Como fazer um teto de gesso cartonado retroiluminado de dois níveis?
O teto é o principal componente de qualquer interior. Ao contrário de outros tipos de superfícies, está sempre visível, por isso este acabamento deve ser perfeito. A moda do gesso tradicional e da cal já passou; hoje, as estruturas de placa de gesso retroiluminadas de dois níveis são muito populares no design de tetos. Eles não só permitem que você esconda todos os defeitos da base, mas também dão um visual bonito ao ambiente. A instalação de tais tectos não é particularmente difícil, pelo que cada proprietário da casa poderá fazê-lo de forma independente. Para fazer isso, você deve primeiro criar um esboço original e, em seguida, comprar o material de construção necessário.
Peculiaridades
O teto de dois níveis é uma estrutura única criada a partir de duas camadas de gesso cartonado. A instalação da composição decorativa é efectuada de forma a permitir ocultar simultaneamente não só todos os sistemas de comunicação, cablagem eléctrica, mas também uniformizar o revestimento. Além disso, realizando até mesmo a reforma mais simples de um apartamento, com a ajuda de tais tetos, você pode planejar racionalmente o ambiente, dividindo-o visualmente em zonas separadas.
O único inconveniente das estruturas é que reduzem a altura do espaço, pelo que é aconselhável instalá-las em divisões amplas. Você pode, é claro, realizar essa instalação em salas pequenas, mas então precisará aplicar truques de design especiais: expanda os limites da sala devido aos tons claros na decoração das paredes e do piso.
Antes de instalar tetos de dois níveis, você deve considerar os seguintes recursos:
- Nível de umidade. No caso de uma queda constante de temperatura e alta umidade serem observadas na sala, é recomendável escolher uma parede de gesso resistente à umidade para o trabalho. Você também pode montar uma estrutura de folhas comuns, mas então elas terão que ser tratadas adicionalmente com um primer protetor.
- Características do layout da sala. Dependendo da forma e do tamanho da sala, o modelo de teto apropriado é selecionado. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que a instalação da moldura irá reduzir a altura do espaço em cerca de 10 cm.Para economizar altura, você pode simplesmente instalar a segunda camada em um telhado nivelado.
- Sistema de luz. O trabalho de instalação deve começar com um projeto, que indicará a colocação das luminárias. Grande atenção deve ser dada a este ponto, pois o aspecto geral não só da composição suspensa, mas também do interior como um todo, dependerá da correta instalação de lâmpadas e lâmpadas.
Visualizações
Os tectos falsos de beliche são perfeitos para designs modernos. Eles parecem elegantes e eficazes nas instalações, criando uma atmosfera incomum de conforto e calor no espaço.
Hoje existem muitas opções para a instalação de tais estruturas, as mais populares delas são:
- Teto de beliche de quadro. Parece uma caixa com um degrau. Tais composições, via de regra, são escolhidas para cômodos com altura superior a 3 m, já que o dispositivo da caixa exige um espaço livre de 50 cm. O teto costuma ter uma forma figurada, e tanto a iluminação oculta de lâmpadas LED quanto a de spot podem ser instalado ao longo de seu perímetro ... Esses designs também ficam lindos, complementados por grandes lustres no centro.Graças à estrutura da caixa, os cantos da sala são bem iluminados e o interior é claro e interessante.
- Diagonal. O dispositivo desta composição é impressionante em sua originalidade. O esquema de design é semelhante a este: o primeiro nível é anexado e, em seguida, o segundo nível é anexado a partir dele, que se projeta para o lado. Neste caso, a linha divisória corre horizontalmente ao longo de um lado, fundindo-se suavemente com a segunda camada, a delimitação pode ser feita tanto por linhas retas quanto onduladas. Graças às suas formas incomuns, o teto permite expandir visualmente o espaço. Neste caso, lâmpadas LED multicoloridas são recomendadas como retroiluminação, podendo ser combinadas com luzes noturnas.
- Zonal. Essa visualização permite que você realce lindamente uma determinada área da sala. A estrutura é fixada de forma que fique no mesmo nível em toda a sala, e uma segunda camada é montada acima da área que precisa ser enfatizada. Um sistema semelhante é escolhido para salas de estar e quartos, onde você precisa distinguir entre um local de trabalho, uma área de descanso e uma área de dormir. O teto também é adequado para salas combinadas, cujo estilo fornece limites visuais.
Além dos tipos tradicionais de tetos falsos, sistemas complexos de dois níveis são muito procurados. Em sua estrutura, eles são semelhantes aos modelos acima, mas são complementados por uma variedade de padrões, formas e elementos decorativos complexos. Graças a esses designs, você pode criar um interior inesquecível e exótico. Como regra, os designers escolhem tetos ondulados, abstratos e altos para projetos modernos.
A composição figurada consiste em dois níveis, que são configurados na forma de plantas, desenhos, padrões ou formas geométricas, sendo a primeira camada a principal, e diodos emissores de luz são fixados ao longo de suas bordas. O resultado é um efeito impressionante, enquanto elementos adicionais podem ser iluminados por holofotes. Esses tetos se encaixam perfeitamente em qualquer estilo, portanto, são considerados universais. Na maioria das vezes são escolhidos pelo estilo barroco e império, em cujo desenho é importante a presença de uma decoração simples com linhas claras. Uma boa opção são os designs de minimalismo e alta tecnologia, onde o rigor está presente em tudo.
Os tetos altos merecem atenção especial entre as estruturas de drywall de duas camadas. Seu sistema é feito suspenso, lâmpadas LED são instaladas ao longo do contorno, e o segundo nível serve como decoração. Além disso, esse sistema cria um efeito visual no qual o teto parece leve, "flutuando" no ar. Portanto, se o interior da sala precisa ser preenchido com uma atmosfera mágica, não há melhor opção de decoração.
Quanto aos tetos abstratos, eles são mais adequados para os proprietários de casas que amam formas incomuns. Existem muitas opções de design para tais estruturas, mas os sistemas com uma segunda camada em espiral são os mais populares no design moderno.
Para que a composição adquira um aspecto original, o melhor é usar várias cores na decoração, também pode fazer inserções com tonalidades brilhantes.
Iluminação
Um teto de gesso cartonado de dois níveis terá uma aparência elegante se for complementado com uma boa iluminação. Você pode instalar dispositivos de iluminação com suas próprias mãos, pois isso não é particularmente difícil. Para isso, basta desenhar primeiro os desenhos para a colocação dos dispositivos, bem como escolher a versão mais adequada da lâmpada ou luminária.
Até o momento, os seguintes dispositivos são mais frequentemente escolhidos para montar a luz de fundo de sistemas de duas camadas:
- Holofotes. Eles permitem que você faça a iluminação principal e adicional, destacando lindamente as áreas individuais da sala.
- Tiras de LED. Eles são usados para iluminar o teto ao redor do perímetro.As fitas diferem entre si no espectro de cores, portanto, dependendo do design da sala, você pode escolher fitas que criam luz com diferentes tons.
Preparação
A instalação de um tecto de gesso cartonado de dois níveis é efectuada por fases, devendo as obras ser efectuadas de forma correcta, respeitando todas as tecnologias de instalação. Para que a estrutura funcione de forma confiável por muitos anos, a preparação da superfície é realizada antes de fixá-la, após o que apenas a moldura pode ser montada. Portanto, primeiro você precisa controlar a superfície do revestimento, retire o gesso velho, sele cuidadosamente as fissuras. Quando o acabamento áspero está completamente seco, a base é preparada.
A próxima etapa de preparação será a escolha de um projeto de esquadria, de acordo com a qual será possível montar a estrutura futuramente.
Via de regra, são utilizadas instruções passo a passo para a confecção do quadro, segundo as quais a montagem do sistema de suspensão é realizada de duas maneiras:
- Em primeiro lugar, o sistema do primeiro nível é instalado e, em seguida, o segundo nível é anexado.
- O segundo nível está sendo preparado, é fixado em suspensões especiais, após o que o primeiro nível é montado.
Cada uma das tecnologias de montagem acima é boa em sua própria maneira, mas se você mesmo fizer o trabalho de instalação, sua escolha dependerá da habilidade e habilidades do mestre novato, bem como do tamanho e formato da sala. Por exemplo, para salas pequenas, não é recomendado o uso de um sistema complexo de tetos, pois devido à construção dupla, a altura da sala será "cortada" e terá uma aparência pesada. Quanto às salas retangulares, ao escolher a colocação dos níveis, é preciso atentar para o fato de que a segunda camada deve ser menor que a primeira.
Montagem
Depois que todo o trabalho preparatório estiver concluído, você pode prosseguir para a instalação direta da estrutura de dois níveis. Caso a instalação seja feita manualmente, é importante fazer as medidas corretas, tendo determinado o ponto zero no teto. Para fazer isso, você precisa de um nível de água com o qual possa traçar linhas. Se você planeja fazer um sistema que consiste em várias formas geométricas, uma grade de linhas deve ser aplicada ao longo de todo o perímetro do teto. Nesse caso, a distância entre as linhas perpendiculares não deve ultrapassar 60 cm, para linhas paralelas é de 50 cm.
As placas de gesso cartonado também são medidas com precisão, seus parâmetros devem corresponder totalmente às dimensões da moldura. Assim, o drywall é fixado nas bordas e no meio com parafusos auto-roscantes, e as figuras decorativas são feitas primeiro na forma de um gabarito de papelão, após o qual são transferidas para a estrutura. Antes de revestir a moldura, é necessário instalar todas as comunicações de engenharia, consistindo em sistemas de ar condicionado, iluminação e ventilação. Eles são fixados diretamente na laje para evitar danos ao revestir a estrutura. Quanto à fiação, não pode ser colocada dentro dos perfis, são retiradas as pontas da fiação, onde será feita a fixação das lâmpadas.
A fixação de placas de drywall é realizada com parafusos especiais auto-roscantes. No caso de a composição precisar ser revestida com detalhes curvos e ondulados, eles são primeiro tratados com uma solução e recebem a forma desejada usando um rolo pontiagudo. Ele fará muitos furos, graças aos quais a folha de drywall se tornará flexível para processamento e dobrará facilmente. Em primeiro lugar, as folhas do primeiro nível são fixadas e, em seguida, procedem-se à instalação das peças de trabalho do segundo nível. Se a área do teto for grande, recomenda-se colocar as placas de drywall em padrão quadriculado, observando a distância entre as placas de 40-50 cm, para que o material fique bem fixado e agarre bem.
Além disso, você precisa preparar furos para a instalação de futuras lâmpadas e luminárias. Como a fiação foi instalada anteriormente, resta apenas conectar suas extremidades aos dispositivos de iluminação.Ao final da instalação, é necessário processar as tampas dos parafusos com uma solução especial, e também betume as costuras com uma mistura de acabamento. Em seguida, é feito o rejuntamento, a trituração e a instalação das lâmpadas.
Dicas úteis
Um forro de gesso cartonado, composto por dois níveis e iluminação, é considerado uma estrutura complexa, portanto, para instalá-lo corretamente, é necessário primeiro traçar os esboços da futura composição, depois montar o sistema. Apesar de o processo de instalação parecer difícil, é perfeitamente possível lidar com ele sozinho.
Para artesãos novatos, ao instalar tetos de duas camadas, é recomendado usar as seguintes dicas úteis:
- O segundo nível do sistema de suspensão desempenha um papel decorativo, portanto, o design de seu design deve ser tratado com responsabilidade, pegando idéias incomuns. A tecnologia de instalação da estrutura dependerá das formas e tamanhos do segundo nível, já que muitas vezes as figuras podem ter um recorte ou descer ao primeiro nível.
- A instalação deve começar medindo o perímetro do teto e determinando a altura de cada camada. Para que os cálculos sejam realizados corretamente, deve-se utilizar um laser ou nível hidráulico. Para cada nível do sistema, uma marca é colocada, após a qual uma corda de corte é fixada e um plano de trabalho é formado.
- O desenho do futuro forro é desenhado diretamente nas lajes de piso, a fim de fixar a uniformidade das linhas, perfis UD são fixados na superfície.
- Para dar volume à estrutura, você precisa fazer guias a partir de perfis de CD. Ao mesmo tempo, ao trabalhar com perfis, é necessário deixar uma pequena margem de comprimento.
- Os perfis são fixados com parafusos especiais auto-roscantes para metal. Se necessário, eles podem ser dobrados para qualquer lado da estrutura. Caso o perfil seja colocado em frente ao teto, então sua direção é alinhada da seguinte forma: são feitos cortes na base a cada 5-10 cm, após o que o segmento é direcionado na direção desejada.
- Os recortes no teto de gesso cartonado devem ser feitos de perfis rígidos que suportem a carga. Eles são presos ao teto por meio de suportes em forma de U.
- Todos os perfis de carga, ao contrário das estruturas convencionais de parede, são montados com um vão de 40 cm. Para aumentar a sua resistência, pode-se dar um passo de 30 cm. Esse resseguro aumentará as características de resistência do quadro e protegerá a estrutura de possíveis rachaduras sob a influência do peso da segunda camada.
- Em contraste com as paredes, os perfis de carga do teto são fixados diretamente no próprio piso, portanto, as fixações estão sujeitas a enormes esforços. Para tornar o sistema durável, você deve anexar adicionalmente suportes de metal aos perfis, mantendo uma distância de pelo menos 60 cm.
- É aconselhável combinar o processo de confecção da moldura e revesti-la com folhas de drywall. Portanto, é melhor embainhar primeiro a segunda camada e só então começar a terminar a primeira camada principal. Assim, o trabalho é feito de forma mais rápida e prática.
- A coisa mais difícil no projeto de um teto de dois níveis pode parecer ser dobrar placas de drywall. Para isso, tradicionalmente são encharcados, depois são nivelados com um rolo especial, mas tudo isso pode ser feito de outra forma. Se for necessário criar figuras com um raio pequeno, a parede de gesso se dobrará bem e secará. Para não quebrá-la, é necessário fazer cortes regulares em paralelo, observando um passo de 5 cm, a peça resultante se dobrará e massajará facilmente.
- Para que o teto do original complemente o interior da sala, você deve se preocupar com sua iluminação. Para sistemas de dois níveis, as faixas de LED são consideradas uma opção de iluminação ideal. É melhor fixá-los em torno do perímetro da camada inferior, que forma um pequeno nicho. O resultado é um efeito de luz impressionante. Nesse caso, o nível inferior deve se projetar além do perímetro do quadro em 50 ou 70 mm.As bordas das placas de drywall são alinhadas ao longo de todas as bordas, em seguida, os perfis de guia são colocados e a faixa de LED é montada.
- O design de um beliche no teto deve ser selecionado estritamente de acordo com o estilo do quarto. Deve estar em harmonia com as paredes e o piso. Dependendo da finalidade funcional da sala, você pode instalar estruturas que dividem visualmente o espaço em zonas separadas.
Lindos exemplos no interior
Um teto de gesso cartonado de dois níveis é considerado um complemento ideal para o interior de qualquer sala. Esses sistemas de suspensão ficam lindos em cozinhas, mas como esse tipo de ambiente fica frequentemente exposto à umidade e altas temperaturas, para a decoração você precisa escolher o material certo com proteção especial. Uma paleta de cores quentes é adequada para a cozinha, portanto, as composições de duas camadas são mais bem elaboradas a partir de vários tons de cor. Inserções separadas de várias texturas e cores também parecerão incomuns nos designs. Uma opção clássica para a cozinha será um teto branco como a neve com iluminação forte, enquanto os amantes da Art Nouveau podem escolher modelos que combinam não só drywall, mas também exposições de telas coloridas que complementam harmoniosamente a beleza do piso e do mobiliário.
Além disso, para a cozinha, você pode escolher sistemas de gesso cartonado, montados não apenas em camadas retangulares, mas também decorados com figuras, linhas e padrões interessantes. Podem ser formas geométricas, abstração ou ondas. Para enfatizar a beleza de uma estrutura complexa, as fontes de luz devem ser instaladas não apenas ao longo do perímetro da camada inferior, mas também em detalhes decorativos. Assim, um pequeno zoneamento pode ser realizado na cozinha. Por exemplo, o teto fica lindo nas cores bege e branco, enquanto a inserção de cor é uma continuação da sombra do móvel.
A sala de estar desempenha um papel especial em todas as casas. Uma vez que não só toda a família se reúne nele, mas também ocorre uma reunião de convidados, seu design deve ser especial. Um beliche no teto ajudará a conseguir um efeito deslumbrante no interior da sala. Isso tornará o quarto luxuoso e elegante, e combinações incomuns de cores e formas darão à superfície uma aparência chique. Os tetos de gesso cartonado de dois níveis, em cujo desenho existe um elegante filme fosco ou brilhante, ficam especialmente bonitos em salas de estar. Graças à decoração incomum, até uma pequena sala pode ser transformada em um salão moderno.
A cor da composição do enforcamento deve ser escolhida de acordo com a harmonia dos tons. Portanto, o tom do fundo da sala é determinado e, em seguida, as tintas são adicionadas ao interior. Esses tetos podem ser decorados não apenas com formas geométricas, mas também com símbolos chineses ou padrões incomuns. Tudo depende do estilo de design e das preferências pessoais dos proprietários. Dois níveis parecem especialmente interessantes em salas de estar combinadas com uma cozinha. Para eles, você pode escolher um design clássico na cor branca, colocando a linha de LED na superfície na forma de padrões originais.
O quarto pertence à zona de lazer e dormir, pelo que a instalação de tectos duplos nesta divisão requer uma abordagem especial. Uma excelente solução para isso será uma estrutura suspensa de duas camadas, onde serão feitas peças em gesso cartonado em cores claras e telas decorativas em tons escuros. A iluminação de tal composição pode ser feita tanto com holofotes, quanto o sistema pode ser complementado com pequenos lustres que ajudarão a criar uma atmosfera de harmonia e romance no ambiente. Uma estrutura complexa em branco parece interessante no quarto, cuja camada superior está localizada acima da cama.
Apesar de a casa de banho estar sujeita a elevada humidade, ainda é possível instalar tectos complexos, compostos por dois níveis e iluminação.Para fazer isso, você precisa escolher drywall, projetado para salas úmidas. É aconselhável usar tons claros no projeto de tais tetos que combinem com a decoração das paredes. Para o banheiro, não é necessário fazer composições complexas, você pode passar com a segunda camada, arrumando-a de forma figurada.
Para obter informações sobre como fazer um teto de gesso cartonado com iluminação de fundo de dois níveis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.