Tudo sobre bombas para lava-louças Bosch
Qualquer mau funcionamento da máquina de lavar louça é o resultado de razões específicas. Se a máquina parar de drenar a água, procure a fonte da avaria na bomba de evacuação (drenagem). Problemas de lavagem de louça? Isso significa que você precisa verificar a bomba de circulação (recirculação). Substituir a bomba da máquina de lavar louça é um daqueles tipos de reparações que são feitas por conta própria. O principal é a aspiração e a orientação passo a passo.
Peculiaridades
A bomba de circulação é projetada para encher o sistema com água. Funciona incessantemente, bombeando e fornecendo água aos balancins (aspersores), de onde é ejetada sob forte pressão. A máquina abre o dispensador (dispensador) de detergentes, e as sobras de alimentos são lavadas para a panela, de onde entram no filtro. A água utilizada é novamente purificada e enviada para os bicos. Por esse motivo, a bomba também é chamada de bomba de recirculação.
A bomba de esgoto drena a água usada para fora da câmara de trabalho. Após o final do ciclo, a unidade de controle envia um sinal para bombear.
Elementos adicionais
Um problema sério pode ser a quebra dos componentes das bombas de circulação e drenagem da máquina de lavar louça Bosch.
Uma causa comum de falha da unidade de recirculação é o vazamento. O meio líquido penetra nas buchas de grafite, liberando o lubrificante, o que leva ao seu desgaste. A área mais vulnerável da bomba de drenagem é o impulsor. Muitas vezes, fios são enrolados em volta dele, cabelo, bloqueando o funcionamento do aparelho, nesse sentido, é importante fazer uma limpeza regular. Em modelos mais modernos de máquinas de lavar louça da Bosch, os elementos de aquecimento costumam falhar.
Como verificar?
Com pouco conhecimento de tecnologia, é perfeitamente possível determinar de forma independente por que razão a máquina de lavar louça é estranhamente barulhenta ou não funciona. Se a água não circula na unidade, os filtros fino e grosso não estão entupidos e os bicos dos aspersores estão limpos, é sinal de que chegou a hora de trocar o motor de circulação - não pode haver outras versões .
Atenção! O motor circulante não é reparável, está sujeito a substituição.
Se a água não for aquecida no PMM da Bosch, a substituição da bomba de recirculação também é necessária, pois os elementos de ação instantânea ali funcionam para aquecer a água - não podem ser desmontados.
O motivo mais famoso para a falha da bomba de drenagem, não apenas em máquinas Bosch, mas também em outros produtos de tipo semelhante, é a contaminação do filtro de drenagem junto com a bomba com objetos estranhos. O filtro é muito fácil de limpar e está pronto para ser usado novamente, mas a situação da bomba muitas vezes é muito pior, se não funcionar, deve ser trocada. Para desmontar, você precisará desmontar, de fato, toda a máquina. Se você duvida de suas próprias habilidades, é aconselhável convidar um especialista.
Como remover?
Isso requer uma chave de fenda plana e Phillips. Mas, para ter certeza, você deve preparar um alicate, um amperímetro e um furador:
-
é necessário um alicate para apertar os fechos que prendem a bomba da máquina de lavar louça;
-
são necessárias chaves de fenda para desparafusar os fechos;
-
será necessário um furador para prender os painéis para facilitar a remoção;
-
um voltímetro ampere é necessário para medir a resistência das peças elétricas.
O processo de retirada do dreno (drenagem) da bomba PMM é realizado em várias etapas.
-
A unidade desliga, desenergiza, a água é desligada. Antes de trabalhar com o PMM, a desconexão absoluta das comunicações é obrigatória. O trabalho de renovação será seguro.
-
Remova os pratos, a grade e os dispositivos de filtro da máquina. Eles fecham o acesso ao local de trabalho principal.
-
Remova a água da panela. Caso a unidade não tenha acesso ao elemento filtrante, a água deve ser coletada com uma esponja ou pano.
-
Remova a tampa, o tubo oscilante, a grelha de drenagem e o parafuso. Todos os elementos são fixados com parafusos auto-roscantes ou inseridos nas ranhuras do dispositivo. Por meio deles, a rotação da água e seu descarte são formados no PMM.
-
Um painel de plástico ou metal está localizado sob os componentes desmontados. Ele também pode ser preso com travas ou parafusos. Deve ser removido.
-
Um isolante térmico de duas camadas feito de espuma de borracha e feltro é colocado sob o painel. Também é aconselhável removê-los por conveniência.
-
O corpo da unidade pode ser inclinado para trás, limpe as superfícies. Para um acesso mais conveniente à bomba, os parafusos autorroscantes frontais do palete também são desparafusados.
-
A bomba está localizada em um assento especial. Um cabo, um tubo e um regulador de água estão ligados a ele. As peças são cuidadosamente destacadas.
-
Depois de desconectar o cabo e a tubulação, a bomba pode ser removida. A estrutura do produto é muito semelhante à das bombas das máquinas de lavar.
-
Uma nova peça sobressalente é montada no local antigo. As peças conectadas são instaladas na mesma ordem. Para não confundir a localização, você pode fotografar a bomba com antecedência com uma foto ou vídeo.
Remover a bomba de recirculação é fácil. Estágios:
-
abra a porta de carregamento do carro e remova tudo o que for desnecessário da câmara;
-
remova cuidadosamente o sprinkler do local de fixação;
-
remova a malha grossa do filtro;
-
desparafuse os fechos;
-
desmontar painéis laterais, fechos de plástico;
-
retiramos o isolamento térmico para não interferir, colocamos de lado;
-
por conveniência, coloque cuidadosamente a máquina de cabeça para baixo;
-
desconectar a mangueira de entrada e o palete com elementos do corpo;
-
desconecte a fiação elétrica e a mangueira de drenagem;
-
desmonte cuidadosamente os fechos da porta - molas, desligue as mangueiras de entrada e drenagem;
-
desmonte cuidadosamente o palete para não danificar o flutuador;
-
o bloco da bomba foi aberto.
Agora só falta retirar a bomba de recirculação e instalar uma nova.
O comentário foi enviado com sucesso.