Garagens com painéis sanduíche: vantagens e desvantagens

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Aquecedores
  3. Revestimento externo
  4. Area de aplicação
  5. Projeto
  6. Vantagens e desvantagens
  7. Como calcular?
  8. Preparação do site
  9. Como construir?
  10. Fundação
  11. Construção da moldura
  12. Assembléia final
  13. Dicas úteis

A antiga garagem pré-fabricada de metal é agora uma relíquia do passado. Hoje, as tecnologias progressivas para a construção de estruturas de garagem e materiais de construção inovadores tornam possível construir uma caixa automática forte, durável, estética e acessível que atende aos requisitos modernos de qualidade e segurança. Um desses materiais são os painéis sanduíche de espuma de poliuretano, que estão prontos para serem construídos em combinação com propriedades de alto desempenho, o que explica o interesse sustentado dos participantes do mercado de construção comercial e individual por eles.

Entre as opções de design existentes, uma garagem feita deste moderno material multicamadas, montada de acordo com um princípio modular, é considerada uma solução muito mais rentável do que um edifício tradicional de blocos ou tijolos. É relativamente fácil de instalar, não há necessidade de isolar ou aparar adicionalmente por dentro e por fora. Em nosso artigo, descobriremos os aspectos positivos e negativos de uma caixa de garagem sanduíche, nos deteremos nas operações tecnológicas necessárias para sua montagem e compartilharemos conselhos úteis de artesãos experientes.

Peculiaridades

Os painéis sanduíche devem seu nome original a uma estrutura peculiar de três camadas que evoca associações com a variedade americana de sanduíches multicamadas - um sanduíche.

A solução construtiva mais comum para um material de construção modular é apresentada:

  • Duas chapas perfiladas de aço pintadas ou galvanizadas que proporcionam funções de reforço e proteção.
  • O núcleo é uma camada de isolamento térmico de lã mineral, fibra de vidro, espuma de poliuretano, espuma de poliestireno expandido autoextinguível contendo retardadores de fogo ou espuma de poliisocianurato.

Em alguns casos, a película externa é separada da camada isolante de calor com uma película especial, que é caracterizada por uma estrutura de membrana e permeabilidade interna unilateral. Protege o isolamento de fatores externos e evita o acúmulo de condensação na primavera e no verão.

Para a produção de painéis sanduíche, as camadas listadas são coladas umas às outras em equipamentos de prensagem de alta precisão em condições normais ou de alta temperatura. O resultado é uma ferramenta superior com uma ampla gama de aplicações em construção e decoração.

Aquecedores

Quaisquer garagens pré-fabricadas feitas de painéis sanduíche são objetos de maior risco de incêndio. Por isso, na hora de comprá-los, é tão importante estar interessado em que tipo de isolante é usado neles. A lã mineral é considerada o melhor tipo de isolamento. É durável, resistente ao fogo e ecologicamente correto, pois mesmo em condições de alta temperatura exclui a liberação de toxinas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

A vida útil da espuma de poliuretano e poliestireno é mais curta do que a da lã mineral. O cumprimento das normas de segurança contra incêndio deve-se ao uso de matérias-primas na produção com a adição de impregnações retardantes de chama, que contribuem para a autoextinguibilidade do material isolante. Mas o isolamento de polímero tem excelente impermeabilidade, quase 100%. Já a lã mineral higroscópica deve ser bem protegida da umidade.Esteja ciente de que os polímeros liberam toxinas quando queimam.

Quanto à espuma de poliisocianurato, este inovador isolante térmico tem todas as vantagens da fibra de basalto (lã mineral) e das cargas poliméricas, mas não tem suas desvantagens. Você terá que pagar 1,5 vezes mais pela compra de tais painéis.

Revestimento externo

A cobertura dos "sanduíches" é completamente diferente.

O revestimento é feito dos seguintes materiais:

  • Plástico de construção laminado de papel decorativo retardante de chamas "Manminita".
  • Painel de fibras retardador de chamas.
  • Chapas finas de aço galvanizado com revestimento de polímero protetor de acabamento.
  • Tiras de aço galvanizado.
  • Folhas de alumínio.
  • Contraplacado resistente à humidade.
  • Folhas de liga.

Painéis de aço ou alumínio, cujas paredes de metal são galvanizadas ou tratadas com polímeros de proteção: poliéster, plastisol, polidifluorionato, pural (Pural), estão em alta demanda estável. Devido a tais revestimentos, os painéis não têm medo de danos mecânicos, corrosão, produtos químicos agressivos ou laminação do material em folha.

Sanduíches forrados com placa de fibra orientada (OSP) são usados ​​para a construção da estrutura. Deve-se ter em mente que a garagem delas necessitará de revestimento ou acabamento com algum tipo de forro.

Area de aplicação

De acordo com a finalidade dos painéis sanduíche são:

  • Telhados, a partir dos quais os telhados isolados são montados. A sua face exterior é constituída por um perfil em relevo que permite a organização de um esgoto. Para conexão, são usados ​​fechos de bloqueio.
  • Parede - formam paredes na estrutura de suporte. A fixação das lajes contíguas entre si é realizada por meio de uma conexão macho-fêmea, o que permite uma montagem rápida da "caixa".

Aqueles que têm o tempo e as habilidades de construção necessárias são perfeitamente capazes de lidar com a autoconstrução de uma caixa automática a partir de painéis sanduíche. Todos os outros devem considerar a compra de um kit de construção de garagem pronto para montagem de um fabricante confiável.

Projeto

A utilização de um conjunto pré-fabricado de painéis isolados, armações de metal, fechos e elementos adicionais para a construção de uma garagem pré-fabricada pré-fabricada é a solução mais simples e rentável. Na verdade, na hora de montar, você só precisa se orientar pelo diagrama e seguir as recomendações do fabricante, e não perder tempo projetando uma caixa, comprando metal, cortando e ajustando elementos.

Todos os tipos de garagens modulares estão no mercado hoje, diferindo na configuração, no número de vagas de estacionamento, no tamanho do próprio edifício e na entrada, no tipo de telhado - uma ou duas inclinações. O projeto padrão pode ser complementado com uma base reforçada, portões isolados, portas, janelas com vidros duplos.

Apesar de uma caixa automática dobrável não ser uma estrutura de capital, ela tem as características funcionais de uma estrutura de armazenamento de veículo convencional. A estrutura móvel possui todas as comunicações e sistemas necessários, graças aos quais o veículo pode ser totalmente atendido. A principal vantagem de uma caixa pré-fabricada forrada com sanduíches é a possibilidade de montagem, desmontagem e transporte reutilizáveis, o que não afeta suas qualidades de funcionamento e aparência.

Vantagens e desvantagens

Qualquer material de construção moderno tem pontos fortes e fracos. Os painéis sanduíche não são exceção.

Vantagens:

  • A alta velocidade de construção, que ajuda a reduzir o seu tempo em 10 vezes ou mais - isso é claramente demonstrado pelas caixas automáticas modulares pré-fabricadas.
  • Possibilidade de instalação em qualquer clima de sanduíches de espuma de poliuretano, sem acúmulo de umidade e resistentes a temperaturas negativas.
  • Transporte sem problemas e custos reduzidos de transporte de materiais de construção, uma vez que os painéis se distinguem não só pela resistência, mas também pelo peso relativamente baixo.
  • Carga de base reduzida em 100 vezes ou mais. Por isso, não há necessidade de examinar o solo antes da construção e pode-se economizar na construção de uma estrutura de sustentação de capital.
  • Elimine a necessidade de acabamentos adicionais, pois os painéis são um produto de fábrica, totalmente pronto para uso. Sanduíches de fachada apresentam uma superfície perfeita que simplesmente não precisa de acabamento interno e externo.
  • Higiene: resistência aos danos causados ​​por fungos ou bolor, devido aos quais são utilizados para a construção de objetos da indústria alimentar e da restauração pública.
  • Baixas taxas de absorção de umidade, mesmo em condições de vazamento nas juntas dos painéis, não ultrapassarão 3%.

Separadamente, deve-se dizer sobre as excelentes propriedades de isolamento térmico desse material. O núcleo de lã basáltica, levando em consideração a espessura do sanduíche de 15 cm, proporciona o mesmo isolamento térmico de uma parede de tijolo comum com 90 cm de espessura, o que permite reduzir o custo de aquecimento do edifício durante o seu uso operacional.

Em avaliações, os usuários de caixas de garagem pré-fabricadas frequentemente observam que armazenar um carro em uma garagem quente e, mais importante, seca, onde a umidade mínima é mantida graças a um sistema de ventilação bem planejado, prolonga a vida útil de peças e conjuntos. E é muito mais confortável manter ou consertar o "cavalo de ferro" em uma caixa quente do que em uma sala fria.

As desvantagens incluem:

  • Vida útil curta - cerca de 45-50 anos. Porém, de acordo com as garantias dos fabricantes, o aço galvanizado utilizado como casca de painéis sanduíche possui elevadas propriedades físicas e técnicas. Além disso, a proteção da própria carcaça é fornecida por um primer em conjunto com um revestimento anticorrosivo e de polímero. Se vale a pena confiar nisso, depende de você.
  • A impossibilidade de instalar prateleiras com dobradiças de grandes dimensões ou outras estruturas de móveis pesadas nas paredes.
  • A necessidade de controlar a condição das peças de travamento dos sanduíches durante a instalação em baixas temperaturas.
  • Falta de "resistência ao vandalismo", como em estruturas de concreto armado ou edifícios de alvenaria, portanto, existe o risco de quebra ou danos mecânicos de superfície - cavacos, arranhões.
  • O uso de painéis de fibra de basalto requer necessariamente uma boa ventilação. Ao contrário dos materiais homogêneos, os sanduíches de lã mineral têm a pior capacidade de isolamento térmico.
  • Probabilidade de calado devido a fissuras nas zonas de junção dos painéis adjacentes em caso de violação do esquema de montagem e congelamento das juntas da estrutura com tempo glacial.
  • Um custo de construção bastante alto, mas como comprar o mesmo concreto, tijolo ou madeira de alta qualidade é mais caro do que sanduíches, tudo isso é relativo.

Como calcular?

Ao desenvolver um projeto de autobox e escolher o tamanho de uma futura estrutura, é conveniente partir dos tamanhos típicos dos sanduíches, para não cortar o material novamente durante o processo de instalação. Seu comprimento varia entre 2 e 12 m, a largura mínima de trabalho é 0,5 m e a máxima - 1,2 m. A espessura do produto é selecionada com base nas condições climáticas locais.

Um carro médio é colocado em uma caixa automática medindo 4x6x3 m (largura * comprimento * altura) e com um portão medindo 3x2,25 m. Calcule o número de sanduíches necessários para sua construção, desde que os painéis de parede sejam preenchidos com lã mineral (espessura 100) , tamanho 1160x6500 (largura de trabalho * comprimento) e uma área de 7,54 m2.

Para calcular a área das superfícies verticais, use a fórmula:

Paredes S = 2 (4 + 6) x 3 - (3 x 2,25) = 53,25 m2

Para calcular a quantidade necessária de material:

m = S paredes ÷ S de um sanduíche = 53,25 ÷ 7,54 = 7,06 m2

Ou seja, você precisa de 7 painéis.

Construir uma garagem para dois carros com base no princípio “muito não é pouco” está errado.O espaço vazio indica um desperdício de dinheiro. Uma abordagem competente para a construção implica uma definição clara do tamanho ideal de uma caixa para 2 carros com sua subsequente inclusão no projeto e uma estimativa de despesas.

Ao construir uma garagem dupla, pressupõe-se que um espaço de estacionamento de acordo com os códigos de construção tem as dimensões gerais mínimas:

  • Largura - 2,3 metros.
  • O comprimento é de 5,5 m.
  • Altura - 2,2 m (levando em consideração a altura do veículo).

A principal orientação ao calcular todos os tamanhos de uma caixa de garagem são as dimensões dos veículos que estão planejados para serem armazenados nela.

Deve-se notar que:

  • É necessário deixar 60-80 cm entre as paredes laterais da caixa e as portas do carro, para que possa sair livremente do carro sem bater ou arranhar as portas.
  • Qualquer layout de garagem assume uma folga entre o veículo com uma largura igual à largura até a extremidade da porta aberta do carro com uma margem de 15-20 cm. Na opinião de proprietários de automóveis experientes, é mais conveniente colocar os veículos em um distância de 90 cm entre si, o que permite abrir as portas com tranquilidade e sem medo de sua integridade.
  • A frente e a traseira do carro também precisam de um local de passagem, o que proporciona a comodidade de deslocar o usuário para qualquer ponto da caixa automática, sem deixar roupas no carro ou nas paredes. Esta condição é satisfeita por uma passagem de 50-60 cm.

Para calcular a altura do edifício para uma localização conveniente dentro dele, adicione 50 cm à altura humana média - 175 cm. A largura do portão é determinada com base na largura do veículo mais 0,8 m (0,4 m cada à direita e esquerda).

Guiado por essas dimensões, é feito um cálculo preciso do tamanho da caixa para 2 carros e, em seguida, usando a fórmula acima, a quantidade necessária de material de construção é calculada. O cálculo do tamanho de uma grande garagem, como um mini hangar para 3 ou 4 carros, é realizado de forma semelhante.

Aqui estão as dimensões das caixas modulares prontas com um número diferente de vagas de estacionamento e o mesmo tamanho de portão 3x2,25 m.

Dimensões:

  • Garagem dupla - 8x6x3 m.
  • Garagem quádrupla com dois portões - 8x10x3 m.
  • Garagem quádrupla com duas entradas - 8x10x5 m.

Uma das vantagens de construir sua própria garagem é a escolha de qualquer tamanho de edifício, atendendo às suas necessidades. Pode ser uma espaçosa garagem em box com dimensões de 6x12 m com funcionalidade alargada, onde pode não só guardar dois carros, mas utilizar parte das instalações como mini-oficina ou oficina. Neste caso, toma-se como base o projeto de uma caixa típica e suas dimensões são aumentadas de acordo com a tarefa em questão. A altura do edifício do lado da entrada é 3,6 m, e da parte traseira - 2,2 m.

Outra solução prática e rentável é uma garagem box de dois andares., por exemplo, 5x4x6 m. Muitos motoristas gostam de passar a maior parte do seu tempo livre na garagem, convidar amigos para lá e até pernoitar. Um segundo andar espaçoso é o melhor para esse passatempo, onde você pode equipar uma sala de estar com um home theater, uma sala de bilhar, etc. Se desejar, você pode fazer uma extensão onde um chuveiro e um banheiro ficarão.

Preparação do site

Para instalar uma garagem feita de painéis sanduíche, não é necessária uma base sólida, o que poupa automaticamente o proprietário da necessidade de cavar um fosso e gastar dinheiro na compra de centros de mistura de concreto. Se a construção for planejada na casa de campo ou na área local, então no local escolhido você precisa remover qualquer vegetação, remover o gramado e nivelar o terreno. Para a instalação da caixa automática, será necessário o preenchimento de cascalho ou área concretada.

Como construir?

Quem entende de design e tecnologia de usinagem poderá construir um box de garagem, forrado com painéis sanduíche, que não é muito inferior às soluções prontas.No caso de uma construção do tipo "faça você mesmo", será necessário o desenvolvimento de um projeto detalhado e a criação de um desenho de uma caixa automática. A estrutura é constituída por um caixilho, para o fabrico do qual se utiliza um perfil de aço (ângulos de flange iguais, laminado a quente 75x75, barra canal 140x60), concretado na fundação.

Se os planos incluem a desmontagem da caixa, eles dispensam a concretagem das cremalheiras da parte da estrutura na fundação e conectam os sanduíches com fixadores roscados em vez de soldados. Na montagem de escoras pré-fabricadas na base por meio de placas de apoio, elas são aparafusadas a buchas (diâmetro da rosca do parafuso de 14 a 16 mm), concretadas a uma profundidade de 50-80 cm. A vantagem desta solução é o fácil desprendimento do painel com posterior desmontagem do quadro.

Se você pretende anexar uma garagem a uma casa, precisa seguir algumas regras e cumprir uma série de requisitos:

  • O mais importante é obter permissão oficial da autoridade competente. Uma vez que as informações sobre imóveis estão contidas no Rosreestr, você deve estar ciente de que as transformações ilegais de um objeto residencial subsequentemente excluem a possibilidade de fazer transações com tal propriedade.
  • Posicione a extensão da garagem no lado direito ou esquerdo do edifício principal.
  • É indesejável construir uma extensão em uma fundação de profundidade menor do que na base de um edifício residencial. Se o solo inchar, isso provocará uma deformação perceptível em ambos os edifícios.
  • Idealmente, a construção da garagem e da casa é realizada ao mesmo tempo. As vantagens desta solução são a estrutura geral de sustentação subterrânea, bem como a retração do concreto e o assentamento do solo.
  • Recomenda-se equipar o autobox com duas saídas: uma que comunica diretamente com a casa, a segunda conduz à rua.
  • A parede comum deve ser isolada com material incombustível, uma vez que a extensão é objeto de maior risco de incêndio. Pelo mesmo motivo, a caixa deve ser equipada com alarme de incêndio.

Fundação

Antes de realizar qualquer trabalho de escavação, é necessário fazer uma marcação do local para construção. A maneira mais fácil de resolver esse problema é com estacas cravadas no solo e barbante. O cabo esticado cria uma linha reta. Vamos dar uma olhada em como instalar a base da tira.

Sequência de trabalho:

  • Cavando uma trincheira. É cavada uma vala com 0,4 m de profundidade e 0,4 m de largura ao longo do perímetro do local e no centro da futura edificação. Em condições de solo instável, a profundidade da fundação é aumentada por meio de estacas de parafuso ou uma base de tira colunar.
  • Criação de almofada de areia e cascalho. Primeiro, a areia úmida é preenchida e compactada para obter uma camada uniforme de 10-15 cm de espessura, depois a camada de areia é coberta com cascalho de espessura semelhante. Quando o solo congelante incha, a almofada atua como um amortecedor, neutralizando os efeitos deformadores da base de concreto.
  • Fabricação de formas. Para o efeito, são marteladas pequenas escudos de 15-20 cm de largura a partir das tábuas afiadas e, utilizando espaçadores, batentes e taludes, são instaladas fôrmas ao longo das bordas da vala.
  • Organização de isolamento. Para fazer isso, use polietileno denso ou material de cobertura. O material isolante é espalhado no fundo da vala, cobrindo totalmente as paredes e fôrmas por dentro.
  • Reforço da base. Uma estrutura volumétrica é feita de hastes de reforço, que consiste em quatro hastes conectadas entre si. Os postes de fundação também são reforçados com armadura. Os elementos de ligação são feitos de fragmentos de reforço, soldando-os ou fixando-os com arame.
  • Colocação de estruturas metálicas. A instalação correta de uma estrutura metálica em uma vala significa colocá-la em uma pequena elevação, que é construída com fragmentos de tijolo ou outro material adequado, e não no fundo da vala.
  • Derramando concreto.O derramamento da solução de concreto é acompanhado pela formação de bolhas de ar, que devem ser removidas por baionagem da mistura não curada com qualquer objeto uniforme - uma barra, uma barra, um pedaço de pau.

Ao final, a base líquida é nivelada ao longo da borda superior e deixada por 24 horas. Depois de um dia, a base é coberta com filme plástico. Na temporada primavera-verão, leva de 3 a 4 semanas para a mistura de concreto endurecer, enquanto em condições de baixas temperaturas leva até um mês e meio.

Você também pode fazer uma fundação de laje.

Procedimento:

  • Cave um poço de 0,3 m.
  • Nivele o solo, tampe a base.
  • A areia é derramada em uma camada uniforme e, em seguida, uma camada de cascalho é formada. A espessura de ambas as camadas é de 0,1 m.
  • A cofragem é feita e instalada.
  • O fosso é coberto com filme plástico com uma margem suficiente nas paredes.
  • Um par de grades de metal é feito de reforço com uma malha de 15x15.
  • Coloque as grelhas na cova sobre os tijolos. As grades também são separadas umas das outras por tijolos de tabuleiro de xadrez.
  • O concreto é derramado. Para um vazamento uniforme, uma luva é usada através da qual a solução é alimentada.
  • O concreto não curado é espalhado. Após 24 horas, cubra com papel alumínio.

Para garantir um endurecimento uniforme, a base é umedecida por uma semana. O trabalho de construção pode ser iniciado após 3 ou 4 semanas.

Construção da moldura

É preciso dizer que não só o metal, mas também a madeira são adequados para fazer a moldura. A moldura de madeira é composta por 100 a 100 vigas.A madeira necessita de um tratamento prévio com uma composição anti-séptica e antifúngica. Para prender e conectar as barras, use calços e cantos de metal.

A construção de uma estrutura metálica, como já mencionado, envolve a utilização de um perfil de aço. Você pode usar cantos ou um tubo retangular. Os elementos estruturais são soldados ou aparafusados. Você também vai precisar de vários perfis em U galvanizados, para fixar ou conectar os rebites ou parafusos auto-roscantes usados.

Antes de instalar os racks de estrutura de metal, a fundação é coberta com duas camadas de material de cobertura para criar impermeabilização. A fixação à base do livro-razão do pedestal é feita por meio de âncoras e buchas para trabalhar materiais duros. O equilíbrio cuidadoso da base ao longo dos eixos vertical e horizontal é a chave para obter a geometria correta de toda a parte da estrutura.

A instalação das cremalheiras é feita a partir do canto. A instalação das estantes intermediárias com verga horizontal é realizada em intervalos regulares de 0,5-0,8 m. Em geral, as estantes em estruturas metálicas podem ser colocadas a uma distância máxima de 3 m.

Cada parede é montada em uma base plana., e então os elementos montados só precisam ser levantados a fim de fixá-los nos cantos da estrutura metálica e no subsolo da estrutura da garagem. A estrutura do telhado é montada e instalada da mesma forma. Quando a estrutura é montada, você precisa se certificar da integridade, resistência e confiabilidade da montagem. Então você pode começar a instalar os painéis sanduíche.

Assembléia final

Antes de enfrentar a estrutura, a fundação é coberta com um material isolante plástico para excluir a possibilidade de as bordas das lajes tocarem na base.

A instalação vertical dos painéis realiza-se fixando-os nos perfis superior e inferior com parafusos auto-roscantes. Os sanduíches são fixados com parafusos auto-roscantes especiais, que possuem uma junta próxima à arruela de pressão. São aparafusados ​​claramente em ângulos retos para evitar a formação de vãos que proporcionam o acesso direto da umidade ao isolamento dos painéis. Para fortalecer ainda mais as lajes e criar uma camada de impermeabilização confiável, as juntas, como as juntas de travamento, são tratadas com um selante.

Os painéis sanduíche começam a ser montados nos cantos da estrutura de metal. A primeira placa serve de guia para os painéis vizinhos, sempre nivelando-a.A utilização de uma pinça facilita a tarefa de nivelamento das lajes e agiliza o processo de confecção das paredes. As costuras dos cantos são fechadas com elementos de aço especial. Depois de instaladas todas as placas, procede-se ao trabalho de isolamento e isolamento. A instalação das faixas é realizada nas juntas das sanduíches e uma faixa de proteção contra a umidade (vazante do subsolo) na junção entre o subsolo e as paredes.

O revestimento dos painéis do telhado da caixa automática implica a criação de uma saliência que se projeta para além do telhado em no máximo 30 cm, necessária para a instalação de calhas. Para mascarar fissuras ou lacunas, são usados ​​elementos de perfil especiais.

Dicas úteis

Dicas para trabalhar com painéis sanduíche:

  • Os parafusos auto-roscantes devem ser aparafusados ​​nas partes salientes dos perfis de revestimento e não nos locais das "depressões". A distância ideal entre os fixadores é de até 30 cm.
  • É necessário apertar os parafusos auto-roscantes com força suficiente para obter apenas uma ligeira deformação da arruela de silicone. Você não pode pressioná-lo como um todo, pois isso priva a estrutura de suas propriedades de "respiração". Pelo mesmo motivo, nas juntas dos sanduíches, é necessário ter o mínimo de defasagem térmica.
  • A película protetora é removida das placas após a conclusão de todas as atividades de construção. Se você negligenciar isso, mais cedo ou mais tarde isso irá provocar a formação de umidade.
  • Usar uma escada ou outro objeto para apoiar os painéis durante a instalação aumenta o risco de danos a materiais caros. A violação da integridade do revestimento de polímero que protege a parte metálica externa do sanduíche reduz a resistência à corrosão do metal, que pode enferrujar.
  • Artesãos experientes, que lidam com painéis sanduíche há vários anos, recomendam o uso de uma serra de vaivém com lâmina especial para cortá-los. A qualidade do corte feito pelo moedor será menor.

Você pode assistir a instalação de uma garagem a partir de painéis sanduíche no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário