Bombas para lava-louças
O elemento chave de qualquer máquina de lavar louça é a bomba. Durante a operação, podem surgir problemas no funcionamento da bomba que podem levar à necessidade de substituição do dispositivo. Vale a pena dar uma olhada mais de perto em quais bombas são usadas em máquinas de lavar louça, como diagnosticar uma avaria e fazer reparos.
Peculiaridades
Uma máquina de lavar louça é um dispositivo complexo no qual todos os elementos e sistemas estão conectados uns aos outros. Cada unidade da máquina de lavar loiça é responsável por uma parte diferente do processo de lavagem.
O principal elemento do equipamento é a bomba, responsável por fornecer e retirar o líquido da câmara onde é feita a lavagem da louça.
Qualquer mau funcionamento do sistema afeta negativamente o funcionamento da bomba e reduz a vida útil da unidade.
Visão geral da espécie
Os fabricantes de máquinas de lavar louça produzem modelos equipados com diferentes tipos de bombas. Todas as unidades que garantem o funcionamento estável da máquina de lavar louça podem ser divididas em três grupos principais.
Bombas circulantes
O princípio de operação de tal dispositivo é bastante simples. A bomba bombeia água continuamente no sistema hidráulico. O fluido pressurizado flui subsequentemente para os impulsores.
As vantagens de tais unidades:
- forte pressão;
- resultado de alta qualidade;
- longa vida útil.
Recentemente, os fabricantes começaram a produzir bombas com elementos de aquecimento com características aprimoradas.
A desvantagem de tais dispositivos é a necessidade de procurar peças sobressalentes originais no caso de avaria da unidade.
Bombas de drenagem
Nesse caso, o líquido residual é bombeado para o esgoto. A desvantagem de tal dispositivo - curta vida útil... Freqüentemente, a bomba, que faz parte do projeto de uma pequena estação de bombeamento de uma máquina de lavar louça, falha.
Outra desvantagem desse grupo de bombas é a impossibilidade de escoamento da água em caso de desligamento do equipamento.
Bombas de recirculação
Os dispositivos são responsáveis por bombear água para o sistema e, em seguida, bombear o líquido para fora dele. A vantagem é a organização de um abastecimento contínuo de água à câmara. O líquido de lavar louça flui pelos bocais. A água residual é então transferida para o compartimento do filtro, onde é limpa. Uma bomba de recirculação é um modelo popular.
Além disso, os fabricantes produzem bombas de drenagem.
Este é um tipo de dispositivo moderno que ainda não é tão popular no mercado.
Elementos adicionais
A máquina de lavar louça contém mais do que apenas bombas em seu design. O equipamento de lavagem de louça contém sistemas inteiros, cuja avaria terá consequências negativas na forma de travar o funcionamento do equipamento. Atenção especial deve ser dada aos seguintes elementos.
- Filtros de admissão. Projetado para limpar o líquido que entra na câmara. São eles que freqüentemente falham. Mas eles são fáceis de consertar.
- Injetores... Também desempenham um papel importante no funcionamento da estação de bombeamento da máquina de lavar louça e requerem uma substituição completa em caso de avaria.
- Mangueiras... Neles, a água passa pela máquina de lavar louça. A deformação da mangueira leva a vazamentos, o que também afeta negativamente o funcionamento do equipamento.
- bomba de água... A parte é responsável por escoar as águas residuais. O líquido é bombeado para fora do reservatório da máquina de lavar louça.
Para prolongar a vida útil dos equipamentos e seus componentes, vale a pena realizar manutenções técnicas regulares, consertando ou substituindo buchas de grafite, impulsores e outras peças.
Como verificar?
Durante o funcionamento, a máquina de lavar loiça pode apresentar problemas. Em primeiro lugar, é recomendável verificar o estado da bomba e seus componentes. Para verificação, você precisará preparar as ferramentas necessárias para substituir imediatamente as peças, se necessário.
Será possível determinar a causa da avaria sozinho. Sinais comuns de um problema:
- falta de circulação ou drenagem de água;
- bocais de balancim entupidos;
- bloqueios em filtros.
Também um sintoma comum da doença da máquina de lavar louça é sem aquecimento de água... Neste caso, será necessário substituir totalmente a bomba, pois o reparo dos elementos de aquecimento do líquido é impossível.
Vale ressaltar que na maioria das vezes a bomba falha. Isso é explicado pela formação de bloqueios. E se o filtro puder ser limpo no caso de um problema semelhante, então a bomba terá que ser trocada.
Como substituir?
Às vezes, a bomba não pode ser reparada. Em seguida, trata-se de substituir o dispositivo que fornece água para a máquina de lavar louça. A substituição de equipamentos avariados realiza-se em várias etapas, cujo número e tipo depende do tipo de equipamento.
Substituindo a bomba de circulação
Não é difícil mudar a unidade... No entanto, o usuário precisará primeiro se familiarizar com o projeto do equipamento de bombeamento e estudar as características do dispositivo. Para desmontar o equipamento com falha, você precisará de:
- abra a porta de carregamento da máquina de lavar louça e remova itens desnecessários do tanque;
- desmonte cuidadosamente o balancim removendo-o do ponto de fixação;
- remova a peneira usada para limpeza grosseira do líquido;
- desmonte os fechos junto com os painéis laterais e as peças de plástico;
- retire o isolamento térmico de lado para que não seja danificado posteriormente;
- vire o carro de lado;
- desconecte a mangueira de entrada e desmonte o palete, que contém as peças do corpo;
- remova a fiação e coloque-a de lado;
- retire os fechos da porta, retire as mangueiras para enchimento e escoamento do fluido;
- desmonte o palete para manter o flutuador intacto.
Depois disso, resta retirar a bomba de circulação e pode-se instalar uma nova unidade. Quando o aparelho estiver colocado, será necessário remontar a máquina de lavar louça na ordem inversa.
Substituindo a bomba de drenagem
Para instalar um novo equipamento, você precisará desmontar a máquina corretamente. A sequência de ações é a mesma que no caso de substituição da bomba de circulação. Quando se trata de desmontar a unidade de drenagem, você precisa apertar o retentor com uma chave de fenda e girar a tampa da bomba no sentido horário.
Em seguida, resta desconectar os fios e substituir o dispositivo.
Além disso, ao substituir a bomba de drenagem, você precisará instalar uma nova bomba.
Possíveis malfuncionamentos
Quando a bomba falha, o desempenho da máquina de lavar louça diminui. Possíveis avarias:
- vazamento devido à deformação dos fios;
- quebra da bomba, levando à falta de abastecimento de água;
- bocais ou filtros entupidos;
- deterioração no desempenho da bomba.
Este último se torna o motivo da pressão insuficiente no sistema de abastecimento de água. Muitos proprietários de máquinas de lavar louça procuram centros de serviço perguntando por que a bomba não liga e desliga.
Quaisquer desvios no funcionamento da máquina de lavar louça devem ser eliminados em tempo hábil para que o equipamento esteja em constante funcionamento. Caso contrário, o dispositivo irá quebrar rapidamente.
Vale ressaltar que às vezes para consertar o equipamento, basta desligar à força e ligar a bomba.
O comentário foi enviado com sucesso.