Tudo sobre elementos de aquecimento para máquinas de lavar louça Bosch

Contente
  1. Dispositivo
  2. Causas de avarias
  3. Como escolher um novo elemento de aquecimento?
  4. Como substituir?

Um dos componentes essenciais de qualquer máquina de lavar louça é um elemento de aquecimento ou um aquecedor elétrico tubular. Sua principal função é aquecer a água até a temperatura desejada, que foi definida pelo usuário.

Mas, como qualquer dispositivo técnico, o elemento de aquecimento pode quebrar e falhar. Vamos tentar descobrir como funciona o elemento de aquecimento da máquina de lavar louça Bosch. Além disso, analisaremos como escolher um novo aquecedor para essa máquina de lavar louça, por que ele pode quebrar e como substituí-lo com suas próprias mãos.

Dispositivo

Como já mencionado, um elemento de aquecimento é um dispositivo elétrico, cujo objetivo principal é aquecer um líquido com uma espiral embutida, que é feita de um material especial. A parte condutora está localizada no tubo, que é hermeticamente fechado. Já agora, está isolado do corpo da máquina de lavar loiça. O aquecedor é normalmente alojado em uma camisa de água especial. E para que o líquido circule, uma bomba elétrica especial do tipo palheta é usada. As juntas das peças são vedadas com uma gaxeta de borracha, que protege as peças de contato da entrada de água.

Quando uma corrente elétrica flui em espiral, o calor é gerado. Os sensores de medição são responsáveis ​​por regular o funcionamento do aquecedor. O sensor monitora a temperatura programada e, quando o nível definido é atingido, ele desliga. Quando a água esfria e sua temperatura desce abaixo de um determinado nível, o aquecimento é realizado novamente. Acrescente-se que os aquecedores tubulares Bosch instalados em máquinas de lavar louça fabricadas a partir de 2010 são equipados adicionalmente com uma bomba. Esses modelos com bomba se distinguem por uma circulação mais intensa de água, o que acelera significativamente a troca de calor.

Os nós secos podem ser encontrados em vários modelos do fabricante mencionado. Sua característica é que o tubo de aquecimento será montado aqui em uma caixa especial. E o espaço entre as paredes é preenchido com um composto especial resistente a altas temperaturas. Sua tarefa é fornecer isolamento adicional contra os efeitos do líquido em várias partes elétricas.

Causas de avarias

O mau funcionamento dos elementos de aquecimento e suas avarias podem ocorrer por vários motivos. A queima do filamento em espiral e os curtos de saída são comumente citados pelos usuários como as falhas mais comuns. Aqui é necessário entender que a queima ocorre como resultado do fato de que o elemento refratário localizado em um aquecedor hermeticamente fechado torna-se mais fino à medida que é usado.

Muitas vezes você pode descobrir que o aquecedor de fluxo instalado na máquina de lavar louça simplesmente queimou. Pode haver várias razões para isso.

  • Há um vazamento em algum lugar do aquecedor elétrico tubular.

  • O filtro está muito sujo, pelo que não consegue desempenhar a sua função normalmente.

  • A máquina de lavar loiça não está a ser utilizada de forma adequada ou está a ocorrer algum defeito grave.

  • Deterioração ou grande acúmulo de calcário diretamente no elemento de aquecimento. Se a espessura da escala do aquecedor elétrico térmico for superior a 2-3 milímetros, a peça irá quebrar com certeza e muito rapidamente.

  • Uma avaria pode ocorrer devido a um sério surto de tensão na rede elétrica. Se esta é uma ocorrência comum em sua área, você deve obter um dispositivo como um estabilizador.

Se a avaria for grave, pode verificar o estado do elemento de aquecimento, mas é quase garantido que terá de ser substituído. Antes disso, você deve primeiro comprá-lo após uma seleção cuidadosa. E para escolhê-lo corretamente, é necessário levar em consideração uma série de características específicas.

Como escolher um novo elemento de aquecimento?

Antes de pedir e comprar um novo elemento de aquecimento, você precisa saber sobre o modelo que está instalado na máquina de lavar louça, tudo, até o número de série. Ele pode ser encontrado no rótulo da máquina de lavar louça.

Além disso, você deve conhecer as principais características técnicas do dispositivo:

  • tensão e potência;

  • dimensões;

  • correspondência com o conector para conexão;

  • propósito geral.

Além disso, é necessário prestar atenção ao aperto nas extremidades da tomada no modelo. E também você deve prestar atenção aos recursos de design. Os aquecedores térmicos elétricos usados ​​nas máquinas de lavar louça da marca Bosch podem ser:

  • molhado ou submerso;

  • seco.

A primeira categoria de dispositivos difere porque eles entram em contato com o meio líquido de trabalho e o aquecem. E a segunda categoria de modelos está em um frasco especial feito de sabonita. Este material pertence à categoria de compósitos.

Os aquecedores a seco são mais procurados devido à sua maior eficiência. Isso se dá pelo fato de a peça não entrar em contato direto com o líquido. Isso também possibilita aumentar a durabilidade da peça.

A presença de um frasco largo no aquecedor a seco permite aquecer a água o mais rápido possível, protege contra a formação de incrustações e a formação da chamada rolha seca. E, se necessário, é um pouco mais fácil remover essa peça.

Em diferentes modelos de máquinas de lavar louça da Bosch, podem ser instalados sensores de turvação de um líquido, distribuição do fluxo de água, bem como um relé elétrico, que é acionado por uma membrana, que é movido por uma pressão de água.

Observe que para os modelos da Bosch, você pode encontrar elementos de aquecimento, completos com os quais há também uma bomba. Será uma peça que não pode ser desmontada. Mas seu preço será significativamente mais alto do que os aquecedores elétricos térmicos convencionais para esses dispositivos.

Como substituir?

Agora vamos tentar descobrir como consertar a máquina de lavar louça substituindo o elemento de aquecimento. Primeiro, você precisa desconectar a mangueira de comutação que está conectada ao abastecimento de água. Depois disso, você precisa desconectar a mangueira de drenagem de fluido residual, que está conectada ao esgoto.

Deve também desligar a máquina de lavar loiça da corrente eléctrica, após o que a caixa é desmontada e o elemento necessário substituído.

Para realizar o trabalho, você precisará ter em mãos:

  • conjunto de chave de fenda;

  • alicate;

  • testador;

  • chaves inglesas.

O próprio processo de substituição do elemento de aquecimento será executado em uma determinada ordem.

  • Abrimos a porta frontal do aparelho, retiramos as bandejas de dentro onde os pratos são colocados.

  • Desmontamos os aspersores líquidos de plástico e também retiramos a unidade de filtração do seu ninho, que se encontra no fundo da câmara.

  • Se a máquina de lavar loiça for parte integrante da parede da cozinha, deverá desapertar os parafusos de fixação nas laterais e na tampa do corpo.

  • Puxe para cima o braço pulverizador inferior, que geralmente é mantido no lugar por um retentor de mola.

  • Remova o tubo de plástico conectado ao aquecedor.

  • Retiramos a máquina de lavar louça para retirar as tampas que estão localizadas nas laterais. Se o equipamento for embutido, bastará desmontar os painéis de isolamento acústico e retirar as blindagens plásticas.

  • Colocamos o equipamento na parede posterior, antes de colocar um material de amortecimento.

  • Desmontamos a parte inferior do corpo com suportes reguláveis, depois desligamos a mangueira de água da unidade de aquecimento. Leve em consideração que a água fluirá da mangueira. Se a mangueira estiver presa, você precisará usar um alicate. Sob nenhuma circunstância deve ser aplicada força devido ao risco de quebra dos bicos injetores.

  • Desconectamos os cabos de comutação e desparafusamos os fechos que fixam a caixa do aquecedor. E você também deve desapertar ou beliscar os fechos plásticos que prendem os fios elétricos. Agora removemos a parte queimada.

  • Efetuamos a instalação de um novo aquecedor termoelétrico e montamos o equipamento na ordem inversa.

  • Fazemos testes de equipamentos.

E também deve saber que antes de substituir o elemento de aquecimento nos modelos de máquinas de lavar louça da marca em questão, é necessário medir a resistência da peça em questão, que será instalada em vez da partida.

O fabricante unifica o design das máquinas de lavar louça, razão pela qual a resistência do enrolamento pode ser menor do que o necessário. Por exemplo, uma técnica com potência de 2.800 watts a uma voltagem de 230 volts deve ter um indicador de resistência de 25 ohms e você pode ver apenas 18 ohms em um multímetro. Abaixar este indicador permite acelerar o aquecimento do líquido, mas às custas de reduzir a confiabilidade e durabilidade do equipamento.

Para aumentar a resistência, pode-se remover a ponte de processo, que separa parte da bobina de aquecimento. Para fazer isso, você precisa desmontar o corpo da bomba que está instalado no aquecedor. A desvantagem desta etapa será a perda da garantia da peça e o aumento do tempo de ciclo devido à diminuição da intensidade do aquecimento da água.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário