Garagem de quadros: vantagens e desvantagens, características de instalação
Cada veículo precisa de uma vaga de estacionamento que proteja de forma confiável do vento e da chuva, da neve e do granizo. Por esse motivo, os proprietários de casas particulares constroem garagens em seus terrenos particulares. Quando não há recursos financeiros extras e o carro precisa de uma “casa”, não há necessidade de fazer um empréstimo, pedir emprestado ou economizar dinheiro. A saída é construir uma garagem fechada.
Peculiaridades
Uma garagem de estrutura, ao contrário de um tijolo, bloco ou concreto, é muito mais leve. Construído em conformidade com a tecnologia, ele desempenha as mesmas funções que edifícios mais volumosos e caros. Em alguns casos, é mais prático do que análogos.Por exemplo, construir uma garagem de tijolos padrão de 24 metros quadrados exigirá mais fundos do que montar uma com estrutura mais espaçosa.
Em uma área maior, você pode colocar não apenas um carro, mas também:
- motocicleta;
- moto de neve;
- cortador de grama;
- equipamento de remoção de neve e muito mais.
Parte da sala espaçosa será útil para organizar um workshop. Em uma casa particular, sempre haverá coisas que são mais convenientes de se realizar, não em residências, mas em salas de serviço. Um canto na garagem é perfeito para essas atividades. Lá será colocada uma bancada de trabalho com torno, e sempre há lugar para ferramentas.
Vantagens e desvantagens
A popularidade das garagens de quadros deve-se à presença de uma série de características positivas. Construir uma garagem em madeira ou metal custa um valor muito acessível, portanto, é bastante acessível para a população em geral. Os materiais de construção não são escassos. Eles são vendidos em mercados de construção, bases e armazéns. Quanto ao trabalho, então tudo é bastante simples. Uma garagem com estrutura pode ser montada por pessoas que não possuem as habilidades de um construtor.
Ferramentas e mecanismos caros não são necessários para realizar o trabalho. Existem ferramentas domésticas suficientes que todo proprietário de uma casa particular possui. E aqueles que faltam, por exemplo, um nível ou uma chave de fenda, podem ser emprestados de amigos ou vizinhos. Com uma montagem feita à mão, a estrutura pode ser erguida em algumas semanas. Basta três pares de mãos fortes. Você não precisa se preocupar muito. Cada uma das partes individuais da garagem pesa um pouco. A instalação consiste em fazer medições, instalar e fixar a moldura e depois no seu revestimento. Um pouco mais de trabalho terá de ser feito ao organizar a fundação. Mas isso não é tão difícil quanto construir uma versão de tijolo. Os céticos tendem a procurar falhas em tudo.
Eles consideram as desvantagens das garagens com estrutura:
- Perigo de incêndio (para edifícios de madeira);
- A fragilidade da moldura de madeira;
- Falta de conforto interno;
- Baixa resistência à entrada não autorizada.
Na verdade, a árvore queima bem. No entanto, se regras simples forem seguidas, não haverá um incêndio. Barras e tábuas não tratadas não durarão mais de dez anos. Se a madeira estiver impregnada com produtos químicos especiais, a vida útil será duplicada ou até triplicada. Na garagem, forrada com folhas perfiladas, faz frio no inverno e calor no verão. Mas se você isolar por dentro, a situação vai melhorar. E em uma casa toda de madeira é sempre aconchegante. Além disso, a garagem destina-se principalmente ao carro. E ele está muito confortável lá. É fácil entrar numa garagem fechada apenas quando está na periferia.Se o edifício estiver localizado em um terreno particular próximo a um edifício residencial, dificilmente alguém tentará lucrar com seu conteúdo.
Acontece que uma garagem com estrutura tem vantagens sólidas, sendo as principais:
- baixo custo;
- facilidade de instalação;
- velocidade de construção.
Projetos
Apesar da simplicidade de uma garagem com estrutura, um projeto precisa ser desenvolvido antes de iniciar os trabalhos. Qualquer escritório de design ficará feliz em assumir o desenvolvimento do projeto. Mas vale a pena recorrer a profissionais se uma pessoa comum for capaz de fazer cálculos e desenhos para uma estrutura de garagem simples por conta própria.
Primeiro, você precisa determinar os parâmetros principais:
- a garagem ficará separada ou próxima da casa;
- qual a capacidade do edifício: para 1 ou 2 carros. Talvez haja um desejo de combinar um lugar de estacionamento com áreas adicionais e adquirir um sótão;
- quantas janelas o edifício terá;
- você precisa de uma porta para a garagem ou um postigo embutido no portão é o suficiente;
- está prevista a alocação de espaço para uma sala separada para uma oficina ou depósito;
- de que material se planeja construir a moldura, como embainhá-la;
- que formato de telhado preferir;
- se a estrutura precisará de uma fundação, em caso afirmativo, de que tipo;
- Está previsto o fornecimento de linhas de serviços públicos à garagem: gás, água, aquecimento.
Para um carro com carroceria sedan, basta alocar uma área de 6 por 4 metros. Um SUV será mais confortável em uma garagem de 6x6 metros. E para acomodar dois carros ao mesmo tempo, uma estrutura com dimensões de 6x8 metros é adequada.
Para uma estrutura padrão com uma moldura de madeira, uma barra quadrada ou retangular pode ser usada. (100x100 mm, 150x150 mm, 100x150 mm). Para uma estrutura de aço, um tubo é adequado, por exemplo, com um diâmetro de 40x40 mm. As unidades de montagem individuais (paredes, guarnições, telhado) são desenhadas no desenho em escala. A distância entre racks adjacentes não deve exceder 1,2 m. Sabendo o número e o tamanho das peças componentes, você pode fazer uma estimativa e determinar o valor dos próximos custos de material.
Ao escolher o tipo de telhado, deve-se focar na localização da garagem em relação à casa. É melhor cobrir a garagem anexa com um telhado inclinado. A partir dele, a água fluirá do edifício residencial. Para o sótão terá de construir um telhado alto com duas inclinações. E se você tem desejo e experiência em construção, pode fazer um belo anexo da garagem com um intrincado telhado de quatro águas ou duas águas.
Você não deve começar a trabalhar sem um projeto ou um simples desenho esquemático e cálculo do material necessário. A falta de preparação é carregada de atrasos na construção e outros problemas.
Materiais (editar)
O caixilho da garagem pode ser feito de dois materiais: madeira ou metal.
Para o uso da madeira, suas características falam:
- facilidade de processamento;
- limpeza ecológica;
- economia de energia.
Infelizmente, essa é a opção mais cara.
Para aqueles que, no entanto, decidem construir uma moldura com barras de madeira, existem várias nuances a considerar.
- As barras podem ser sólidas e coladas. Os sólidos são várias vezes mais baratos do que os colados. O preço barato se transforma em grave encolhimento e distorção. A madeira laminada colada praticamente não deforma. Suas dimensões permanecem sem nome após a construção da estrutura.
- A madeira não perfilada pode rachar durante o processamento. Além disso, são necessários muito mais agentes anti-sépticos e outros agentes de proteção para seu processamento. Madeira perfilada é mais cara, mas não tem as desvantagens acima
- Nem toda madeira é adequada para construção de garagem. Ao fazer uma escolha a favor de um ou outro tipo, deve-se focar nas propriedades inerentes à madeira.
- O material mais barato é o pinho. O material é adequado para regiões com climas secos. O pinho não suporta cargas pesadas, portanto, para uma garagem sólida, uma versão mais durável do material de construção será necessária.
- Para áreas com alta umidade, larício ou carvalho são adequados. A desvantagem do carvalho durável e confiável é a complexidade do processamento. No entanto, essa garagem servirá por muitas décadas.
- As armações de garagem feitas de tubos moldados não exigem custos financeiros tão significativos quanto na fabricação de uma estrutura de madeira laminada laminada. A vida útil de uma estrutura em tubo profissional é em média 25 anos.
- Para a disposição de uma garagem metálica, utilizam-se tubos quadrados ou retangulares com seção transversal de 40x40 mm ou 40x25 mm. Os tubos são emparelhados, se necessário. Isso aumenta a força e a rigidez e a resistência ao estresse mecânico. A construção robusta é derivada de tubos usados anteriormente na indústria de petróleo e gás.
- Quanto mais área uma garagem de estrutura metálica terá, mais racks ela precisará. Uma atenção especial é dada aos suportes destinados à fixação das portas. Freqüentemente, eles usam tubos duplos do mesmo perfil de metal dos racks convencionais.
A estrutura de metal receberá boa rigidez ao instalar elementos adicionais (reforços) entre as colunas. Para isso, são utilizados metais de vários perfis: tubo, canto, canal. Qualquer material de revestimento de construção é adequado para revestimento externo. Na garagem de painéis, o revestimento é fixado de ponta a ponta. Folhas perfiladas são usadas com mais freqüência. Suporta perfeitamente o estresse mecânico e é resistente a choques. As chapas de papelão ondulado são fixadas com sobreposição, portanto, na determinação da necessidade, devem ser levadas em consideração as folgas. Eles terão cerca de 20% do tamanho nominal. Os parâmetros exatos do material são determinados dependendo do tamanho das folhas.
O revestimento interno pode ocorrer, mas pode ser dispensado. Tudo depende das capacidades materiais.
Fundação
Uma estrutura sólida requer uma base sólida.
A base pode ser de três tipos:
- laje monolítica;
- colunar, inclusive em estacas de parafuso;
- fita.
- Uma excelente opção para garagem em caixilharia seria uma laje monolítica. O reforço tornará a base confiável e durável. A mesa, feita em monólito, proporcionará um piso plano dentro da sala, no qual um calçadão pode ser feito para aquecê-lo. A desvantagem do monólito é que a placa seca por muito tempo, o que não permite que outros trabalhos sejam realizados. O lançamento da laje requer custos adicionais de reforço e envolvimento de dispositivos mecânicos na obra.
- A fundação colunar não é muito adequada para garagens. Este tipo de base é escolhido apenas em solos moles.
- O mais vantajoso é a base de tira. Quando as instruções passo a passo para organizar a base da tira são seguidas, uma base sólida e confiável é obtida.
Na fase preparatória de arranjar a fundação de acordo com o tipo de fita, o território é limpo de entulho e vegetação. A área livre é nivelada, a marcação é feita. Em cada um dos quatro cantos, pinos fortes devem ser instalados estritamente verticalmente. A distância dos lados deve corresponder às dimensões indicadas no projeto (no desenho). Um telêmetro a laser ajudará a determinar as dimensões corretamente e um quadrado de construção ajudará a manter um ângulo reto. A corda é puxada sobre os pinos após as marcações confirmarem a exatidão do retângulo da garagem. A verificação é realizada medindo as diagonais. De forma semelhante, é realizada a marcação das dimensões internas da fundação da faixa. A distância entre as linhas externas e internas deve corresponder à largura da base da tira.
Eles cavam uma trincheira com cerca de meio metro de profundidade ao longo das marcações. As paredes da vala não devem se desviar da vertical, e o fundo após a compactação não deve se desviar da horizontal. O próximo passo é instalar a cofragem. A estrutura é montada a partir de tábuas afiadas, contraplacado ou aglomerado e é instalada junto às paredes da vala. Uma almofada de cascalho e areia é colocada no fundo. Os acessórios são instalados ao longo dele.Para que a fôrma resista ao ataque de concreto, vigas horizontais são fixadas nas paredes verticais. A etapa final é despejar a mistura de concreto. Deve haver concreto suficiente para preencher toda a fundação de uma vez. Esta é a única maneira de obter uma fita monolítica. E para que fique homogênea, durante o vazamento, a mistura é periodicamente perfurada com uma barra de aço para liberar o ar e evitar a formação de cascas na fundação.
Até que a mistura endureça, é necessário nivelar sua superfície horizontal e cobrir com polietileno. A argamassa demorará vários dias a endurecer. Durante este tempo, a superfície deve ser periodicamente umedecida com água para evitar rachaduras. Após a solidificação, o filme é retirado da fundação, a impermeabilização é aplicada - em duas camadas de material de cobertura, e a construção da estrutura da moldura é continuada.
Instalação da estrutura do quadro
Independentemente do material de montagem da garagem, convencionalmente, a montagem de sua moldura pode ser dividida em quatro etapas. Inicialmente, existe uma cintagem inferior. As partes são conectadas umas às outras, e toda a estrutura é conectada à base (fundação). Se a moldura for de metal, a conexão é feita por soldagem. As peças de madeira são aparafusadas. A parte inferior da garagem está fixada à fundação com âncoras. Freqüentemente, dois tipos de material são combinados em um todo. Quando a construção é feita manualmente, e não por trabalhadores contratados, é mais fácil fazer o arreio inferior de madeira.
A tecnologia de montagem de moldura permite combinar madeira com metal. Freqüentemente, ao mesmo tempo que a cintagem inferior, a base para o piso de madeira está sendo preparada. Lags são placas sólidas e espessas instaladas na borda, é claro, pré-tratadas com um anti-séptico. O chão é colocado ao longo das toras. No futuro, será muito mais fácil construir uma garagem em um calçadão do que em solo descoberto. Uma pessoa não consegue lidar com a construção. Será necessário um assistente, já que um vai segurar a próxima parte e o outro vai consertar. Mas mesmo juntos, nem tudo pode ser feito. Por exemplo, se as paredes da garagem forem montadas no solo, o que às vezes é muito mais conveniente do que localmente, um terceiro assistente será necessário.
É comum montar paredes laterais de metal na posição horizontal. Por isso é mais conveniente soldar e a montagem pode ser feita ao longo do condutor. A parede montada pesa um pouco, você pode instalá-la manualmente no lugar. Se for usada uma árvore, os racks são imediatamente colocados nos pontos designados e fixados com cantos e parafusos auto-roscantes. Para maior estabilidade, espaçadores e travessas são instalados entre os postes. Na terceira etapa, é realizada a cintagem superior. Dependendo do material escolhido, é feito de metal ou madeira. O trabalho é executado da mesma forma que na montagem da guarnição inferior, com a diferença de que o teto ficará por cima.
A construção da moldura está sendo finalizada com o equipamento da moldura do telhado. Também aqui podem ser usados os dois tipos dos materiais mencionados. Em telhados inclinados, o torneamento é feito com tábua, e não com metal. É mais fácil aplicar o revestimento do telhado nas ripas, independentemente do que o telhado irá servir. O mais fácil de fabricar é um telhado de uma só inclinação. Não há necessidade de construir um sistema de vigas complexo. A inclinação é realizada devido à construção de paredes de diferentes alturas. A montagem da moldura será rápida se você preparar os detalhes de cada unidade com antecedência, montá-las no tamanho e assinar de acordo com a sequência de instalação.
Um portão é instalado na moldura da bainha e o estacionamento está pronto.
Adendo
Se para uma garagem no campo, usada apenas no verão, o isolamento não é necessário, então para o funcionamento em todas as estações é desejável ter um quarto quente. Para aquecer a garagem, realiza-se o aquecimento da casa ou instala-se uma fonte de calor local. Em ambos os casos, as paredes da garagem e o tecto deverão ser revestidos com isolamento.Via de regra, as garagens com estrutura não são isoladas por fora, mas por dentro. O espaço entre os racks e as travessas é preenchido com isolamento. Placas de espuma ou lã de rocha de 5 mm funcionam melhor. Cubra o isolador de calor com folhas de compensado resistente à umidade ou OSB.
Será útil isolar o piso da garagem. A maneira mais fácil é colocar uma almofada de argila expandida sob o piso de madeira e fazer uma betonilha de cimento sobre ela. Levado pela construção, não se esqueça da necessidade de um dispositivo de ventilação.
Uma garagem planejada e montada será uma proteção confiável do carro contra fatores externos.
Como construir uma garagem com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.