Como e com que material é melhor fazer o chão da garagem com as próprias mãos?

Como e com que material é melhor fazer o chão da garagem com as próprias mãos?
  1. Critérios de escolha
  2. Instalação de estruturas
  3. Aquecimento e isolamento
  4. Dicas úteis

Cada proprietário de carro fica feliz por ter sua própria garagem e está pronto para passar quase todo o seu tempo livre nela, arrumando seu cavalo de ferro. Para que este passatempo seja o mais confortável possível e proporcione apenas prazer, também é necessário decorar a garagem por dentro com o devido cuidado, rigor e praticidade, criando o mesmo ambiente e ambiente de uma sala de estar.

As garagens devem ser mantidas limpas e secas. Além disso, não se esqueça que líquidos inflamáveis ​​e substâncias semelhantes muitas vezes se tornam contaminantes, o que não é nada calmante, uma vez que essas manchas são difíceis de remover e podem danificar as superfícies.

A superfície mais vulnerável a este respeito é o revestimento do piso. O piso da garagem deve ser forte o suficiente para resistir a objetos, ferramentas e peças sobressalentes colocados e caindo sobre ele. Mesmo depois de exposto a grande severidade, deve manter sua integridade.

Todos os itens acima podem ser alcançados usando os materiais certos, bem como entendendo o que os traços positivos e negativos das diferentes opções têm. Os fabricantes no mercado oferecem aos clientes uma ampla gama de materiais e revestimentos com diferentes tempos de vida e preços. Nesse sentido, tomar essa decisão é um passo bastante sério. Vamos descobrir como fazer a escolha certa e quais critérios devem ser usados ​​para julgar isso.

Critérios de escolha

Os bons acabamentos devem ser visíveis e sentidos em todo o espaço - paredes, telhado e pisos. Esta última é uma questão particularmente problemática, uma vez que é o piso que é constantemente influenciado mecanicamente com grande força. Por exemplo, consequências graves podem ser causadas pelas rodas de um carro, objetos pesados ​​ou mesmo sapatos comuns. Mas esta não é uma lista completa.

Como os carros costumam ser consertados, lavados ou pintados, os produtos químicos também podem cair no chão. Os revestimentos para pisos podem ser facilmente danificados devido a este efeito. Portanto, fazer um bom piso de garagem para os proprietários de automóveis é muito importante, neste sentido, resolver a questão da escolha do material e do tipo de revestimento exige uma abordagem particularmente cuidadosa. Isso garantirá uma longa vida útil de tal piso.

Ao escolher os materiais mais adequados e necessários, você deve prestar atenção a uma série de critérios. O piso deve ser diferenciado pelas características de durabilidade, resistência, alta qualidade e assim por diante. Ao considerar tais critérios, seu custo muitas vezes não é levado em consideração. Além disso, ao escolher o tipo e o material dos pisos da garagem, é importante entender se será instalada uma caixa de inspeção na garagem, pois isso determina as características da instalação do piso. Nesse sentido, uma ou outra cobertura será selecionada. Além disso, será importante levar em consideração as condições climáticas e as características estruturais da sala.

Para escolher a cobertura certa, vários critérios são levados em consideração. É importante saber qual será o solo sob a sala. Suas características podem exigir a criação de condições adicionais para instalação e manutenção do revestimento do piso. Leve em consideração as condições climáticas - é necessário levar em consideração a umidade, a precipitação e a temperatura.

Também é importante levar em consideração as cargas esperadas - choque mecânico e exposição a produtos químicos (incluindo óleo, combustível e ácidos) não devem ser prejudiciais ao revestimento do piso e não devem destruí-lo.

O piso da garagem deve ser fácil de limpar, ou seja, o material deve ser caracterizado pela resistência à umidade e facilidade de limpeza. Além disso, o piso da garagem deve ser forrado com material incombustível ou ligeiramente combustível para garantir a segurança na garagem. Ao escolher, guie-se pela relação entre aparência apresentável e custo. Normalmente, o material barato parece mais simples, enquanto o material caro parece mais refinado e luxuoso.

Assim, a escolha de um material adequado para uma garagem para um carro deve satisfazer todas as necessidades, servir fielmente por muito tempo e ajudar na economia de dinheiro. Este resultado pode ser alcançado usando materiais modernos ou métodos mais tradicionais.

Mas os pisos tradicionais, geralmente de terra e areia, têm uma série de aspectos negativos. Por exemplo, ao arranjar e operar tal piso, haverá muita sujeira, o que certamente afetará a limpeza interna do carro e poderá contaminar o ambiente. Ainda mais lama é formada se o clima for caracterizado por alta umidade e abundância de precipitação. Portanto, um piso de terra na garagem está longe de ser a melhor opção.

Um piso de madeira resistente também é uma construção tradicional. É importante notar que também se caracteriza, sim, pelo lado negativo do que pelo positivo. Os preços dos materiais para pisos de madeira são bastante elevados, normalmente comparados com o preço de um piso autonivelante. Ao mesmo tempo, a árvore não difere na resistência ao desgaste, que é típica de um revestimento autonivelante. Mas, para uma árvore, a propriedade mais característica é a inflamabilidade. Portanto, um piso de madeira pode ser considerado a pior opção para uma garagem.

A utilização de misturas combustíveis pode tornar-se destrutiva se caírem no chão, pois pode ocorrer um incêndio, o que acarretará danos materiais significativos e colocará em perigo a vida e a saúde do proprietário do veículo e dos seus familiares.

Estruturas mais modernas incluem um revestimento de concreto, bem como outros materiais resistentes à umidade. É importante notar que tal piso pode se comportar de maneira diferente em diferentes situações e sob diferentes condições. Não é difícil cuidar de pisos de concreto, manter uma limpeza perfeita não será difícil para o proprietário. Portanto, será confortável passar algum tempo em uma sala assim.

Mas o concreto não tem uma aparência estética e nem todas as manchas podem ser removidas. Por exemplo, combustível. Essa contaminação é muito mais fácil de remover das placas cerâmicas. O mesmo pode ser dito sobre os ácidos - as cerâmicas são mais resistentes a eles, como os revestimentos de polímero. É provável que o piso de concreto comece a desmoronar, rachar e desmoronar.

Assim, existem muitos critérios para a escolha de um revestimento. Para entender melhor isso, recomendamos que você estude as características de instalação de diferentes tipos de pisos de garagem de diferentes materiais.

Instalação de estruturas

Via de regra, é necessário instalar coberturas de qualquer tipo após o equipamento da base para tais coberturas. O material para este último geralmente é concreto. Portanto, antes da instalação, você sempre precisa instalar mesas especiais, o que será uma etapa preparatória. Como regra, os requisitos para o grau de concreto para tais mesas são o nível normalizado - a partir de 200. A camada de base deve ser de 15 centímetros.

Ao mesmo tempo, tal base deve ser reforçada com uma grade especial 50 a 50. E sob a mesa, é necessário instalar uma almofada especial de areia e cascalho, e também fazer ranhuras para que a água possa escoar. Vamos considerar separadamente as características e a instalação de cada tipo de piso de garagem.

Terreno

A versão mais simples de um revestimento de piso de barro é instalada da seguinte maneira - você precisa nivelar e compactar a área sob o piso. Regra geral, trata-se do fim da instalação do pavimento da garagem. Neste caso, a garagem estará ameaçada pela exposição à umidade e baixas temperaturas. Para aumentar a resistência do piso a tais efeitos, pode-se revestir o piso de terra com uma argamassa de argila. Esta manipulação tornará o piso da garagem mais durável e resistente ao gelo.

Se você pretende fazer pisos de garagem de maneira econômica, existem várias opções para aumentar sua resistência à umidade sem muito custo. De cima deve-se retirar uma camada de solo com profundidade de 15 a 60 centímetros, mais precisamente, isso é determinado em função do solo. Além disso, para uma compactação mais completa e obtenção de um piso plano, regue-o com líquido.

Se o lençol freático for alto, será necessária proteção adicional contra a água. Para isso, várias camadas de argamassa argilosa são aplicadas sobre o solo, sendo que antes de aplicar a próxima camada é necessário aguardar a secagem da anterior.

E quando a umidade se espalha para as paredes da garagem, a argila não deve ser usada. Esta camada pode ser substituída por areia e tijolo vermelho cozido ou escória. Também é possível utilizar uma camada de brita e, por cima dela, lajes de pavimentação. A desvantagem dessa camada é que ela não protege bem da umidade, mas isola significativamente o piso. Você também pode reduzir a quantidade de umidade na garagem usando ventilação, que está localizada nos cantos da sala. A ventilação pode ser forçada ou exaustiva.

Como mencionei, o piso de terra é bastante frio. No entanto, você pode isolá-lo com, por exemplo, linóleo velho. Nesse caso, é recomendável sobrepor camadas individuais umas sobre as outras. O revestimento de linóleo é bastante escorregadio, mas você pode compensar essa desvantagem com uma placa de madeira sob o linóleo. Sobre essas placas e precisará dirigir um carro. Em vez de tábuas, você também pode compensar o escorregamento com um velho anúncio em banner de vinil ou madeira compensada.

Concreto

Este tipo de piso é o mais popular entre os proprietários de automóveis, pois tem uma longa vida útil, não necessita de reparos frequentes e, além disso, tem preços acessíveis.

Assim, os aspectos positivos serão imunidade completa à alta umidade, facilidade de manutenção - você pode simplesmente regar com água usando mangueiras. Outra vantagem é a resistência a qualquer estresse mecânico. Impossível não citar um preço acessível entre as vantagens. Ao escolher esta opção de piso, o proprietário da garagem pode economizar muito.

Ao instalar pisos de concreto, você precisará de reforço, areia, cascalho e cimento. É necessário fazer um piso de concreto, a partir da camada de solo. Essa camada precisa ser removida, a profundidade será de 30 centímetros. No fundo do poço resultante, é colocada uma pedra triturada com cerca de 10 centímetros de espessura. Esta camada precisa ser devidamente nivelada, saturada de umidade. Além disso, a pedra britada deve ser totalmente compactada. Uma betonilha é lançada sobre uma camada de brita, que é representada por uma mistura de areia com cimento, devendo o primeiro componente prevalecer em quantidade sobre o segundo.

Cerâmica

As opções clássicas incluem piso de garagem com cerâmica. A instalação de tal revestimento de piso requer uma abordagem particularmente cuidadosa - não deve ser permitido que espaços vazios permaneçam sob os ladrilhos. Para isso, os ladrilhos são fixados sob o pente com cola, especialmente desenhada para trabalhos no exterior. Você só precisa aplicar a cola em uma camada fina. A instalação dos pavimentos cerâmicos é efectuada em grés porcelânico. Tal material se distingue pela resistência a baixas temperaturas, incluindo geadas, bem como indelével.

Ao mesmo tempo, o custo das telhas e pedras é alto, ou seja, é praticamente o material mais caro que requer investimentos financeiros significativos.E a instalação de tal revestimento é trabalhosa, o que também não é uma vantagem desta opção. A laboriosidade se justifica pelo fato de que a base sob os ladrilhos deve ser nivelada o máximo possível. Além disso, é necessário um primer. Para uma instalação adequada, é necessário um nível de construção. Não se esqueça também que os ladrilhos devem ser assentados respeitando os espaços entre as peças.

A escolha dos próprios ladrilhos também requer uma abordagem responsável. As opções são infinitas no mercado da construção. O melhor deles é o grés porcelânico. Esta opção também é adequada para uma garagem sem aquecimento, uma vez que o material é resistente ao gelo.

Porém, em termos de aparência, esta opção é uma das mais chiques. Apesar disso, nem todo proprietário de carro concorda em gastar tempo, esforço e dinheiro nisso.

Polimérico

Por todas as suas características, esse piso é ideal para garagens, porém o custo de um piso de polímero é certamente alto. No período moderno, esses pisos são melhor instalados em uma grande garagem ou em um lava-rápido. A composição do revestimento de piso de polímero é representada por uma série de substâncias diferentes e, quando começa a endurecer, um piso monolítico que se distingue por plasticidade e resistência à umidade é formada.

Várias misturas contêm aditivos especiais com aditivos, devido ao qual o revestimento de piso de polímero é resistente ao ataque químico. Ao mesmo tempo, esta tecnologia de piso foi considerada uma revolução na indústria da construção. Mas agora este método de instalação de pisos foi comprovado por mais de uma década. O início do uso da tecnologia pode ser atribuído ao período da União Soviética. Foi usado principalmente para cobrir o chão de uma oficina de produção e fábricas.

As vantagens indiscutíveis dos pisos de polímero incluem instalação simples, ergonomia e resistência a danos. E a única desvantagem do revestimento de polímero será o alto custo.

Volume

É importante notar que pisos de garagem autonivelantes são considerados a opção mais adequada. Esta opção apareceu há relativamente pouco tempo, mas rapidamente se tornou popular entre os consumidores. Esse estado de coisas se deve a um conjunto de características positivas que os proprietários de automóveis e garagens costumam levar em consideração.

Em primeiro lugar, essa característica é a resistência ao desgaste. Isso torna o revestimento do piso ao máximo resistente a impactos, alta umidade e baixas temperaturas (incluindo geadas). Escolhendo a melhor opção para o piso da garagem, vale lembrar que os pisos autonivelantes não apresentam odores desagradáveis, não formam poeira, não requerem pintura, envernizamento e outras substâncias. Os pavimentos autonivelantes irão servir o seu proprietário durante muito tempo, mantendo um aspecto estético e um elevado nível de plasticidade durante todo o período de operação.

Mas você pode encontrar falhas em pisos autonivelantes. Portanto, o preço do piso autonivelante é muito alto. Mas esta desvantagem é totalmente compensada pela longa vida útil, além disso, um mínimo de tempo e dinheiro exigirá o cuidado de tal piso. Portanto, vários proprietários de automóveis preferem gastar dinheiro imediatamente para economizá-lo mais tarde. A vida útil será de cerca de cinquenta anos.

A base para o piso autonivelante deve ser uma mesa de concreto. Você precisará cobrir essa camada por cima com um primer e uma mistura especial de polímero. Essa mistura é feita de resina e agentes de endurecimento. É necessário misturar as substâncias em total conformidade com as instruções nas proporções corretas. Ao equipar um piso autonivelante na garagem, lembre-se de observar o regime de temperatura - na garagem deve ser superior a dez graus Celsius. O revestimento autonivelante leva duas semanas para secar completamente.

Também gostaria de chamar a vantagem da versatilidade do piso autonivelante em termos de design. A abordagem moderna ainda permite o uso de pinturas em formato 3D.

Outras opções populares

Uma opção é uma cobertura de borracha, que geralmente tem a forma de ladrilhos. Tal revestimento não se distingue pela durabilidade, entretanto, é uma opção econômica com máxima facilidade de instalação e uso despretensioso.

A próxima opção popular de piso de garagem é a pavimentação de lajes. Cada uma das camadas requer compactação cuidadosa durante a instalação. Isso pode exigir um compactador vibratório, que pode ser alugado ou comprado por um preço bastante razoável. Isso dará o melhor resultado. Vale ressaltar que a compactação deve ser realizada a cada 5 cm do piso. Se o chão está compactado o suficiente pode ser avaliado por um sinal - se você pode andar no chão e não deixar um único rastro.

É necessário colocar lajes de pavimentação usando uma série de ações sequenciais. Primeiro, uma camada de areia de cinco centímetros de espessura é colocada na superfície da Terra. No topo da areia polvilhe com uma camada de cascalho médio de 10 cm. A próxima camada é novamente areia, a espessura deve ser de cerca de 10 cm. A seguir segue uma camada de cimento, adequada para as lajes de pavimentação. Areia limpa pode ser usada em vez de cimento. A espessura da camada deve ser de cinco centímetros. Então você pode fazer o revestimento de acabamento.

