Prateleiras e prateleiras de garagem faça você mesmo
Nem um único entusiasta do carro pode viver sem um espaço de garagem equipado. Prateleiras e sistemas de prateleiras "faça você mesmo" podem fornecer uma disposição confortável de ferramentas e peças e acesso rápido a elas.
Requisitos de construção
Antes de começar a trabalhar, você deve se familiarizar com os requisitos básicos para um design caseiro:
Confiabilidade. As prateleiras e prateleiras devem ser resistentes, pois são projetadas para armazenar cargas pesadas, sob as quais as tábuas não devem dobrar.
Área mínima. O design deve ser compacto, pois o espaço principal não se destina ao armazenamento.
Disponibilidade. O rack deve ocupar um local de livre acesso.
Também é recomendável definir um ajuste para as montagens, pois a ferramenta às vezes precisa de uma altura individual para armazenamento ideal.
Ao mesmo tempo, os especialistas sugerem aderir aos padrões estabelecidos:
A largura ideal das prateleiras não deve exceder um metro.
É melhor armazenar itens grandes nas camadas inferiores para que, em caso de circunstâncias imprevistas, eles não causem danos ao cair de uma altura baixa. Este arranjo é necessário por razões de segurança.
A altura das prateleiras nas camadas superiores é geralmente ajustável de 25 a 60 cm, para as camadas inferiores não ultrapassa um metro.
O cálculo da profundidade é relevante para estruturas de vários níveis e geralmente atinge 45 cm.
Levando em consideração todos os parâmetros, você pode começar a fazer prateleiras com segurança com suas próprias mãos.
Variedades e propósito
Os profissionais recomendam que você considere cuidadosamente todos os detalhes para a confecção de estantes e estantes com as próprias mãos, isso também se aplica ao tipo de construção.
Você deve levar em consideração os parâmetros da garagem, os fundos e a finalidade da futura construção.
A maioria dos itens é necessária para armazenar ferramentas ou peças de vários tamanhos.
Ao mesmo tempo, existem vários tipos de classificação, a primeira das quais diz respeito às características de design:
Abrir. Necessário para acesso rápido a uma determinada coisa. O tipo aberto de prateleiras subdivide-se em parede e parede suspensa. Bases de madeira ou metal são suspensas na parede com o auxílio de cantos, cuja fixação pode ser desmontável ou permanente. Anteriormente, âncoras especiais devem ser instaladas na parede para segurar toda a estrutura.
- Fechado. Os designs são usados para eliminar a perda de itens pequenos.
Recomenda-se a divisão em células para certos tipos de ferramentas ou peças pequenas. Por exemplo, é possível separar diferentes tipos de parafusos.
Madeira ou metal são usados como materiais comuns. Em casos raros, a estrutura pode ser feita de plástico. No entanto, com base na prática, a opção ideal seria implementar um projeto de tipo combinado.
Para fazer você mesmo, as seguintes opções de montagem são adequadas:
Removível ou móvel. As prateleiras formam um rack com rodízios na camada inferior. A base móvel irá garantir a distribuição ideal da carga.
- Permanente. O sistema de prateleiras é projetado para áreas específicas que precisam ser pré-alocadas. Para fazer isso, inicialmente você deve criar desenhos que envolvam a divisão da garagem em várias partes.O padrão inclui montagem descartável e fixação de estrutura de uma peça com suportes.
- Produtos dobráveis. São convenientes na medida em que podem ser ampliados e facilmente desmontados em caso de substituição ou renovação das instalações. A altura e o número de prateleiras podem ser ajustados, e também é possível reorganizar as prateleiras para um novo local.
- Prateleira do sótão. As prateleiras suspensas são constituídas por um canto e um perfil metálico que serve de base. Toda a estrutura é geralmente fixada ao teto ou vigas, economizando espaço no compartimento da garagem. Para a fixação, você precisará instalar ganchos especiais, eles precisam ser cravados ou soldados nas vigas do teto. Assim, eles podem ser facilmente removidos, se necessário.
- Produtos rotativos. Essas estruturas não se destinam ao armazenamento de itens grandes. Sua principal vantagem é que economizam tempo para encontrar as peças certas. Por exemplo, parafusos ou porcas.
- Escudos de ferramentas caseiros. As prateleiras são suspensas por uma parede traseira resistente, que é fixada à parede por meio de âncoras. Ganchos ou pequenos suportes podem ser instalados na blindagem para acesso móvel a qualquer item.
Ao escolher um produto, deve-se partir dos parâmetros do ambiente. Também é necessário lembrar que quanto mais - melhor, mais espaçoso e mais conveniente.
Não há necessidade de economizar no tamanho das prateleiras, porque os arranha-céus não ocuparão uma grande área de qualquer maneira.
Escolha de materiais
Antes de fazer suas próprias estantes e racks, você precisa escolher o material certo. Esta questão surge perante o proprietário da garagem de forma bastante aguda e pode muitas vezes causar confusão, porque o mercado da construção está repleto de uma vasta seleção de propostas.
Existem opções:
- de madeira;
- metal;
- plástico;
- mistos - são uma combinação de dois ou mais materiais para construir uma única estrutura.
Os especialistas sugerem começar pelo objetivo pretendido da operação. Por exemplo, prateleiras de garagem ou um sistema de prateleiras para armazenar ferramentas pesadas devem ser resistentes. Portanto, essas estruturas devem ser feitas de pranchas ou metal.
O papelão não é adequado como material, pois é relativamente leve e se desgasta rapidamente.
Metal
Ao contrário da madeira, o metal é um material mais caro. No entanto, as estruturas metálicas justificam o investimento em resistência e operação de longo prazo. Prateleiras de metal podem suportar muito peso e podem armazenar ferramentas e peças de vários tamanhos.
Normalmente as prateleiras de metal são feitas de placas de aço ou aço inoxidável soldadas entre si. Este método de produção permite que a folha de metal suporte o peso das chaves e rodas aplicando grande pressão, e não sofra um incêndio.
As desvantagens incluem apenas o fato de que o metal sofre corrosão em condições de alta umidade. A modificação do produto é feita com um composto especial antiferrugem. No entanto, se a estrutura for de material inoxidável, recomenda-se efetuar a limpeza úmida apenas de vez em quando.
Madeira
A madeira é um material que não requer soldagem adicional e é fácil de processar. As tábuas de madeira podem ser ajustadas ao tamanho desejado removendo o excesso.
No entanto, este tipo de material também tem desvantagens significativas:
- com muita umidade no ambiente, a árvore começa a inchar, perdendo sua forma original e desmoronando por dentro;
- a madeira é um material orgânico que pode apodrecer por formação de bolores;
- o material tem baixa resistência a altas temperaturas. Em caso de incêndio, o fogo será facilmente transferido para a estrutura de madeira.
É muito fácil evitar algumas consequências desagradáveis - basta cobrir a superfície do produto com verniz ou tinta especial. É importante lembrar que este procedimento deve ser realizado periodicamente, atualizando uma camada obsoleta.
Para o fabrico de tábuas, utilizam-se como base vários tipos de madeira: carvalho, pinho, freixo.
Ferramentas necessárias
Diferentes materiais requerem um conjunto especial de ferramentas:
- As estruturas metálicas precisam de assistência de soldagem e de um local isolado, livre de materiais inflamáveis, para começar. As partes da estrutura metálica podem ser fixadas entre si por meio de parafusos e ângulos especiais.
- As estruturas de madeira não irão longe sem parafusos auto-roscantes, uma chave de fenda e uma broca. Os produtos de madeira também podem ser unidos com cola especial.
- Projetos combinados requerem preparação especial. Para cortar peças estruturais, você precisará de uma esmerilhadeira ou serra, já que normalmente o componente de metal atua como um esqueleto.
- Os materiais de madeira e metal que não possuem propriedades anticorrosivas devem ser revestidos com compostos especiais. Por exemplo, a madeira requer verniz e o metal requer uma solução anti-ferrugem.
A fixação do produto acabado na parede é feita por meio de suportes e buchas, que podem ser inseridos com golpes de martelo precisos. Uma alternativa aos suportes são as âncoras especiais que podem ser adquiridas em qualquer mercado de construção. Com a ajuda deles, será mais fácil desmontar a estrutura, se necessário.
Além disso, ao prender blocos de madeira à parede para um sistema de estantes estacionário, será necessária ajuda de nível para nivelar as placas e controlar o paralelismo das estantes em relação umas às outras.
Para materiais de teto, é necessário adquirir adicionalmente pregos ou ganchos de ferro.
Como você pode fazer isso?
No estágio de preparação, você deve se concentrar na altura do produto pretendido. Se a garagem tiver tectos baixos, devem ser construídas estantes que não deixem nem um milímetro de espaço livre sob a superfície do tecto.
Antes de começar a trabalhar, você precisa medir a largura e a altura das prateleiras. As camadas inferiores devem ser espaçosas para itens volumosos, enquanto as superiores devem ser inferiores para não ceder e economizar espaço. Este princípio garante a estabilidade da estrutura.
Uma opção mais simples é uma prateleira de madeira. A maioria dos proprietários de garagem escolhe o método mais acessível e simples de fazer um sistema de prateleiras faça-você-mesmo usando pranchas de madeira.
A escolha se deve às vantagens de uma estrutura de madeira:
- preço acessível. O metal é muito mais valorizado no mercado de construção do que a madeira;
- o método de montagem rápido e fácil elimina a necessidade de uma máquina de solda;
- o material natural é muito mais amigo do ambiente;
- a árvore é forte o suficiente e não é inferior em confiabilidade às estruturas de metal;
- longa vida útil.
O material deve ser forte, o que implica uma escolha em favor de rochas duras. Por exemplo, o carvalho é perfeito para a fabricação de estantes, tanto em termos de resistência quanto de estilo. As placas verticais são feitas com uma secção de 10x5 cm, e não só as barras de madeira, mas também as placas de aglomerado podem funcionar como prateleiras.
É possível prevenir o risco de incêndio e prolongar a vida útil tratando todas as peças com um anti-séptico antes de montar a estrutura. Além disso, nas barras verticais, é necessário marcar as prateleiras, que podem ser fixadas nas estantes de suporte com parafusos auto-roscantes ou cola especial.
No entanto, a opção mais relevante é a fixação por meio de cantos.
Após a montagem, é necessário cobrir cuidadosamente toda a estrutura com verniz incolor. Essas manipulações são necessárias para evitar o inchaço e danos à estrutura da árvore por mofo em condições de umidade constante.
Após a secagem, é necessário instalar a estrutura em local específico. Para aumentar a estabilidade, o sistema de estantes é fixado à parede da garagem por meio de buchas e suportes de metal.
Uma combinação bem sucedida de madeira e metal - prateleiras de madeira equipadas com um esqueleto de metal.
A melhor e mais popular opção é uma estrutura de aço com prateleiras de madeira. Os materiais custarão muito mais caro, mas compensarão a perda de recursos com vantagens óbvias. Eles são resistentes à umidade e ao fogo, não necessitando de substituição por décadas. A madeira "torna mais fácil" acertar a carteira, pois custa muito menos aço.
Para a base, você precisará de perfis ou tubos de aço de até 5 cm de largura, que são fixados com componentes transversais usando cantos de metal de até 30 mm de tamanho. Esses parâmetros são tomados com o cálculo de prateleiras de até 2,5 cm de largura.
É mais prático fixar os cantos com parafusos, pois tal sistema será mais fácil de desmontar para alterar a altura das prateleiras. Uma opção de soldagem também é possível, mas é irracional.
As estantes são feitas de contraplacado ou placas de aglomerado, após medição dos seus parâmetros. No entanto, a largura não deve ser inferior a um centímetro e meio, uma vez que as prateleiras devem ser fortes e resistentes para cumprir sua função principal e não ceder com o passar do tempo.
A montagem deve ser feita em área livre, seguindo estritamente as instruções:
- as peças de metal são divididas por um moedor de acordo com cálculos preliminares e parâmetros do ambiente;
- em suportes verticais marcam a localização futura das prateleiras;
- os cantos são cuidadosamente aparafusados ou soldados à moldura vertical. Neste caso, é necessário observar rigorosamente as marcações para que o produto multicamadas não se deforme;
- caso seja adquirido um material instável à ferrugem, todas as peças de metal são cobertas com um composto anticorrosivo especial;
- prateleiras recortadas são aplicadas em toda a estrutura, eliminando o excesso de peças;
- depois é necessário lixar e envernizar os componentes de madeira;
- prenda firmemente a madeira ao metal com parafusos autoatarraxantes.
Ao final da obra, toda a estrutura é fixada na parede. Suportes com buchas são ideais para esse propósito.
O sistema de armazenamento fixo é uma estrutura de estantes que é montada no local e depois fixada na parede. Em alguns casos, essa instalação é muito mais prática e muito mais fácil de implementar com sistemas móveis.
O algoritmo de montagem é realizado em seis etapas:
- a marcação é feita diretamente na parede, onde os furos são feitos imediatamente e as buchas são aparafusadas;
- uma moldura de metal ou madeira é cortada de acordo com desenhos pré-verificados e instalada paralelamente entre si;
- vigas de madeira distantes são aparafusadas à parede de acordo com as marcações, ajustando estritamente a posição plana usando um nível;
- o esqueleto da estrutura é ligado um ao outro em largura usando cantos horizontais;
- as partes frontais (frontais) são conectadas a vigas horizontais nas quais as prateleiras ficarão;
- o último para fixar os suportes verticais e colocar as prateleiras de madeira nas ranhuras previamente desenvolvidas.
Graças ao esforço despendido, você pode obter uma estrutura estável que servirá por muitos anos. No entanto, essa estrutura tem uma desvantagem - no caso de reparo ou substituição do interior da garagem, não será fácil desmontar a estrutura robusta.
Para guardar ferramentas e peças diversas, o sistema de prateleiras é quase indispensável.
O único requisito de design é que as prateleiras não cedam sob forte pressão.
Para criar um produto de madeira, você precisará seguir os parâmetros padrão:
- para as camadas superiores, é necessária uma altura de 30 a 50 cm;
- a largura das prateleiras deve corresponder ao tamanho de 1,5 m por questões de segurança, contribuindo assim para a estabilidade da estrutura;
- a profundidade ideal do nicho é de 50 cm.
A fase preparatória para a autoprodução é um desenho claramente verificado e um desenho aproximado. O próximo passo é criar uma moldura e apoios verticais a partir de vigas com seção de 10x10 cm.
Uma placa de madeira polida ou um pedaço de madeira compensada são adequados como material para a prateleira. Os racks são fixados à moldura transversal por meio de cantos e as placas fabricadas às molduras por meio de parafusos auto-roscantes. Ao final da manipulação, é necessário envernizar completamente toda a estrutura e fixá-la na parede.
A estrutura metálica é pesada, o que se reflete nas condições de armazenamento. A carga exercida requer um material durável para as prateleiras, o que implica a aquisição e construção de um sistema de prateleiras metálicas. Para conectar as peças componentes, é necessária uma máquina de solda.
No entanto, a primeira etapa é a criação de um desenho, que é um diagrama do produto e suas dimensões. Após os cálculos, é necessário fazer um quadro forte que deve suportar cargas pesadas.
Para reduzir o custo do produto, pode-se usar materiais de madeira que vão substituir as prateleiras. No entanto, ao utilizá-los, recomenda-se cobrir as partes não metálicas com um retardador de chama para evitar as conseqüências desagradáveis do fogo. A espessura da estrutura de suporte não deve ser inferior a 2,5 cm.
A etapa final é o revestimento da estrutura com um composto refratário, bem como a instalação em local pré-preparado.
Economia de espaço - prateleiras suspensas. Tais estruturas não entram em contato com o piso e são inicialmente subdivididas em parede e teto:
montado na parede são estruturas abertas e fechadas. Neste último caso, eles têm uma parede posterior que é firmemente fixada à parede com buchas. Alternativamente, toda a estrutura de suspensão é ancorada, tornando o produto fácil de desmontar.
- Teto as estruturas não ocupam espaço na garagem, pois são suspensas no teto por ganchos. Os ganchos são soldados ou presos ao teto com pinos de aço. No entanto, as prateleiras do teto não podem armazenar itens frágeis devido ao fato de que são bastante instáveis. Este tipo de produto suspenso foi projetado para economizar espaço e acessar rapidamente as peças de que você precisa.
A trepidação da estrutura pode ser eliminada fixando-a nos cantos, uma parte da qual é fixada na parede e a outra em ganchos ou pinos.
Prateleiras caseiras não só fornecem acesso confortável às ferramentas, mas também ajudam a colocar as coisas em ordem, classificando-as em seus lugares. Uma abordagem racional e criativa dos negócios não só ajudará a economizar dinheiro, mas também fornecerá à garagem objetos de interior elegantes e modernos.
Exemplos de equipamento de garagem
Se houver espaço livre na garagem, você pode não só armazenar coisas, mas também operá-la como uma pequena oficina. Para fazer isso, você pode comprar dispositivos adicionais, por exemplo, um ambiente de trabalho. É uma mesa equipada com fechos e dispositivos técnicos, confortável para a reparação de diversos utensílios domésticos. Para uma bancada de trabalho, eles geralmente equipam uma proteção de prateleira especial para acesso aberto às ferramentas.
Incorporar o gabinete ao sistema de prateleiras pode ser uma ideia criativa.
Este método não só permitirá que você coloque as coisas de maneira organizada, mas também servirá como um armazenamento fechado que pode ser trancado se necessário.
A alta umidade estraga as prateleiras e prateleiras de aço e madeira. Elementos desprotegidos são rapidamente destruídos. Para eliminar esta desvantagem da divisão, pode equipar a garagem com sistema de ventilação.
Ao organizar uma garagem, os profissionais recomendam começar com suas próprias necessidades e recursos.Apesar de fazer com as próprias mãos estantes e estantes para uma garagem exigir muito tempo e esforço, o resultado vale o dinheiro e o esforço. Comprar produtos acabados não trará tanto orgulho quanto fazer um interior com as próprias mãos.
Para informações sobre como fazer as estantes na garagem com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.