Como colocar um piso de concreto em uma garagem?

Como colocar um piso de concreto em uma garagem?
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Cálculo dos materiais necessários
  4. Instrumentos
  5. Preparação
  6. Sutilezas de enchimento
  7. Quadro
  8. Dicas úteis

O concreto continua sendo um tipo popular de revestimento de piso de garagem devido à sua relativa facilidade de instalação e baixo custo. Claro, você pode parar em uma simples cobertura de barro, mas ela não fornecerá proteção contra eventos climáticos adversos, não retém o calor dentro da garagem e não tem resistência. Neste caso, não há impermeabilização. Para um revestimento de alta qualidade que durará muitos anos, é necessário concluir todas as etapas de concretagem, desde a preparação de uma cava de fundação desde o solo até a pintura de acabamento.

Peculiaridades

O pavimento de concreto da garagem pode ser pintado, com acabamento em madeira ou ladrilhos ou deixado como está. O concreto pode ser despejado sozinho com suas próprias mãos, sem a ajuda de especialistas externos.

Este material é totalmente adequado para o pavimento, entre os critérios necessários aos quais cumpre são de especial relevância:

  • resistência ao desgaste;
  • Resistência à umidade;
  • força;
  • resistência a produtos químicos;
  • resistência ao fogo;
  • durabilidade.

O revestimento da garagem está constantemente exposto a cargas pesadas e esforços mecânicos, portanto, o critério de resistência ao desgaste é especialmente importante. A superfície não deve deformar ou rachar, mesmo se for submetida a cargas de peso significativas ou mudanças de temperatura. Ao lavar um carro, você precisa ter certeza de que a superfície não se deteriorará com a umidade.

A superfície do piso precisa periodicamente de limpeza úmida, portanto, o indicador de resistência à umidade é importante. Como é fácil derramar acidentalmente óleo ou gasolina na garagem, a base não deve reagir a produtos químicos.

Antes de colocar um piso de concreto, é aconselhável prestar atenção aos seguintes pontos:

  • nível do lençol freático;
  • a presença de um declive;
  • a possibilidade de aquecer a garagem da chuva ou neve.

Para simplificar o processo de vazamento do piso e obter uniformidade da carga em toda a superfície, é necessário cobrir completamente a superfície do piso com concreto de uma só vez. Isso forma uma laje monolítica sólida.

O enchimento pode ser realizado por 1 pessoa, porém, para maior solidez e melhor resultado, é preferível fazê-lo em conjunto ou até três. A espessura de todas as camadas depende diretamente do peso do carro, da quantidade e do peso dos itens que serão armazenados na garagem.

Vantagens e desvantagens

Se você concretar o piso de uma garagem, terá as seguintes vantagens:

  • resistência às condições climáticas, incluindo quedas de temperatura;
  • Resistência à umidade;
  • longa vida útil;
  • facilidade de atendimento.

A alta espessura do concreto proporciona boa resistência e resistência ao desgaste. Esse design é universal: em geral, você pode fazer sem pintar, embora possa fazer diferentes acabamentos de superfície, se desejar. Também é possível alisar o piso de concreto e dar brilho a ele. Com um custo, um piso de concreto é bastante acessível.

Em comparação com outros tipos de revestimento, despejar um piso de concreto requer habilidades especiais e o uso de ferramentas especiais. Portanto, esse processo pode ser denominado laborioso.

O derramamento não deve ser realizado no inverno: em baixas temperaturas, o concreto congela, não endurece.

Este revestimento não vai durar muito. Como o concreto tende a acumular várias substâncias (óleos, gasolina), são liberados odores desagradáveis, que não são fáceis de remover.A poeira se acumula em sua superfície, que é mais difícil de remover do que de outros revestimentos para pisos.

Cálculo dos materiais necessários

Para calcular o volume necessário de concreto, você precisa multiplicar a área da superfície da garagem pela altura do concreto derramado. Para que o revestimento de concreto dure muito, sua altura deve ser de no mínimo 10 cm. No cálculo da quantidade de concreto necessária, vale a pena considerar a necessidade de criar um estoque de material em torno de 10-12%. Para melhorar as características de qualidade do concreto, aditivos especiais são adquiridos para a mistura, que aumentam a resistência a substâncias nocivas e aumentam a resistência ao desgaste do revestimento. Por exemplo, para classes de concreto de M300 a M550, você pode comprar o aditivo "Elastobeton", que aumenta a adesão.

Instrumentos

Para realizar a instalação, você precisará das seguintes ferramentas:

  • pá;
  • misturador de concreto;
  • material de reforço;
  • balizas para determinar a uniformidade do piso;
  • a regra pela qual o concreto derramado é distribuído sobre a superfície;
  • máquina vibratória ou rolo de agulhas (para remover bolhas de ar).

O pavimento de concreto é um pouco mais difícil do que outros tipos de pavimento (por exemplo, borracha).

Preparação

Antes de despejar o concreto, é necessário preparar adequadamente o solo. Este processo é especialmente necessário se a garagem estiver situada em declive (é necessário obter uma laje monolítica lisa e sólida). A preparação consiste em nivelar e fortalecer a superfície.

Consiste nas seguintes etapas:

  • remover solo fértil e compactar o resto;
  • colocar uma camada de pedra britada;
  • colocar uma camada de areia;
  • superfície impermeabilizante.

Você pode usar cascalho em vez de brita, mas brita é melhor porque não tem bordas arredondadas (isso fornece uma boa compactação).

Primeiro você precisa limpar a superfície dos detritos e remover a camada de solo. Isso leva em consideração a distância necessária da base do solo até o resultado final. Se houver muito solo solto, ele deve ser removido completamente e, em vez disso, mais entulho deve ser colocado. A camada de brita deve ter no mínimo 15 cm (é permitido até 80 cm, a melhor opção é 30-45 cm).

Uma camada de areia de aproximadamente 2-5 cm de espessura (idealmente 10 cm) é colocada na camada de pedra britada. É necessário compactar a camada e polvilhar com água moderadamente. Para continuar o trabalho, você deve esperar que a base seque (cerca de 1-2 dias). A areia fará sem argila. Às vezes é aconselhável peneirar antes de usar.

Deve-se ter cuidado para garantir que as camadas sejam colocadas uniformemente. As tolerâncias são de até 2 cm.

Para a impermeabilização, é utilizada uma película de polietileno, que se sobrepõe e se encontra nas paredes nas bordas. Em vez de uma película de plástico, são usados ​​materiais de cobertura, membranas e outros meios de vedação. Você pode usar argila normal. Neste caso, é necessário aplicar a argila em estado líquido sobre o solo limpo e, após a secagem, iniciar o assentamento de camadas de brita e areia.

Sutilezas de enchimento

Após as medidas preparatórias, você pode prosseguir diretamente para o lançamento do concreto. É importante realizar este procedimento corretamente: a qualidade do revestimento e a aparência do piso dependem disso. O processo consiste no reforço com malha metálica (permite fortalecer a base de concreto) e no próprio vazamento. Se a garagem for uma sala aquecida, o isolamento térmico deve ser realizado após o reforço. O isolamento térmico de um piso de concreto é feito de argila expandida, espuma e outros materiais.

Vantagens da argila expandida:

  • resistência à queda de temperatura;
  • baixo custo;
  • facilidade de uso independente.

As desvantagens da argila expandida são:

  • fragilidade;
  • absorção de umidade;
  • a necessidade de uma camada espessa para uma boa retenção de calor.

As desvantagens do penoplex são o aumento do custo e a destruição do material sob a influência de produtos químicos.

Ao mesmo tempo, ele também tem vantagens:

  • alta densidade;
  • Resistência à umidade;
  • fácil de usar;
  • sem toxicidade.

Para o reforço, é necessária a utilização de uma rede de reforço de aço, com malha de pelo menos 10x10 cm, sendo utilizado arame de aço para ligar as partes da rede. Essa malha deve atuar como um elemento de retenção, não permitirá que a superfície desmorone ou rache. O reforço de fibra de vidro também é adequado para reforçar o piso da garagem, utilizando-se laços de plástico para ligá-lo. Você mesmo pode preparar concreto usando uma betoneira, mas esse é um processo longo, vai demorar um dia inteiro para encher o chão. Você pode pedir concreto pronto, que só precisará ser distribuído uniformemente por toda a área da garagem, embora esse método aumente os custos.

Será muito difícil para uma pessoa lidar com o derramamento por conta própria. Isso porque exigirá a preparação de uma grande quantidade de concreto, o que levará muito tempo.

Ao mesmo tempo, o concreto deve ser derramado para formar uma laje monolítica imediatamente, e não em partes. Se você não fizer isso imediatamente, a superfície começará a rachar rapidamente. É aconselhável chamar alguém para obter ajuda ou entrar em contato com um especialista.

É melhor usar um misturador de concreto de baixa velocidade. Com a sua ajuda é possível obter uma consistência uniforme, o que contribui para um aumento da resistência do revestimento acabado. Não permitirá a formação de bolhas de ar no concreto, ao contrário de uma betoneira de alta velocidade. Você pode comprar uma mistura de concreto de fábrica, que deve ser diluída com água antes do uso. Devido à fibra de vidro em sua composição, um revestimento de concreto uniforme e durável é fornecido. Se desejado, um endurecedor pode ser adicionado à mistura.

Para a concretagem, é preferível utilizar cimento com um grau não inferior a M300. Das misturas prontas, a marca M150 é escolhida. Antes de despejar o concreto, considere o nível da inclinação do piso e a localização dos vãos. A inclinação é necessária para que a água flua uniformemente, sem permanecer na superfície do solo. Na maioria das vezes, essa inclinação é feita em direção ao portão, é de cerca de 2 cm. Os vãos devem estar localizados a 0,5 cm das paredes.

O despejo do piso de concreto começa após a instalação dos faróis. Os faróis servem como um indicador da uniformidade da superfície. São colocados em todo o perímetro da sala (ao longo das paredes e no centro), fixados com perfis galvanizados. Os faróis podem ser fixados com uma malha de reforço por soldagem, mas isso não é necessário.

Pranchas ou tubos podem ser usados ​​como balizas ou comprar materiais prontos. Os faróis começam a se espalhar da parede oposta da garagem em direção à saída. Se aparecerem bolhas de ar, elas devem ser removidas com um rolo de agulhas ou vibrador, se houver. Como regra especial, é necessário nivelar o concreto com base no nível dos faróis. Todas as ações são realizadas na direção do canto mais distante da sala até a saída.

Após a finalização da concretagem do piso, é necessário regar a superfície com água e cobri-la com filme plástico. Isso aumentará a resistência do concreto e o filme não permitirá que a água evapore rapidamente. Para um trabalho de alta qualidade, é necessário não remover o filme em duas semanas, mas em cerca de um mês (é assim que o cimento interage com a água).

Polvilhar com água garantirá a secagem uniforme de todas as camadas de concreto. Caso contrário, apenas a camada superior do revestimento irá endurecer. Com o tempo, isso fará com que a superfície rache.

Um dia após o lançamento do concreto, é necessário retirar as balizas, o espaço resultante deve ser preenchido com argamassa. Na forma acabada, o piso de concreto será difícil de despoeirar devido às características da estrutura de revestimento.

As opções de piso de concreto são variadas.

Para fazer isso, você pode usar:

  • cerâmica ou azulejo;
  • Madeira;
  • borracha;
  • coloração.

O último método é usado com mais freqüência. Vamos considerá-lo em detalhes.

Quadro

A coloração do concreto não está perdendo sua popularidade.Por isso, uma ampla gama de materiais de coloração se apresenta no mercado moderno, os quais se caracterizam por uma rica seleção de tonalidades e texturas. Na hora de escolher uma tinta, é necessário prestar muita atenção ao parâmetro de resistência a tensões e danos mecânicos. A principal propriedade da tinta é a sua função protetora. Para pisos de concreto, tintas acrílicas ou epóxi funcionam melhor com esta função.

Antes de aplicar a tinta, é necessário limpar a superfície do concreto de poeira e sujeira, certificando-se de que esteja lisa e sem defeitos. Para melhor adesão, é preferível realizar um tratamento de superfície com um primer de penetração profunda. Vai fortalecer a base e formar um filme na superfície, o que contribui para a máxima aderência da tinta à base.

A composição é comprada levando-se em consideração o tipo de superfície (principalmente para concreto).

A tinta é aplicada com rolo ou spray. Melhor pintar a superfície duas vezes. É necessário aplicar uma nova camada somente depois que a anterior estiver completamente seca. Os mestres aconselham dar à camada dois dias para secar completamente. É necessário pintar as paredes a 20 cm do chão.

Se compararmos as tintas acrílicas, epóxi e poliuretano em termos de propriedades e parâmetros de resistência ao desgaste, podemos concluir que os revestimentos epóxi são mais adequados para uma garagem. Possuem melhor resistência a danos mecânicos e são mais adaptados a cargas elevadas. O revestimento do concreto com tinta protege o piso e o transforma. A cor da tinta deve corresponder ao design geral, com o entendimento de que a contaminação não deve ser visível.

Não pinte em uma sala fria: pode não aderir bem.

Dicas úteis

Se houver um buraco de observação na garagem, a fossa correspondente deve ser cavada na fase de preparação do solo. Para a conveniência e facilidade de organizar o futuro fosso de inspeção, é melhor usar uma técnica especial, você não precisa cavar com a mão. Esta opção está disponível até que as paredes e o teto da garagem sejam construídos.

Os fatores que requerem atenção ao construir um poço de inspeção são:

  • dimensões do carro, a distância entre as rodas do carro;
  • as dimensões da própria garagem (deve haver espaço suficiente para o próprio carro e algumas manobras);
  • a altura e o físico do proprietário da garagem (nada deve interferir na inspeção e reparo do carro).

Ao calcular a profundidade da fossa, é necessário lembrar de colocar uma camada de brita e areia. Para evitar que detritos e água entrem no poço de inspeção, a altura das paredes do poço deve ser de aproximadamente 5 cm (levando em consideração todas as camadas).

Você precisa saber com antecedência sobre o nível das águas subterrâneas. Se o nível deles for superior a 2,5 m, não é recomendável construir um fosso de visualização. Ele será constantemente inundado com água e mesmo a impermeabilização não ajudará.

A entrada para a garagem é de grande importância. É temperado, armado e concretado. A entrada da garagem é normalmente inclinada. Pode ser pintado ou revestido de outra forma. Na hora de pintar é necessário processar as paredes até 2 cm da base, prestando atenção nas juntas com o piso.

Para obter informações sobre como colocar um piso de concreto em uma garagem, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário