Códigos de erro de máquina de lavar louça

Contente
  1. Erros da máquina de lavar louça Bosch
  2. Problemas de modelo da Electrolux
  3. Códigos de modelo de outros fabricantes

Os modernos módulos de máquinas de lavar louça da Bosch estão equipados com um sistema de autodiagnóstico inteligente, graças ao qual o menor mau funcionamento é alertado por códigos que aparecem no visor do dispositivo. O código de erro é uma combinação de letras e números. Para que o utilizador da máquina de lavar loiça compreenda claramente o problema de avaria ou avaria, basta navegar pelos valores das combinações de erro.

Erros da máquina de lavar louça Bosch

Podem haver muitos erros que sinalizam o mau funcionamento da unidade, uma vez que uma máquina de lavar louça é um eletrodoméstico de design complexo com um grande número de sistemas, tecnologias e sensores.

Vamos descrever os códigos mais comuns.

  • E1, indicando que a água não está sendo aquecida. Isso pode ser devido a uma falha de um elemento de aquecimento, sensor ou termostato.
  • E2, sinalizando uma avaria do sensor de temperatura. Este código pode ser alternado com o código E1. Para uma determinação precisa, basta medir a resistência dos contatos do sensor de temperatura por meio de um multímetro. A norma é considerada 50 kOhm.
  • E3, notificando sobre a quantidade insuficiente de água coletada no período de tempo estipulado. Nos modelos anteriores, após o aparecimento do código, a máquina continuará a coletar água. Você pode consertar a falha verificando se há pressão suficiente e se há água nos canos. Às vezes, isso acontece porque a mangueira está entupida ou o filtro está entupido. Em casos raros, é uma avaria da bomba de drenagem.
  • E4, indicando um mau funcionamento do fluxostato. Para eliminá-lo, basta inspecionar o interruptor e seus circuitos elétricos. Às vezes, esse código indica que há um bloqueio nos bocais do sprinkler que inibe o fluxo normal de água. Pratos posicionados incorretamente na tremonha podem bloquear os sprinklers.
  • E15, alerta da atuação do sensor de vazamento. Podem ocorrer fugas na mangueira, nas ligações no interior do aparelho, na junta da porta, no reservatório. Além disso, o sensor AquaStop pode sofrer desgaste. Em primeiro lugar, é necessário verificar as mangueiras e filtros quanto a entupimentos, bem como o corpo quanto ao aparecimento de processos corrosivos (isso se aplica a modelos que estão em funcionamento há mais de 10 anos).
  • E24 indicando um problema de vazamento de água. As causas mais comuns são dobras, acúmulo de restos de comida na mangueira. Às vezes o esgoto fica entupido, a limpeza disso corrige a situação.
  • E27, notificando surtos de tensão e problemas na rede. Este código é encontrado ao conectar a unidade diretamente. Para evitar problemas, é melhor conectar o dispositivo por meio de um estabilizador de tensão.

Junto com os códigos de erro padrão, existem combinações de várias letras e 2-3 números, por exemplo: 2H, h, A5, S3, 4, 8, 16, o que ajudará a determinar o que um teste de diagnóstico especial ajudará.

Este sistema de codificação de erros só é adequado para módulos de máquina de lavar louça equipados com display LED.

Problemas de modelo da Electrolux

Se o código de erro aparecer no visor pela primeira vez, você pode simplesmente tentar reinicializar a unidade: desconecte da rede elétrica e espere 20-30 minutos e, em seguida, inicie. Se, ao ligá-lo novamente, o código de erro aparecer novamente, será necessário decifrá-lo para entender a essência do problema. Na maioria das vezes, os usuários se deparam com as seguintes combinações de código.

  • i10 a 1 piscar do indicador, o que indica que a água não está entrando no tanque da máquina de lavar louça. A causa de tal problema pode ser a contaminação trivial de filtros ou mangueiras.Limpar os elementos obstruídos, bem como monitorar a posição da mangueira, ajudará a eliminar a falha.
  • i20 (2), que indica que não é possível drenar a água suja. Isso se deve a um filtro, mangueira ou bomba de drenagem suja. É extremamente raro que a causa seja uma quebra do interruptor de pressão, que deve ser substituído. A limpeza completa das peças obstruídas ajudará a corrigir a situação.
  • i30 (3) indica uma ativação de emergência do sistema AquaStop. Esta opção indica a presença de água no reservatório da unidade devido a um vazamento. Para eliminar a quebra, você precisa encontrar o local do vazamento (tanque, conexões de mangueiras, juntas, elásticos) e, em seguida, repará-lo.
  • i50 (5) pode ocorrer devido a um triac de controle da bomba quebrado. A peça pode falhar como resultado de um curto-circuito. Para resolver o problema, você precisará diagnosticar toda a placa eletrônica. E então - substituição dos elementos com falha.
  • i60 (6) indica problemas com aquecimento de água. As razões podem ser uma avaria do elemento de aquecimento, pressão de água insuficiente para aquecimento. A solução para o problema será testar o elemento de aquecimento e substituí-lo por um novo, se necessário.
  • i70 (7) indica uma falha do termistor, que ocorreu devido a um curto-circuito na rede. Para que a água aqueça até a temperatura desejada, é necessário substituir a peça.
  • i80 (8) indica operação incorreta do módulo da máquina de lavar louça. Tal avaria pode ser eliminada por um especialista, uma vez que é necessário um novo flash do módulo ou a instalação de uma nova placa.
  • i90 (9) é uma falha da placa eletrônica do módulo da lava-louças, que bloqueia o funcionamento do aparelho como um todo. Um especialista o ajudará a repor o “cérebro” da unidade.
  • O iA0 (10) é um balancim totalmente intertravado que borrifa água na tremonha. O mau funcionamento pode ser causado pela colocação incorreta dos pratos no compartimento de cozimento ou por bloqueios. A colocação correta dos utensílios ajudará a corrigir o erro.

Além disso, com um pouco menos de frequência, os usuários podem encontrar códigos no visor como ib0 a 11 piscadas - uma quebra do sensor de turbidez da água, iC0 (12) - uma placa eletrônica precisa ser substituída, id0 (13) - um tacômetro está fora de serviço e iF0 (14) - excedendo o tempo de ingestão de água.

Códigos de modelo de outros fabricantes

O sistema de codificação é utilizado por quase todos os fabricantes de módulos de lava-louças, o que é conveniente para o menor mau funcionamento das unidades. Abaixo estão os códigos de erro mais comuns encontrados em módulos de máquinas de lavar louça de diferentes marcas.

AEG são módulos de máquinas de lavar louça montados na Itália, que podem exibir os seguintes códigos de erro no visor.

  • i10 e 1 piscam - não há fluxo de água na máquina. O motivo é a torção ou entupimento da mangueira, bem como a falta de água no encanamento.
  • i20 (2) - sem drenagem automática de água da câmara. Isso é um bloqueio ou esmagamento da mangueira, bem como uma quebra da bomba de drenagem ou do sensor de nível de água.
  • i30 (3) - o sistema AquaStop foi ativado, sinalizando um vazamento. Isso se deve ao acúmulo de água no reservatório, que pode ser causado por vazamento no tanque, conexões de mangueiras ou sensor de bóia quebrado.
  • i50 (4) - falha do sistema de controle. Na maioria das vezes, isso acontece devido a um curto-circuito na rede.
  • i60 (6) - falha no aquecimento da água. O sensor de temperatura ou elemento de aquecimento está avariado.
  • i70 (7) - curto-circuito ou problemas de fiação. Como resultado de um curto-circuito, a integridade dos contatos é violada.
  • i80 (8) - problemas com o firmware do módulo. Isso indica uma falha na placa eletrônica.
  • i90 (9) - a comunicação com a placa eletrônica foi perdida. Provavelmente, o módulo eletrônico está com defeito.

Além do mais, você pode encontrar outros códigos: iA0 10 moment. (o sprinkler não funciona), ib0 11 (o sensor de turbidez está fora de serviço), iC0 12 (sem interação com a interface do dispositivo), iAd0 13 (sem reação do tacogerador - a água não aquece) e iF0 14 (baixa pressão na rede de abastecimento de água).

Ardo é uma máquina de lavar loiça italiana com um avançado sistema de autodiagnóstico, graças ao qual pode compreender a essência do problema e agir.

  • E1 - ativação do sistema AquaStopo que indica um vazamento. Podem ocorrer vazamentos nas conexões das mangueiras ou no corpo do tanque se o dispositivo tiver muitos anos.
  • E3 - habilita a opção de proteção. Isso se deve à excessiva inundação de água.
  • E4 - a água não esquenta. O motivo é a falha do sensor de temperatura ou elemento de aquecimento.
  • E5 - nenhuma água entra na câmara. Isso é causado por um bloqueio ou torção na mangueira e uma possível falta de água no sistema.
  • E6 - não sai água da câmara. A causa foi um bloqueio na mangueira ou esgoto.

As unidades sem display possuem um sistema de alerta diferente para avarias e falhas.

Hotpoint-Ariston é uma tecnologia de lava-louças sofisticada e de alta qualidade que apresenta problemas e defeitos exibidos em combinações de código.

  • A01 - Ativação do sistema AquaStop. Isso indica possíveis vazamentos.
  • A02 - um erro no circuito elétrico.
  • A03 - dreno bloqueado devido ao tempo excedido. Um certo tempo é concedido para drenar a água suja.
  • A04 - demora muito para a água entrar no sistema. A discagem lenta está associada a pressão insuficiente ou bloqueio na mangueira.
  • A05 - o sensor de temperatura não funciona. Esta parte não apenas controla o indicador de temperatura, mas também protege o elemento de aquecimento.

Além disso, você pode encontrar códigos como AL08 (água esquenta por muito tempo), AL09 (falha de software), A10 (mau funcionamento da válvula de enchimento), A12 (água não atinge a temperatura desejada), A13 (falha do distribuidor) e A14 (mangueira de esgoto mal posicionada).

Asko é um produto sueco premium que se caracteriza pela durabilidade, mas às vezes há defeitos e defeitos, que são sinalizados por combinações semelhantes.

  • F1 - a água não aquece até o nível necessário. O motivo pode ser uma falha de um dos sensores de temperatura ou da parte de aquecimento.
  • F2 - liga o sensor de controle de água. Isso ocorre devido ao enchimento excessivo do reservatório com água.
  • F3 - termostato gasto. A unidade requer diagnóstico e substituição do inutilizável por um novo.
  • F4 - a água não chega ao bunker. O sistema de abastecimento de água está interrompido ou com pressão muito baixa. Às vezes, isso acontece quando as peças estão muito obstruídas (filtro, mangueira).
  • F5 - há um vazamento. A válvula de enchimento geralmente está vazando.

Os códigos de falha e violação F6 (sensor de pressão quebrado), F7 (sem drenagem), F9 (bomba de circulação quebrada), FA (falha no sensor de turbidez) e FB (mau funcionamento do pulverizador) são extremamente raros.

Bauknecht são agregados com seu próprio programa de codificação de erro, incluindo:

  • F6 / E2 - a torneira responsável pelo abastecimento de água está fechada;
  • F6 / E7 - baixa pressão da água nas tubulações;
  • F6 / E3 - fim prematuro do ciclo de lavagem, mas a loiça continua suja.

Às vezes, o usuário encontrará um erro F8 / E1 indicando filtros entupidos.

Beko - trata-se de unidades turcas, dotadas de uma excelente opção de autodiagnóstico que identifica instantaneamente os problemas. Em caso de falha, o usuário se depara com algumas combinações.

  • 0000 - a água não entra no bunker. Isso pode ser causado por uma baixa pressão, um bloqueio no sistema ou um grande acúmulo de resíduos de alimentos dentro da mangueira de entrada.
  • 000 - sem aquecimento de água. Isso foi causado por uma quebra da parte responsável pelo aquecimento ou desgaste do dispositivo de medição.

Combinações menos comuns são H1, H2, H3, H4, H5, H6 e H7.

Bomann - estes são módulos construídos na Alemanha com um programa de diagnóstico, determinar todas as avarias e convertê-las em códigos de erro.

  • E1 - problema de entrada de água no bunker. Isso se deve a um bloqueio na mangueira ou no filtro.
  • E4 - presença de vazamentos ou enchimento excessivo do bunker com água. Os motivos são diferentes: desde um bloqueio banal até uma quebra de bomba.

É extremamente raro que as válvulas de controle quebrem, o que é indicado pela combinação na tela E8.

Brandt - são unidades que raramente falham, mas em caso de falha, o autodiagnóstico é acionado, o que, como resultado, dá um código de erro E1.Esta combinação indica abastecimento insuficiente de água para a tremonha. As possíveis causas incluem um bloqueio na mangueira de abastecimento de água e uma pressão fraca no sistema.

Doce - são módulos confiáveis ​​e fáceis de usar que às vezes funcionam incorretamente, o que os códigos na tela sinalizam:

  • E1 - dificuldade de enchimento com água;
  • E2 - não é realizada drenagem completa;
  • E3 - a água não está ganhando temperatura suficiente;
  • E4 - ativação do sistema AquaStop, indicando vazamento.

Mais raramente, aparece o código E5, indicando uma avaria do sensor de temperatura, o que é possível devido a um curto-circuito.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário