Qual a melhor forma de cobrir o telhado da garagem?
Um dos elementos importantes de qualquer edifício é o seu telhado, que está exposto a várias influências físicas e climáticas. A sua fiabilidade e vida útil dependem do material escolhido para a sua cobertura - a cobertura. O mercado moderno oferece muitos tipos desses materiais de acabamento, que podem ser selecionados de acordo com determinadas condições climáticas e características da estrutura em que serão utilizados.
Peculiaridades
O telhado da garagem e seu telhado praticamente não são diferentes de outras estruturas padrão deste tipo: eles são usados para proteger o edifício principal da entrada de umidade. Mas aqueles que estão nas "casas" dos veículos são quase sempre simples. Isso se deve ao fato de que durante a construção de tais sistemas não há necessidade de criar belos desenhos para fins de decoração. Os materiais são geralmente os mesmos produtos que são usados na construção de telhados padrão para edifícios industriais ou residenciais. Muitas vezes, em vez dos habituais, fazem-se hoje coberturas de mansarda isoladas, as divisões sob as quais no futuro podem ser transformadas em pequenas habitações. Mas esses projetos são relativamente caros e raros.
Materiais (editar)
A disposição de um telhado em uma garagem envolve a formação de uma camada protetora confiável que impedirá a entrada de umidade no edifício. Portanto, para tais fins, na maioria dos casos, são utilizados revestimentos de várias camadas.
Os seguintes produtos podem ser usados como cobertura superior do telhado:
- Telhas de cerâmica. O material pode ser classificado como ecológico e durável. Entre as vantagens destacam-se a resistência anticorrosiva, a destruição mínima por microrganismos, bem como a capacidade de resistir a mudanças significativas de temperatura. As desvantagens incluem o custo elevado, bem como o peso significativo, obrigando o revestimento cerâmico a ser colocado apenas em caixilhos resistentes, cuja inclinação não ultrapasse 12 graus.
Uma alternativa a esse produto hoje são as telhas metálicas, que são leves e fáceis de instalar.
- Ondulin provou ser um bom material para telhados. O telhado dele pode servir por mais de 20 anos, e ele próprio praticamente não desmorona sob a influência de fatores negativos externos. Difere em peso relativamente baixo e baixo custo. Esta combinação permite que você forme um telhado não só de forma barata, mas também rápida. A única desvantagem pode ser considerada a inflamabilidade da ondulina, mas se você minimizar a probabilidade de sua ignição sob a influência de fatores externos, ela se tornará a melhor opção ao construir uma garagem.
- Papelão ondulado apareceu no mercado há muito tempo, mas só recentemente ganhou imensa popularidade. Esse material é uma fina folha de metal, que recebe uma determinada forma, o que aumenta sua resistência. Para proteger o aço da corrosão rápida, as camadas superiores do produto são revestidas com compostos galvanizados e poliméricos para evitar que a umidade entre no próprio metal. Os produtos deste tipo são leves, fáceis de instalar e duráveis. Existem muitas opções de cores no mercado. Esses revestimentos são muito duráveis, mas se a camada protetora superior for danificada, o metal começa a enferrujar muito rapidamente.Portanto, é aconselhável usar apenas produtos de alta qualidade de fabricantes conhecidos para telhados.
- Ardósia são obtidos a partir de várias rochas de xisto, que são prensadas em máquinas especiais. Este material de cobertura resiste bem a temperaturas extremas e também não tem medo dos efeitos de vários produtos químicos. Não suporta combustão. No entanto, as folhas de ardósia são pesadas. Isso, por sua vez, complica a instalação. Eles também são muito frágeis, por isso é aconselhável trabalhar com eles com cuidado e usando uma ferramenta especial.
- Chapas de aço galvanizado externamente, são telas lisas, que são fixadas à base com parafusos ou pregos especiais. A desvantagem pode ser considerada um alto "ruído" - o material emite sons altos em caso de vento forte e chuva, além da probabilidade de processos de corrosão com exposição constante à umidade.
- Ladrilhos macios. Externamente, lembra o material do telhado, mas tem um padrão mais bonito. É produzido na forma de pequenas peças de diversos tamanhos e formatos. O material é muito durável, mas requer uma superfície perfeitamente plana para instalação, então você precisa pregar folhas de compensado resistente à umidade ou OSB nas vigas, e já colocar essas telhas sobre elas.
Materiais impermeabilizantes também devem ser considerados.
Esta categoria inclui os revestimentos bem conhecidos:
- Material de cobertura é produzida em rolos, que cobrem as coberturas para evitar seu vazamento. Observe que ele pode ser usado como apoio ou como material básico de cobertura. Raramente é utilizado sobre bases de madeira, uma vez que a tela não tem desenho desenhado, sendo também altamente inflamável. Ao mesmo tempo, este produto versátil é praticamente indispensável para telhados planos, onde é protegido por bases de concreto.
- Bikrost. Este é outro tipo de agente impermeabilizante. Use-o como substrato. Ele se assemelha ao material de cobertura em muitas propriedades.
- Betume ou borracha líquida. Esses materiais são obtidos a partir de substâncias à base de derivados de petróleo e são usados para proteger telhados de concreto de uma só inclinação. No hot melt, essas formulações são simplesmente aplicadas ao substrato. Isso leva à formação de uma camada uniforme que preenche todas as fissuras e não permite que a água penetre nelas.
Tipos de estruturas
Hoje, na construção de garagens, um dos vários tipos de cobertura pode ser usado:
- Plano. O ângulo de inclinação de tal plano é mínimo (até 3-5 graus) ou completamente ausente. Essas estruturas, na maioria dos casos, são pisos de concreto monolítico. Eles são encontrados em grandes garagens industriais, que são construídas com tijolos ou outro material durável. Na vida cotidiana, um telhado plano pode ser feito de madeira, mas não será capaz de suportar um grande peso de neve por muito tempo no inverno.
- Cabana. Um telhado deste tipo é caracterizado pela presença de um plano, que está localizado em uma inclinação em relação à estrutura. O dispositivo deste projeto é o mais simples. Você pode até mesmo construí-lo sozinho, sem as habilidades adequadas. O ângulo de inclinação aqui geralmente não excede 30 graus. Isso se deve ao fato de que a largura do telhado é significativa e, se a inclinação for aumentada, a base simplesmente não poderá suportar a carga.
- Gable. Telhados deste tipo são os mais comuns e práticos. Os sistemas são simples e rápidos de construir. O ângulo de tais superfícies pode ser ajustado para 45 graus. Observe que a inclinação pode ser diferente em cada lado da rampa. Essa abordagem permite que você dê à estrutura a forma de um triângulo irregular. A praticidade do sistema é conhecida há muito tempo. Se você escolher a altura certa, pode criar um pequeno sótão sob o telhado para guardar coisas. Os telhados de mansarda são uma variação deste projeto.Eles diferem na altura do cômodo sob o teto, o que permite que você coloque uma sala de estar aqui. Mas essa opção por garagens, como já mencionamos, não é tão comum.
Ângulo de rampa
Hoje, os prédios de garagem vêm em uma variedade de formas e estruturas. Tudo depende apenas das necessidades de um determinado proprietário. Mas ao construir ou renovar, é importante escolher a inclinação certa do telhado.
A capacidade da superfície em suportar várias cargas depende deste parâmetro, bem como a possibilidade de cobertura com vários materiais.
Não há uma inclinação de telhado de garagem que sirva para todos.
Tudo depende dos materiais de acabamento com os quais se sobreporá:
- Até 20 graus. Esses telhados geralmente são inclinados. Para tais superfícies, revestimentos como folhas de cimento-amianto, telhas de argila, folhas de aço são usados.
- 20-30 graus. Este ângulo é ideal para a maioria dos tipos de tetos de garagem. Tal declive permite não demorar na neve, e também usar para terminar quase todas as substâncias de ladrilhos macios, ardósia a vários revestimentos de rolo. Note que anteriormente este fator não era normalmente levado em consideração durante a construção, pelo que o levantamento da estrutura nem sempre corresponde a este valor.
- 35 graus ou mais. Esse ângulo é íngreme, o que nem sempre é bom para o material de cobertura. Para tais inclinações, os especialistas recomendam o uso de telhas de metal que podem suportar essa carga. Não é aconselhável colocar este material em telhados com menor inclinação. Portanto, se você planeja usar este produto de acabamento, primeiro terá que elevar todo o sistema, caso não atenda às especificações.
Ao escolher um canto e material para sobreposição, também é importante considerar mais alguns fatores:
- A força do vento. É importante determinar os indicadores de carga máxima do vento e sua direção. Para isso, são utilizados mapas de vento especiais, nos quais é plotada a porcentagem das cargas de vento ao longo do ano.
- A quantidade de precipitação. Atenção especial deve ser dada à neve, pois ela pode se acumular e compactar. Se houver muita precipitação, então é melhor usar telhados com um ângulo de mais de 20 graus. Quando isso não for possível, a estrutura da estrutura deve ser reforçada tanto quanto possível para que possa suportar as próximas cargas.
Como calcular a quantidade de materiais?
A automontagem do telhado muitas vezes envolve a compra de materiais de cobertura. Mas antes de ir à loja, você deve contar a quantidade deste produto.
O algoritmo para calcular o volume de material pode ser reduzido às seguintes operações sequenciais:
- Encontrando o ângulo de inclinação. É necessário para calcular a área de superfície. Esta operação pode ser realizada por meio de fórmulas matemáticas. Para não usar a trigonometria, a maneira mais fácil é encontrar a largura da rampa usando a fórmula pitagórica. Inicialmente, a altura da cumeeira e a distância do ponto central à borda do telhado são medidas. Em teoria, você terá um triângulo retângulo. Tendo recebido os valores das pernas, você pode descobrir o comprimento da hipotenusa. Para isso, é utilizada uma fórmula simples, onde aeb são pernas.
Observe que esta abordagem pode ser usada tanto para telhados inclinados como de duas águas.
- Tendo aprendido a largura da inclinação, é fácil obter a área total de todo o telhado. Para fazer isso, você precisa medir o comprimento da garagem ao longo do qual o material será colocado. A área é calculada multiplicando a largura e o comprimento um pelo outro.
- Nesta fase, você precisa descobrir a quantidade de materiais de acabamento necessários para cobrir uma área específica. Para telhados de duas águas, os cálculos devem ser feitos separadamente para cada metade. A tecnologia é bastante simples e envolve a divisão da área total pelo tamanho de uma unidade de cobertura, levando em consideração um determinado coeficiente. Por exemplo, se uma folha de papelão ondulado tiver uma área de 1,1 sq.m, então para cobrir 10 sq. telhado m deve ser tomado 10 folhas inteiras. É importante levar em consideração que, durante a instalação, alguns produtos ficam ligeiramente empilhados uns sobre os outros. O número de folhas também pode depender da própria largura e comprimento do telhado. Muitas vezes esses números não são inteiros, então o material terá que ser cortado no final. Em alguns casos, é possível usar sobras de produtos para isso.
Nem sempre é possível calcular com precisão o número de produtos de cobertura. Portanto, é melhor levar um pouco mais de materiais no cálculo. Mas se você tem um carpinteiro familiarizado, entre em contato com ele, ele o ajudará a calcular esse valor com uma quantidade mínima de desperdício.
Impermeabilização
O excesso de umidade dentro de qualquer sala pode levar à rápida destruição de todos os materiais de acabamento. Portanto, ao organizar telhados, incluindo telhados de garagem, você deve cuidar de uma impermeabilização de alta qualidade.
Hoje eles resolvem esse problema usando vários tipos de materiais:
- Formulações líquidas. Isso inclui todos os produtos à base de betume. Eles são vendidos na forma de elementos líquidos ou sólidos, que devem ser levados ao estado líquido antes do uso. Principalmente os telhados planos com uma ligeira inclinação são pintados com betume. A composição é aplicada com pincel ou spray especial. Neste caso, é realizada a selagem completa de todas as fissuras. Esses produtos são usados principalmente para telhados de concreto, mas teoricamente também podem abranger outras substâncias. Observe que as misturas podem ser aplicadas tanto no exterior como no interior do edifício. Portanto, eles podem ser usados como auxiliares.
- Materiais em rolo. Produtos deste tipo são placas compridas que cobrem a estrutura do telhado. Eles estão localizados diretamente sob o material de acabamento. Seu representante clássico é o material de cobertura. Mas hoje, cada vez com mais frequência, folhas de membrana especiais são usadas para tais fins. Anexe-os diretamente a toras de madeira usando um grampeador e grampos. É importante que as folhas adjacentes sejam empilhadas com uma ligeira sobreposição. Todas as juntas são isoladas por soldagem a frio ou fita especial. Observe que todas as lâminas de impermeabilização devem formar uma espécie de ralo. Portanto, as extremidades inferiores necessariamente se projetam além da borda das defasagens.
A impermeabilização é uma etapa importante que deve ser executada na disposição de uma cobertura.
A vida útil de toda a estrutura depende de quão bem ela é executada.
Sutilezas de instalação
A tecnologia de acabamento do telhado depende da própria estrutura e do material selecionado.
Comecemos pela cobertura de pisos de concreto armado, consistindo nas seguintes ações sequenciais:
- Limpeza de concreto. A superfície do material deve estar livre de sujeira e grandes inclusões, pois a limpeza promoverá melhor aderência dos materiais.
- Aplicação de betume líquido. Observe que algumas formulações precisam ser aquecidas. Cubra a superfície com pincéis ou pulverizadores especiais.
- Colocar material de cobertura. É colocado imediatamente após o telhado ser revestido com betume. Isso é importante, pois a composição endurece rapidamente e perde sua viscosidade. Durante a instalação, o rolo é espalhado gradualmente e pressionado uniformemente contra a base. Você pode simplificar esta tarefa usando rolos especiais.
- Instalação das camadas subsequentes. Seu número é geralmente igual a 2-3 peças. O algoritmo de plotagem é semelhante ao princípio descrito anteriormente. Mas ao colocar as seguintes folhas, é importante considerar a localização das juntas. É desejável que a camada superior do material de cobertura se sobreponha a eles. No final, toda a superfície do telhado é cuidadosamente lubrificada com mástique de betume.
Agora vamos considerar o princípio da instalação de estruturas localizadas em um ângulo. Essas operações têm muitas nuances.
O revestimento dessas coberturas tem várias ações em comum:
- Arranjo do torneamento. Tecnicamente, é composto por várias pranchas de madeira que estão localizadas em toda a área do telhado. Eles são necessários para criar uma base na qual o acabamento será fixado. O passo entre as placas é selecionado individualmente. Alguns materiais de acabamento requerem uma base totalmente sólida sem lacunas (ladrilhos macios, etc.).
Neste caso, o fechamento das toras deve ser feito com folhas de OSB resistentes à umidade.
- Colocação de impermeabilização. Esta etapa envolve cobrir o torneamento com uma película especial. Observe que alguns tipos de impermeabilizantes são montados diretamente nas toras, e então já começam a cobri-las com uma caixa. Tudo depende dos materiais de acabamento selecionados, bem como da presença de isolamento do telhado por dentro.
- Guarnição de fixação. A instalação de materiais em folha, como folha perfilada, ardósia ou ladrilhos de metal, começa a partir do canto inferior. Mas se forem usados ladrilhos macios, a instalação é feita diretamente da crista. A instalação começa com a localização e alinhamento do primeiro elemento. Para fazer isso, ele é preso à caixa com fechos especiais. Em seguida, uma segunda folha é colocada ao lado dela e ambos os sistemas já estão alinhados. Se o telhado envolver duas filas, os elementos superiores são montados de forma semelhante. Após o alinhamento completo, todos os produtos são corrigidos. A fixação é realizada com parafusos ou pregos especiais e, às vezes, com adesivos. Não use produtos que não sejam feitos para isso, pois podem causar rachaduras e vazamentos rapidamente.
A instalação de tais sistemas deve ser feita com muito cuidado. É aconselhável levantar os lençóis em conjunto com vários auxiliares, pois são bastante pesados e podem facilmente ferir uma pessoa.
Procure alinhar cuidadosamente todos os elementos, pois substituí-los após a fixação é uma operação difícil.
dicas e truques
A vida útil de um telhado de garagem depende não só dos materiais selecionados, mas também da qualidade da sua instalação. Muitas vezes, após a instalação de tais sistemas, os proprietários reclamam que a base está vazando.
Para evitar tais situações, você deve aderir a várias regras:
- Se a base de concreto do telhado apresentar muitas rachaduras, deve ser reforçada com concreto. A espessura da mesa deve ser mínima para não aumentar a carga. Depois disso, a nova base é coberta com material de cobertura.
- Ao operar estruturas de madeira, é importante controlar a presença de deflexões. Se aparecerem, com o tempo isso levará à formação de um vazamento, bem como à necessidade de reconstruir toda a superfície. Ao descobrir este fenômeno, é aconselhável fortalecer imediatamente o quadro.
- Ao escolher um material de cobertura, leve em consideração seu peso e a carga que ele criará na estrutura no futuro.
- Ao colocar a impermeabilização (especialmente o material de cobertura), você deve começar de cima e ir descendo. Mas todas as camadas devem ser sobrepostas de forma que a água flua para o solo e não caia sob a junta.
- Se houver vazamento no telhado da garagem, o problema deve ser identificado no estágio inicial. Isso permite, na maioria dos casos, eliminá-lo completamente sem perturbar o estado de outros materiais. Quando for cometido um erro técnico, será necessário cobrir totalmente o telhado. Portanto, é aconselhável verificar a qualidade da instalação, bem como a confiabilidade da união de todos os elementos. Afinal, é nesses locais, na maioria dos casos, que aparece um vazamento.
Ao escolher o material para um telhado de garagem, é importante focar nas tarefas que ele deve resolver. Se precisar de proteção básica, use ardósia ou feltro para telhados. A criação de um revestimento decorativo requer uma seleção cuidadosa, envolvendo a utilização de ladrilhos cerâmicos ou metálicos.
Para obter informações sobre como cobrir adequadamente o teto da garagem, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.