Consumo de água da máquina de lavar louça

Contente
  1. De que depende?
  2. Consumo de água por diferentes modelos
  3. Como salvar?

O consumo de água da máquina de lavar louça é muito importante para qualquer proprietário. É necessário descobrir quanta água diferentes lavadoras de louça gastam em uma lavagem. Outra nuance importante é o que determina o consumo de água por ciclo.

De que depende?

As tarifas de água estão aumentando constantemente, por isso é muito importante descobrir o que afeta o consumo de água na máquina de lavar louça. É comum dividir todos os dispositivos em 3 categorias: alta, média e baixa eficiência. A conformidade com um nível específico é marcada com letras do alfabeto latino. Nos países industrializados, a produção e venda de máquinas de lavar louça apenas com alto nível de eficiência é permitida: de A a C.

Esses são os requisitos que os produtos de grandes empresas renomadas atendem. Ao mesmo tempo, fabricantes pouco conhecidos de países asiáticos ainda estão lançando versões antieconômicas. Portanto, o pagamento a maior pela marca na escolha das máquinas de lavar louça logo se justifica.

O nível específico de consumo de água é determinado principalmente pelas especificações de design da tecnologia e o nível de seu desempenho.

Também pode afetar:

  • disponibilidade de funções adicionais;
  • a qualidade da água em si;
  • taxa de desgaste;
  • alfabetização do tratamento;
  • modo selecionável.

Consumo de água por diferentes modelos

O nível de consumo de água depende de vários motivos.

Dependendo do tipo

A quantidade de litros que uma máquina de lavar loiça consome por ciclo é normalmente indicada numa marcação especial e nos documentos que a acompanham. Existem 2 sistemas de marcação. Em um deles, a letra, os dispositivos são divididos em tipos de A a G. No sistema alfanumérico, a gradação é definida a partir das versões mais econômicas do nível A +++ para os sistemas mais intensivos de água do nível D. Quanto mais próxima a letra estiver do início da série do alfabeto, mais vantagens , mais eficiente será a máquina.

No entanto, quanto o sistema gasta por lavagem depende de alguns outros recursos técnicos. Obviamente, este parâmetro está relacionado à carga geral da câmara de trabalho. Assim, as modificações compactas, contendo de 6 a 8 jogos de pratos, costumam gastar de 7 a 9 litros na lavagem. As chamadas versões estreitas gastam de 9 a 10 litros de líquido por sessão. Curiosamente, ao fazer isso, eles também organizam 9 ou 10 conjuntos.

As máquinas de lavar louça de tamanho normal desempenham um papel significativo nos mercados global e russo. Eles são capazes de limpar 12-14 jogos de pratos em uma corrida. No entanto, não se pode dizer que cada um desses dispositivos consome muita água na hora da lavagem em comparação com opções mais compactas. O ponto é a disponibilidade de opções de meia carga, nas quais o consumo real de fluido é reduzido em 20-30%. Às vezes, eles podem ser reduzidos em até 40%.

Importante: você não pode contar com meia redução deste componente na receita do vodokanal. Existe um certo limite além do qual é impossível reduzir o fluxo de água sem comprometer a qualidade da lavagem. O mesmo é verdade para modelos que reduzem custos por meio de “estimativa inteligente” da carga.

Porém, no segundo caso, em cada execução específica, os custos serão bem diferentes. Portanto, é possível avaliar principalmente as máquinas pelo consumo médio por mês.

Quase não faz sentido comprar máquinas de lavar louça não automáticas, não há economia real ao usá-las. Automação avançada - com controle de fluxo de água - é encontrada principalmente em versões de formato completo e estreitas. Entre os modelos compactos, apenas os produtos premium apresentam tais vantagens. A funcionalidade exata é determinada pelos engenheiros separadamente para cada modificação. Ainda assim, existe um conjunto bem estabelecido de opções que são relativamente bem conhecidas por consumidores e profissionais. Assim, o modo automático é adequado para lavar todos os tipos de pratos. O consumo varia de 6 a 11 litros. No modo econômico, os custos variam de 8 a 9 litros.

Se você tiver que lavar a louça muito, adicione 1–2 l. Como neste caso é necessário aquecer fortemente a água, a eletricidade também é consumida intensamente. Mas as máquinas de lavar louça podem lidar com a sujeira fresca de um modo especial. Elimina a pré-lavagem. Portanto, o consumo médio de fluidos (ajustado para as especificidades de uma situação particular) será reduzido para 7 litros. Duo Wash está disponível apenas em alguns dos fornecedores. A lavagem simultânea de pratos muito sujos e delicados não permite prever a demanda de água de forma inequívoca.

Ao usar o OptoSensor, a lavagem ocorrerá de acordo com a dureza específica da água.

Levando em consideração o fabricante

Fornecedores conhecidos produzem muitas versões de máquinas de lavar louça autônomas e embutidas, as últimas são divididas em versões de chão e compactas. Portanto, a escolha, incluindo o consumo de água, não é nada fácil. Vale a pena considerar que mesmo para 2 modelos da mesma empresa, que formalmente pertencem à mesma classe, este indicador pode diferir significativamente. Acredita-se que os melhores resultados são alcançados com máquinas das seguintes marcas:

  • Electrolux;
  • Doce;
  • Siemens;
  • Bosch.

Candy CDP 2L952 W, por exemplo, lava 9 jogos de pratos e consome 9 litros de água por ciclo. Também difere no consumo moderado de energia. Um dispositivo autônomo tem um desempenho decente em termos de qualidade de secagem e lavagem. Existem 5 programas de trabalho, o que é suficiente para a maioria dos consumidores.

A alternativa é um produto da Siemens. Mais precisamente, a versão SN 236I00 ME. Um ciclo consome 7 litros de água. O dispositivo é instalado separadamente. Os designers forneceram 6 programas de trabalho. Outras nuances:

  • o aparelho da Bosch consome em média 10 litros por ciclo;
  • Siemens e Indesit - a partir de 7 litros;
  • em Ariston - de 8 a 10 litros;
  • Kandy tem o mesmo mínimo de Ariston, máximo de 13 litros;
  • na Beko, o indicador pode chegar a 12 litros (vale para os modelos full size).

Como salvar?

Apenas escolher uma máquina de lavar louça enxuta não é suficiente. Ainda é necessário usá-lo corretamente. Por exemplo, o modo de meia carga, embora possa reduzir o consumo de água em cerca de 40%, nem sempre permite a limpeza suficiente de pratos muito sujos. Como resultado, economizar acaba sendo uma ilusão, já que você tem que se lavar. Portanto, é mais correto escolher imediatamente o modo que melhor resolve a tarefa em questão.

É aconselhável carregar as máquinas de lavar louça tanto quanto possível. Claro, não é necessário recolher os pratos por muito tempo, mas algum equilíbrio razoável pode ser encontrado. É muito importante estudar cuidadosamente as instruções e recomendações do fabricante. Depoimentos de outros usuários também podem ajudar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário