Como fazer a fiação elétrica na garagem?
Um contêiner bem equipado para um carro ou outro transporte deve ter uma fiação elétrica bem planejada. E mesmo que alguém consiga estabelecer uma rede elétrica em um apartamento (residencial), para consertar mais de um dispositivo com as próprias mãos, não há necessidade de pressa para o trabalho. Primeiro você precisa descobrir tudo e entender completamente o que exatamente precisa ser feito.
Peculiaridades
Eletricidade na garagem é sempre necessária. Mesmo quem não vai consertar o carro ou a motocicleta é obrigado a recarregar as baterias e iluminar a sala à noite. Se a garagem também for usada para reparos, para manutenção de carros, você terá que afiar ferramentas, furar e cortar, moer, soldar, cozer metal ... Mas a inevitável colocação de combustível e lubrificantes por perto, umidade constante e contato com o solo requerem uma fiação muito cuidadosa.
Recomenda-se saber tudo sobre as normas de segurança elétrica e sobre as disposições básicas da tecnologia de trabalho.
Nem todo proprietário de garagem tem tempo e conhecimento suficiente.para aprender os códigos de construção. Ao contrário do trabalho elétrico em uma casa e em um apartamento, é imprescindível obter autorização da diretoria de uma cooperativa de garagem ou do proprietário de uma vaga de estacionamento alugada. A ligação a redes trifásicas de 0,4 kV também exigirá acordo com o fornecedor de energia elétrica, a mesma organização deve elaborar um projeto a seu pedido.
Requisitos Importantes
Usar uma rede de 220 V impõe muito menos restrições ao proprietário da garagem. No entanto, ele deve definitivamente comprar um medidor que possa suportar 50 Amp de eletricidade e os cabos apropriados. A supervisão de energia monitora de perto a provisão de uma margem para a corrente de carregamento. Em caso de infração, ele tem o direito de emitir ordem de desmantelamento da rede elétrica ilegal e até de aplicar multa aos “eletricistas de iniciativa”.
É possível conduzir eletricidade da casa por métodos aéreos e subterrâneos.
Os cabos são suspensos no ar, mantidos no lugar por um fio de aço de suporte com 0,3 cm de diâmetro. De acordo com a regulamentação em vigor, as linhas subterrâneas devem ser puxadas em tubos de plástico corrugado colocados em valas com 0,8 m de profundidade e o fundo da escavação salpicado com areia (camada 0,1 m). Uma linha semelhante é conectada a um medidor pessoal, o segmento é protegido por uma máquina especial.
Para distribuição de energia elétrica, é utilizado um quadro elétrico especial, instalado diretamente na própria garagem. Para isso, é fornecida uma máquina principal, do mesmo tipo que a instalada no apartamento (casa). Esses requisitos são essenciais e todos os outros pontos dependem do esquema usado.
Diagrama de instalação
Um diagrama de fiação de alta qualidade e bem pensado é a principal garantia de um trabalho bem-sucedido. É importante distinguir entre os chamados diagramas esquemáticos e layouts; a primeira descreve o próprio circuito elétrico e a segunda descreve a localização dos consumidores (com uma nota sobre distâncias ou com uma escala exata). Para maior comodidade e eliminação de erros, os fios são denotados com as mesmas cores da vida real.
Os condutores de fase em redes carregam tensões perigosas em relação ao terra. Mas conectar um RCD sem um aterramento de proteção não funcionará de forma alguma.
É estritamente proibido pelos padrões de segurança conectar aterramentos de proteção e neutro, isso é contrário aos requisitos básicos para correntes de fiação.
Dispositivos de corrente residual são transformadores diferenciais, adicionando as correntes de entrada (da fase) e exportadas (através do neutro). No caso de danos ao isolamento, quando ocorre um curto-circuito na caixa, essas correntes se diferenciam e não se extinguem mutuamente.
A proteção contra fuga de corrente só funcionará com sucesso se for direcionada ao longo de sua linha especial de aterramento. Com a ajuda da máquina principal, é possível desenergizar a rede quando ocorrem curtos-circuitos na linha principal ou quando todas as linhas estão simultaneamente sobrecarregadas. Este dispositivo é indispensável para consertar, testar o sistema e solucionar problemas.
Recomenda-se fornecer eletricidade por meio de uma linha, pois ainda haverá apenas um consumidor de energia na garagem.
Grupos separados são conectados às "suas" máquinas em circuitos de fase. Os pneus localizados nas proteções são feitos estruturalmente como tiras ou barras de cobre, latão. Neles são feitos furos para que os fios sejam apertados com parafusos.
O trabalho de um eletricista com uma rede de garagem trifásica não difere significativamente do procedimento já descrito. Deve-se citar apenas sobre duas fases auxiliares e máquinas triplas automáticas, RCDs em vez dos usuais projetados para uma fase. As fases são conectadas como nas linhas convencionais de 220 V, juntamente com o neutro. A tensão de qualquer par de fases deve ser 380 V, com um ângulo de fase de carga uniforme de 120 graus.
Para construir uma rede elétrica competente, você precisará de:
- crie um diagrama com imagens claras e nítidas (símbolos);
- marcar as seções verticais da fiação com sinais "+" com a altura atribuída;
- observe estritamente os sinais selecionados para tomadas, lâmpadas e outros elementos.
Quando os diagramas são formados, você pode começar a completar a rede elétrica da garagem.
Seleção de cabos e fios
Ao selecionar qualquer cabo e fio, você deve se concentrar na tensão de 230 V (ela está substituindo o antigo 220 V e logo se tornará o padrão geralmente aceito).
Na maioria dos casos, presume-se que:
- as luzes de teto são avaliadas para 80 W cada;
- no poço de inspeção existem 3 acessórios para 36 V, 0,1 kW cada;
- tomadas para conectar equipamentos elétricos de trabalho para 5 kW no total são exibidas no mesmo poço.
A partir do transformador, vale a pena usar fio de cobre de formato fechado.
Se pelo menos parte dela for mantida dentro de um piso de concreto, uma superfície de 4,5 sq. milímetros. Para tomadas no poço de inspeção, cabos de circuito fechado com seção transversal de 1 sq. mm mais. Informações mais detalhadas sobre as propriedades da fiação elétrica em relação à sua garagem sempre podem ser obtidas usando fórmulas especiais. O cabo mais fino é usado para conectar as luzes de teto - 1,5 sq. mm (mais fino não existe).
Para economizar dinheiro, faz sentido comprar fios de alumínio, principalmente nas áreas menos congestionadas.
Como em qualquer outra sala, cobre e alumínio não devem ser ligados - isso também deve ser levado em consideração ao selecionar a fiação. Apenas cabos com isolamento duplo com condutores isolantes podem compensar os efeitos prejudiciais de condições negativas em garagens.
A seleção das máquinas é feita "por corrente". As fontes de luz de teto precisam de 2,5 A, as de fosso - 15 A. A fórmula para calcular a potência necessária do transformador é a mesma de costume. Um dispositivo de corrente residual projetado para uma corrente de menos de 20 A e para disparar em mais de 20 mA é completamente inadequado, porque o vazamento de dispositivos que podem ser reparados é quase invisível.
Para colocar cabos e ônibus, você precisará de:
- escudos fechados;
- caixas;
- canais a cabo;
- bandejas seladas.
Na maioria das vezes, esses produtos são feitos de metal, mas uma parte cada vez maior do mercado é ocupada por tubos de plástico redondos e retangulares. Produtos de papelão ondulado devem ser usados apenas como último recurso, pois seu uso é bastante tedioso.A solução mais moderna e prática para eletricistas é a bandeja de cabos com tampa de encaixe. Os tubos de metal-plástico mostraram-se bastante bons - os mesmos que costumam ser usados em sistemas de encanamento e aquecimento.
Tecnologia de instalação
Depois de comprar todos os materiais e ferramentas necessários, você pode começar a puxar a fiação. Onde for impossível fazer uma dobra na forma de um grande raio de tubos, devem ser usadas caixas. Eles ajudarão a distribuir ramos e organizar os comutadores de maneira adequada. É necessário fixar as caixas e os tubos de conexão e tubos nas estruturas de suporte o mais cuidadosamente possível. Proprietários de garagem responsáveis, tanto instalando a fiação com as próprias mãos quanto voltando para profissionais, sempre avaliam a estanqueidade das juntas de qualquer tubo e caixa.
É importante lembrar que mesmo os materiais e estruturas mais simples e mais cuidadosamente planejados por engenheiros são instalados apenas com um trabalho cuidadoso e meticuloso.
Puxar corretamente o cabo através do tubo significa colocar o fio dentro primeiro. Para isso, são utilizadas cabeças especiais que evitarão picadas e beliscões. Só então chega a vez de amarrar o cabo ao fio e passá-lo pelo cano. É aconselhável usar bandejas em segmentos de fiação verticais, lâmpadas de teto são suspensas em cabos de tensão (não energizadas!).
Para tornar confiável a fixação dos fios nas caixas, recomenda-se prendê-los com parafusos ou soldar os fios de cobre. Quando os fios de alumínio e cobre precisam ser unidos, eles são separados por terminais ou arruelas feitas de outros metais. Deve-se prestar muita atenção ao aterramento. Nenhuma instrução passo a passo para instalar a fiação na garagem pode contornar isso.
Um fluxo de trabalho típico é o seguinte:
- ao lado da estrutura de capital, um duto de aço, coberto por uma camada de zinco, com 2 m de comprimento é cravado no solo;
- um bloco de aço redondo com um diâmetro de 0,6-0,8 cm é soldado a este tubo;
- um círculo de aço é pintado com tinta hidrofóbica e levado para a garagem;
- deve ser colocado na blindagem, ao lado da qual o terminal é colocado;
- atrás do terminal há um fio de cobre grosso (espessura é garantia de baixa resistência).
Como a garagem é um cômodo úmido e perigoso, onde o risco de choque elétrico é grande, aqui vale a pena escolher tomadas e luminárias que atendam à classe de proteção IP44.
Para fazer uma oficina completa, você terá que dissolver a fiação trifásica com base em um cabo de cobre, cuja seção transversal é de pelo menos 6 sq. milímetros. O cabo é colocado de forma a que o tecto tenha pelo menos 11 cm, e a tomada e o chão devem estar separados em 50 cm. É aconselhável manter a distância entre o assentamento e os tubos de aquecimento pelo menos 15 cm.
Muitas garagens estão equipadas com uma adega, e esta parte da sala também requer iluminação especial., isto é, colocar fios e conectá-los a equipamentos de iluminação. A adega já pertence a espaços húmidos, onde é necessário instalar a rede eléctrica com o maior cuidado possível. E quando também está localizado na garagem, a severidade das exigências só aumenta. Devem ser usados transformadores abaixadores com uma corrente de saída de 12 V. Somente depois de se certificar de que a sala está completamente seca, é permitido usar eletricidade de 220 V padrão.
É aconselhável mostrar a garagem a um eletricista experiente antes de iniciar o trabalho e combinar com ele a compra de todos os componentes. Isso permitirá que você leve em consideração as especificidades da rede que está sendo criada com a maior precisão possível, evitando erros na sua construção e falhas na operação.
Dicas úteis
De acordo com quem já teve que criar uma fiação oculta na garagem, a melhor solução é esticar canais de cabos feitos de materiais incombustíveis. Uma superfície lisa no interior é muito mais confortável do que uma manga corrugada. Se de repente a fiação falhar, sempre será possível abrir uma pequena seção da parede e trocar o fio queimado ou mesmo parte do canal.
Por toda a importância da fiação elétrica, é preciso cuidar para que haja janela na garagem.
Com sua ajuda, a luz natural é fornecida e o modo de uso mais econômico dos dispositivos é mantido. Isso significa que os mesmos fios e unidades de distribuição funcionarão por mais tempo.
O fornecimento de eletricidade para a garagem é tradicionalmente fornecido por "ganso" - tubos de polegada feitos de metal, colocados em telhados. Os topos dos postes são usados para fixar os pinos com isoladores de cerâmica. Tal método de conexão é permitido apenas quando mencionado nas especificações técnicas emitidas pelas empresas da rede elétrica. A altura padrão das "pontas" é de 2-2,2 m, a extremidade suspensa do cabo não deve cair abaixo de 2 m.
A conexão através de um poste de suporte de estabilizador significa que o cabo será puxado diretamente da linha para a caixa de entrada. Em edifícios residenciais, tal esquema se justifica, no entanto, colocar o medidor na parede externa da garagem é uma tentação para vândalos e caçadores de metais não ferrosos.
Portanto, insista se os engenheiros de energia desejam usar o método remoto para que a conexão passe por um cabo subterrâneo.
Antes de puxar os fios, você precisa se preparar:
- uma faca bem afiada (permitirá que você descasque o fio);
- pinças (de preferência com cabos isolados);
- chaves de fenda plana e Phillips;
- testador (ajuda a detectar a presença de corrente em várias seções da rede ao verificá-la).
Ao selecionar um cabo, é importante considerar não apenas suas próprias características, mas também os parâmetros de isolamento.
É muito importante que seja elástico (é mais conveniente trabalhar assim) e durável (a vida útil e a segurança de uso dependem disso). Você não pode começar a trabalhar com seções individuais da fiação sem ter certeza de que elas estão desenergizadas de forma confiável. De referir ainda que a instalação dos fios externos e a sua ligação à entrada da garagem devem ser feitas apenas por profissionais. A entrada deve ser alta o suficiente e inclinar para fora para evitar inundação e infiltração de sedimentos.
Os soquetes devem ser distribuídos uniformemente, a menos que sua localização diferente seja ditada pelas características da sala e pelos pontos de conexão desejados do instrumento. Se você tiver que trabalhar em altura (por exemplo, puxando fios no teto e no topo das paredes), você só precisa usar cabras, passarelas ou escadas.
É estritamente proibido pisar em barris, caixas, cadeiras ou outros itens improvisados.
Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável verificar a cada vez a ferramenta quanto à capacidade de manutenção e os fios quanto à integridade do isolamento.
Para obter informações sobre como fazer você mesmo a fiação elétrica na garagem, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.