Teto moldado em design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. Projeto
  4. Area de aplicação
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. dicas e truques
  7. Lindos exemplos no interior

Um teto em forma é uma ótima decoração para uma casa ou apartamento moderno. É muito mais difícil de fazer do que um normal, ou mesmo um alongamento clássico, mas o look definitivamente vale o esforço.

Peculiaridades

Fazendo reparos em uma casa ou apartamento moderno, os inquilinos não querem criar algo do mesmo tipo, tentando se destacar. Um teto figurado de vários níveis também pode se tornar uma adição original à sala.

prós

Falando sobre tal projeto em seu apartamento, muitos imaginam figuras angulares com bordas feias e desiguais. Felizmente, a tecnologia moderna está tornando os designs mais limpos e elegantes.

Em seu núcleo, um teto ondulado feito de gesso cartonado remete a sistemas de tensão. Você pode criar uma figura única em sua sala, escolhendo uma estrutura que consiste em vários níveis separados. A construção do teto é baseada em drywall. É a presença desse material na base que é a principal vantagem.

Afinal, é muito fácil de limpar e prático. Isso significa que seu teto sempre ficará limpo.

Outra vantagem é a possibilidade de escolher o tipo certo de iluminação. Na maioria das vezes, pequenas lâmpadas LED são usadas como luminárias. Eles fornecem uma luz fria discreta que não prejudica a sua visão. Com a ajuda dessas lâmpadas, é muito conveniente dividir o espaço em zonas, colocando-as onde for mais conveniente para você. No entanto, não é necessário se limitar a apenas lâmpadas de diodo - você pode escolher diferentes luminárias e até combinar vários estilos em uma sala.

Além disso, deve-se notar que o teto ondulado permite expandir visualmente o espaço da sala. E se o quarto estava inicialmente em más condições, você ficará satisfeito por não precisar fazer reparos prolongados.

Afinal, as placas de drywall escondem a superfície e não precisam ser niveladas ou cobertas com uma espessa camada de massa de vidraceiro. O drywall esconderá com segurança todas as rachaduras e outras imperfeições.

O teto figurado pode ser não apenas monocromático, mas também colorido. A superfície leve da base, via de regra, é pintada ou forrada com papel de parede. Tudo depende de qual opção parece mais conveniente para você.

E, por fim, o teto figurado sempre fica bem cuidado e não atrapalha a harmonia do ambiente. O drywall é capaz de esconder não apenas rachaduras e todos os tipos de danos, mas também algo mais volumoso e perceptível - por exemplo, tubos de ventilação ou fiação.

Minuses

No entanto, um teto ondulado não é um design ideal e também tem suas desvantagens. Em primeiro lugar, deve-se notar que tal movimento estilístico é completamente inadequado em uma sala com tetos baixos.

As placas de gesso cartonado são grossas o suficiente e ocupam muito espaço. Isso significa que você perderá muito em altura e diminuirá o teto.

O drywall é um material muito pesado. O peso elevado torna o processo de instalação muito difícil. Várias camadas de drywall pesarão dezenas de quilos, então você precisa ter muito cuidado em seu trabalho.

Vale lembrar que o teto cacheado é um detalhe de interior feito de uma vez por todas. Afinal, ela não pode ser desmontada e, tendo decidido mudar algo em seu quarto, os locatários da casa ou apartamento serão obrigados a refazer totalmente o teto.

E o último - drywall é um material muito frágil.É instável à umidade: se você for inundado acidentalmente, você terá que fazer uma reparação completa de toda a estrutura.

Formulários

Apesar de todas as suas deficiências, um teto figurado é sempre bonito. Se você não gosta das opções padrão, pode criar algo novo e mais original.

Retângulos e quadrados

Um retângulo clássico ou moldura quadrada é a opção mais conveniente. As bordas de tal figura devem ser mais densas e o meio deve ser fino. A versão clássica envolve a instalação de um único quadrado no centro da sala. No entanto, você pode fazer o contrário: divida a sala em vários quadrados.

O meio de um quadrado ou retângulo é onde as lâmpadas são instaladas. Podem ser pequenas lâmpadas de diodo ou até mesmo um grande lustre. Tudo depende das características do interior.

Círculo ou oval

Outra solução bastante simples de implementar é um círculo ou uma oval. Neste caso, as bases de gesso cartonado são combinadas com tectos tensos. Se desejar, a base pode ser decorada ou destacada de alguma forma. Por exemplo, pinte com uma camada de tinta em uma cor contrastante, preencha com uma impressão de estrela ou pinte nuvens no teto.

Ondas e linhas

Existem também muitos tipos de tetos ondulados. Ondas bonitas podem dividir uma sala em várias zonas ou simplesmente decorar uma sala. Esta borda decorativa torna o quarto mais elegante. Essas soluções estilísticas são adequadas tanto no quarto do sótão quanto na sala de estar.

Formulários originais

Se um design tão simples de tetos parece muito enfadonho para você, então preste atenção a novos itens, formas mais originais. De drywall ou madeira compensada, você pode criar uma variedade de formas, decorando o teto com flores volumosas. Mesmo os padrões mais complexos podem ser transformados em realidade.

Essa solução estilística ajuda não tanto a dividir a sala em várias zonas separadas, mas a decorá-la, dando-lhe uma aparência incomum. Às vezes, não só o teto passa a fazer parte da estrutura, mas também a parede adjacente, para a qual passa a moldura de estuque, tinta ou parte da decoração do teto.

É quase impossível dizer sobre todas as opções de design de teto existentes, porque algo novo está aparecendo constantemente. Assim, poderá sempre encontrar a opção mais adequada para o seu interior e traduzir as suas ideias criativas em realidade.

Projeto

Também preciso dizer algumas palavras sobre design. A base do teto figurado pode ser decorada com diversos padrões ou cores vivas. Aqui estão alguns exemplos de design simples que tornarão uma sala mais brilhante e mais interessante.

Céu nublado

O padrão mais simples e óbvio que pode decorar o teto são nuvens brancas sobre fundo azul. Esse padrão é frequentemente usado, mas ainda permanece individual, como um céu realmente nublado, que não parece o mesmo por um dia.

Espaço

A segunda opção popular e exigida é uma impressão de espaço simples em uma superfície de drywall. Os padrões de estrelas são mais bem aplicados a uma superfície plana e lisa.

Interior fabuloso

Nos quartos das crianças, estampas fabulosas serão adequadas. O teto, dividido até em formas geométricas, pode ser preenchido com imagens de figuras de contos de fadas. Se desejar, você pode recriar histórias completas que congelarão diante de seus olhos, inspirarão o bebê e farão as delícias de toda a família.

Outra opção interessante que é adequada para um viveiro é uma flor crespa, feito de drywall denso. Geralmente é tingido em cores fortes, como rosa, azul ou laranja. Em tal sala, mesmo a criança mais criativa e brincalhona não consegue ficar entediada.

Clássicos de luxo

Um belo teto encaracolado será apropriado mesmo em uma sala de estilo clássico. Tendo decidido escolhê-lo para a decoração da sala, pode voltar-se para os interiores antigos que eram usados ​​em quintas e casas.O teto em uma sala de estilo clássico pode ser decorado com molduras de estuque volumosas cobrindo os cantos ou a área ao lado da lâmpada. A moldagem de estuque padronizada pode ser real ou feita de uma leve camada de gesso.

Uma nova abordagem aos clássicos irá refrescar o interior, ao mesmo tempo que deixa aquele toque característico de luxo.

Area de aplicação

Tectos ondulados podem ser usados ​​em diferentes divisões, o principal é combinar habilmente um fundo tão incomum com o resto dos detalhes do interior.

Quarto

A opção mais óbvia é instalar um teto ondulado no quarto. Nesta sala, você pode traduzir em realidade muitas ideias criativas, pois há espaço suficiente. Recomenda-se o uso de cores pastéis suaves no quarto: café, areia, rosa claro e assim por diante. Não faça com que os detalhes de uma figura massiva sejam contrastantes ou simplesmente brilhantes demais.

Cozinha

Não é recomendado o uso de tetos ondulados na cozinha, assim como no banheiro. O fato é que o drywall é o material que absorve umidade muito rapidamente. Por causa disso, o teto se deteriora rapidamente, e após alguns meses de uso precisa ser reparado. Mas, se você tiver uma cozinha espaçosa parcialmente usada como sala de jantar, essa solução de design pode ser usada.

Outras instalações

Em quartos como um corredor, sótão ou corredor, tetos ondulados também são adequados. Como já mencionado, eles não apenas tornam o ambiente mais elegante, mas também aumentam visualmente o espaço. Você pode usar tetos retangulares ou ovais clássicos, bem como algo mais moderno. Felizmente, existem muitas ideias para ajudar a decorar a sua casa.

Como fazer isso sozinho?

A instalação no teto é uma tarefa bastante difícil. Mas isso não significa que você não possa lidar com isso sozinho. Como em qualquer trabalho de reforma, a instalação começa com o planejamento. Você precisa considerar cuidadosamente a localização de todos os detalhes estruturais e todos os tipos de fios. Como já foi mencionado, esse limite é feito de uma vez por todas, portanto, mesmo os menores erros não devem ser permitidos.

Seleção de ferramentas e materiais

É necessário selecionar e adquirir todas as ferramentas necessárias para que mesmo as pequenas dificuldades não surjam no processo de trabalho.

A lista de tudo que você precisa para trabalhar é bastante extensa:

  • Drywall. Recomenda-se escolher folhas com espessura de seis a doze milímetros. Pode até comprar um pouco mais de lençol, porque às vezes o funcionário pode se enganar e aí não vai ter material suficiente.
  • Perfis de teto em metal. Eles serão necessários para que a estrutura seja mais durável.
  • Perfis UD. Além dos perfis de metal, você também precisará de guias.
  • Parafusos auto-roscantes, âncoras em cunha, pregos de cavilha e conectores.
  • Solução de massa.
  • Papel de reforço.

Você também precisará de meios improvisados ​​como uma fita métrica, como regra, cortadores, um nível e um quadrado. Todos eles permitem que você faça seu trabalho com mais precisão.

Os primeiros passos

O trabalho começa com a etapa preparatória. Inclui o layout do circuito com marcação na superfície. É necessário também destacar os detalhes em que consistirá a segunda "camada" da figura.

A própria base do teto, antes de fixar o drywall, deve ser limpa da camada anterior de tinta ou cal e nivelada. Depois que estiver em condições satisfatórias, você poderá prosseguir com a instalação. O primeiro passo é determinar a altura da figura. Você precisa começar do primeiro nível. Do ponto extremo do teto, meio metro é colocado usando uma longa régua horizontal ou um nível de laser. Também é necessário medir com cuidado a localização da segunda camada de drywall, para que depois tudo seja consertado conforme a necessidade.

Montagem

A fixação de uma estrutura começa com o mais simples. O perfil inicial é anexado, no qual as suspensões estão localizadas. O perfil principal se junta a eles. Parafusos autorroscantes são usados ​​para fixação e as pontas são enroladas na camada anterior.

Segue-se uma etapa igualmente importante como o revestimento dos perfis com gesso cartonado. Você pode usá-lo em toda a superfície do perfil, ou pode contornar com o desenho de parte da estrutura.

A próxima etapa é muito mais difícil de realizar, por isso muitas pessoas preferem confiar esse trabalho a profissionais. O fato é que é nesta fase que todas as linhas são arredondadas. Para isso, cortes precisos são feitos no perfil de base e todas as partes salientes são removidas. Em geral, a complexidade do trabalho depende de quão intrincado o design é escolhido.

Trabalhando com drywall

Ao instalar um teto ondulado, você precisa ser capaz de dobrar a parede de gesso corretamente. As folhas de trabalho são selecionadas bem organizadas e não muito grossas. Como regra, sua espessura não excede os nove milímetros prescritos. O lençol clássico é adequado para um raio de cem graus. Para raios menores, você terá que mexer no processo de dobrar as folhas.

É muito difícil dobrar o drywall sem quebrá-lo. Portanto, você pode tirar proveito de conselhos simples de profissionais, como a criação de cortes longitudinais na superfície da folha.

Esses locais são processados ​​com massa para torná-los mais lisos. Como alternativa, você pode cortar uma folha de drywall em vários pedaços pequenos e fixá-los separadamente. Esta opção é mais adequada para iniciantes.

Acabamento

A última etapa é o acabamento do teto figurado com massa. A estrutura acabada deve ser nivelada, ocultando todos os erros e irregularidades, e em seguida aplicar uma camada de tinta sobre ela.

dicas e truques

O processo de instalação e manutenção do teto é realmente mais fácil do que parece. Isso pode ser facilitado pela orientação de quem já tem experiência na instalação de tais estruturas.

O conselho mais importante e útil é que você precisa considerar cuidadosamente a localização das luminárias no teto.

Depois que o teto ondulado já foi consertado, não há nada que você possa fazer a respeito. Portanto, é necessário traçar um diagrama com antecedência no papel e calcular a localização das lâmpadas em milímetros.

O segundo ponto importante é que o teto ondulado não é adequado para todos os ambientes.

Por um lado, tal solução estilística permite ampliar visualmente o espaço, até ajuda a encontrar um lugar para outra zona do apartamento. Mas, ao mesmo tempo, essa estrutura é bastante massiva e ocupa muito espaço. Isso significa que a sala baixa ficará ainda mais baixa.

Este tipo de teto denso requer manutenção adequada. Nele, como em outros lugares, a poeira se acumula com o tempo. Só deve ser limpo com um pano seco ou vassoura, não com um pano úmido. Isso danificará a estrutura do drywall, arruinando a aparência do belo teto.

Lindos exemplos no interior

Finalmente, usando o exemplo de várias salas, você pode ter certeza de que o teto ondulado pode tornar qualquer sala mais original e interessante.

  • Sonhos cor de rosa. Um lindo teto ondulado em forma de rosa vai decorar o quarto de uma menina. Paredes rosa claro e ricos tons de cortinas e roupa de cama serão combinados com ele. Nas pétalas desta linda flor haverá lâmpadas que iluminarão todo o ambiente de uma só vez. Mas se essas fontes de luz não forem suficientes, então uma arandela também pode ser colocada ao lado da cama.
  • Céu limpo. Um céu azul com nuvens claras iluminará qualquer sala de estar. Não é necessário decorar todo o teto desta forma, uma área bastante pequena no centro da sala. Há também um lugar para um lustre luxuoso.

Os exemplos propostos estão longe de ser tudo o que pode ser traduzido em realidade. Um teto figurado vai decorar qualquer cômodo se você pegá-lo com habilidade e montá-lo com cuidado.

Para obter informações sobre como fazer você mesmo um teto ondulado simples na cozinha, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário