Características de conexão da máquina de lavar louça à água quente
O aumento dos preços da eletricidade está forçando outros proprietários de casas a procurar maneiras de economizar dinheiro. Muitos deles raciocinam de forma bastante razoável: não há necessidade de perder tempo e quilowatts adicionais para a máquina de lavar louça aquecer a água - ela pode ser conectada imediatamente ao fornecimento de água quente. Todos os recursos de tal conexão estão em nosso artigo.
Requisitos de máquina de lavar louça
Em primeiro lugar, deve familiarizar-se com as instruções do aparelho e perceber se é possível ligar a máquina à água quente ou se é melhor não o fazer. Por exemplo, existem máquinas de lavar louça que só funcionam com água a uma temperatura de +20 graus. Esses modelos são produzidos pelo conhecido fabricante Bosch. Não é fácil conectá-los a um sistema de abastecimento de água quente centralizado. Normalmente, os fabricantes de lava-louças informam os consumidores sobre a possibilidade de conectar as unidades de formas não tradicionais.
Tendo escolhido a versão adequada da unidade, o primeiro passo é comprar uma mangueira de enchimento especial (a usual não funciona). Deve suportar cargas intensas de exposição a altas temperaturas. Todas as mangueiras de conexão são marcadas e codificadas por cores.
Tal como acontece com os guindastes, eles vêm com uma identificação azul ou vermelha. Os fabricantes de máquinas de lavar louça completam diretamente a montagem com uma mangueira vermelha. Em caso de ausência, este elemento deve ser adquirido.
Além do mais, pergunte sobre o filtro de fluxo - trata-se de uma proteção contra impurezas. A estrutura de malha do filtro não permite que impurezas sólidas e sujeira penetrem nos mecanismos do dispositivo. E para, se necessário, poder interromper com urgência o abastecimento de água, ligue a máquina de lavar loiça através de uma torneira em T.
Se houver na configuração do aparelho, também é bom, mas os especialistas recomendam o uso de um T de latão, que vem com uma válvula de corte. Portanto, seria melhor comprar um mecanismo de travamento de latão.
Depois de recolher todos os componentes necessários, não se esqueça de estocar mais fita adesiva e uma pequena chave inglesa ajustável.
Você não precisará de um grande conjunto de ferramentas e todo o trabalho é fácil de fazer com suas próprias mãos. Após a preparação, conecte a máquina de lavar louça ao tubo de água quente.
Regras de conexão
A ligação da máquina de lavar louça à água quente depende inteiramente de si ou de a instalar da forma tradicional. Mas se você quiser tentar, durante o processo de instalação, você deve seguir uma série de regras:
- antes de iniciar o trabalho, feche a alimentação de água quente para não escaldar com a água a ferver;
- em seguida, remova o plugue da saída do cano de água;
- enrole o fumka na ponta da saída do cano contra o fio (ao fazer isso, dê 7 a 10 voltas com a fita adesiva);
- aparafuse a torneira para ligar a máquina de lavar loiça;
- certifique-se de que a conexão esteja firme;
- aparafuse a mangueira de entrada na torneira em T (seu comprimento deve corresponder à distância do corpo da máquina);
- conecte a mangueira de fluxo através do filtro à válvula de entrada da máquina de lavar louça;
- abrir a água e verificar o desempenho da estrutura quanto a vazamentos;
- quando tiver a certeza de que tudo é feito com alta qualidade, a estanqueidade está garantida, inicie um teste de lavagem.
A água fria é mais necessária para ligar a máquina de lavar louça - desta forma, dura mais tempo. Mas quando você realmente quiser economizar no aquecimento de água ou em experiências, poderá conectá-lo diretamente ao abastecimento de água quente (se tiver um sistema centralizado).
No entanto, deve ser entendido que tal conexão tem vantagens e desvantagens. Vamos examinar mais de perto essas informações.
Vantagens e desvantagens
O modo normal de operação das máquinas de lavar louça é começar a correr água fria e, em seguida, aquecê-la pelo próprio dispositivo. Mas quem não está satisfeito com a conexão tradicional com a torneira azul deve estar atento aos aspectos negativos.
- As malhas do filtro de fluxo estão frequentemente obstruídas e precisam ser trocadas todas as vezes. Sem um filtro, a máquina de lavar louça ficará obstruída com sujeira, o que resultará em falha rápida.
- A qualidade da lavagem nem sempre é perfeita. Com a ligação recomendada, a loiça é pré-embebida no modo de enxaguamento com água fria, a água é aquecida no modo de lavagem principal, pelo que a lavagem da loiça é feita aos poucos. E quando a água quente fica exposta a resíduos de alimentos, os restos de massa, cereais e outros produtos podem grudar nos pratos. Como resultado, os pratos podem não ser lavados com a limpeza esperada.
- Também é fácil adivinhar por que os especialistas alertam que, quando conectada à água quente, a máquina de lavar louça dura menos. O fato é que com a exposição constante apenas à água quente, componentes (tubos, filtro de drenagem e mangueira, outras peças) falham mais rapidamente, o que reduz a vida operacional do produto como um todo.
- Além disso, com essa conexão, não será mais possível lavar nada com água fria: a máquina de lavar louça não será capaz de resfriar a água. Deve-se ressaltar também que a pressão na torneira vermelha nem sempre é estável, o que pode causar mau funcionamento do equipamento e levar a sérias consequências para o equipamento.
Se, no entanto, decidir finalmente conectar seu "ajudante" de cozinha diretamente à água quente, você terá algumas vantagens. Vamos listá-los.
- Economize tempo esperando por pratos limpos. A unidade não perderá minutos extras aquecendo a água, por isso lavará os utensílios da cozinha muito mais rápido.
- Economize energia com tempos de lavagem mais curtos e sem operação com água quente. Mas é preciso ter em mente que a água quente é mais cara do que a fria, e isso também terá que ser pago.
- É possível manter o elemento de aquecimento da máquina de lavar louça intacto.
Muitas pessoas acreditam que todas as vantagens de conectar a lava-louças à água quente não valem a metade das desvantagens, ou seja, não adianta fazer isso. Quem precisará, por exemplo, de um elemento de aquecimento se os outros mecanismos falharem?
Em suma, cada usuário terá que resolver esse problema de forma independente. Verdade, como se viu, você pode fazer uma conexão híbrida - com duas fontes ao mesmo tempo: fria e quente. Este método é bastante popular, mas não adequado para todas as instalações.
O comentário foi enviado com sucesso.