Forno de garagem a lenha: fabricação de bricolage
Hoje em dia, muitos entusiastas de automóveis instalam sistemas de aquecimento em suas garagens. Isso é necessário para aumentar o aconchego e conforto do edifício. Concordo, é muito mais agradável consertar um carro particular em uma sala aquecida. Freqüentemente, um entusiasta de automóveis se depara com a tarefa de escolher o tipo de forno mais adequado. Os mais comuns e versáteis são os fornos de garagem a lenha.
Tipos de fornalha
Os projetos de fogão a lenha mais comuns são:
- Fogão potbelly.
- Fogão potbelly com circuito de água.
- Tijolo.
- Tempo de queima longo.
- Fogão de convecção.
Fogão potbelly - o fogão a lenha mais comumusado para aquecer a garagem. A simplicidade do design o tornou muito popular na década de vinte do século XX. Qualquer material disponível é adequado para sua fabricação: velhos barris de ferro, cilindros de propano, uma simples caixa de ferro.
O princípio de funcionamento é muito simples: quando a lenha é queimada na fornalha do aparelho, o corpo se aquece e libera calor para o ambiente.
Fogão potbelly com circuito de água é uma modificação do fogão potbelly. A principal diferença é a presença de um circuito de água. Consiste em um sistema de tubulação, válvulas, tanque de expansão, trocador de calor, bomba, radiadores.
O princípio de operação é o seguinte - a água no trocador de calor aquece e entra nos radiadores através do sistema de tubulação. Como resultado da troca de calor, o calor entra na sala. Com a ajuda de uma bomba, a água resfriada do radiador é bombeada para o trocador de calor para posterior aquecimento.
Forno de tijolos - o mais eficiente em termos de aquecimento ambiente. Graças ao seu desenho e ao material de construção utilizado, apresenta uma elevada eficiência. Esse fogão aquece rapidamente quando queima com lenha e o mantém aquecido por muito tempo. O princípio de funcionamento é o mesmo de um fogão de barril.
O forno de convecção também é uma modificação do fogão potbelly. Seu design se distingue pela presença de um sistema de convecção forçada. Ele consiste em um ventilador e um coletor.
Graças a este sistema, a eficiência do forno conversor é maior do que a de uma salamandra.
O princípio de funcionamento é semelhante ao de um fogão de barrilete. A única diferença é que o ventilador desloca à força o ar aquecido do coletor para a sala.
Forno de queima longa - esta também é uma modificação do fogão potbelly. Seu design usa um efeito de queima em cima. Devido a isso, este projeto apresenta alta eficiência. Princípio de funcionamento: a combustão no forno da unidade ocorre sob carga, por isso a zona de incêndio possui uma área pequena. Isso garante a combustão de combustível sólido a longo prazo.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer aparelho de aquecimento, um fogão a lenha tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios:
- Preço do combustível relativamente baixo.
- A versatilidade do dispositivo durante a operação. Você pode usar o aquecedor para aquecer o ambiente, cozinhar e aquecer alimentos.
- A instalação e instalação de um forno de garagem é muito simples e não exige custos elevados.
- Para a fabricação da unidade, os materiais em mãos podem ser utilizados.
- Durante a operação, o uso de instalações e dispositivos adicionais não é necessário.
- As pequenas dimensões gerais da unidade tornam-na versátil quando usada em garagens.
- A operação de tal dispositivo não requer o uso de um tipo adicional de energia (eletricidade).
As desvantagens deste design incluem:
- Esses fornos têm uma alta transferência de calor, como resultado, eles aquecem e resfriam rapidamente.
- Para manter a temperatura elevada no forno, é necessário colocar periodicamente lenha.
- O monitoramento constante do processo de aquecimento é necessário para garantir a segurança.
Peculiaridades
Para uma operação eficiente do forno, seu design deve ter certas qualidades. Dado que o espaço da garagem é pequeno, o recuperador deve antes de mais nada ser compacto. A economia operacional de um aquecedor também é importante. Além disso, o custo de fabricação da unidade deve ser mínimo.
É necessário prever a possibilidade de aquecimento com diferentes tipos de combustível. Isso tornará o custo unitário mais eficaz. Fazendo um fogão com suas próprias mãos, você pode torná-lo o mais conveniente possível de usar. Levando em consideração todas as suas necessidades, você criará um dispositivo de aquecimento único e inimitável.
Primeiro você precisa escolher o material com o qual fará o fogão a lenha. Suas habilidades para trabalhar com tijolos ou metal terão um papel importante aqui. Mas em ambos os casos, deve-se lembrar que o dispositivo de aquecimento não deve reduzir a quantidade de oxigênio na sala. Deve gerar calor pelo maior tempo possível para aquecer o ambiente.
A regra básica durante a operação do forno é a ausência de emissão de substâncias nocivas.
Ao escolher o design do aquecedor, lembre-se de que ele não deve representar perigo de incêndio.
Fazer faça você mesmo
O material mais adequado para fazer um fogão de barril são os cilindros de propano e um tubo de parede grossa. Tambores de metal antigos também funcionam. Todas as opções são possíveis. A principal condição é que a espessura da parede seja de no mínimo 2 mm e no máximo 5 mm. Se você fizer tudo de acordo com os desenhos, esse fogão servirá por muito tempo e com eficiência.
Que forno fazer - vertical ou horizontal, cada um decide por si. É mais conveniente aquecer um fogão horizontal com lenha. Já o vertical é fácil de usar e ocupa menos espaço.
Para fazer um fogão vertical, dividimos o tubo ou cilindro em dois compartimentos desiguais. Na parte inferior colocamos o menor. As cinzas se reunirão aqui. No topo está um compartimento maior para armazenamento de lenha.
Em seguida, fazemos o seguinte:
- Corte orifícios retangulares em ambas as partes. Não descartamos os retângulos resultantes, vamos usá-los como portas no futuro.
- Soldamos as grelhas na maior parte. Pode ser uma armadura ou qualquer varão metálico do tamanho pretendido, com um diâmetro de 12-16 mm. A distância entre as grades é de 20 mm.
- Montamos e soldamos o fundo.
- Fazemos um furo no topo do cilindro sob a chaminé. Fazemos um tubo com uma folha de metal e o soldamos ao orifício no topo do cilindro. É preferível fazer um tubo derivado para chaminés normais, para que mais tarde não haja problemas com a sua instalação.
- Soldamos as dobradiças às portas recortadas e as colocamos no fogão. A unidade está pronta.
Para fazer um fogão horizontal, é necessário soldar uma caixa de cinzas por baixo. Pode ser feito de chapa de aço. Fazemos furos na parte inferior do forno para que a cinza caia na caixa de cinzas.
Na parte superior do aquecedor (assim como no fogão vertical) fazemos um tubo de chaminé. Soldamos as dobradiças à porta e instalamos a partir da extremidade do produto. O forno está pronto para ser usado.
O design do forno de convecção é um fogão comum sem um modo de queima longomas com fluxo de ar forçado para distribuir uniformemente o calor na garagem. A unidade é um fogão elétrico com um mini-ventilador embutido na parte de trás. Ele sopra ar através dos tubos-guia. Podem ser tubos ocos de metal, um perfil ou uma caixa de chapa de aço.
Lá, o ar é aquecido e soprado para a frente. O espaço da garagem é aquecido de forma rápida e eficiente. O forno está pronto para aquecer o ambiente.
Muitas pessoas pensam que o melhor dispositivo de aquecimento para uma garagem é um fogão longo.Seu design é baseado em um fogão vertical. As principais diferenças são a localização lateral da chaminé na parte superior e a presença de uma tampa superior removível com pistão. Faça um orifício na tampa superior e insira o pistão. Prensa a lenha no interior do fogão, proporcionando "queima de topo".
É fácil dobrar um forno de tijolos em sua garagem. É necessário ter um esquema de alvenaria ordinal e ter habilidade para trabalhar com tijolos. Certifique-se de seguir estritamente o esquema de pedidos. Para alvenaria, utiliza-se argamassa de argila refratária ou argila com adição de cimento e areia.
Antes de instalar a parede de tijolos, é necessário fazer uma fundação com 200 mm de altura. Uma câmara de combustão é construída com tijolos refratários. A porta e o soprador estão localizados na parede frontal. A grelha é colocada no interior do aparelho em saliências de tijolo.
Para fazer uma fornalha, são necessários 290-300 tijolos. A alvenaria é assentada sobre argamassa de argila refratária. Lacunas são deixadas entre os tijolos. Isso é necessário para a expansão térmica. A formação de fissuras na carcaça do aquecedor devido às diferenças de temperatura será minimizada.
Para que o forno funcione por muito tempo, o tijolo deve estar bem queimado e sem rachaduras. Se for necessário aumentar a altura do aquecedor, isso pode ser feito repetindo as linhas.
Para fazer uma fornalha com circuito de água, você primeiro precisa construir um trocador de calor. Vários materiais podem ser usados: chapa de aço ou tubos de aço. Você também precisará de habilidades para trabalhar com metal e encanamento.
Para fornecer água quente e devolver água fria, faça dois furos na parte superior da tampa do fogão. Instalamos um tanque de água na parte de trás do forno, que pode ser feito de uma folha de metal ou de um velho barril de aço. Os encanamentos são instalados nas aberturas do tanque de água.
Estamos iniciando a instalação do duto. Conectamos consistentemente a tubulação com radiadores e um tanque de expansão. O tamanho do tanque deve ser 20% maior que o volume de água em todo o sistema.
Se o circuito fechado de água for montado corretamente, a água aquecida no trocador de calor, de acordo com a lei da termodinâmica, entra nos radiadores pela tubulação. Após a dissipação do calor, a água é coletada novamente no trocador de calor.
Dicas úteis
Instalado o recuperador de calor na garagem, é necessário verificar a sua operacionalidade e segurança contra incêndios:
- Colocamos a lenha picada no tamanho do fogão na câmara de combustão. Nós o preenchemos em 1/3.
- Feche a tampa do suprimento de ar.
- Acendemos lenha na fornalha. Estamos começando a operar o forno.
O aquecedor deve ser instalado a alguma distância de líquidos inflamáveis. O forno deve ser higienizado pelo menos uma vez a cada duas semanas. O diâmetro da chaminé deve ser maior que o diâmetro da saída de exaustão. Este projeto evita que a fuligem se acumule.
Todas as opções são únicas em sua própria maneira. Os custos de fabricação podem ser mínimos se você usar o material disponível. Você também pode imaginar o funcionamento da unidade com diferentes tipos de combustível. Além disso, você mesmo pode criar o design do aquecedor. Isso o tornará único e único.
Com qualquer aquecedor, sua garagem ficará aconchegante e confortável.
Para informações sobre como fazer um superforno de cilindro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.