Não se esqueça que as camadas forradas com areia e cascalho devem ter várias camadas de impermeabilizante entre elas. A impermeabilização pode ser feita de material de cobertura, uma densa película de polietileno. Uma opção boa e confiável seria usar geotêxteis. Para conectar o impermeabilizante de forma a obter uma camada uniforme, use fita adesiva ou solda por camadas sobrepostas umas sobre as outras. E as juntas devem ser adicionalmente impermeabilizadas com mástique.

A espessura da camada deve ser de cinco centímetros. A sujeira pode se acumular nas fissuras, para isso, areia e cimento misturados devem ser despejados nelas na proporção de 3: 1. O excesso de mistura deve ser removido. Esse monte deve ser borrifado com um líquido e deixado secar. Vale lembrar que se a mistura entrar em contato com o revestimento, deve-se retirá-la imediatamente, caso contrário o aspecto ficará deteriorado. Além disso, não se esqueça que não é necessário usar mangueira, o máximo é um borrifador. Isso se deve ao fato de que, devido ao jato forte, a mistura de areia e cimento pode ser lavada para fora das fissuras.

O revestimento de madeira também é uma opção bastante popular. A vida útil de um piso de madeira será de cerca de vinte anos. Você pode estender a vida de uma árvore tratando-a com um composto especial.

Para fazer você mesmo o layout de um piso de madeira, é necessário cumprir certas etapas de construção. Primeiro você precisa remover a camada superficial do solo. Depois disso, deve-se usar um compactador vibratório para compactar adequadamente as camadas. Neste caso, é aconselhável hidratar cada camada. Em seguida, você precisa colocar a impermeabilização.

Como este material, o uso de material de cobertura laminado, filme, geotêxtil ou uma membrana especial para impermeabilização é o mais adequado. A próxima camada é melhor aplicar areia ou cascalho, a espessura da camada é de dez centímetros. Esta camada também precisa ser socada com cuidado especial. Então você pode começar a colocar toras de madeira.

Suas dimensões são geralmente 50 ou 40 milímetros. Ao mesmo tempo, cada elemento requer tratamento com um anti-séptico, uma mistura de primer, resina ou impregnação retardadora de chama também é adequada. Isso é feito para reduzir a inflamabilidade da madeira. É bom complementar a via com travessas ferroviárias, pois o seu processamento com o auxílio de impregnações de fábrica permite garantir a sua resistência à humidade e aos fungos.

Cada tora de madeira é instalada em um recesso especial. Você precisa instalá-lo exatamente com o piso, para isso você pode usar um nível. Também pode ser nivelado com cunhas de madeira, para as quais se utiliza mástique betuminoso. Âncoras ou gesso são usados ​​para fixar as defasagens em relação às paredes.É simples e não leva muito tempo.

Vale lembrar também que ao entrar no carro, as rodas devem bater nas toras. Portanto, eles precisam estar localizados a uma distância de um metro ou meio metro um do outro. Além disso, se a distância entre eles for reduzida, o revestimento do piso será muito mais estável. Concentrando-se nas toras, os pisos precisam ser revestidos com tábuas. É ideal usar 40 ou 50 placas. Eles devem ser fixados entre si a uma distância de cerca de cinco milímetros. Isso ocorre porque as placas podem expandir ou encolher quando expostas à umidade e temperatura.

As vantagens da madeira serão a compatibilidade com o meio ambiente, a capacidade de reter o calor, assim como a estética e a resistência a produtos químicos. Este piso pode ser pintado ou envernizado. A vida útil da madeira pode ser estendida substituindo regularmente as pranchas. Na garagem, é perfeitamente possível criar revestimentos modulares com as próprias mãos. O piso da garagem pode ser redecorado sem qualquer conhecimento especial. Também é fácil instalar pisos de poliuretano e epóxi ou revestimentos de piso de metal.

Aquecimento e isolamento

Seja qual for o revestimento do piso, é melhor isolar o piso ou equipá-lo com aquecimento. Todos se sentirão mais confortáveis ​​se tiverem um piso aquecido sob os pés. Além disso, o piso radiante é uma garantia de secura na sala. Isso protegerá o piso da umidade e do frio.

Recomenda-se o uso de espuma de poliestireno extrudido para isolamento. Ao mesmo tempo, esse aquecedor permitirá que você obtenha um efeito duplo - impermeabilizar e, ao mesmo tempo, isolar o ambiente. Para um resultado ideal, o poliestireno expandido é colocado em uma camada mínima de 5 cm. A próxima opção, que também combina os dois efeitos necessários de isolamento e isolamento contra umidade, é representada pelo vidro de espuma granular.

A opção mais barata seria o isolamento em forma de tijolo quebrado, argila expandida ou vidro. Mas não será possível isolar essa camada de isolamento da umidade. Portanto, esta opção não é a melhor, embora seja bastante atraente.

Deve ser lembrado que o isolamento não deve ser colocado sobre todo o espaço livre entre as camadas. É necessário deixar orifícios de ventilação de cerca de 5 cm, a entrada de ar criará um efeito adicional de impermeabilização. O piso aquecido é muito popular hoje.

Dicas úteis

A experiência mostrou que altos níveis de umidade em uma garagem podem estar associados à água subterrânea próxima à superfície do piso. São eles que adicionam umidade ao ambiente, à medida que vazam pelo revestimento do piso. Isso pode criar áreas de alta umidade e até pequenas poças no chão. Nesse sentido, é melhor garantir o escoamento da água por valas.

Também ajudará a prevenir a precipitação, o derretimento da neve e a queda de líquidos no chão durante a lavagem ou conserto do carro. Uma boa impermeabilização fornecerá proteção contra todos os itens acima. Se falamos de revestimento de concreto, então não devemos esquecer que a poeira aparecerá na sala a partir deste material. É possível reduzir sua quantidade usando impregnações ou tintas especiais.

Você só pode obter o piso certo verificando cada um dos travesseiros com um nível. Um nível à base de água ou um nível de laser é adequado. Os níveis de laser são bastante caros, por isso é mais fácil alugar um dispositivo desse tipo. Ou seja, a uniformidade da camada pode ser determinada sem o uso de pinos e marcações.

A vida útil de qualquer uma das opções de piso pode ser significativamente estendida devido ao bom atendimento e manutenção de uma temperatura positiva na garagem. Baixas temperaturas podem causar rachaduras na superfície do piso. Por causa disso, o chão começa a desabar. Você também pode aumentar a vida útil reduzindo sua exposição à umidade e produtos químicos - por exemplo, não lavar um carro dentro de uma garagem durante o inverno.

E se você não pode ficar sem ele, então você precisará secar o revestimento depois.Manter a garagem seca pode ajudar a reduzir as mudanças de temperatura. Para tornar o piso de alta qualidade e durabilidade, escolha opções testadas pelo tempo. Para isso, nem sempre é necessário obedecer às tendências da moda, pois se você tomar uma decisão errada, terá que despender mais tempo e dinheiro na construção de novos pisos.

Preste atenção ao alinhamento. Se o piso de cimento não for totalmente plano, ele encurtará sua vida útil, pois as diferenças de altura contribuirão para o acúmulo de umidade.

O reforço ajudará a fortalecer a cobertura e a levantá-la ligeiramente do solo. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que o piso deverá ser bem seco após o vazamento, e somente então será aceito para cobertura, se for o caso. Você pode colocar um piso de cimento ou concreto usando linóleo ou madeira. O dispositivo de tal piso foi descrito acima. Também pode ser feito o acabamento com grés porcelanato, o que melhorará significativamente as características do revestimento e estenderá sua vida útil.

Neste vídeo, você encontrará uma aula magistral de profissionais sobre a concretagem de um piso autonivelante em uma garagem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário