Tudo sobre elementos de aquecimento para máquinas de lavar louça

Tudo sobre elementos de aquecimento para máquinas de lavar louça
  1. Características e propósito
  2. Visualizações
  3. Como verificar?
  4. Sinais de quebra
  5. Como substituir?

O conhecimento da estrutura e dos princípios de operação das máquinas de lavar louça e dos sistemas individuais pode ser útil para cada um de seus proprietários. São frequentes os casos de falha no funcionamento dos elementos de aquecimento, responsáveis ​​por aquecer a água até à temperatura desejada para a lavagem da loiça. É necessário descobrir onde estão localizados os elementos de aquecimento em modelos específicos da máquina, a que tipo se referem e como são substituídos se o reparo for impossível.

Características e propósito

A lavagem normal da louça na máquina de lavar louça é amplamente garantida por um aquecedor elétrico (TEN) instalado na mesma. Se não funcionar, a água não será capaz de aquecer - e nenhum reagente selecionado corretamente compensará este problema. Em água fria, é improvável que seja possível lavar a louça suja normalmente.

Alguns modelos de máquinas de lavar louça podem ser ligados a canos de água quente. Mas nem sempre é possível contar com essa versatilidade. Além disso, a água principal dos CHPPs é suplementada com um grande número de reagentes. A proteção contra a penetração na loiça, embora possível, é bastante complicada e cara. Portanto, é melhor evitar problemas com o aquecedor de antemão, usando sempre água fria. O elemento de aquecimento transfere seu calor para ele.

O elemento de aquecimento não é nada extraordinário no sentido físico. Como outros aparelhos semelhantes encontrados na vida cotidiana e em outras áreas, ele usa o efeito da liberação de calor em um material com alta resistência elétrica. Às vezes, um par de aquecedores é usado ao mesmo tempo. O segundo é responsável pela secagem da louça.

Deve-se notar que o elemento de aquecimento não está localizado no canal principal de água, como outros usuários costumam presumir. Seria simplesmente perigoso de muitas maneiras. Para acomodar a unidade de aquecimento, é utilizado um compartimento isolado especial, onde a água é fornecida através de uma linha especial. Um ponto muito importante - em todos os modelos modernos, o funcionamento do elemento de aquecimento é controlado por um sensor de aquecimento. Em caso de calor excessivo, a automação desliga imediatamente o sistema, evitando consequências indesejadas.

O sensor de turbidez evita o acúmulo excessivo de incrustações.

Visualizações

Esses componentes das máquinas de lavar louça não diferem em uma variedade especial de opções. Mas isso é ainda melhor para os usuários. Um aquecedor tubular simples é barato. Consome relativamente pouca corrente. No entanto, o tempo total de operação dos elementos de aquecimento não é muito longo.

Há também outra opção - fluxo direto. O principal componente desse projeto é o tubo. A água se move ao longo dele em um determinado modo, que é cuidadosamente calculado por engenheiros. Ao se mover, o líquido atinge uma determinada temperatura. O processo leva menos tempo do que na versão clássica.

Porém, o consumo atual aumenta, o que nem sempre é compensado pelo prolongamento da vida útil.

Como verificar?

Em muitos casos, é impossível entender visualmente se o dispositivo ainda está operacional ou não. A medição da resistência elétrica com um multímetro ajudará a avaliar a situação. Mesmo o multímetro ou testador doméstico mais simples é adequado para o trabalho, mas ainda é melhor dar preferência a amostras certificadas. O nível de resistência necessário é determinado de forma simples: você só precisa dividir a tensão da rede pela potência do dispositivo.

A sequência de etapas é a seguinte:

  • desligue o fio da rede;
  • coloque o mecanismo de chaveamento do multímetro na faixa desejada;
  • prenda as ranhuras nos locais adequados;
  • fixe o valor obtido e tire conclusões.

A interpretação das indicações também não é difícil:

  • conformidade exata com o indicador calculado - plena capacidade de manutenção do elemento de aquecimento;
  • valor zero - curto-circuito na espiral;
  • um ou infinito - uma quebra na espiral.

Mas a simples medição da resistência não é tudo. É importante verificar se há uma falha de corrente no caso. As informações necessárias são fornecidas novamente conectando um multímetro. O dispositivo de medição deve ser colocado no modo de campainha. Em seguida, as sondas tocam o corpo e alternadamente tocam os contatos do aquecedor.

Sinais de quebra

Mas, é claro, você não deve verificar constantemente o dispositivo. É necessário focar principalmente nos momentos críticos, que apenas dizem que o elemento de aquecimento queimou ou quebrou. Quase todas as máquinas de lavar louça com painéis de controle inteligentes informam os usuários sobre avarias com códigos de erro especiais. Os problemas de água são geralmente indicados pelo código "09". Às vezes, uma letra do alfabeto latino é adicionada a ele (mais precisamente, você precisa descobrir nas instruções e passaporte técnico da unidade).

Você também pode presumir que o elemento de aquecimento falhou devido ao estado dos pratos. Mais precisamente, pelo facto de, após o fim do ciclo regular de lavagem, permanecer sujo. A formação de escamas também será motivo de alarme. É fácil encontrá-lo mesmo com um exame superficial.

E mais uma coisa: a quebra do aquecedor é indiscutível, se a máquina de lavar louça parou de funcionar após um pico de energia ou uma queda de energia de curto prazo em casa.

Como substituir?

Muitos serviços de reparação insistem que a substituição do elemento de aquecimento deve ser confiada a profissionais e não à mão. A motivação para tais declarações é muito clara - os serviços precisam gerar dinheiro. Com um conhecimento relativamente simples do dispositivo da máquina de lavar louça, é perfeitamente possível eliminar o defeito por conta própria. Em primeiro lugar, você precisa comprar uma peça que se encaixe perfeitamente. Você terá que se concentrar na placa de identificação e na documentação técnica do produto.

É aconselhável adquirir peças originais. Mas às vezes é necessário comprar um modelo semelhante. Nesse caso, vale a pena perguntar se o fabricante o recomenda. As peças mais baratas podem custar mais do que a economia aparente.

Também é necessário verificar a reputação dos vendedores.

A sequência de substituição usual é:

  • desconecte o dispositivo da rede;
  • coloque uma toalha ou outro pano;
  • vire o dispositivo para o lado;
  • remova a base;
  • retire as bandejas da tremonha;
  • remova o spray inferior;
  • retire o filtro de drenagem;
  • limpe a água;
  • limpe o orifício de drenagem;
  • desligue o sensor;
  • solte os fechos;
  • desligue os chips de fiação;
  • remova o elemento de aquecimento problemático.

A instalação de um novo elemento de aquecimento e a restauração de todo o conjunto do aquecedor são realizadas na ordem inversa.

Você pode descobrir como substituir os dez na máquina de lavar louça com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário