Fazemos a fundação de uma garagem com nossas próprias mãos
A construção de uma garagem, como qualquer outra estrutura, começa com a criação de uma fundação - uma fundação. Uma base confiável fornecerá o "lar" para o seu carro pelo maior tempo possível.
Variedades
Na construção, vários tipos básicos de fundações são comuns. Eles diferem nos seguintes parâmetros:
- pelo método de descanso no solo e configuração;
- nos materiais a partir dos quais a fundação é lançada.
Considere as quatro categorias principais de fundações.
Colunar
A construção de tal base é feita de pilares de pedra, entulho (sucata) ou tijolo. Os apoios são erguidos com degrau de aproximadamente 1,2 a 2,5 metros sob os pontos mais importantes de concentração das cargas da futura estrutura (interseções de paredes, cantos, em locais onde estão instalados equipamentos pesados de caldeiras, etc.). Para conectar os pilares separados em uma estrutura sólida, vigas são colocadas em cima deles, conectando as cabeças dos postes, como resultado, uma base acabada sai.
Separadamente, deve-se dizer sobre a fundação colunar feita com a tecnologia TISE. Seu princípio consiste em perfurar poços nos pontos de instalação dos suportes, reforçando-os com armadura e preenchendo-os com concreto. Outro nome para essa base é monolítico colunar. O segmento inferior do pilar (sola) é alargado.
Características distintivas da fundação:
- Pode ser usado em solos leves que não são propensos a movimentos (deslocamento) e a um forte aumento de volume (levantamento). Excelente experiência em solos altamente congelados.
- Uma excelente solução para a construção de edifícios baixos (madeira, painéis, casas de madeira).
- Preço razoável, custos mínimos de tempo de trabalho (em comparação com outros tipos de motivos).
- Não requer dispositivo de impermeabilização.
- É usado para estruturas sem porões.
- Uma base sólida e barata, intensamente praticada na construção privada.
Fita
O nome da fundação é inteiramente consistente com a representação visual de sua estrutura. Trata-se de uma fita de concreto armado, esticada sob todas as paredes externas e internas de sustentação do edifício.
A fabricação de tal base requer a implementação de uma grande escala de terraplenagem e o custo dos materiais de construção, em comparação com o análogo descrito acima.
Distinguir:
- Fundação de tira rasa - adequado para edifícios leves feitos de blocos, toras, estruturas de pórticos. A profundidade do local não ultrapassa 70 cm, ou seja, não fica abaixo da fronteira de congelamento do solo. Adequado para solos constantes ou volumosos (dispersos), solos ultracongelados.
- Fundações Recessed - estabelecer-se abaixo da profundidade de congelamento. Capaz de resistir à movimentação (aumento de volume) e ao movimento do solo. Adequado para tijolos pesados, pedras e outros edifícios. Se a estrutura for construída com materiais leves e tiver uma massa pequena, então é melhor não fazer tal fundação, pois o peso da estrutura será muito pequeno para a estabilidade da fundação durante o período de levantamento e movimentação do solo.
- Fita monolítica - a fôrma acabada, reforçada com armadura, é vazada com argamassa de concreto. A correia pré-fabricada é uma base de grandes blocos de fundação de concreto armado.Ponto fraco: ao construir uma fundação de configuração complexa, podem surgir alguns inconvenientes. As principais vantagens de tais fundações são: flexibilidade operacional (adequada para quase todos os tipos de solos e tipos de edifícios), bem como a possibilidade de construir caves, garagens e porões.
Pilha
Este tipo de fundação é ideal para solos fracos, quando é necessário transferir a carga do edifício para camadas mais duras. Além disso, a fundação por estacas é intensamente praticada para a construção de casas em canteiros de obras com declives, grandes irregularidades. Claro, você pode levantar o solo e nivelar o canteiro de obras. No entanto, o uso de estacas será mais barato.
A estrutura da fundação é constituída por estacas colocadas separadamente, ligadas por uma grelha (viga).
Baixando cada estaca até a profundidade calculada, você pode facilmente obter uma superfície horizontal da viga para a construção de paredes.
Tipos de estacas:
- Martelado... Não são praticados para a construção de prédios baixos por injustiça econômica. É necessário equipamento especial para cravar as estacas no solo. Via de regra, são utilizados na construção de estruturas industriais e civis.
- Entediado... Um poço é perfurado no solo, que é preenchido com uma solução de concreto. As partes superiores de suporte das estacas são fixadas a uma certa altura e conectadas com uma grade. As pilhas são reforçadas ou não.
- Parafuso... As estacas são feitas de metal, na extremidade imersa no solo, são fornecidas lâminas helicoidais especiais. São amplamente praticados na construção de edifícios baixos, uma vez que permitem uma preparação rápida da fundação.
Prato (prato sueco)
Uma base forte e pesada para a construção de estruturas em blocos, toras, tijolos. Esse tipo de base também é chamado de flutuante e pode ser usado em quase todos os solos (incluindo argila, turfa e com um nível elevado de levantamento). A fundação da laje é lançada sobre uma almofada de areia e cascalho para o tamanho da estrutura ou um pouco mais.
Quando o solo se move, a base "flutua", o que salva a estrutura da destruição.
- Uma base de laje rasa é construída na superfície do solo (um travesseiro só está sendo preparado). Não existe possibilidade de construção de cave.
- Base em laje recuada. Para sua construção está sendo cavada uma fossa, na base da qual é vazado concreto para a obtenção de uma laje. Adequado para edifícios com cave, adega, garagem. Separadamente, deve ser dito sobre uma base de placa moderna - uma placa sueca ou USHP (placa sueca isolada).
Tem como característica as bordas laterais e o fundo isolados com espuma de poliestireno extrudado, conduzindo as comunicações dentro da plataforma, assim como o “piso aquecido”. USHP é um porão aquecido para revestimento, fundação, sobreposição do piso térreo.
Nesta laje, você pode erguer paredes imediatamente e, após a conclusão da construção, colocar o acabamento dos pisos.
Qual escolher?
A escolha de uma fundação adequada é uma tarefa ainda mais responsável e importante do que a construção da própria garagem (exceto para uma garagem tipo estojo). Uma vez que a vida útil de toda a estrutura dependerá da confiabilidade, estabilidade e resistência da fundação.
Então, que tipo de base você deve escolher para sua garagem? Aqui está um conjunto aproximado de regras simples:
- Se o solo for pantanoso e o nível do lençol freático for alto, é melhor não construir um porão e um buraco de visualização, mas organizar a fundação em lajes ou estacas.
- Você mora em uma zona de permafrost? Em seguida, construa uma base de laje ou estaca.
- Se você não precisa de um porão e um orifício de visualização, pode organizar uma fundação de faixa rasa ou uma base de laje.
- Se o local tiver um relevo complexo, uma fundação por estaca com grade de concreto armado é o ideal.
- Se um porão for necessário, apenas uma base em faixa.
Como calcular?
Devido ao fato de que a garagem principal pode ser construída de blocos de concreto, tijolo, bloco de gesso, bloco de espuma, de blocos de concreto aerado, blocos de silicato de gás, tijolos de bloco de espuma, blocos de concreto de argila expandida e, como regra, tem pequenas dimensões , pode ser construído de acordo com diagramas desenhados à mão sem cálculos detalhados ... Mas a fundação da garagem deve certamente ser calculada, já que a profundidade de assentamento determina sua durabilidade e capacidade de carga durante a operação.
Este valor depende de:
- o peso da estrutura;
- nível do lençol freático;
- a profundidade máxima em que o solo congela no inverno.
Esses indicadores são levados em consideração constantemente no cálculo da fundação. O principal fator é a profundidade de congelamento, uma vez que reflete o nível de expansão (levantamento) do solo. Portanto, a profundidade da fundação (d) é determinada por uma fórmula simples: d = profundidade de congelamento do solo na região + 20% (m).
Com o aumento do nível de água subterrânea, o estoque não pode ser calculado, mas preste muita atenção à impermeabilização das partes da fundação.
Certifique-se de levar em consideração a distância adicional para fazer uma almofada de areia ou cascalho - 20-30 cm.
Dimensões (editar)
Para calcular a largura, você precisa saber de onde serão construídas as paredes da garagem. A espessura da viga ou fita da fundação deve ser 20-30% maior do que a espessura da parede (para uma parede de blocos de 300 mm, uma viga com uma largura de 360-390 mm é feita ao longo do comprimento de todos os lados da fundação) .
Para calcular a altura necessária da fita, você precisa saber quais solos estão na base, qual é o peso do futuro edifício e máquina. A base da garagem, cuja profundidade do marcador é revelada pelo nível de congelamento, é considerada uma altura de + 20-30 cm para o valor resultante. Para solos sólidos, aproximadamente 60-80 cm é considerado (a altura total do plano inferior da fundação ao topo, excluindo o travesseiro), para solos elevados - 1-1,5 metros.
O comprimento das estacas é calculado de acordo com o princípio: o nível de congelamento do solo + 1,5 metros, serão necessários produtos de aproximadamente 2,5-4 metros.
O perímetro deve ser pensado com antecedência: o comprimento mínimo permitido da parede é de 3-6 metros. A melhor opção para garagem 4x7 metros - em tal local haja espaço suficiente para o livre deslocamento de um carro e a movimentação de uma pessoa.
Você pode definir dimensões pessoais: adicione 1-1,5 m ao comprimento e largura do carro (ou outro valor que seja mais adequado para você).
Como fazer você mesmo em etapas?
O tipo mais comum de fundação de garagem é a fita. Usando seu exemplo, analisaremos o processo passo a passo de construção da fundação.
Markup
O pé de tira envolve a criação de um ângulo de 90 graus. Isso é feito assim:
- De acordo com o plano da futura garagem, determinamos a localização do canto frontal direito. Martelamos a primeira estaca. Este será o canto da frente da garagem.
- A partir dele, medimos a distância necessária até o segundo pino auxiliar e o inserimos.
- Puxe a linha de pesca (corda) entre as estacas marteladas.
- Agora, de ambos os pinos, puxamos as cordas em ângulos retos perpendiculares à primeira linha. E colocamos a terceira e a quarta marcas (dirigimos nas estacas).
O resultado é um retângulo. Para verificar a precisão da marcação, você pode usar dois métodos:
- Meça o retângulo diagonalmente. Eles devem ter o mesmo comprimento.
- Do canto, meça uma distância de 3 metros em uma direção e 4 metros na outra. Com marcação normal, a distância entre os pontos será de 5 metros. A mesma verificação deve ser feita em cada um dos cantos.
Se tudo estiver marcado corretamente, você não terá que lidar com a reorganização dos pinos de um lugar para outro, mas pode prosseguir para a próxima etapa.
Cavando uma trincheira. Você pode cavar uma vala com suas próprias mãos usando uma pá. O fundo da vala deve ser perfeitamente plano. Portanto, no processo de trabalho, use um nível de água.
Cofragem
Para a confecção da cofragem, utilize folhas de contraplacado, placas ou aglomerado com mais de 2 cm de espessura.Derrube os escudos e baixe-os na vala em ambos os lados. Fixe com blocos de madeira. Instale espaçadores de comprimento igual entre as proteções. Assim, você formará a mesma largura de fôrma em todo o perímetro.
Coloque os suportes do lado de fora da cofragem. Cubra o fundo da vala e as seções laterais da fôrma com impermeabilizaçãopara evitar vazamento de líquido da solução de concreto.
Como derramar concreto?
Betão M 200-M 300 é adequado para a fundação de garagem.O betão pode ser feito de forma independente ou com material de fábrica. Uma base mais confiável sairá da solução de fábrica, pois é bastante difícil cumprir a tecnologia para sua fabricação no canteiro de obras.
O trabalho pode ser realizado de duas maneiras:
- contínuo;
- em camadas.
A técnica contínua garante fundição de alta qualidade da estrutura. Se você precisar fazer uma pequena pausa no trabalho, a solução de concreto é despejada no método camada por camada.
Lembrar! A camada superior não deve ser nivelada, para uma adesão mais forte com as camadas subsequentes, ela deve ser irregular.
Ao solicitar uma solução de fábrica, o processo de trabalho não deve causar problemas. A argamassa é introduzida na fôrma a partir de um misturador de concreto, é colocada por meio de mangas especializadas, compactada e nivelada por vibração.
Se possível, o lançamento de argamassa de concreto deve ser realizado em temperaturas de +15 a + 25 ° C... Se a fundação for lançada em uma estação fria, aditivos especiais são usados e o canteiro de obras é aquecido.
Impermeabilização
Após a retirada dos painéis de fôrma, as superfícies de concreto são tratadas com impermeabilizantes.
Para uma base do tipo fita, 3 métodos de proteção contra o excesso de umidade são necessários ao mesmo tempo:
- vertical;
- horizontal;
- área cega.
O método vertical é realizado por meio de materiais depositados ou de revestimento na superfície externa da seção rebaixada da fundação. O horizontal é feito de materiais soldáveis na superfície de uma faixa de concreto.
A área cega (faixa de concreto) evita que a água da chuva entre na estrutura... Depois de concluir todo o trabalho abaixo de zero, aterre com areia ou solo.
Colocar a base de outros materiais
Existem opções alternativas para a fundação:
- de pneus - você pode usar pneus para caminhões e carros, tratores, ônibus, aviões (adequados apenas para estruturas leves);
- de dorminhocos - uma excelente solução para a construção da fundação quando necessita dispensar o uso de materiais tradicionais;
- da FBS - tem vantagens consideráveis, incluindo excelente qualidade, bem como um preço relativamente baixo;
- de lajes de estrada - pode ser usado em quase qualquer tipo de solo e em todas as zonas climáticas.
Características de encaixe com a casa
Ao longo de sua vida, a pessoa tenta formar um espaço confortável e lacônico ao seu redor. Uma das melhores soluções neste caso é adicionar uma garagem à casa. A extensão pode estar localizada no lado esquerdo ou direito da casa. É importante escolher a distância mais curta entre a entrada do pátio e a garagem... Na verdade, a localização do portão determina a colocação da extensão.
Idealmente, uma garagem de extensão deve ser construída mesmo quando a casa está sendo construída., então a casa e a garagem ficarão na mesma fundação. Se você for construir uma garagem após a construção da casa, não negligencie o arranjo da fundação. Uma base sólida como um aumento na força não fará mal. Então, a casa e a extensão encolherão ao mesmo tempo.
A menor distância das portas e janelas da casa da estrutura técnica é de 2,5 metros, e a menor distância da varanda à cumeeira da garagem é de 2 metros.Uma vez que o prolongamento pertence a edifícios técnicos com risco de incêndio, durante a sua construção é imprescindível que sejam rigorosamente observadas todas as condições necessárias em matéria de segurança contra incêndios.
Se estiver prevista a instalação de portas de batente entre a casa e a garagem, será necessário observar a "zona cega" ou espaço livre para movimentação das lonas.
Vantagens da extensão:
- Elimina a necessidade de estabelecer uma rota separada para abastecimento de água, aquecimento e fiação elétrica.
- Economizando materiais de construção.
- A manutenção das instalações é simplificada.
A extensão permite equipar a sala com tudo o que você precisa:
- uma garagem com poço;
- porão;
- porão;
- oficina;
- elevador elétrico.
As nuances de construir uma garagem em uma encosta
Ao desenvolver um projeto de garagem, é necessário levar em consideração o nível de declividade do local. Com o seu aumento, a criação de um projeto de construção torna-se mais difícil. Por vezes, o elevado declive do declive não dá oportunidade para a construção de garagem ou casa. Para criar uma parte subterrânea de uma garagem ou de uma casa, você precisará de uma base de grade, colunar, escalonada de fita ou laje de vários níveis.
Você pode definir o nível de declive durante a construção com a diferença de alturas dos pontos inferior e superior do canteiro de obras, projetado em uma linha paralela ao plano do horizonte. Este parâmetro é medido como uma porcentagem. Por exemplo, se a distância horizontal é de 100 metros e a subida dos pontos é de 15 metros, isso significa que a inclinação desta seção é de 15%.
A este respeito, o território pode ser condicionalmente:
- Suave... Quando a inclinação da superfície for inferior a 3%. Este é o local mais próspero com os custos de construção mais baixos.
- Com uma ligeira inclinação de 3% a 8%... Essas áreas são adequadas para a construção de estruturas sem embasamento. Para expandir a área do lado submontano, você precisará adicionar solo.
- Com uma inclinação média de 9% a 20%... Em tal situação, você pode construir um porão. O terraço não necessita de ser nivelado, mas o piso inferior é construído retirando parte do solo da encosta. Esta é uma opção muito boa para construir uma garagem subterrânea na cave, com acesso a partir do sentido da encosta.
- Com uma forte inclinação de mais de 20%... Esta opção requer um desenvolvimento aprofundado do projeto da estrutura para a possibilidade de aproveitamento máximo de um declive suave. O custo de tal projeto é bastante alto.
Conselhos úteis: para qualquer declive do terreno, o edifício deve estar situado no ponto mais alto para criar condições para o escoamento natural da água. Nesse caso, deve-se levar em consideração: se ainda houver trechos mais elevados ao longo do plano inclinado, então é necessário fazer o escoamento desses locais não por valas, mas por dutos especialmente fornecidos, o que minimiza a erosão do solo.
Na construção de um edifício, a escolha deve ser feita em favor de um local em que o declive esteja direcionado para oeste ou sul, isso afetará a taxa de aquecimento do solo, principalmente na primavera. Quanto maior a verticalidade do plano inclinado aos raios do sol, mais ele receberá calor. Isso é visto claramente quando a neve derrete na primavera.
Além disso, em baixas temperaturas e à noite, quando o ar esfria, desce as encostas e começa a formar-se nevoeiro. Com isso, quando o canteiro de obras da estrutura estiver localizado próximo ao ponto inferior da depressão, ocorrerá uma queda noturna ou sazonal de temperatura, que é formada pelos pontos superior e inferior do local.
Ao construir uma estrutura no ponto mais alto do site:
- A fundação está minimamente exposta às águas superficiais e subterrâneas.
- Nesta situação, é mais fácil desviar a água de superfície do ponto superior e, se necessário, utilizá-la para regar a parcela pessoal.
- Construir no ponto mais alto permite resolver de forma otimizada o problema do escoamento da água.
Devemos perceber que em um terreno tão difícil, uma construção financeiramente benéfica não funcionará. Os custos de um ciclo zero, cavar um buraco, drenagem e obras monolíticas, construir muros de contenção e assim por diante podem compensar o preço da própria garagem.
Lembre-se: independentemente do fato de que a garagem não é uma estrutura responsável, ela deve ser construída sobre uma base confiável em conformidade com todas as regras e regulamentos... Só assim a "carcaça" do seu carro será protegida de maneira ideal das influências negativas da natureza.
Você pode descobrir como cavar corretamente uma trincheira para uma fundação em tiras assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.