Prateleiras metálicas para garagem: tipos de estruturas de armazenamento

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Modelos
  3. Variedades de prateleiras
  4. Como escolher?
  5. Como fazer isso sozinho?

Via de regra, a garagem não é apenas um lugar de estacionamento para um carro. A maioria das pessoas armazena acessórios para carros, várias ferramentas e alguns outros itens para os quais não há espaço suficiente em casa. Na maioria das vezes, há tantas coisas para armazenamento que é impossível encontrar o item certo. É para evitar a desordem que as prateleiras de metal para garagem são utilizadas, o que proporciona um armazenamento limpo e uma organização conveniente de todas as coisas necessárias.

Características e benefícios

Este tipo de estrutura é a melhor para organizar o espaço na garagem. Os racks são muito fortes, suportam muito peso, sendo leves e fáceis de manejar.

Uma grande vantagem das prateleiras de metal é a facilidade de montagem, o que economiza tempo e, possivelmente, dinheiro, pois você mesmo pode montar a estrutura, sem recorrer ao auxílio de uma montadora profissional. A possibilidade de ajustar a altura das prateleiras também é muito conveniente, e alguns modelos têm a capacidade de até alterar a distância entre as prateleiras, o que facilita muito o processo de colocação.

Outra vantagem das estruturas metálicas é sua longa vida útil. As prateleiras, feitas de aço de alta qualidade e revestidas com tinta de polímero, são totalmente resistentes ao nível de umidade pendente, às temperaturas extremas e aos efeitos de produtos químicos domésticos ou outros meios necessários para o carro. Graças aos sinais acima, eles irão atendê-lo por mais de uma dúzia de anos, mesmo em garagens úmidas e sem aquecimento.

Graças a estas vantagens, pode guardar todos os acessórios automóveis mais importantes na sua garagem. As estantes de metal foram originalmente projetadas de forma a ter vários níveis, cada um deles projetado para armazenar certos itens: pneus, rodas, ferramentas. Deve-se observar que os pneus dos automóveis devem ser armazenados de forma especial para garantir a maior vida útil possível. Por exemplo, pneus sem aros devem ser colocados horizontalmente e pneus com aros devem ser armazenados verticalmente.

Com o posicionamento adequado, mesmo a menor garagem pode se tornar um local de armazenamento eficiente. Existem várias diretrizes que o ajudarão a organizar funcionalmente todos os itens. Por exemplo, os itens mais volumosos devem ser colocados nas prateleiras inferiores. Em primeiro lugar, será mais fácil obtê-los e, em segundo lugar, eles não desordenarão visualmente o espaço.

É melhor guardar os itens raros em uso na parte superior para não perder tempo com eles, mas os itens mais necessários devem ser colocados no centro. É aconselhável guardar pequenos itens como pregos, ferramentas, parafusos e outros itens pequenos em caixas separadas, previamente separados de acordo com a finalidade a que se destinam.

Modelos

Existem dois tipos de estruturas metálicas para uma garagem: parede e piso. Os modelos montados na parede são fixados diretamente na parede, daí o seu segundo nome - montado na parede. Na maioria das vezes, esses racks são dobráveis. Se necessário, será fácil removê-los e depois corrigi-los. A grande vantagem desses modelos é o processo de instalação fácil e rápido.

Durante a instalação de estruturas articuladas, algumas nuances devem ser levadas em consideraçãopara evitar possíveis inconvenientes.Este tipo é fixado exclusivamente em uma parede de suporte de carga ou em uma superfície de alta resistência. Caso contrário, você corre o risco de obter não apenas um rack caído que não poderia suportar uma carga pesada, mas também uma bagunça terrível na garagem e coisas quebradas ou danificadas.

Outro ponto importante é a incapacidade das estruturas das paredes de suportar muito peso, o que significa que não será possível posicionar caixas pesadas nas prateleiras superiores. Para muitos, essas nuances podem se tornar uma desvantagem significativa, razão pela qual os motoristas são aconselhados a prestar atenção ao segundo tipo - andar.

Esses modelos são mais populares entre os compradores, pois são mais práticos. Via de regra, o tipo de estante de piso tem um design dobrável, que pode ser facilmente feito à mão. A grande vantagem deste tipo, ao contrário do tipo articulado, é o fato de que os racks podem suportar grandes pesos.

Existem várias subespécies de estruturas de piso, cada uma com suas próprias características:

  • muro;
  • Móvel;
  • rotacional;
  • ilha;
  • estacionário.

A subespécie fixa é de chão, mas a pedido do proprietário, pode ser fixada à parede e fixada com cavilhas. Os racks móveis, via de regra, são instalados imediatamente nas rodinhas que acompanham o kit. Eles são fáceis de mover de um lugar para outro quando necessário, por isso são mais frequentemente usados ​​para armazenar pequenos itens ou ferramentas que devem estar sempre à vista.

