Como isolar uma garagem com suas próprias mãos?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de edifícios
  3. Escolha de materiais
  4. Isolamento de adega
  5. Dicas e sugestões úteis

Uma característica importante para manter o bom estado do carro não é apenas o seu correto funcionamento, mas também as condições favoráveis ​​de armazenamento. Uma garagem sem aquecimento protege o carro apenas de fatores naturais como chuva, vento ou neve. Uma grande vantagem neste caso é a redução do risco de ferrugem. Mas às vezes isso não é suficiente.

Na estação fria, a temperatura na garagem cai drasticamente, e uma longa permanência do carro em tal cômodo não é bom para isso. Além disso, muitos motoristas gostam de passar seu tempo livre na garagem e trabalhar, e apenas estar em uma sala fria, é extremamente desconfortável. Este problema resolve-se simplesmente com o isolamento da garagem, o que pode ser feito com as suas próprias mãos, sem quaisquer custos financeiros e físicos especiais.

Peculiaridades

A temperatura ideal para guardar um carro na garagem é de +5 graus. Não é recomendável aquecer muito o ambiente, pois mudanças bruscas de temperatura prejudicam os mecanismos do carro. Se o carro entrar em uma garagem muito quente devido a temperaturas de congelamento, isso pode causar condensação. O mesmo acontece quando a temperatura na garagem é muito baixa. Por sua vez, o aparecimento de condensação leva à formação de corrosão, fungos nocivos e mofo aparecem nas peças do carro.

Além disso, para um microclima confortável na garagem, você deve cuidar do sistema de ventilação. Isso terá um bom efeito nas condições do carro, mas esse fator é mais importante para uma pessoa que passa muito tempo na garagem.

Você pode isolar a garagem por dentro e por fora. Um argumento bastante importante para o isolamento externo de uma garagem é a saúde humana, porque muitos aquecedores contêm impurezas químicas e podem emitir substâncias nocivas, portanto, devem ser colocados exclusivamente fora das instalações. Portanto, se o isolamento externo da garagem for planejado, o respeito ao meio ambiente do material não terá um grande papel, pois ele estará localizado do lado de fora. Mas, neste caso, você deve prestar atenção à resistência do material à alta umidade, temperaturas extremas e outros fatores naturais.

O isolamento interno da garagem não requer maior resistência ao desgaste do isolamento, mas sua composição é importante.

Tipos de edifícios

Também vale a pena considerar a sutileza do material com que a própria garagem é feita. Em função disso, é necessário selecionar um isolamento adequado para cada material.

Existem várias maneiras de isolar uma garagem com paredes de tijolos:

  • Reboco. Este método é o uso de malha de fibra de vidro. Em seguida, uma camada de gesso é aplicada a esta malha. Também é desejável colocar uma camada térmica adicional. Para isso, utiliza-se tapume, plástico ou forro. A desvantagem desse método é a grande quantidade de tempo que leva para concluí-lo.
  • Método de isolamento duplo garagem de tijolos. A grande vantagem desse método é a preservação a longo prazo do calor do ambiente.

Para garagens em papelão ondulado ou chapa perfilada, são utilizados os seguintes tipos de isolamento: à base de fibras minerais, placas de poliestireno expandido e espuma de poliuretano líquida. Para isolar o piso da garagem, recomenda-se cavar uma fossa com cerca de 45 cm de profundidade.Depois que o recesso estiver pronto, sua superfície deve ser revestida com folhas de material de cobertura. A argila expandida é mais frequentemente usada para isolamento de piso. Deve ser despejado na cova em uma camada de 25-30 cm Para que a camada seja uniforme, recomenda-se a instalação de balizas.

Em seguida, uma malha de metal é colocada sobre a camada de argila expandida. Depois disso, uma betonilha já é despejada de uma solução de areia e cimento. É muito importante alinhar a mesa com precisão após o vazamento. É melhor não colocar nada em concreto fresco no início, mas deixá-lo secar completamente por vários dias.

Para isolar a porta da garagem, costuma-se usar uma camada de polietileno. Primeiro, corte o polietileno em tiras iguais. A sua largura pode ser determinada em cerca de 30 cm, e o comprimento deve ser tal que as tiras não atinjam o chão de 1,5-2 cm. Em seguida, é fixada uma grade de madeira acima da porta, à qual são fixadas folhas de polietileno. Você pode fazer isso com um grampeador.

Na maioria das vezes, a espuma é usada como um isolamento interno para paredes de garagem. Esta é uma maneira barata, rápida e, o mais importante, eficaz de isolar uma garagem por dentro. Mas antes de prosseguir com o isolamento das paredes da garagem, é necessário prepará-las cuidadosamente para o trabalho. Para isso, vale a pena retirar os revestimentos antigos e tentar limpá-los o máximo possível da sujeira. Com o auxílio de uma massa, é necessário remendar todas as irregularidades das paredes e nivelar a superfície. Para isolamento como poliestireno, é importante que a base seja o mais plana possível.

A próxima etapa é o tratamento superficial da parede. É extremamente importante aqui trabalhar a parede com algum tipo de composição de fungos e mofo. Em seguida, a superfície é coberta com um primer. Ele garante uma conexão segura das placas de espuma à superfície da parede.

O próximo passo é prosseguir diretamente com a instalação do isolamento térmico. A espessura da placa de espuma é de aproximadamente 10 cm, caso não seja suficiente, pode ser utilizada uma camada adicional. Para aderir o isolamento à parede, é necessário aplicar cola especial na placa. Não é necessário aplicá-lo em camada contínua. Para melhor fixação do isolamento, é fixada com buchas.

Depois de pronta a camada principal de isolamento, é necessário reforçar o isolamento térmico. Para fazer isso, uma grande camada de cola deve ser aplicada à espuma. Em seguida, pegue a malha de reforço e pressione-a firmemente nesta camada. Então você pode aplicar o gesso. A malha não deve ser visível do gesso, por isso deve ser aplicada de maneira espessa, mas uniforme.

Isso completa o isolamento da parede da garagem. O isolamento térmico pode ser pintado ou acabado com qualquer material.

  • Isolamento das paredes da garagem ao longo da caixa. Para isso, é criada uma moldura, graças à qual é realizada uma melhor ventilação do ar. Para o torneamento, é melhor usar materiais de isolamento mais macios. A estrutura do torneamento é feita de grades verticais de ferro. Antes de instalar o isolamento, uma película impermeabilizante é colocada sobre o ripado com uma sobreposição, após o que é feito o isolamento. O isolamento térmico pode ser acabado com aglomerado ou contraplacado.

O isolamento do teto é a fase final do isolamento em grande escala da garagem. Aqui, vale a pena considerar algumas das sutilezas que dependem do projeto do telhado. É bastante simples isolar o telhado de uma garagem de madeira. Para isso, placas de espuma são pregadas no telhado com cavilhas ou pregos. Também é importante colocar uma película de polietileno no isolamento. Para um telhado inclinado, você pode usar o mesmo método.

Para isolar um telhado de concreto, você terá que fazer uma moldura. Para fazer isso, você deve fazer uma caixa comum e colocar isolamento em seus intervalos. Freqüentemente, não é espuma de plástico, mas lã mineral é usada para isolamento de telhados.

Escolha de materiais

A lã mineral é um dos materiais de isolamento mais populares, usado em grandes quantidades. A lã mineral também tem algumas variedades. Uma das melhores é a lã mineral basáltica.Há uma grande vantagem no isolamento com lã mineral - permite que o ar passe bem, mas ao mesmo tempo retém o calor no ambiente. A instalação de lã mineral não requer muito esforço. É também um excelente material de absorção de som.

A lã de vidro é freqüentemente usada para isolamento. A grande vantagem desse aquecedor é seu baixo custo. No entanto, este material se deteriorará se for molhado. Portanto, durante a instalação, é necessário cobrir o material com uma película impermeável. Só é necessário trabalhar esse isolamento com luvas, pois suas fibras são perigosas para a pele.

Polyfoam é um dos líderes entre os materiais de isolamento. Este material é de baixo custo, leve, resistente à água e biológico. Uma de suas variedades é o poliestireno expandido. Este material tem durabilidade e vida útil muito boas. A única desvantagem de tal aquecedor é a ignição rápida em contato com o fogo. Esse material custará muito barato.

O gesso quente é um meio inovador de aquecimento de salas. A composição desse gesso pode incluir vermiculita espumada, serragem e poliestireno expandido. Recomenda-se que este material seja combinado com outros isolantes, pois para obter o efeito desejado deverá ser aplicada uma camada bem espessa desse gesso.

A tinta isolante térmica também é usada para pintar a garagem. Esta tinta contém polímeros acrílicos. Trata-se de um isolante bastante eficaz que, além de suas propriedades, possui um aspecto atraente. Quase todas as superfícies são adequadas para a aplicação de tinta.

A espuma de poliuretano é um material relativamente novo, mas já se firmou pelo melhor lado. É à prova d'água, resistente a diversas influências. Uma grande vantagem no isolamento de espuma de poliuretano é que após a aplicação, ela preenche os espaços vazios da superfície e se adapta bem a outros materiais. Esse isolamento tem uma longa vida útil e não tem medo de fogo. No entanto, é bastante difícil fazer você mesmo a instalação deste isolamento, pois é necessário o uso de equipamentos especiais.

Portanto, é melhor buscar ajuda de profissionais que vão economizar tempo e fazer melhor o trabalho. Embora você tenha que pagar por isso, o resultado atenderá todas as expectativas.

O isolamento de folha também é digno de nota. Suas vantagens são que a folha mantém o calor do ambiente de forma confiável. Ou seja, a perda de calor ao usar esse aquecedor é mínima. Além disso, o material é muito resistente a todos os tipos de influências e tem uma longa vida útil. Penofol é um dos materiais de isolamento de folha.

Penoplex é fabricado em máquinas de extrusão especiais. Eles fornecem uma forte formação de espuma e, como resultado, um aumento de volume. Exteriormente, este material é muito semelhante à espuma. Mas se distingue por maior resistência e durabilidade. Penoplex é produzido em placas de 20 a 100 mm de espessura. O isolamento Penoplex fornece um nível suficiente de calor na sala.

Isolon também pertence ao isolamento de folha. Isolando a garagem com isolon, você pode conseguir uma boa absorção de som e água. Este isolamento não é apenas um isolante térmico, é um material versátil que tem muitos usos. A produção da Isolon consiste no processamento da massa de polietileno, que é espumada com o auxílio de agentes de expansão especiais. A partir dessa tecnologia, o isolamento se torna poroso e possui células seladas nas quais o gás atmosférico está localizado. A aparência do isolon é representada por lâminas elásticas, que, embora finas, são bastante densas. Normalmente o material é branco, mas com a introdução de pigmentos minerais nele adquire uma cor diferente.

OSB consiste em várias camadas de madeira de coníferas.Seu principal componente são cavacos alongados de 60-90 mm, que às vezes são chamados de “lã de madeira”. O isolamento é muito durável e pode suportar cargas pesadas, ao contrário de produtos de madeira compensada ou aglomerado. O isolamento feito com este material é caracterizado por boa densidade e durabilidade. Essas placas são bastante resistentes à umidade, mas às vezes precisam de impregnação adicional.

Existem alguns tipos de isolamento:

  • OSB-1 - este isolamento é adequado para ambientes com baixos níveis de umidade, por ser bastante suscetível à água;
  • OSB-2 - é melhor utilizado em ambiente seco para isolar a estrutura de suporte, pois esse material é durável, mas sensível à umidade;
  • OSB -3 - isolamento resistente à alta umidade e bastante durável;
  • OSB-4 é a melhor versão deste isolamento, que não tem medo de água, tem uma alta densidade, é resistente a vários danos mecânicos e tem uma longa vida útil.

A espuma é um dos materiais de isolamento térmico mais populares. A sua instalação é efectuada para o isolamento de locais em quase todo o lado. A espuma de poliuretano é um material biologicamente puro. Este isolamento não emite vapores nocivos. A espuma de poliuretano tem uma longa vida útil e mantém suas características por muito tempo. Além disso, a espuma de poliuretano pode ser facilmente usada com outros materiais, os quais não danificará, pelo contrário - quando aplicada à madeira, a espuma ajuda a proteger a madeira da aparência de mofo e bolor e, se aplicada ao metal, corre o risco de corrosão é reduzida.

Isolamento de adega

Em algumas garagens existe uma adega, que também deve ser isolada para que o calor não escape por ela. A instalação de isolamento na adega não difere particularmente da instalação de isolamento nas paredes da garagem. Mas é importante lembrar que o porão é um cômodo úmido, portanto, para isolá-lo corretamente, devem ser utilizados materiais resistentes à umidade. Esferovite ou espuma de poliestireno são bons para isso. Para realizar de forma rápida, fácil e, principalmente, econômica o isolamento do teto no porão da garagem, pode-se usar espuma de poliestireno. Para fixar suas lâminas no riacho, deve-se usar cola e um conjunto de buchas especiais em forma de guarda-chuvas.

Se aparecerem lacunas e buracos durante o processo de isolamento, será necessário usar espuma de poliuretano para preenchê-los.

Um dos principais fatores em um porão quente é um bom piso. É muito importante isolá-lo.

Se o porão do piso do porão não for pavimentado, as seguintes instruções devem ser seguidas:

  • primeiro vale a pena cavar um buraco com cerca de 30 cm de profundidade;
  • em seguida, a pedra triturada é derramada até uma altura de cerca de 10 cm;
  • depois disso, a areia é despejada sobre a brita, é extremamente importante deixar sua superfície o mais uniforme possível, para que seja cuidadosamente compactada;
  • a superfície é derramada com betume quente, o que permite uma boa impermeabilização, uma vez que a cave é uma divisão bastante húmida devido à proximidade das águas subterrâneas;
  • em seguida, uma malha de metal reforçada é colocada na superfície vazada;
  • ao final, é despejada uma solução de concreto, que deve ser nivelada e deixada secar completamente por muito tempo.

Dicas e sugestões úteis

Para aquecer a garagem, pode instalar alguns aparelhos, um dos quais é um fogão-salamandra. É bom trabalhar em uma garagem aquecida, e você pode simplesmente passar o seu tempo livre em boa companhia. Mas não feche a ventilação que fornece o fluxo de ar para a garagem. Garagens de tijolo e concreto retêm melhor o calor.

É aconselhável deixar o carro na garagem aquecida apenas com o tanque cheio. A gasolina aquecida tende a se expandir e, ao entrar no gelo, ela se contrai, de modo que o ar úmido é puxado para o tanque. É assim que a água acaba no sistema de combustível.

Ao isolar o interior de uma garagem com espuma ou material semelhante, deve-se pré-tratar com repelente de roedores, pois camundongos e ratos gostam de fazer ninhos nesse material.

Você deve usar um material que permita que o ar passe bem, caso contrário, um efeito estufa será criado na garagem. O mesmo se aplica aos materiais de acabamento das instalações.

A ventilação deve ser localizada em dois cantos da sala, de modo a permitir uma melhor circulação de ar.

Para obter informações sobre como isolar uma garagem com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário