Por que a máquina de lavar louça não esgota a água e o que devo fazer?
A máquina de lavar louça pode ser descrita como um dispositivo bastante complexo do ponto de vista técnico. E como qualquer técnica, pode falhar, quebrar e funcionar incorretamente. Um sinal de problema é que a máquina de lavar louça não está drenando a água. Tentaremos descobrir como diagnosticar o problema, bem como analisar as causas de sua ocorrência e o que fazer para eliminar um mau funcionamento dessa natureza.
Diagnóstico
O principal sinal de que a nova máquina de lavar louça não está funcionando corretamente é que a água não é totalmente escoada do tanque após o ciclo de lavagem. Ou a água está no canto inferior direito do compartimento de lavagem, o que também costuma acontecer.
Mas esse problema geralmente só pode ser diagnosticado após a lavagem da louça.
Deve-se acrescentar aqui que o líquido em quase todas essas técnicas entra em um ciclo fechado. Ou seja, após o mecanismo de filtragem, a bomba começará a bombear para fora quando o ciclo de lavagem for concluído.
Você só pode verificar se o problema existe visualmente quando a máquina para de funcionar. Para isso, é necessário abrir o compartimento de lavagem e ver se a água não sai de jeito nenhum, ou se esgota parcialmente, mas ainda há uma quantidade significativa dela na panela. Existem outras evidências desse fenômeno - indicação visual e sonora, além do fato de a máquina zumbir muito durante o funcionamento.
Se o dispositivo estiver equipado com um display, o código de erro correspondente geralmente aparecerá nele.
Causas e solução de problemas
Tentaremos compreender as causas mais comuns de avarias do equipamento em questão e também saber como eliminá-las. Vamos considerar diferentes casos de mau funcionamento.
- Problemas com o módulo de controle. Danos na unidade de controle tornam-se o motivo de o técnico simplesmente não saber o que fazer após a lavagem da louça, porque o elemento de controle está com defeito.
- Erro de instalação.
- Sensor de nível de água com defeito. Este não é um elemento do mecanismo de drenagem, mas pode fornecer dados incorretos ao módulo do programa sobre o nível de água no compartimento da máquina de lavar louça.
- Colocação incorreta da mangueira de drenagem. Geralmente decorre de instalação inadequada de equipamentos ou rearranjo de móveis na cozinha.
- Avaria da bomba, responsável por bombear o fluido para fora do dispositivo. Não só a bomba em si pode quebrar, mas também pode acontecer que, devido à presença de um tampão ou entupimento, ela simplesmente não tenha tempo de cumprir sua função direta - bombear água para fora.
- Filtro obstruído. Esse tipo de mau funcionamento é considerado o mais comum. Isso ocorre porque os usuários não limpam a louça dos restos de alimentos antes de colocá-los na máquina de lavar louça e deixam de limpar o próprio filtro.
- Dificulites técnicas.
Erro de instalação
Muitas vezes acontece que a máquina de lavar louça se recusa a escoar a água, ou esta permanece parcialmente nela devido ao fato de o usuário violar grosseiramente as regras e regulamentos básicos para o uso de tal equipamento.
Ou, durante a auto-instalação, algumas violações foram cometidas.
Nesse caso, mesmo equipamentos totalmente em condições de uso podem funcionar incorretamente. Os problemas mais difíceis aqui podem ser:
- entupimento do filtro de detritos;
- entupimento de diferentes partes do ralo;
- posicionamento incorreto da mangueira de drenagem.
Colocando a mangueira de drenagem
A instalação incorreta ou o posicionamento incorreto da mangueira de drenagem são causas comuns de problemas que podem fazer com que a água permaneça na máquina de lavar louça. Se a instalação for feita a uma altura de mais de 150 centímetros do nível do solo, a bomba simplesmente não pode elevar a água ao sifão ou ao local onde é feita a ligação ao esgoto. Então o entupimento da mangueira é uma questão de tempo. O mesmo resultado será obtido se a mangueira for comprimida ou se seu comprimento for superior a 200 centímetros.
Para ter certeza de que a causa dos problemas está precisamente no fenômeno descrito, uma série de ações são necessárias.
- Afaste a máquina de lavar louça da parede e examine a mangueira em busca de dobras. Se estiverem presentes, é necessário endireitar e verificar se a água começa a sair normalmente. E também é necessário garantir que o dispositivo esteja localizado na distância necessária da parede - pelo menos 30 centímetros.
- Se não houver dobras, é necessário verificar se a mangueira está entupida com restos de comida, gordura ou incrustações. Para fazer isso, é necessário desconectá-lo, colocar a ponta em um balde ou um prato pré-preparado mais fundo e ligar o dreno forçado. Se a pressão da água for muito forte, tudo está em ordem com a mangueira. Se a pressão for fraca, então, provavelmente, um tampão se formou na mangueira. Pode ser eliminado com fio grosso. Alternativamente, você pode usar produtos de limpeza especiais. Tudo deve ser feito com o máximo cuidado para não deformar a mangueira por dentro.
Filtro entupido
Em uma técnica como a lava-louças, o filtro geralmente consiste em duas partes conectadas.
Geralmente está localizado na parte inferior da câmara de trabalho.
Na maioria das vezes, o filtro principal é equipado com uma rede de filtragem especial, que também é um filtro que não permite a passagem de resíduos de alimentos.
E o chamado copo interno é feito de uma malha com grandes malhas e é uma parte filtrante que faz uma limpeza grosseira. Quando a água passa por ele, ela cai na superfície da malha externa de malha fina, que finalmente limpa o líquido dos restos de comida.
Os filtros são limpos de uma determinada maneira.
- Tiramos o cesto de pratos da máquina de lavar louça.
- Desparafusamos a tampa do filtro localizada na parte inferior do compartimento, ao lado da pistola pulverizadora.
- Retiramos alguns "copos" sujos do nicho para filtração.
- Nós os enxaguamos abundantemente com água corrente. Se necessário, usamos qualquer detergente de louça e uma escova de dentes para isso.
- Abrimos a tampa que está localizada acima dos filtros e obtemos acesso ao impulsor da bomba. Agora vamos ver o quão bem ele gira. Se houver algum tipo de inibição, é necessário remover o bloqueio com uma pinça. Quando a limpeza for concluída, você precisa colocar as peças em seus lugares.
Limpar o filtro nem sempre resolve o problema. Você pode procurar por plugues nas proximidades, ou seja, em outros elementos do mecanismo de drenagem. Por exemplo, se a água sai bem após desconectar a mangueira do sifão, você deve procurar um tampão no ponto de entrada no esgoto. Você pode corrigir esse problema com a limpeza mais simples.
problemas técnicos
Se as medidas acima não resolverem o problema e o reparo não for bem-sucedido, as causas dos problemas devem ser procuradas já nas avarias dos conjuntos de instrumentos e na falha de vários componentes.
Apesar do fato de que as máquinas de lavar louça são equipamentos altamente confiáveis, isso geralmente é o resultado de influências externas ou desgaste natural.
A água não pode entrar no esgoto por um dos seguintes motivos:
- avaria da bomba;
- mau funcionamento do módulo de controle;
- mau funcionamento do sensor de nível de água.
Bomba quebrada
O bloqueio não é o único problema que uma bomba pode ter. Se a máquina de lavar louça foi usada ativamente e por muito tempo e, ao mesmo tempo, não passou por manutenção, então este elemento pode simplesmente quebrar. Por exemplo, o impulsor pode ser danificado se for atingido por objetos sólidos.
Existem casos frequentes em que o dispositivo queima devido a fenômenos como quedas de tensão. Se não houver tensão na placa de controle durante o teste de resistência, isso significa que a peça está com defeito.
O problema só pode ser resolvido substituindo-o.
Para limpá-la, em primeiro lugar, é preciso entender como seria melhor escoar a água que está dentro da máquina de lavar louças desconectada da rede. Isso pode ser feito recolhendo manualmente o líquido ou drenando-o por gravidade inclinando o dispositivo.
Depois disso, você precisará realizar as seguintes ações:
- desmonte a mangueira de drenagem;
- vire a máquina de lavar louça;
- desenrosque a palete;
- desmontar o sensor de controle do nível de água;
- remova a bomba desaparafusando os contatos e fixadores;
- limpe a voluta e o impulsor;
- limpe os contatos e verifique o nível de resistência;
- verifique se a válvula da bomba está entupida.
A propósito, isso também inclui problemas com o sistema de esgoto. Ou seja, a bomba, durante o seu funcionamento, não tem tempo para bombear toda a água da lava-louças devido ao esgoto estar entupido com resíduos.
Para localizar o mau funcionamento, será necessário desconectar a mangueira de drenagem do esgoto.
Se um líquido sujo com um odor característico específico e bastante desagradável saiu de lá, você deve tentar limpar esse elemento com suas próprias mãos. Isso exigirá várias etapas.
- Despeje água fervente no orifício de drenagem, no qual você primeiro precisa dissolver o limpador de cachimbo.
- Se isso não ajudar e o esgoto ainda estiver entupido, você pode usar um cabo de aço para limpeza, se disponível. Se não estiver lá, então seria melhor convidar um encanador, que definitivamente tem um dispositivo semelhante em seu inventário.
Sensor com defeito
O sensor de água, ou interruptor de pressão, é responsável por monitorar o nível de água na máquina de lavar louça. Se essa parte quebrar, a água se acumulará constantemente no reservatório.
A dificuldade será que, devido às características estruturais de tais equipamentos, não é muito fácil chegar ao sensor.
Para verificar se há uma falha, você precisa ligar o circuito elétrico com um multímetro.
Se o sensor de água estiver com defeito, ele precisa ser substituído. Esta parte não pode ser reparada. A quebra do interruptor de pressão pode ser causada não apenas por um bloqueio. Entre as causas mais comuns estão os defeitos do tubo que reduzem a pressão, o desgaste devido ao uso prolongado e a oxidação dos contatos.
Módulo de controle danificado
A falha do módulo de controle é o problema mais sério e pode causar a estagnação da água na máquina de lavar louça.
Basicamente, é o cérebro do aparelho responsável por quase tudo. Inclusive para o programa de drenagem forçada de líquidos.
Substituir um módulo de controle é um processo muito caro do ponto de vista financeiro. Portanto, se a máquina de lavar louça ainda não tiver expirado a garantia, é melhor devolvê-la para conserto imediatamente. Mas, se acabar, será mais fácil comprar um novo do que consertar o módulo eletrônico. Além disso, você pode verificar a operacionalidade deste elemento exclusivamente no centro de serviços, onde o mestre tem em mãos todos os equipamentos necessários, além de softwares especiais.
Medidas de prevenção
Como você pode ver, existem alguns problemas que podem causar avarias ou mau funcionamento da máquina de lavar louça. Mas não presuma que uma pessoa encontrará rapidamente qualquer um dos defeitos mencionados acima. Eles podem ser evitados tomando medidas preventivas de vez em quando e seguindo algumas regras.
- É necessário instalar exclusivamente a máquina de lavar louça, seguindo as instruções.
- Certifique-se de usar sal para amaciar água dura e detergentes especiais para lava-louças.
- Remova qualquer resíduo de comida da máquina de lavar antes de colocá-lo na máquina. Isso garantirá que o filtro não entope.
- O filtro deve ser limpo pelo menos uma vez a cada duas semanas. Além disso, é necessário ligar a máquina de lavar louça em modo preventivo pelo menos uma vez a cada 30 dias. Ou seja, inicie, mas não coloque a louça dentro. E também não se esqueça de limpar os lacres da porta do aparelho.
Acrescentamos que as medidas acima irão ajudar a prolongar significativamente a vida útil de qualquer máquina de lavar louça e também podem reduzir o risco de vários tipos de avarias e avarias.
O comentário foi enviado com sucesso.