Racks de garagem: tipos de estruturas de armazenamento
Para muitas pessoas, uma garagem não é apenas um lugar para estacionar e consertar veículos, mas também um lugar para guardar todo tipo de coisas, desde pequenas coisas como ferramentas até eletrodomésticos quebrados e móveis velhos. Tudo o que é uma pena deitar fora migra instantaneamente para a garagem, onde vive o seu tempo. Com o passar dos anos de acumulação, o espaço da garagem se transforma em um lixão, onde você dificilmente encontra o item de que precisa quando precisa com urgência.
Para que o carro entre e saia silenciosamente, sem encontrar obstáculos inesperados, para não tropeçar no lixo e evitar a desordem desnecessária de espaço, sistemas de armazenamento convenientes, espaçosos e versáteis - racks são frequentemente usados na garagem.
Peculiaridades
A estante de garagem é um sistema de armazenamento aberto ou fechado composto por diferentes alturas de montantes, travessas e prateleiras. Aço e madeira de alta qualidade são usados para sua fabricação. Os produtos de madeira são mais frágeis e resistem a menos estresse do que os produtos de metal, que podem suportar objetos razoavelmente grandes. As estruturas são dobráveis, se montadas em parafusos, e não dobráveis, se soldadas e instaladas permanentemente na parede com pregos ou parafusos auto-roscantes.
Prateleiras de garagem continuam a ser a melhor opção para armazenar ferramentas, peças de reposição e outros equipamentos. Entre as principais vantagens estão espaço, tamanho compacto e preço acessível. Dependendo do tipo e do material de fabricação, itens grandes, peças pequenas, utensílios desnecessários, latas, pneus podem ser empilhados sobre eles. Eles se encaixam perfeitamente ao longo da parede, e as prateleiras ficam sob o teto e convenientemente posicionam tudo o que torna o espaço da garagem desordenado. Peças sobressalentes, ferramentas, consumíveis e outras pequenas coisas colocadas em suas prateleiras parecem mais esteticamente agradáveis e organizadas e estarão sempre à mão.
O rack pode ser feito por você mesmo, sem grandes despesas, ou adquirido em lojas especializadas. O mercado moderno permite que você escolha exatamente o produto certo para você. Os racks "faça você mesmo" não serão de forma alguma inferiores aos adquiridos se você seguir os diagramas e instruções, usar materiais de qualidade e se esforçar um pouco, e durarão tantos anos, mantendo sua garagem limpa e arrumada.
Compromisso
Os racks são projetados para armazenar e organizar ferramentas, peças e outras coisas, permitem que você use o espaço da garagem com eficiência e economize o máximo de espaço livre possível. As coisas colocadas nas prateleiras são muito mais fáceis de encontrar e sempre estarão em primeiro lugar. O risco de incêndio também é reduzido, pois é nas garagens que geralmente são armazenadas substâncias inflamáveis que podem levar a um incêndio se armazenadas de maneira inadequada e adjacentes a outras substâncias.
Para ordem e limpeza, você pode selecionar racks separados para rodas e pneus, pequenas peças, ferramentas, moedores. Acima da bancada, será bom fixar um suporte para chaves e chaves de fenda - a ferramenta necessária não se perderá e estará sempre à mão ao trabalhar na mesa.
Latas e tanques bem dispostos nas prateleiras nunca interferem na saída e entrada do carro na garagem.
Materiais de manufatura
Normalmente, os racks e prateleiras são feitos de madeira, metal ou plástico. Para uma estrutura de madeira, não só a madeira é usada, mas também o PVC e o aglomerado, que são reforçados com chapas de metal para maior resistência.
Prateleiras de madeira geralmente são fixadas com fechos ou correntes de metal.
Não se esqueça que a madeira é um material inflamável. e é muito leve, por isso não suporta cargas pesadas. Além disso, a madeira é muito sensível à umidade, apesar do fato de que a temperatura não afeta sua estrutura. Em alta umidade, ele sofre apodrecimento, deformação e mofo. Por isso, se decidir equipar a sua garagem com prateleiras de madeira, pense imediatamente no que vai dobrar e leve em consideração a humidade da divisão. Não coloque racks e prateleiras onde está úmido. Além disso, se você fizer uma grade de madeira com as próprias mãos, não esqueça de saturá-la com antissépticos, que darão resistência e durabilidade ao material, protegê-lo de insetos e prevenir o aparecimento de mofo, fungos e outros microorganismos.
Os produtos de metal são feitos a partir de um canto perfurado, canos moldados, combinando-os com materiais de madeira para tornar a estrutura mais leve. Na maioria das vezes, existem racks de perfis, que se distinguem por sua leveza e resistência.
Os produtos de metal são mais resistentes à influência de produtos químicos, suportam cargas pesadas e a umidade e a temperatura não afetam seu desempenho, não apodrecem, não pegam fogo. Se a estrutura foi comprada em lojas especializadas, não será difícil montá-la.
Os produtos de metal estão menos expostos a danos mecânicos e são capazes de suportar peças dimensionais.
O plástico não é resistente a geadas e calor severos, mas tolera bem a umidade. Essas estruturas são flexíveis e leves, mas não suportam cargas pesadas. Eles são baratos e significam apenas para itens leves.
Modelos e designs
Ao escolher as estantes para a sua garagem, tenha em consideração a área da divisão e o espaço reservado para as mesmas. Assim, algumas estruturas podem ser muito volumosas para os parâmetros da sua garagem ou, pelo contrário, não suficientemente espaçosas. Antes de escolher um modelo, pense imediatamente no que vai acontecer com ele, porque diferentes tipos de sistemas de armazenamento cumprem sua função individual e suportam diferentes cargas.
Existem os seguintes modelos de estantes:
- estacionário;
- dobrável;
- Móvel;
- ilha;
- girando;
- modular;
- articulada.
As estantes fixas são estáveis devido ao fato de que a pressão do peso das prateleiras carregadas cai no chão. A estrutura é composta por vigas verticais e vigas horizontais, nas quais são fixadas as prateleiras, tem uma ligação rígida, o que garante a segurança. Implica instalação em parede em local permanente sem possibilidade de movimento. Eles são fáceis de usar, estáveis e duráveis.
Racks de metal são os mais fortes e podem suportar muito peso, os de madeira são adequados para coisas leves e são fáceis de fazer sozinho. A instalação de tal sistema de armazenamento não requer ferramentas e habilidades especiais.
Cada prateleira pode conter até 150 kg, dependendo do material de fabricação.
Mais comuns são os racks de garagem pré-fabricados de metal, que também podem ser comprados em qualquer mercado e montados sem muito esforço por conta própria. Ao contrário dos fixos, são constituídos por um perfil metálico perfurado e as prateleiras podem ser fixadas a qualquer altura, consoante a necessidade. Essas estantes são mais convenientes e espaçosas e permitem que você armazene um conjunto de rodas sobressalentes e produtos volumosos. Eles podem ser equipados com caixas que também podem armazenar as coisas necessárias.
As estantes móveis são feitas principalmente de estruturas metálicas. Eles são equipados com pequenas rodas que permitem que as ferramentas se movam livremente pela garagem.Você pode mover facilmente as caixas de ferramentas para a bancada e continuar trabalhando.
Embora a estrutura móvel seja móvel e facilite o trabalho com os itens necessários, sua capacidade de carga é muito inferior à das demais estantes. Tal rack é vendido desmontado e, sem muito esforço e habilidade, é montado na garagem como um designer. Suportar carga - não mais do que 100 kg.
O rack de ilha de metal é um sistema estável de várias prateleiras que podem ser trocadas em altura. Este design é projetado para itens mais leves e é bem equilibrado para evitar que as prateleiras desmoronem e desmoronem devido ao peso. Existem estantes centrais, que podem ser abordadas por todos os lados, e estantes de canto, instaladas no canto da sala, com capacidade de carga não superior a 50 kg.
O rack giratório é projetado para armazenar e armazenar mercadorias pequenas, peças, parafusos, pregos, ganchos, chaves e outras coisas pequenas que são facilmente perdidas e difíceis de encontrar nas gavetas. Cada pequena coisa estará à vista. Esses projetos são convenientes, não ocupam muito espaço (seria racional instalar em uma bancada) e liberam espaço para peças maiores. Suportar carga - não mais do que 50 kg.
Prateleiras modulares - produtos multifuncionais, consistindo em elementos de bloco separados que podem ser interconectados, como um construtor, em um sistema de armazenamento conveniente. Você pode fazer exatamente o que precisa e, se houver necessidade de espaço adicional, você pode anexar mais seções e prateleiras ao rack existente. Suportar carga - até 150 kg.
Prateleiras suspensas podem não ser chamadas de prateleiras, mas esse design conveniente e versátil pode ser usado em garagens. Eles vão caber tudo que for desnecessário, algo que não é particularmente útil no trabalho, peças pequenas, objetos leves. Os sistemas de montagem na parede são práticos e acessíveis, não será difícil fazer tais prateleiras com qualquer material à mão e de teto, se forem fixadas com a ajuda de fechos especiais sob o teto em um nível que não toque o teto do carro ou sua cabeça, irá esconder completamente tudo de itens desnecessários de olhares indiscretos. A carga não deve ser grande, porque as prateleiras de parede podem suportar muito menos peso do que os racks fixos. Suportar carga - não mais do que 100 kg.
Visão geral do ready-made
O mercado moderno oferece inúmeras estantes práticas e multifuncionais, tanto de madeira como de metal. Os designs versáteis cumprem totalmente o seu propósito e cabem em qualquer espaço de garagem. Nas lojas Ikea, pode encontrar excelentes opções em aço e madeira de alta qualidade, complementadas por armários, gavetas, fechos e ganchos para uma utilização mais cómoda.
Cómodo e prático de usar no espaço de garagem é um porta-pneus. Cópias excelentes podem ser encontradas nas lojas, mas alguns artesãos montam eles próprios uma estrutura semelhante, comprando separadamente consumíveis de metal: um canto ou um perfil. Prateleiras e painéis para ferramentas que você pode comprar ou fazer você mesmo serão úteis.
Opções caseiras
Um sistema de prateleiras simples pode ser feito por conta própria, se não houver oportunidade de comprar um produto acabado. Existem muitos esquemas disponíveis gratuitamente para facilitar o seu trabalho. Se você possui uma pequena carpintaria ou uma máquina de solda, pode facilmente fazer algumas estantes muito boas para exibir com orgulho em sua garagem. O principal é decidir qual material é melhor usar. Conforme mencionado acima, os racks são geralmente feitos de metal ou madeira.
As estantes de madeira são muito mais fáceis de fabricar, mas não se esqueça que, além de a madeira ser um material inflamável, é muito leve e não suporta cargas pesadas.Se, no entanto, a escolha recaiu sobre ele, não se esqueça de impregná-lo com um anti-séptico para que a madeira não apodreça com o tempo. Além disso, não instale esses racks em um local muito úmido.
Estruturas de metal são cada vez mais fortes, mas você tem que consertar seriamente para fazê-los. Os consumíveis de metal são muito mais caros do que a madeira serrada. Porém, a madeira para o trabalho precisa de alta qualidade, processada, sem nós, e isso por si só não é barato.
Então, em qualquer caso, verifica-se que o custo dos consumíveis será quase igual. A escolha é inteiramente sua.
Para fazer um rack de madeira, o primeiro passo é desenhar um desenho. Determine exatamente onde ele vai caber na garagem. Seu comprimento depende diretamente da altura da garagem, e a largura das prateleiras depende das coisas que você vai colocar nelas. O comprimento das prateleiras não deve ultrapassar 90 cm, caso contrário, dobram-se. Não é necessário ser um artista talentoso para fazer um desenho, uma representação esquemática do futuro produto também é adequada.
Uma estante de qualidade precisa de uma placa natural de qualidade. Carvalho ou pinheiro são ótimos. Você também pode usar aglomerado, painéis de parede de PVC ou madeira compensada. É melhor não pegar uma tábua feita de aparas, ela não vai durar muito, vai se molhar rapidamente com a menor umidade e não vai suportar cargas pesadas. Seria bom se o teor de umidade da placa não fosse superior a 12%.
Antes de usar as placas, elas devem ser revestidas com impregnações.
A parte inferior da placa - a base na qual toda a estrutura será sustentada - deve ser espessa, forte e larga o suficiente. Para maior resistência, vigas transversais podem ser pregadas nele. Em seguida, você precisa de paredes que serão fixadas na lateral da base. Se você quiser economizar madeira, substitua a placa por compensado mais espesso - uma alternativa barata e acessível. As marcas são colocadas nas laterais - as prateleiras serão instaladas lá. A altura é ajustada de acordo com sua escolha. As prateleiras são esculpidas na mesma madeira. Se for necessária resistência adicional, as prateleiras deverão ser protegidas com barras.
A decisão de instalar a parede posterior é inteiramente sua. Tudo depende do seu gosto e da aparência da parede à qual o futuro rack será fixado.
Se precisar esconder a parede, use compensado do mesmo tamanho do rack.
Quando todas as partes da estrutura estiverem em mãos, processadas e limpas, eles procedem à montagem da estrutura. Pode ser colado com cola, fixado com pregos ou aparafusado com parafusos auto-roscantes. Inicialmente, uma base inferior é instalada na parede desejada e um amortecedor traseiro é instalado nela, se necessário. Nas laterais, onde antes ficavam as marcas das estantes, são fixados suportes de plástico ou metal. Os de metal são muitas vezes mais fortes. Se não houver suportes, as prateleiras podem ser aparafusadas nas laterais. As paredes laterais são fixadas à base e, em seguida, segurando-as por dentro, são aparafusadas por fora com prateleiras auto-roscantes.
Além disso, a parte inferior da prateleira pode ser reforçada com cantos de metal.
Este é um exemplo das estantes de madeira mais simples. Também pode ser instalado em divisões que não sejam a garagem. O design terá uma aparência harmoniosa e cumprirá sua tarefa em qualquer lugar.
Para uma cremalheira de aço, primeiro você precisa ter o equipamento adequado, por exemplo, uma esmerilhadeira para corte de metal e uma máquina de solda. Não se esqueça da segurança durante o trabalho.
A escolha de consumíveis para uma estrutura metálica é muito mais. Cantos, perfis e tubos bastam.
As prateleiras para construção leve podem ser feitas de cartão, aglomerado, madeira compensada e madeira reforçada com chapa de metal.
Para um rack de metal, um perfil ou canto é cortado de acordo com os desenhos previamente esboçados. O moedor cortou os espaços em branco para o rack, jumpers e prateleiras. Os elementos cortados e descascados são coletados. São criadas armações laterais, que devem ser montadas corretamente, pois o desenho pode ser desproporcional e desigual.Para isso, as armações são dobradas no chão, verifique se as diagonais estão uniformes e depois soldadas.
Em seguida, as vigas verticais são agarradas às armações montadas. É importante respeitar as proporções, verificar as diagonais. Em estantes verticais, assim como em estrutura de madeira, fazem marcações para a prateleira. Qualquer altura pode ser escolhida.
Se necessitar de uma prateleira universal, são feitas marcações na medida do necessário, para depois deslocar as prateleiras de um local para o outro.
A estrutura é pintada para evitar corrosão. Para isso, tinta ou um primer regular é adequado. Se necessário, as futuras prateleiras também são pintadas - madeira ou aglomerado, mas antes disso são anti-sépticas. Após a secagem da tinta, são feitos furos nas prateleiras, uma prateleira é colocada em cima e um parafuso auto-roscante é aparafusado por baixo para que passe através do metal e se fixe na madeira. Para estabilidade e reforço da estrutura, pode ser instalado na parede.
Este é outro exemplo de uma estante de metal simples e versátil que pode conter tudo o que você quiser. Se possível, não se limite a uma simples opção, faça um rack separado para pneus e rodas - um atributo muito necessário na garagem.
Dicas úteis
Praticar estantes é uma ótima maneira de limpar sua garagem.
O especialista dará algumas dicas para ajudar se você decidir organizar o conteúdo da garagem:
- Não tenha medo de gastar e perder tempo! Tudo isso vai render muitas vezes. Com o tempo, você mesmo entenderá que coisas ordenadas nunca interferirão em seu trabalho e estarão sempre à mão.
- Você pode fazer ou comprar um rack separado para rodas e pneus, um rack separado para armazenar potes enlatados, um rack de exibição separado para suprimentos de jardim e uma placa de empilhamento para coletar chaves e chaves de fenda. Liberte a sua imaginação e imaginação!
- Antes de comprar ou fazer a sua própria estante, faça um desenho, meça a largura e a altura do local onde deseja instalar o sistema de arrumação, enfim, certifique-se que o produto cabe na garagem e se há espaço para o carro .
- Lembre-se que a madeira não tolera bem a umidade, por isso não se deve instalar racks e estantes de madeira onde a umidade ultrapasse 12%.
- Pense imediatamente no que estará nas prateleiras. Esteja ciente de que muitas estruturas não podem lidar com itens grandes.
- Estruturas de madeira caseiras precisam ser impregnadas com anti-séptico para evitar o apodrecimento.
- As estruturas metálicas são pintadas ou preparadas contra a corrosão.
Exemplos de inspiração
- Uma prateleira muito útil e conveniente para ferramentas elétricas certamente caberá na sua garagem.
- Uma estante universal pode ser um substituto para vários sistemas de armazenamento. Múltiplos lados, ganchos móveis especiais para proteger coisas - convenientes e práticos.
- A parede universal também substituirá várias prateleiras, ajudará a reunir todo o equipamento necessário em um só lugar e liberará muito espaço livre. Esta opção é especialmente indicada para quem tem uma pequena garagem.
- Prateleiras para ferramentas agrícolas são insubstituíveis se ancinhos, enxadas, pás e outros itens que sujam o espaço forem armazenados na garagem.
- Os gabinetes deslizantes são convenientes, econômicos e práticos.
Você pode descobrir como fazer prateleiras na garagem com as próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.