Como escolher um fogão com máquina de lavar louça?
Um número considerável de pessoas terá interesse em saber como escolher um fogão com máquina de lavar louça, quais são os prós e os contras dos fogões combinados elétricos e a gás. Seus principais tipos são forno e lava-louças 2 em 1 e 3 em 1. E também é muito importante entender a instalação de tais equipamentos em seu devido lugar e sua conexão.
Recursos, prós e contras
O nome "fogão com máquina de lavar louça" significa inequivocamente que os eletrodomésticos combinam pelo menos essas duas funções. Ambos os dispositivos funcionam de forma autônoma em termos técnicos. Além disso, eles são colocados em um prédio comum. Obviamente, a máquina de lavar louça está sempre na parte inferior e a "parte da comida" na parte superior; um arranjo diferente seria ilógico e extremamente inconveniente. Deve-se notar que os modelos 2 em 1 são bastante raros.
A maior parte do sortimento do mercado é ocupada por modificações 3 em 1, nas quais, para além do fogão e da máquina de lavar louça, existe também um forno. Esta é a solução mais prática. Claro, o design geral é um pouco complicado, pois é necessário coordenar o trabalho das diferentes partes. Porém, o resultado vale a pena.
Em caso de avaria de qualquer componente da estrutura, pode ser garantida uma substituição relativamente simples.
Falando sobre as propriedades positivas e negativas das combinações, vale mencionar:
-
funcionalidade aumentada;
-
redução no tamanho (muito importante em habitações de pequeno porte);
-
longo período de operação;
-
facilidade de gerenciamento;
-
design elaborado;
-
a necessidade de compromissos (tanto a máquina de lavar louça, o fogão e o forno têm capacidades um pouco menos do que dispositivos individuais);
-
dificuldades de conexão de linhas de comunicação;
-
alto risco devido ao contato potencial da água com a eletricidade;
-
dificuldades de manutenção, seu alto preço;
-
faixa limitada.
Visualizações
Deve ser dito imediatamente que a técnica combinada pode ser independente ou embutida em um nicho ou parede. Por sua vez, a divisão dos equipamentos de cozinha combinados de acordo com os princípios que são utilizados em seu trabalho também é óbvia:
-
modelos com plataforma superior gás-elétrica;
-
fogões a gás puro com máquina de lavar louça;
-
fogões elétricos com um componente de lavagem;
-
modelos com forno a gás ou elétrico.
Mas as diferenças, é claro, não param por aí. Um papel muito importante na vida cotidiana é desempenhado pelo número de gravadores ou discos elétricos. O número de pratos que podem ser preparados de uma vez depende disso.
Você também deve considerar a composição do fogão. Pode ser de composição inoxidável, vitrocerâmica ou mista.
Critérios de escolha
O tamanho do equipamento é de fundamental importância aqui. Aqueles que desejam colocar o aparelho combinado em um estojo de lápis devem se concentrar no segmento mais estreito. É inútil economizar neste caso, porque todos os modelos mais baratos não são confiáveis e duráveis o suficiente. Você só pode confiar em grandes fabricantes. Quanto à escolha de um dispositivo a gás ou elétrico, este é um tópico separado que deve ser abordado com mais detalhes.
Quando o gasoduto principal está conectado, a preferência é bastante óbvia. No que diz respeito aos fogões elétricos, eles são melhores em casas projetadas para este método de cozimento, com fiação elétrica bastante potente. Se a casa estiver longe do gasoduto e não houver necessidade de um fornecimento de energia estável, resta apenas o gás engarrafado.
A largura do dispositivo pode variar de 50 a 100 cm.
O fogão a gás só deve ser instalado com a ajuda de profissionais.... Os menores erros durante sua instalação são extremamente perigosos. As transferências subsequentes também precisarão ser coordenadas com o serviço de gás. O fogão elétrico deve ser conectado através de uma tomada especial. Deve ser escolhido apenas em residências com nova fiação de cobre.
Se for escolhido um aparelho a gás, é altamente desejável dar preferência a modelos com:
-
ignição piezo;
-
controle de gás;
-
grades finas modernas ou revestimento vitrocerâmico.
Essas opções estão presentes mesmo em versões relativamente acessíveis. Na ausência deles, usar o fogão é inconveniente e até perigoso.
Quanto ao poder dos queimadores, isso realmente não importa.... Até mesmo dispositivos modernos e poderosos funcionam facilmente quando conectados a redes instaladas há 50-60 anos. Um aparelho a gás funciona mais economicamente do que um elétrico e é adequado para quem gosta de cozinhar; para o aquecimento periódico de produtos semiacabados, é preferível um fogão elétrico.
É verdade que a familiaridade com este ou aquele método também desempenha um papel. Além disso, você deve prestar atenção a:
-
tipo de queimadores;
-
órgãos dirigentes;
-
Projeto;
-
um conjunto de funções adicionais.
Dicas de instalação
Um dispositivo tão complexo deve ser conectado a um soquete Schuko 16A equipado com um pino de aterramento. E também é imperativo usar um sistema de desligamento de proteção ou uma máquina diferenciadora, cuja corrente de fuga é de 30 mA. Obviamente, toda fonte de alimentação deve passar por um tronco de cabo separado.
Os pontos de ligação à saída e as torneiras que cortam o gás, a água devem ser colocados a uma altura conveniente, de fácil acesso. Sempre que possível, todas as conexões elétricas devem ser retas - não são usados cabos de extensão. Uma vez que a máquina de lavar louça está necessariamente ligada ao abastecimento de água e esgotos, é melhor instalá-la no momento em que a casa ainda está em construção ou em grandes reparações. A melhor opção de tubo é polipropileno com diâmetro de 20 mm. Todos os tubos devem ser fixados à parede com braçadeiras especiais.
Importante: se o dispositivo tiver dimensões fora do padrão, você deverá selecionar o tamanho do móvel com antecedência.
Você não pode trazer o fogão com a máquina de lavar louça para a parede... Isso geralmente leva ao esmagamento das mangueiras por onde a água circula. E também a falta de circulação normal de calor pode levar ao superaquecimento e danos aos materiais de construção e acabamento. O dispositivo deve ser colocado apenas em plataformas niveladas.
É estritamente inaceitável montar as tomadas debaixo da pia.... Até mesmo um pequeno derramamento de água pode provocar grande infortúnio ali. Algumas unidades de lava-louças podem ser conectadas a um sistema de água quente. No entanto, este ponto é sempre especificado nas instruções. Se o fabricante não contava com isso, é melhor não arriscar.
Se for necessário alongar as mangueiras de água, elas devem ser estendidas, qualquer dano e corte são inaceitáveis. Ele contém uma série de sensores especiais que evitam derramamentos de água. É indesejável o uso de foca de linho. Só pode ser aplicado corretamente e com segurança por encanadores experientes. Mas até eles preferem as juntas de borracha e correias FUM mais confiáveis.
Um fogão a gás com máquina de lavar louça deve estar a uma distância não superior a 2 m de um cano ou cilindro. Em casos extremos, essa lacuna pode ser aumentada para 4 m, mas isso é indesejável. Ao usar uma lareira a gás, um exaustor poderoso deve ser fornecido.
Como os dispositivos modernos desse tipo contêm componentes eletrônicos, deve-se usar uma tomada aterrada.
A conexão direta com o sistema de abastecimento de gás é fornecida com uma mangueira especial.
O fogão elétrico é conectado com fios com seção transversal de pelo menos 4 metros quadrados. milímetros. Se você tiver que conectá-lo a uma tomada que seja de 12 m ou mais remota, você já precisa de um cabo de 6 sq. milímetros.Mas é melhor focar neste indicador mesmo no caso mais simples para maior confiabilidade. Os refrigeradores não devem ser localizados nas proximidades. O fogão deve ser removido de estruturas de plástico que derretem facilmente.
O comentário foi enviado com sucesso.