Os modelos de parede são fixados diretamente na parede e só podem ser usados ​​de um lado, mas as estruturas em ilha são instaladas principalmente em grandes garagens para dividir o espaço em duas partes, podendo ser acessadas de ambos os lados.

Os modelos rotativos são muito convenientes, pois economizam espaço e são bastante funcionais. Com uma classificação e organização adequadas, você pode armazenar um grande número de pequenas coisas dentro, como parafusos, pregos, porcas, parafusos, etc. Assim, você economizará não apenas espaço em sua própria garagem, mas também o tempo que normalmente é gasto pesquisando este ou aquele assunto.

Os motoristas modernos também apreciam racks modulares pré-fabricados, que podem ser modificados, dependendo da situação. Implicam a capacidade de aumentar ou, pelo contrário, reduzir o número de prateleiras, o que é muito conveniente. Se necessário, você pode aumentar a altura da prateleira para acomodar um item grande ou gaveta.

Variedades de prateleiras

Existem certos requisitos que os motoristas devem colocar nas prateleiras para estantes. Em primeiro lugar, eles devem ter maior resistência a fim de manter a carga e não ceder à deformação quando um objeto pesado é instalado neles. As prateleiras devem ser instaladas de forma que o motorista possa acessá-las facilmente.

Principalmente as prateleiras da garagem têm dimensões padrão. Uma prateleira com uma largura de 1,5-2 metros e uma profundidade de 30-45 centímetros é considerada ideal. A altura varia, dependendo do tamanho do armazenamento pretendido, pode variar entre 25-100 centímetros.

Existem vários tipos de estruturas que são selecionadas de acordo com as preferências do proprietário da garagem:

  • abrir;
  • fechado;
  • removível;
  • dividido.

As prateleiras abertas distinguem-se pela possibilidade de acesso livre constante a qualquer item. Via de regra, eles são encontrados em modelos montados. Modelos fechados são perfeitos para entusiastas de automóveis que preferem limpeza. Excluem a possibilidade de cair ou perder qualquer objeto, mesmo o menor.

Os modelos removíveis são muito práticos, pois podem ser facilmente trocados, e o próprio rack pode ser reorganizado em outro lugar.No projeto do tipo split, as prateleiras são inicialmente divididas em pequenas células, o que proporciona uma organização competente, faz o pedido nas prateleiras e economiza dinheiro, já que não é necessário comprar caixas adicionais e caixas de armazenamento.

Como escolher?

Antes de escolher um rack adequado, existem alguns detalhes a considerar:

  • Em primeiro lugar, é necessário levar em consideração os itens de armazenamento, seu peso e dimensões. É importante levar em consideração o material da estrutura, suas dimensões, o método de fixação e instalação. Você também precisa escolher as prateleiras com sabedoria.
  • Na fase de instalação da estrutura, deve-se selecionar cuidadosamente o local de instalação. A melhor opção é a área mais afastada das portas da garagem para que o motorista tenha espaço para entrar e se movimentar.
  • Hoje existe uma grande variedade de materiais com os quais as estantes são feitas: madeira, plástico, mas o metal é a melhor opção.

Como fazer isso sozinho?

Antes de começar a trabalhar na criação de um rack com suas próprias mãos, você deve decidir sobre o material, e se o metal é a melhor opção para a estrutura, então as prateleiras podem ser feitas de metal e madeira. No primeiro caso, as estantes são adquiridas em loja de ferragens, no segundo, podem ser confeccionadas de forma independente, cortando-as em compensado ou aglomerado de 1,5 a 2 centímetros de espessura com serra ou quebra-cabeças. Se você não quer gastar dinheiro, use uma cômoda velha ou outro móvel de madeira como material para as estantes. As prateleiras devem ser protegidas de podridão, água e outros problemas e pré-oleadas e pintadas.

As estantes para o quadro são feitas de perfis retangulares com uma seção transversal de 5x5 cm. A moldura em si é feita de um canto com uma prateleira de 1,5-2 centímetros de largura, pode ser aparafusada ao rack ou soldada. Durante a soldagem, é importante ajustar a posição horizontal, caso contrário será impossível corrigir a imprecisão após o término do trabalho. Você terá que mexer em aparafusar cada parte com parafusos, e esse negócio vai levar muito tempo. No primeiro caso, você obterá uma conexão forte em pouco tempo, no segundo - um modelo prático com prateleiras removíveis que você pode mover como quiser.

Previamente, deve-se observar a localização das futuras prateleiras para não se envolver no cálculo no processo, pois isso pode retardar significativamente o andamento dos trabalhos. Depois de fazer a moldura, é preciso cobri-la com primer e pintar com um agente especial que protege contra a corrosão. Após a secagem, as placas são fixadas à estrutura por meio de parafusos auto-roscantes. Se você quiser um rack de parede, basta fixá-lo contra a parede com suportes.

Como fazer prateleiras na garagem com as próprias mãos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário