Como construir uma garagem usando painéis SIP?
Garagens feitas de painéis SIP em áreas urbanas densas são muito populares. Isso se explica pelo fato de que tais estruturas são fáceis de instalar, são leves e, ao mesmo tempo, retêm perfeitamente o calor. Por exemplo: aquecer tal objeto requer duas vezes menos energia do que uma garagem feita de tijolos vermelhos ou de silicato.
Para montar a estrutura, basta processar bem todas as juntas e fissuras, utilizando para isso espuma de poliuretano. Até mesmo um iniciante pode fazer esse tipo de trabalho.
Por que painéis SIP?
Armazenar um carro em uma garagem feita de painéis SIP é uma boa solução; esse objeto pode ser chamado de uma estrutura confiável para um "cavalo de ferro".
Os painéis são compostos por várias camadas de isolamento de PVC ou lã técnica.
As placas são revestidas com materiais poliméricos, folha perfilada, OSB.
Esses painéis têm as seguintes vantagens:
- fácil de limpar;
- o material não interage com substâncias químicas agressivas;
- se os painéis OSB forem impregnados com produtos químicos especiais (retardadores de fogo), a madeira terá boa resistência a altas temperaturas.
Diagrama de planta
Antes de iniciar a instalação do objeto, é necessário traçar um plano de trabalho. Se tudo for projetado corretamente, então será fácil calcular a quantidade de material que será necessária:
- Quanto cimento, cascalho e areia serão necessários para lançar a fundação;
- Quanto material é necessário para o telhado e assim por diante.
Os formatos das planilhas OSB são os seguintes:
- Largura de 1 metro a 1,25 m;
- O comprimento pode ser de 2,5m e 2,8m.
A altura do objeto será de aproximadamente 2,8 M. A largura da garagem é calculada de forma simples: acrescenta-se um metro à largura do carro, que ficará guardado na sala, dos dois lados. Por exemplo: a largura e o comprimento do carro são 4 x 1,8m, será necessário adicionar 1,8 metros na frente e na traseira, e será suficiente adicionar um metro nas laterais.
Obtemos o parâmetro 7,6 x 3,8 metros. Com base nos dados obtidos, você pode calcular o número de painéis necessários.
Se na garagem existirão adicionalmente várias prateleiras ou armários, recomenda-se ter este fato em consideração na hora de projetar, agregando as áreas necessárias ao projeto.
Fundação
A estrutura da garagem não terá muito peso, portanto não há necessidade de lançar uma base maciça para tal objeto. Não é difícil fazer uma fundação de lajes, cuja espessura é de cerca de vinte centímetros.
O fogão pode ser colocado mesmo no solo com alta umidade:
- Antes da instalação, uma almofada especial com altura não superior a 35 cm é feita de cascalho.
- Uma moldura de reforço é montada na almofada, a fôrma é montada em todo o perímetro e o concreto é despejado.
- Essa base será forte, ao mesmo tempo será o piso da garagem.
- Você também pode fazer uma base em pilhas ou postes.
Uma garagem em estacas de parafuso é ainda mais fácil de fazer, tais estruturas podem ser erguidas até mesmo em solos:
- arenoso;
- alumina;
- com alta umidade.
Não há necessidade de nivelar especificamente o local sob a fundação da estaca; frequentemente, a maior parte do orçamento é gasta nesse tipo de trabalho. A fundação por estaca pode ser feita em um espaço confinado, quando existem várias estruturas ao redor. Um fenômeno semelhante é comum em ambientes urbanos. Para a fundação por estacas, não é necessário usar equipamentos caros de grande porte.
As estacas são feitas de materiais:
- metal;
- Madeira;
- concreto reforçado.
Eles podem ser redondos, quadrados ou retangulares.A maneira mais fácil de instalar é com pilhas de parafusos. Estes podem ser adquiridos em uma loja especializada. Essas estruturas são boas porque são aparafusadas ao solo de acordo com o princípio de um parafuso.
A vantagem de tais pilhas:
- a instalação pode ser feita até mesmo por um iniciante;
- nenhum tempo de retração é necessário, o que é necessário para uma base de concreto;
- as pilhas são baratas;
- as pilhas são duráveis e fortes;
- versatilidade.
Após a instalação das estacas, é fixada a elas uma base de barra ou canaleta, sobre a qual, por sua vez, são montadas guias verticais.
As estacas podem muito bem suportar cargas que excedem em muito o peso da própria garagem.
Quadro
Para construir uma moldura a partir de painéis SIP, primeiro você precisará de vigas de metal ou madeira. Para painéis SIP feitos de papelão ondulado, guias de metal são necessárias, para a fixação de painéis OSB, uma viga é necessária.
As vigas metálicas são concretadas no momento da concretagem da laje. As vigas de madeira são instaladas em reentrâncias pré-preparadas.
Se os postes verticais tiverem até três metros de altura, os suportes intermediários não são necessários. Racks são instalados para cada bloco individual, então a estrutura acabará sendo bastante rígida.
As vigas horizontais fixam a moldura do futuro objeto, devem ser montadas nos pontos superior e inferior, então esta será uma garantia de que não ocorrerá deformação.
Quando o quadro estiver pronto, você pode montar painéis SIP, e se tudo for feito corretamente de acordo com um plano pré-planejado, o processo de instalação será simples.
A montagem das paredes começa a partir de algum canto (isso não importa em princípio). Usando uma barra de encaixe especial, o painel de canto é conectado às trilhas vertical e horizontal. Na maioria das vezes, os parafusos auto-roscantes são usados como fixadores. Quando um painel é fixado, são montados os seguintes blocos, enquanto são utilizadas travas de encaixe (gaxetas), que devem ser cobertas com um selante para que a costura fique mais apertada.
O resto do conjunto de sanduíches é preso às guias, que ficam na parte superior e na parte inferior.
A garagem geralmente contém prateleiras e prateleiras para ferramentas e outras coisas úteis. A prateleira geralmente tem 15-20 centímetros de largura, então esse fator também deve ser levado em consideração ao projetar. Um ponto importante: as prateleiras são obrigatoriamente fixadas na moldura, então não serão observadas deformações, a carga nas paredes será mínima.
As próprias placas podem ser feitas de PVC, OSB ou espuma. Cada placa com um tamanho de 60 x 250 cm pesa apenas no máximo dez quilos. A espessura dos blocos é geralmente da ordem de 110–175 mm.
Também existe outra forma (mais fácil) de montar a estrutura. Uma nova tecnologia apareceu nos EUA, chamada de método sem moldura de construção de uma garagem a partir de painéis SIP. Esta opção é apropriada para uso nas regiões do sul, onde não há ventos fortes e nevascas significativas.
O trabalho posterior ocorre de acordo com um esquema rígido. Em um canto, um painel é colocado na junção das vigas de cintagem. Eles são nivelados sob o nível, então com golpes de martelo colocam-no na barra. Todas as ranhuras são certamente revestidas com selante e espuma de poliuretano.
A fechadura é fixada prendendo o cartão ao arnês. Uma viga de união é inserida na ranhura, que é revestida com um selante; os painéis são encaixados uns nos outros e na viga de suporte e bem fixados. Os painéis de canto de ponta a ponta são fixados uns aos outros com parafusos auto-roscantes.
Tudo deve ser levado em consideração com antecedência, é muito importante que os fechos sejam confiáveis; caso contrário, a garagem desabará como um castelo de cartas após a primeira grande nevasca.
Cobertura
Por falar em telhado, podemos afirmar que aqui existe uma escolha muito vasta. Você pode fazer um telhado:
- inclinação única;
- frontão;
- com sótão.
Um telhado de duas águas pode realmente ser feito se a altura for a mesma ao longo do perímetro do objeto. Se um telhado inclinado estiver sendo instalado, uma parede será mais alta que a outra e o ângulo de inclinação deve ser de pelo menos 20 graus.
Para montar um telhado de duas águas, você precisará fornecer:
- mauerlat;
- vigas;
- engradado.
Recomenda-se que, no papel de um vão, haja um painel de arame isolado autoportante, sob ele, você pode definir a moldura de um ângulo que o nó será realmente preso em ambos os lados.
O telhado também pode ser feito de várias fileiras de painéis. A instalação começa a partir do canto do fundo. Os painéis são fixados com parafusos auto-roscantes (não há inovações fundamentais aqui), as juntas são seladas com um selante.
Deve haver ventilação na garagem. Um tubo é inserido no orifício e as juntas são seladas com selante ou espuma de poliuretano.
Depois que as paredes e o telhado estiverem prontos, os taludes devem ser rebocados e bem tratados com um selante. Assim, haverá a garantia de que a garagem estará quente no inverno.
As garagens com sótão são muito funcionais, neste "sótão" poderá guardar coisas velhas, tábuas, utensílios. Um sótão é um metro quadrado adicional que pode realmente ser usado com grande eficiência.
Gates
Depois disso, o portão é colocado. Este poderia ser um portão:
- deslizamento;
- vertical;
- articulada.
As venezianas são muito funcionais, suas vantagens:
- preço baixo;
- facilidade de instalação;
- confiabilidade.
Esses dispositivos economizam muito espaço. Os portões giratórios estão gradualmente desaparecendo no fundo. Eles são pesados e difíceis de trabalhar no inverno, especialmente durante fortes nevascas. Os portões giratórios requerem pelo menos 4 metros quadrados adicionais de espaço livre em frente à garagem, o que também nem sempre é confortável.
É fácil instalar equipamentos automáticos nos portões de elevação verticais, eles são simples e confiáveis.
Como instalar corretamente o painel SIP, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.