Como faço para usar a máquina de lavar louça?
É importante para muitas pessoas saberem como usar uma máquina de lavar louça. As instruções e regras gerais de operação são as mesmas para todos os modelos mais ou menos comuns - faz sentido descobrir as sutilezas especiais no passaporte técnico. Também é importante responder a esta pergunta: é necessário abrir a máquina de lavar louça após o fim do programa.
Preparação
Os fabricantes sempre prescrevem que a máquina de lavar louça seja testada em um formato em branco antes de começar. Para começar corretamente, a louça não está carregada. O objetivo deste lançamento é remover detritos finos e graxa residual. Será possível avaliar imediatamente se a mecânica está funcionando corretamente. Por exemplo, será determinado com precisão:
-
aquecimento de água;
-
velocidade de drenagem;
-
possível aperto de fios e mangueiras;
-
vazamentos de fluido nos pontos de conexão.
O teste passa por todos os requisitos de um lava-rápido convencional. O modo é escolhido a seu critério. Quando o enxágue terminar, espere que a máquina esfrie. Em seguida, é realizada a primeira lavagem - sempre com a carga completa de louça. Fios de transporte ou fios de plástico, espaçadores devem ser removidos imediatamente.
Antes da primeira inicialização, os filtros são lavados em água corrente. Às vezes, os filtros podem ser removidos apenas quando são desmontados em 2-3 partes. Quando o ciclo inicial de lavagem com carregamento estiver concluído, a máquina deve ser deixada esfriar por 10-12 minutos. Em seguida, o estoque deve ser retirado e inspecionado cuidadosamente a fim de verificar a qualidade da lavagem, a exatidão do trabalho.
O esquema geral do primeiro arranque não difere consoante a marca da máquina de lavar loiça. Versões embutidas podem ser instaladas em nichos somente após passar com sucesso no teste. É imperativo verificar na primeira partida se a conexão à rede elétrica está correta. Os vazamentos detectados são eliminados imediatamente.
Obviamente, o material de embalagem e todos os tipos de adesivos promocionais devem ser removidos imediatamente.
É muito importante determinar imediatamente o grau de dureza da água no sistema de abastecimento de água. Para isso, normalmente são adicionadas tiras de teste ao conjunto de entrega - e se não estiverem lá, pode sempre comprar à parte. É importante notar que para o primeiro lançamento, normalmente se pretendem detergentes especiais, que proporcionam um efeito de limpeza e desinfecção aprimorado, lidam com bloqueios industriais (e não se destinam ao uso diário). Quando o trabalho estiver correto, você pode colocar a máquina de lavar louça em um nível (com torcer as pernas do caso). A rotação dos bicos é verificada girando-os manualmente.
No start-up inicial, são utilizados o tipo de composição do detergente e o consumo de sal que já foram estabelecidos pelos engenheiros durante o projeto. A dosagem do abrilhantador deve ser reduzida ao mínimo. Posteriormente será necessário retirá-lo separadamente. A limpeza eficaz da câmara é garantida selecionando um programa especialmente longo e definindo a temperatura máxima.
É necessário monitorar continuamente o funcionamento da máquina de lavar louça durante um teste de funcionamento.
Uso de fundos
Detergentes
Essas formulações se enquadram em 3 categorias principais:
-
gel;
-
pó;
-
tablet "3 em 1".
A escolha de uma opção específica é determinada pelas instruções dos fabricantes. As preparações dos comprimidos são consumidas na quantidade de 1 peça para 1 sessão de lavagem. No entanto, a prática tem mostrado que os pós e géis são muito mais econômicos. Deve-se entender que reagentes muito baratos, por definição, não garantem a qualidade total da lavagem.Pelo contrário, se o objetivo é fornecer um trabalho de alta qualidade, custos adicionais terão de ser incorridos.
Isso não significa que o produto mais caro seja sempre melhor. Você só precisa lembrar que apenas medicamentos com pelo menos um grupo de preço médio funcionam perfeitamente. O resto depende de prioridades pessoais. Às vezes, a decisão certa só pode ser tomada após uma série de julgamentos privados. É aconselhável focar na reputação de um fabricante específico - somente produtos de marcas bem conhecidas são capazes de dar um resultado decente.
É útil prestar atenção também às revisões. E é aconselhável estudá-los em vários recursos independentes ao mesmo tempo. O tipo (forma do medicamento) é selecionado individualmente para eles. Os hábitos de todas as pessoas são notavelmente diferentes.
Se não houver experiência em usá-lo, você precisará tentar opções diferentes.
Também é necessário atentar para a composição química dos reagentes. Vale a pena se familiarizar com o efeito de cada substância aí adicionada. Além disso, o grau de segurança dos reagentes também deve ser levado em consideração. A escolha errada ameaça não apenas as pessoas, mas também os próprios lavadores de pratos. Não se pode pensar que quanto mais substâncias, ou quanto maior sua concentração, melhor.
Os comprimidos nem sempre têm tempo para se dissolver completamente em um curto ciclo de lavagem; algumas máquinas antigas simplesmente não conseguem processá-los corretamente. Isso significa que a composição não é totalmente utilizada. A eficiência de seu trabalho cai. O pó pode ser derramado com bastante facilidade.
Os especialistas consideram as misturas de gel a solução mais prática.
Adicional
Em teoria, pode-se usar uma máquina de lavar louça sem sal, quando não se usa um pó, mas um gel ou comprimido. Mas todos os especialistas recomendam fortemente adicionar sais de regeneração em todos os momentos. Caso contrário, a escala se espalhará muito intensamente. Além disso, você deve usar abrilhantador. Esses componentes dão brilho aos itens e refrescam os pratos.
Os melhores resultados são alcançados ao limpar vidraria. Copos e taças de vinho devem ser lavados com sal. Mas antes de carregá-lo pela primeira vez, é necessário despejar água no compartimento de troca iônica. O excesso de fluido é removido com uma esponja.
Em lançamentos subsequentes, não há necessidade de tal procedimento.
A rejeição do sal e o aparecimento de calcário causam aumento do consumo atual. Será menos eficaz e aumentará o desgaste dos componentes. Portanto, economizar em suplementos de sal é ilusório. Apesar da proximidade da composição da máquina de lavar louça e do sal de cozinha, eles não são intercambiáveis. Os temperos alimentares podem danificar as máquinas de lavar louça devido a materiais estranhos e partículas abrasivas duras.
Além disso, mesmo o tamanho dos grânulos pode ser diferente. Além disso, o sal para lava-louças deve ser limpo com muito mais cuidado. O sal de mesa só deve ser usado como último recurso, como medida temporária. Mesmo neste caso, não é recomendável encher o compartimento a 100%.
Além de amaciante e abrilhantador, você também deve usar agentes refrescantes.
Pratos entupidos tornam-se locais favoráveis para todos os tipos de colônias microbianas. Após a lavagem, os restos de comida não morrem, apenas se movem para a própria máquina. Lá, os microrganismos também encontram condições favoráveis para a reprodução. Isso leva não apenas a um mau cheiro, mas também a sérios perigos para as pessoas. Os purificadores tornam-se substitutos dos anti-sépticos, eliminam a microflora e, portanto, suprimem os odores desagradáveis e os aditivos especiais criam um aroma atraente.
Como faço para arrumar os pratos?
Mas nenhuma droga ajudará se os pratos forem colocados incorretamente. Embora orientações específicas sejam fornecidas nas instruções, os princípios gerais são bastante previsíveis e iguais. Potes, frigideiras e outros itens grandes são colocados na cesta mais baixa. Tanto quanto possível, eles são colocados verticalmente. Certifique-se de que há espaços entre os pratos para a entrada livre de água e composição de detergente.
As placas no compartimento superior são colocadas verticalmente em qualquer caso. De cabeça para baixo, você precisa definir:
-
copos;
-
copos;
-
canecas.
Alguns modelos de lava-louças são projetados para a disposição horizontal de talheres em compartimentos especiais. Mas às vezes existem outras opções, então você só precisa seguir a lógica da qual os engenheiros procederam. Deve-se notar que a lavagem em máquinas de lavar louça não é adequada ou altamente indesejável para:
-
recipientes de alumínio e ferro fundido;
-
pratos de porcelana;
-
plásticos;
-
artigos de madeira;
-
cristal;
-
faiança.
Seleção de programa
Esta nuance é muito importante, porque em muitos aspectos depende dela a capacidade de utilizar a máquina de lavar loiça de forma eficiente. Além do programa em si, ou seja, o modo, geralmente também é possível selecionar a temperatura da água. Quanto mais alto for, mais eficientemente os pratos serão lavados. No entanto, isso aumentará o consumo de energia e alguns itens podem ser irreversivelmente danificados. A diferença entre modos específicos pode ser:
-
a duração do processo;
-
consumo de água;
-
adição ou ausência de etapas auxiliares de trabalho.
Quase todos os equipamentos modernos de lava-louças são capazes de funcionar automaticamente. Neste modo, ela própria seleciona os parâmetros. Mas, por padrão, sensores especiais são necessários e deve-se estar interessado em saber se eles estão em um modelo específico.
A versão rápida do trabalho tem metade do comprimento do padrão, é adequada apenas para pratos moderadamente entupidos, não é fornecida secagem.
Existem ainda outras opções:
-
o delicado programa é pensado para os pratos mais suscetíveis a influências negativas;
-
opção econômica, lida bem com louça suja, economiza água e energia elétrica;
-
o modo intensivo é acompanhado pelo maior consumo de água e aumento do aquecimento;
-
programas específicos do fabricante.
Regras básicas de trabalho
Todos os fabricantes se isentam da responsabilidade por quaisquer consequências resultantes de instalação inadequada ou erros operacionais. Portanto, as instruções de operação devem ser estudadas o mais cuidadosamente possível, mesmo antes do primeiro arranque. A abordagem comum de ser lido quando algo dá errado é notoriamente errada. As máquinas de lavar louça só podem ser utilizadas por adultos e, com supervisão e preparo cuidadosos, adolescentes a partir dos 12 anos. Confiar na unidade para crianças, pessoas com deficiência mental é inaceitável.
As recomendações comuns sobre como abrir a máquina de lavar louça após terminar o trabalho não são totalmente corretas. Com o uso correto ativo do dispositivo, limpeza regular e substituição de filtros, não há nenhuma necessidade especial para isso. Mas, com a lavagem ocasional de pratos, arejar é útil. A porta está um pouco aberta, por isso não há por que temer que ocupe todo o corredor.
Não pense que se a máquina de lavar louça for ligada com frequência, ela não será econômica o suficiente. Você só precisa se concentrar no estado dos pratos sendo limpos e em outras necessidades. É o modo selecionado para esses fatores que é mais ideal e permite que você realmente economize dinheiro, tempo e esforço. Tentar usar as funções enxutas o tempo todo tem mais probabilidade de ser ruinoso.
Mesmo assim, você terá que lavar bem a louça especialmente suja.
Para usar a máquina de lavar louça corretamente, você precisa considerar as seguintes sutilezas:
- os móveis próximos e acima devem ser bem arrumados;
-
se a mangueira de entrada estiver deformada, o dispositivo deve ser imediatamente desenergizado;
-
é imprescindível fazer o aterramento da máquina de lavar louça, seus fios e tomadas;
-
quando conectado a tubos novos ou inativos por muito tempo, a água deve escoar;
-
é necessário verificar cuidadosamente os parâmetros de alimentação e instalar uma linha de conexão separada com máquinas de corte, com fusíveis;
-
é necessário substituir o cabo de rede somente com a ajuda de profissionais;
-
você não pode alterar o design da máquina de lavar louça a seu próprio critério;
-
a água da máquina de lavar louça não é potável;
-
não deve retirar a loiça do aparelho antes do final da lavagem;
-
A permanência de detergente na superfície da loiça é normal e não é motivo de alarme;
-
não coloque substâncias ou produtos facilmente inflamáveis na máquina de lavar louça;
-
a máquina não deve ser lavada com água em alta pressão nem com jato de vapor.
Dicas de cuidados
Cuidar bem de suas máquinas de lavar louça é tão importante quanto escolher bons programas e detergentes. Cada fabricante oferece removedores de graxa e calcário patenteados. As mesmas formulações também são adequadas para o combate ao calcário. Você precisa usá-los uma vez a cada 1-2 meses. Mas alguns medicamentos podem ser usados uma vez a cada 4-6 meses, o que é determinado pelas instruções de fábrica.
Dos remédios naturais, o vinagre ajuda a combater as incrustações. Ele também suprime odores estranhos. Os bocais pequenos são limpos com um fio fino simples. A limpeza mecânica de áreas de difícil acesso é bastante simplificada com escovas de dente desnecessárias.
É muito útil enxaguar a louça com antecedência.
Após cada sessão de lavagem, o selo e a câmara devem ser limpos com lenços secos. Limpe o painel de controle e a porta uma vez por semana. Os filtros devem ser lavados a cada 7 dias. Todos os meses, a máquina de lavar louça é limpa com ácido cítrico. Outros requerimentos:
-
durante a manutenção preventiva, a câmara deve estar vazia;
-
você pode entrar nos lugares mais estreitos com palitos de dente, agulhas e agulhas de tricô;
-
com cuidado, é necessário limpar a parte inferior da porta - o lixo está se acumulando ali ativamente;
-
é aconselhável lavar o plano frontal com esponjas com detergente suave;
-
a sujeira complexa da superfície deve ser removida com sabão líquido;
-
a limpeza úmida é realizada somente após desenergização.
O comentário foi enviado com sucesso.