Qual tamanho você deve escolher para sua garagem? Opções padrão e ideais
Todo proprietário de carro sabe como é importante ter uma capa de carro segura. As estruturas de garagens resolvem muitos dos problemas associados ao armazenamento e estacionamento de automóveis. As paredes e o teto da garagem protegem o carro da chuva e do vento, evitando que o metal enferruje. Se a garagem for isolada, o carro não tem medo de geadas e congelamentos, e para o proprietário os primeiros minutos na cabine serão confortáveis em qualquer mau tempo lá fora.
Uma garagem espaçosa permite que você mesmo faça pequenas reparações no carro, tem um lugar para todas as ferramentas necessárias. Uma vantagem igualmente importante da garagem é a proteção do carro contra criminosos, vândalos e hooligans.
Padrões de construção
Antes de planejar a construção de uma garagem, você deve se familiarizar com as regras e regulamentos desenvolvidos para construção (SNiP). Isso é necessário para que no futuro não haja reivindicações da legislação vigente. As normas obrigatórias incluem as regras de construção da área, bem como a segurança contra incêndios das estruturas.
Portanto, se você planeja construir uma garagem fora do seu próprio local, deverá obter uma licença de construção da administração local. As normas de segurança contra incêndios regulam a distância ideal da garagem e dos limites do local, da garagem e dos edifícios residenciais. Os padrões de construção são consultivos por natureza, mas não será supérfluo familiarizar-se com eles em qualquer caso.
Parâmetros ideais
Nos tempos soviéticos, um padrão unificado foi adotado para o mesmo tipo de garagens e cooperativas de garagens. A garagem box tinha 3x6 metros e foi pensada para a chegada e arrumação de um carro de dimensões standard para a época.
Nas condições modernas, a situação mudou: as dimensões dos carros mudaram, os motoristas podem ter vários veículos por família ou um carro é usado na empresa privada e é grande. Assim, por exemplo, para a construção de uma garagem para uma Gazela, os tamanhos padrão serão muito desconfortáveis.
Hoje, o tamanho mínimo de uma garagem é um retângulo de 4x6 metros, volume suficiente para guardar um carro, mas pequeno demais para manobras na própria garagem. Se você está planejando construir uma garagem para si mesmo, deve considerar opções melhores.
Para um carro
Ao projetar uma garagem, guie-se pelas dimensões de um carro existente, mas não se esqueça que o espaço da garagem será construído por muitos anos e os carros mudam, e com o tempo você pode decidir comprar um carro maior ou conseguir outro 1. Se o local permitir, a garagem pode ser projetada para 3 ou 4 carros... Assim, a sua casa de campo terá estacionamento coberto para todos os familiares ou convidados, podendo o espaço também ser utilizado como oficina e despensa para as necessidades do agregado familiar.
Os parâmetros médios das máquinas modernas são de aproximadamente 2,8 m de largura e 4,5 m de comprimento.... Para o tamanho mínimo da garagem, um metro e meio nas laterais do carro será suficiente para que seja conveniente abrir as portas e seja possível contornar o carro, abrir o capô e o porta-malas.
Assim, levando em consideração o espaço necessário e as dimensões padrão de um carro moderno, a opção ideal de garagem será de 4x6 metros de área. Este é um quarto bastante espaçoso que permite:
- abra as portas do carro com segurança;
- é conveniente descarregar o porta-malas sem sair de casa com mau tempo;
- fazer pequenos reparos no carro;
- equipar um local para prateleiras com ferramentas e peças de reposição.
A altura do teto é calculada ou a partir da altura do próprio dono, ou da borda do baú aberto com o acréscimo de cerca de meio metro de altura em ambas as versões. O nível mínimo do teto será de aproximadamente 2,5 metros... Se um elevador for planejado na garagem, seus parâmetros também devem ser incluídos no cálculo da altura do teto.
Idealmente, a largura da abertura de entrada será de pelo menos um metro de cada lado do carro, caso contrário, a entrada na garagem será acompanhada de ansiedade com o carro e estresse a cada vez.
No caso de autoconstrução de uma garagem, deve-se ter em mente que suas dimensões são apenas o espaço interno. Um certo número de centímetros deve ser adicionado aos cálculos ótimos para a instalação de vigas de apoio e impermeabilização, se o nível do lençol freático for alto na área.
Não se esqueça que quanto maior for o espaço da garagem, mais material será necessário para a sua construção e mais despesas financeiras com aquecimento e iluminação.
Para veículos grandes
SUVs, crossovers e microônibus diferem de carros pequenos em suas dimensões, portanto, pelo menos um metro deve ser adicionado às dimensões padrão da estrutura da garagem. Total o tamanho ideal da caixa para tal máquina será 5x8 metros, e a altura - pelo menos 3 metros.
Assim, para o transporte de cargas, os parâmetros da garagem vão aumentar nos cálculos, dependendo do aumento do tamanho do carro.
No projeto de um edifício-garagem, o plano leva em consideração a adição de centímetros para as comunicações de assentamento (iluminação, materiais de isolamento), os acréscimos individuais são calculados adicionalmente (encanamentos, materiais de acabamento, fiação de aquecimento).
Materiais de construção
Por design e materiais, as garagens podem ser capitais e dobráveis. As estruturas de capital incluem estruturas de concreto e tijolo que permanecerão por muitos anos no mesmo lugar.
As estruturas dobráveis da garagem são feitas de metal ou madeira. Mesmo que a garagem não possa ser desmontada, ela é transportada com uma grua. Essas estruturas de garagem são consideradas móveis. Com todas as vantagens da mobilidade, essas estruturas têm certas desvantagens. Em primeiro lugar, essa é a suscetibilidade do metal à corrosão e da madeira à decomposição.
Como equipar as instalações?
Via de regra, as garagens são frequentemente utilizadas não apenas para estacionar um carro e seus acessórios, mas também como oficina e local para guardar pequenos itens e até mesmo utensílios domésticos de verão necessários à casa.
Para tornar a garagem o mais funcional possível, é necessário pensar com antecedência e incluir na planta itens como subsídio para filmagens em estantes, arranjo de subsolo, sótão ou vigas sob o telhado. Mesmo em uma pequena garagem, você pode armazenar o que precisa sem sacrificar o espaço.
Racks
Prateleiras caseiras com vários níveis ao longo das paredes da garagem são usadas para armazenar fluido do motor, ferramentas essenciais e acessórios do carro. Na parede sob o teto, você pode colocar pneus de verão e inverno para que não atrapalhem seus pés. Em um lado da parede, você pode instalar uma máquina ou mesa de trabalho.
Porão
O porão não será supérfluo em nenhuma casa, e não é difícil pensar e fazer com antecedência. Na fase de assentamento da fundação, recue meio metro da borda da futura estrutura e cave um buraco.O aprofundamento terá de ser reforçado contra o desmoronamento e deve ser fornecida ventilação. Se o lençol freático for alto a partir da superfície, o porão terá que ser reforçado com paredes de concreto e piso, caso em que mais trabalho e investimento serão necessários.
Você pode se limitar a um poço de inspeção para reparos de automóveis.
Piso
A melhor opção seria um piso de concreto no box da garagem. É fácil enchê-lo depois de instalar a fundação e terminar o trabalho com o porão. O concreto é um material durável, fácil de limpar e resistente a danos mecânicos e à destruição ao longo do tempo. Se você tem um porão, é necessário considerar uma escotilha de entrada. Para uma estética adicional, os ladrilhos de grés porcelânico técnico podem ser instalados no piso de concreto.
Telhado e sótão
Decoração de parede
Para as paredes da garagem, a beleza não é necessária, mas a segurança contra incêndios vem à tona. Se a garagem for de madeira, vale a pena tratar as paredes com uma solução especial de combate a incêndios. Se a garagem for adjacente à casa, a porta entre a garagem e a área de estar interna deve ser acabada com materiais de combate a incêndio.
Portão e entrada de automóveis
Você precisa cuidar da entrada da garagem com antecedência. A melhor opção é uma área ampla e confortável para manobras, e o espaço para folhas de portão aberto deve ser de no mínimo 2 metros.
Como regra, as portas de garagem padrão têm uma configuração de batente, mas para economizar espaço, você pode escolher um tipo diferente de porta:
- Persianas... Quando dobrada, a lona de lamelas densas é recolhida em uma caixa instalada sob o teto. Esse sistema economiza espaço tanto quanto possível;
- "livro"... As seções da tela são dobradas umas sobre as outras e retraídas no compartimento da parede;
- compartimento... Ao abrir, a folha da porta desliza ao longo da parede ao longo das guias, graças aos rolos na parte superior e inferior da folha.
Aquecimento
Os sistemas de aquecimento raramente são instalados em garagens, pois isso acarreta custos muito elevados. No entanto, no nosso clima não se pode prescindir do isolamento da garagem, uma vez que as condições meteorológicas podem causar muitos problemas ao proprietário ao reparar e plantar um carro sob forte geada. Os materiais de isolamento modernos são apresentados no mercado em uma grande variedade, na hora de escolhê-los, o principal é que sejam não inflamáveis e não tóxicos.
O isolamento pode ser escondido com uma folha de revestimento (contraplacado), que é decorada com revestimento ou película autoadesiva. O tapume esconderá um espaço precioso, mas ao mesmo tempo criará isolamento térmico adicional.
Lembre-se de que o prédio da garagem para o seu carro não é um depósito temporário, mas um edifício anexo completo.
Por isso, antes de iniciar a construção, deve pensar e ter em consideração todas as características individuais da sua futura garagem, bem como a possibilidade de adquirir outro carro ou carro de grandes dimensões.
Veja o vídeo a seguir para obter conselhos úteis de um construtor de garagem.
O comentário foi enviado com sucesso.