Fazemos iluminação na garagem: todas as sutilezas do processo
Eles tentam arrumar a garagem com muito cuidado. Mas se for dada atenção suficiente à sua força, proteção contra ataques, umidade e temperaturas extremas, o dispositivo de iluminação é frequentemente subestimado. Ao mesmo tempo, a conveniência de usar a sala como um todo e as zonas individuais depende muito da qualidade da luz de fundo.
Peculiaridades
Na garagem, os carros não são apenas armazenados, às vezes são reparados lá. É muito inconveniente e demorado retirá-lo todas as vezes, motivo pelo qual muitos motoristas equipam postos de observação especiais. Mas mesmo em um dia ensolarado, quando as portas estão totalmente abertas, o fluxo de luz nesta parte da sala é insuficiente para o trabalho. A iluminação da garagem deve ser pensada também para que mesmo nos recantos mais distantes tudo seja bem visível. Quase todos serão capazes de preparar e montar os dispositivos necessários.
Variedades de lâmpadas
Em primeiro lugar, deve decidir sobre o tipo de lâmpadas de que necessita. As lâmpadas incandescentes tradicionais não devem ser usadas, apenas porque sua eficiência é baixa e muito calor é gerado durante a operação. Além disso, o espectro de radiação das lâmpadas antigas é representado por tons amarelos e vermelhos, que distraem do trabalho. E o risco de incêndio quando a lâmpada incandescente se queima é muito alto.
As lâmpadas halógenas são muito semelhantes às lâmpadas incandescentes, mas o frasco está cheio de vapor de bromo. Graças a eles, os filamentos de tungstênio são aquecidos com mais eficiência, proporcionam um maior fluxo luminoso e podem trabalhar até 4 mil horas. As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas em que os eletrodos são rodeados por gases inertes. A superfície interna é coberta por fósforos que brilham quando expostos à radiação ultravioleta. Recomenda-se selecionar fontes de luz que atendam à classe de proteção IP-65, pois são muito resistentes à poeira e sujeira.
A iluminação LED é muito popular e é considerada por muitos como um verdadeiro avanço na tecnologia de iluminação. Esses aparelhos são bastante caros, mas desde que sejam de alta qualidade, podem funcionar por 50 mil horas. Em comparação com as lâmpadas fluorescentes, os LEDs consomem menos corrente e produzem uma luz mais atraente. A iluminação de diodo é versátil, a iluminação fluorescente é mais eficiente em uma sala aquecida e a iluminação de halogênio em uma fria.
É necessário usar holofotes baseados em LED para iluminar partes individuais da sala - especialmente ao trabalhar sob o carro e dentro de poços de inspeção. A iluminação autônoma também é melhor realizada com LEDs. É sempre feito à base de fitas nas tonalidades (300 unidades na tonalidade). Os fios conduzem ao teto, a comutação é fornecida através da blindagem. Quando a garagem fica sem eletricidade, 12 volts da bateria serão fornecidos por um tempo. Quando a energia for restaurada, a bateria começará a carregar novamente.
Os motoristas que acompanham os avanços tecnológicos modernos costumam usar outro dispositivo que permite que sejam menos dependentes de interrupções nas redes de backbone. Estamos falando de uma bateria solar que gera eletricidade durante o dia e, no escuro, a bateria dá a carga recebida. O único problema é que ou você tem que ficar na garagem o dia todo, ou pagar por sua segurança sólida.Afinal, o número de pessoas que querem roubar pilhas é muito grande, elas custam caro.
Uma opção útil é um sensor de movimento para ligar as lâmpadas. Movendo-se com uma ferramenta pesada, peças volumosas ou simplesmente com as mãos sujas, mesmo os interruptores mais convenientes são difíceis de usar. A automação permite que você resolva esse problema com sucesso.
Além de escolher o tipo de luminárias e completar o sistema de iluminação, é necessário calcular corretamente a sua potência. A maneira mais fácil é usar fontes de luz com uma potência de 16 - 20 W por 1 sq. m.
Além disso, são introduzidas alterações:
- para tetos não superiores a 250 cm - zero;
- em garagens com altura igual ou superior a 3 me - um acréscimo de 50%;
- quanto mais escuro o material de acabamento, maior deve ser a potência luminosa das lâmpadas.
Será mais fácil economizar energia tornando as paredes, o piso e o teto o mais claros possível.
Qual é a melhor localização?
Quando os tipos de fontes de luz e sua potência são determinados, é a vez de escolher seu arranjo. O requisito básico é que a distribuição da luz seja uniforme em toda a garagem. Na maioria dos casos, as lâmpadas são colocadas da maneira que considerem conveniente e confortável para si mesmas. O esquema tradicional envolve a fixação das luminárias na parede e no teto, enquanto a abordagem mais moderna envolve o uso de sistemas autônomos. Alimentadas por baterias, as lanternas não só podem ser movidas para qualquer local conveniente, mas também completamente independentes da rede elétrica.
Recomenda-se que a iluminação da garagem seja de vários níveis: uma lâmpada grande é colocada na parte superior e lâmpadas laterais menores são instaladas para cada área de trabalho.
Uma distribuição típica é a seguinte:
- o primeiro nível é o teto;
- o segundo nível está a uma altura de 1,8 m;
- o terceiro nível (de trabalho) - a uma altura de 0,75 m;
- quarto nível - 40 cm do chão.
Uma iluminação de garagem completa é feita de tal forma que a sombra do carro não incide sobre as lâmpadas. As lâmpadas laterais são montadas em suportes, o que permite que sejam giradas na direção desejada. As fontes de luz estacionárias são posicionadas de forma a não cegar os olhos durante a entrada, saída e trabalho normal. Outro pré-requisito para o sucesso é o uso de cortinas. Isso evita os efeitos negativos do brilho e da cintilação. A lâmpada principal é colocada não apenas no teto, mas onde iluminará o capô sem criar sombra.
É especialmente importante preparar a iluminação no fosso de observação, onde algo pode rolar a qualquer momento. Nesse caso, é permitido usar apenas fontes de luz de baixa potência - LEDs e lâmpadas halógenas. Afinal, a umidade elevada, da qual é difícil se livrar, aumenta o risco de choque elétrico. As luminárias são colocadas em garrafas cobertas com redes de aço, ao longo das bordas do fosso, em nichos especialmente preparados. Como resultado, as lâmpadas não interferirão no trabalho e permanecerão intactas mesmo se um objeto pesado ou um instrumento pontiagudo cair de cima.
A fiação é melhor feita de forma oculta - mas lembre-se que depois de rebocar as paredes, não será mais possível fazê-lo. Calcule tudo o mais cuidadosamente possível para que o material de acabamento não seja destruído logo. Os fios são feitos paralelamente ao teto e, antes de iniciar o trabalho, consultam especialistas experientes. Se não tiver certeza de seus conhecimentos e habilidades, é melhor contratar um eletricista qualificado, especialmente quando a garagem está localizada em um porão ou outro local onde a água se acumula.
Ao trabalhar de forma independente, é necessário formar um esquema claro, que indicará:
- fontes de alimentação ou entradas externas;
- lâmpadas;
- outros dispositivos estacionários;
- rotas de fiação;
- tomadas e interruptores.
Você sempre precisa ir à loja com este esquema - assim será mais fácil para os vendedores descobrirem, sugerirem algo, e haverá menos risco de esquecer os pontos necessários, confundindo alguns pontos. As caixas de junção devem ser instaladas acima de todas as tomadas e interruptores.Quando a instalação e a conexão forem concluídas, é aconselhável verificar imediatamente a funcionalidade dos componentes e interruptores. E se você encontrar o menor problema, precisará corrigi-lo imediatamente.
Estágios de preparação
Em garagens grandes e pequenas, a fiação aberta exigirá o uso de dutos (plástico ou metal). Um tubo corrugado pode substituir as caixas. Ao escolher uma opção, é aconselhável guiar-se pelas recomendações de eletricistas profissionais. Em qualquer caso, um componente obrigatório é um interruptor geral localizado na entrada ou na entrada da garagem. Ele permite que você acenda imediatamente a luz do teto ao entrar na sala ou a apague ao sair.
Para iluminação em poços de inspeção, você precisa de lâmpadas de 12 ou 36 volts (a escolha entre elas depende em grande parte do gosto pessoal). A alimentação das fontes de luz deve ser feita por meio de cabo entrançado com seção transversal de 1,5 - 2 sq. milímetros. Recomenda-se escolher lâmpadas com temperatura de cor de 4000 a 5500 K. O tipo de tampa é E27 e E40.
Os dispositivos LED devem ter tamanhos padrão:
- SMD 5730;
- SMD 5630;
- SMD 3014;
- Matriz COB.
Para reduzir o custo de aquisição de luminárias e o consumo de energia, um espelho pode ser instalado nos locais mais escuros. Ao refletir os raios, permitirá aumentar a iluminação da garagem sem custos adicionais.
Escolha de um diagrama de fiação
Os requisitos de segurança elétrica prescrevem o aterramento das entradas nos quadros de distribuição e a resistência no aterramento é feita em no máximo 4 ohms. Independentemente da organização específica do fornecimento de energia, um medidor elétrico é instalado em uma garagem separada e, se a garagem estiver conectada a uma rede elétrica doméstica, então não é necessário. A corrente da entrada da máquina é determinada pelo valor que é tecnicamente aceitável em uma determinada rede elétrica ou permitido pela diretoria da cooperativa de garagem.
Além disso, qualquer esquema deve conter:
- dispositivo de corrente residual;
- transformadores abaixadores;
- máquinas separadas para carregadores e máquinas de solda.
As linhas de iluminação devem ser criadas corretamente com base no cabo VVG 3x1,5. Os circuitos de alimentação monofásicos são feitos de um fio VVG 3x2,5 e trifásico - de um fio VVG 5x2,5. Os cabos VVGng 3x1.5 são usados dentro de tubos e caixas de PVC. Uma instalação aberta sobre uma base combustível requer a utilização da solução VVGng LS 3x1.5, que, devido ao seu complexo isolamento, permite dispensar a proteção reforçada. Você pode executar a pista vertical e horizontalmente. Escolha o menor espaçador diagonal sempre que possível.
Importante: as curvas são permitidas apenas em um ângulo de 90 graus, com um vão de pelo menos 0,1 - 0,15 m de pisos e tetos. Não coloque os fios a menos de 150 mm de tubos de aquecimento e outras estruturas de aquecimento, pelo menos periodicamente. Visto que água e poeira estão invariavelmente presentes nas garagens, todo o equipamento elétrico deve ser protegido de ambos os fatores. É proibido aproximar os interruptores de portões, ombreiras e janelas. A altura mínima de montagem para os soquetes é de 0,6 m.
Faça você mesmo: instrução
O dispositivo de iluminação na garagem e a instalação de fiação elétrica requerem o uso de:
- testador;
- um conjunto de chaves de fenda isoladas;
- fita isolante;
- luvas dielétricas;
- óculos de proteção;
- alicates isolados;
- uma faca de construção ou alicate (cortam o fio e o descascam).
Colocar a fiação, instalar armários de distribuição e outros componentes é impossível sem martelos rotativos, furadeiras e chasers de parede.
Também vale a pena cozinhar:
- espátulas de construção;
- quebra-cabeças;
- serras para metal e madeira;
- martelos, chaves;
- brocas para certos materiais;
- serras circulares;
- níveis de construção e fita métrica.
A lista exata de ferramentas é determinada pelo tipo de trabalho que precisa ser feito e qual é o seu volume. Uma saída deve ser de 6 sq. m. garagem, e os interruptores do nível geral e local devem ser separados.Quando a sala tem áreas separadas, o número de fontes de luz no nível geral pode ser reduzido. Mas isso significa que você ainda terá que conectar fontes de alimentação privadas às linhas de alimentação principais com alta qualidade.
As paredes de tijolos com gesso e gesso permitem a fiação oculta. O centro do roteamento do cabo é o bloco de distribuição interno. Na direção dos soquetes, os estroboscópios são desenhados para os cabos de alimentação. As luzes estroboscópicas dos interruptores para as lâmpadas de teto devem ser feitas verticalmente. Quando for utilizado um teto suspenso ou com risco de incêndio, as linhas de iluminação devem ser removidas em uma corrugação especial, escondida por um teto falso.
Em tetos altos de configuração complexa ou de materiais fortes e difíceis de processar, você precisa esticar a ondulação sob uma cobertura. Durante o trabalho, eles monitoram cuidadosamente se a tensão do cabo é uniforme: ele não deve esticar e quebrar em qualquer lugar. Os locais para a instalação das caixas de junção são equipados com reentrâncias.
Não se pode esperar que a disposição da iluminação na garagem seja barata e de alta qualidade ao mesmo tempo. É ainda mais difícil fazer esse trabalho em um prédio de metal. Uma garagem em caixilharia, isolada exteriormente e acabada interiormente com vários tipos de materiais, está equipada com sistemas de iluminação com percurso combinado.
As principais nuances são as seguintes:
- os escudos são colocados em bases não combustíveis à direita da porta ou portão;
- é aconselhável colocar as linhas elétricas ocultas;
- se a instalação oculta for impossível, são utilizadas caixas de plástico ou metal;
- essas caixas são fixadas às paredes da maneira mais confiável possível;
- caixas abertas são usadas para instalar soquetes e interruptores;
- os aparelhos de iluminação são colocados em suportes especiais, que são selecionados de acordo com o método de montagem.
Quando na garagem, além do carro, se acumulam acessórios domésticos, sobressalentes, ferramentas, coisas, ou há vários segmentos de trabalho na garagem, é necessário prever vários pontos de acendimento, um dos quais será o principal. Todos os dispositivos em poços de inspeção devem ser conectados apenas por meio de um transformador abaixador. Se os cálculos forem realizados corretamente e não houver erros na instalação dos fios e equipamentos, o funcionamento seguro da rede elétrica é garantido por cerca de 30 anos.
É imperativo fornecer iluminação de emergência para garagem. A opção mais simples é um par de faixas de LED conectadas diretamente às baterias. Não é necessário levar bateria de carro, uma fonte de alimentação ininterrupta de computador também é adequada para resolver este problema. Como fonte autônoma de fornecimento de energia, um gerador eólico só pode ser usado em áreas montanhosas ou na costa marítima, onde a velocidade do vento muitas vezes excede 6 m / s. Com esta taxa de fluxo, um dispositivo padrão gera 1 kW de eletricidade por hora - o suficiente para luminárias.
Se o painel solar e a bateria não forem adequados, você precisa escolher a "Lanterna filipina". Esta é uma garrafa de plástico transparente com uma tela de aço galvanizado ou inoxidável. O formato da tela é redondo ou retangular. Água pura é colocada no recipiente e diluída com água sanitária. O dispositivo é colocado no telhado e as juntas são preenchidas com selante ou silicone. Para ter luz suficiente na sala, você precisa usar várias lâmpadas.
Dicas e sugestões úteis
O poste de luz deve ser equipado com um sensor de movimento. Então, ele não vai passar a noite inteira na bateria ou dar corda no disco do contador. Mesmo a menor parte da fiação não pode ser usada sem aterramento. É extremamente perigoso economizar lâmpadas, RCDs e cabos. Se não estiver planejado consertar o carro na garagem, ou se isso acontecer apenas ocasionalmente, você pode economizar dinheiro abandonando a iluminação de emergência. Pessoas que raramente visitam a garagem devem montar apenas uma lâmpada e usá-la quando necessário.
Para obter alguns conselhos sobre a fiação da iluminação na garagem, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.