gesso resiste a qualquer nível de umidade. Isso o torna adequado para ambientes com alta umidade.
  • Resistência ao calor. Esse teto não tem medo de quedas de temperatura.
  • Resistência ao fogo. O teto de gesso não queima, observando assim todas as condições à prova de fogo.
  • Higroscopicidade. O material de gesso tem a capacidade única de absorver a umidade e liberá-la na superfície. Assim, um ambiente confortável é sempre mantido no quarto. Esses tetos são instalados em órgãos governamentais, onde se dá atenção especial às normas sanitárias.
  • Qualidades de reflexão e absorção de som. Essas duas propriedades diferentes dependem do design do teto. Se o silêncio na sala for necessário, um teto de gesso com uma superfície perfurada é adequado, e para reflexão do som - com um liso.
  • Decoratividade. Não é segredo que o teto de gesso tem a variedade de design mais marcante. Graças a isso, você pode escolher um teto para todos os gostos e utilizá-lo para implementar a solução de design mais ousada.
  • Amizade ambiental. O gesso é um material natural que não faz mal à saúde.
  • Durabilidade. O material é bastante durável e não tem restrições de validade.
  • Instalação simples.A instalação do teto de gesso leva apenas algumas horas. Luminárias e alarmes de incêndio podem ser facilmente integrados. A sua instalação também pode ser controlada manualmente.
  • Propriedades reflexivas. Devido ao fato de que a superfície do teto reflete bem a luz, o quarto parece mais espaçoso.

O teto de gesso tem suas desvantagens:

  • Apesar da resistência à umidade da maioria dos tipos de material de gesso, existem painéis que são suscetíveis a altos níveis de umidade. Tal teto requer um processamento especial para que o molde não se forme dentro dele. Mas mesmo o material mais resistente à água não sobreviverá ao teste de inundação. Esse teto estará sujeito a desmontagem imediata.
  • Muitos proprietários podem ficar confusos com o fato de que o teto de gesso reduz significativamente a altura da sala. Além disso, não é recomendável instalá-lo em casas de madeira recém-construídas - o material se dobra com o tempo e surgem falhas na própria superfície do teto, levando a rachaduras.
  • Se o gesso for escolhido com qualidade insuficiente, com o tempo pode perder sua cor e aparência impecável.

Por mais simples que a instalação possa parecer, é muito difícil instalar esse tipo de forro com as próprias mãos ou sozinho.

Dicas de Design

  • É melhor escolher cores claras para a decoração. Tal teto sempre adicionará visualmente centímetros extras à altura da sala.
  • Uma superfície brilhante e lacada sempre parecerá melhor do que um acabamento fosco. Ele reflete e difunde a luz perfeitamente. Os tectos extensos de vários níveis requerem uma altura de parede suficiente.
  • Se você deseja zonear a sala, é recomendável escolher tetos de vários níveis com lâmpadas.

Variedades

Qualquer telha de gesso tem uma base dupla, geralmente uma estrutura de metal ou madeira e um painel preso a ela com malha de fibra de vidro.

Existem vários tipos de placas: padrão, design, fita e transição.

A forma padrão dos ladrilhos de gesso é um quadrado com uma área de 0,24 sq. m.

Os modelos de projeto de lajes podem ter uma grande variedade de formatos: celular, em caixotão ou em cúpula. Essas peças são sempre mais caras.

As placas de fita permitem que você conecte a superfície em uma estrutura única e uniforme. Além disso, com a ajuda deles, você pode criar todos os tipos de enfeites. As placas adaptadoras têm a mesma função. Graças ao grande número de fixadores, eles criam a ilusão de uma superfície absolutamente integral.

O gesso também é usado para fazer tipos de superfícies que combinam com outros tipos. Rodapés de gesso podem ser fixados em outros tipos de tetos. Os soquetes para um lustre ou moldura decorativa de estuque para qualquer superfície plana da sala ficarão bem com ele.

Como escolher?

O tipo de cobertura mais comum é de nível único. Geralmente é usado em salas com tetos baixos. Os focos embutidos de LED ajudarão neste caso a zonear a iluminação e economizar eletricidade.

Para o quarto das crianças, os painéis com estênceis coloridos são adequados. Os painéis com uma disposição de cores vibrantes no meio também são adequados para uma sala de estar.

A opção de vários níveis é adequada para salas altas e espaçosas. Além disso, essa superfície permite que você dê rédea solta às ideias de design. Ao contrário dos revestimentos de nível único, neste caso, você pode brincar não apenas com a cor, mas também com o design. Desenhos curvos podem ser facilmente combinados com superfícies espelhadas para um efeito visual interessante. Vidro, moldagem de estuque de gesso, madeira, plástico também combinam bem com a superfície de gesso.

A moldagem de estuque corretamente selecionada pode dar ao quarto um estilo clássico e até antigo. Você também pode criar um teto com imitação de vigas de madeira de drywall. Se a sala for pequena e precisar de luz, é melhor selecionar uma parede de gesso branca.

A iluminação de cobertura também pode ser diferente, tudo depende dos objetivos do projeto.Existem lâmpadas clássicas, com múltiplas sombras e até mesmo ocultas, que são instaladas entre as camadas.

Instalação faça você mesmo

A instalação de um teto de gesso é atraente porque é fácil, rápida e praticamente sem vestígios de entulho de construção. Esta é uma das principais razões de sua popularidade.

A medição e marcação são os primeiros pontos durante a instalação. Todas as nuances nas transições e juntas da estrutura são levadas em consideração, que dependem da quantidade total de trabalho e do plano de projeto.

Tendo assumido a instalação com suas próprias mãos, você deve se munir de um conjunto padrão de ferramentas profissionais: um perfurador, uma chave de fenda, uma fita métrica, um nível hidráulico, um martelo e uma esmerilhadeira.

O moedor é usado com mais frequência ao instalar tetos de vários níveis; ao instalar outros tipos, pode não ser necessário. As marcações são aplicadas levando em consideração a altura futura do teto, a fim de avaliar a superfície visualmente com antecedência.

O tecto será rebaixado alguns centímetros e instalado de acordo com a concepção da divisão, que também é tida em conta na altura da instalação. Por exemplo, o estilo clássico não implica tectos de vários níveis, mas para um estilo de alta tecnologia ou moderno, uma opção com vários níveis é bastante adequada. O teto de gesso combina bem com os arcos.

Os tetos de dois níveis podem ser decorados com iluminação elegante. Atualmente, as luminárias suspensas são cada vez mais usadas. É melhor escolhê-los no corredor.

O gesso é de longe o material mais acessível e procurado para o acabamento de tetos. Em grande parte devido ao preço atraente, facilidade de instalação e uma variedade de formas, há muito que substituiu o gesso usual. Com sua ajuda, você pode criar designs verdadeiramente exclusivos que irão encantá-lo por um longo tempo.

No próximo vídeo, você verá como fazer um teto de gesso cartonado com as próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário