Lençol elástico: como fazer roupas íntimas elásticas?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. O que eles são?
  3. Faça Você Mesmo

Um lençol que envolve o colchão como uma capa tornou-se parte da vida cotidiana da família moderna. Essa roupa de cama é um verdadeiro achado para aqueles que se movem ativamente durante o sono e não querem acordar em uma cama amassada encolhida sob a região lombar.

O lençol tem faixas elásticas especiais costuradas na borda ou nos cantos, que são presas ao colchão e sob ele e permitem que o lençol permaneça desdobrado durante a noite.

Vantagens e desvantagens

Os muitos comentários positivos em vários fóruns e sites indicam um grande número de vantagens de tais camas sobre as comuns. Das vantagens de comprar ou costurar uma folha com este desenho, pode-se distinguir o seguinte.

  1. O lençol esticado não se move, não se amassa nem se obstrui sob o corpo de uma pessoa, mesmo que ela esteja se movendo ativamente em um sonho. Isso é especialmente verdadeiro para crianças e adolescentes, bem como adultos com sono agitado. Ao mesmo tempo, o material do linho não importa: mesmo um lençol de seda não se moverá e não se dobrará.
  2. É muito mais fácil encher o colchão com um lençol como este, pois ele sempre caberá e não precisará ser pressionado nas laterais para segurá-lo. Durante a operação, você não precisa trocar a cama diariamente e precisa trocar essa roupa com menos frequência, pois ela não enruga e se suja menos.
  3. Pode atuar não apenas na forma de uma cama comum, mas também como capa de um colchão, protegendo-o de contaminações. Limpar um colchão não é uma tarefa fácil, e essa capa permitirá que você faça isso com muito menos frequência.
  4. O colchão, fechado nas laterais com uma lona bem esticada, parece muito mais arrumado e confortável do que o normal. Você pode escolher a roupa de cama na cor da própria cama ou, ao contrário, em um tom contrastante. Vários padrões e ornamentos ficam lindos ao longo da borda dessa cama feita.

Infelizmente, com todas as suas vantagens, uma ideia tão incomum tem certas desvantagens. Uma das principais preocupações dos compradores com relação a essa folha é a dificuldade de cuidar dela.

  1. Lavar à mão é muito trabalhoso e demorado, e uma máquina de lavar inutiliza rapidamente um elástico apertado. Este problema pode ser resolvido usando vários amaciadores de água. Eles podem ser comprimidos especiais para uma máquina de lavar ou amaciantes de roupas. Além disso, pequenos itens tendem a entupir dentro da folha durante a lavagem. Para não perder um par de meias ou um lenço pequeno, basta virar o pano após a lavagem. Ou simplesmente não coloque coisas tão pequenas na máquina ao lavar a roupa de cama.
  2. O segundo problema é engomar a folha, pois o elástico puxa-a e impede que a folha seja bem passada. A solução é bastante simples. Puxe o lençol sobre a tábua de passar com uma mão de forma que o canto fique estendido. Neste caso, o ferro fica no ponteiro dos segundos e passa facilmente por todas as dobras, endireitando-as. Além disso, esse lençol pode ser passado a ferro puxando-o sobre o próprio colchão. Depois de passar a ferro, você nem precisa passar novamente, ela vai caber bem no lugar certo.

Ambas as deficiências podem ser consideradas condicionais, uma vez que depois de duas ou três lavagens do lençol, qualquer pessoa terá o jeito de lavar e passar a roupa de cama. Ao mesmo tempo, todas as vantagens de usá-lo não desaparecerão em lugar nenhum.

A maioria das famílias que trocou um lençol comum por roupas íntimas elásticas não volta mais aos conjuntos comuns, já que lhes parecem completamente desconfortáveis.

O que eles são?

Nas lojas, você pode encontrar lençóis elásticos e até conjuntos completos de roupas de cama em uma variedade de tons e padrões. Podem ser telas simples em tons pastéis ou verdadeiras obras de arte. Os kits infantis com vários personagens de desenhos animados e contos de fadas destacam-se especialmente contra esse fundo.

Mas é possível classificar as folhas com elástico não apenas pelo padrão, mas também por outros parâmetros. Pela composição do tecido, você encontra o seguinte produto:

  • conjuntos de chita grossa;
  • folhas de percal;
  • cama de popeline;
  • roupas de malha;
  • Conjuntos de seda ou cetim;
  • opções quentes de terry.

Quase todas as versões, exceto lençóis de seda e cetim, usam fios de algodão. A única diferença está na espessura e no método de tecelagem. Você não deve levar kits sintéticos para pessoas cuja pele é especialmente sensível e propensa a irritações.

A escolha de um material artificial para a cama de uma criança também não será a mais bem-sucedida.

Dependendo do tamanho, o linho é dividido nos seguintes tipos:

  • 120x60 - este tamanho é considerado infantil;
  • 200x90 ou 200x80 são conjuntos de cama de solteiro;
  • 200x110 e 200x120 - uma roupa de cama e meia;
  • 200x140, 200x160 e 200x180 - para uma cama de casal;
  • 200x200 é um tamanho padrão denominado "Euro".

Além disso, as folhas elásticas podem variar em design.

  1. O elástico pode ser costurado em todo o perímetro do lençol, tornando-o uma espécie de bolsa.
  2. O elástico só pode ser costurado nos cantos de um tecido retangular.
  3. O elástico pode ser em forma de fita, costurado nos dois lados do canto do lençol e colocado no colchão, como uma alça.

Faça Você Mesmo

      Se você já tem uma folha comum em estoque, é fácil transformá-la em uma folha elástica. Isso requer apenas três ferramentas:

      • faixa elástica larga ou faixa elástica;
      • máquina de costura;
      • fita métrica.

      Todo o processo de trabalho é bastante simples e pode ser executado até por um iniciante. Em primeiro lugar, as medições são feitas no colchão. Você precisa descobrir seu comprimento, largura e altura. A seguir, deve-se cortar a folha acabada de forma que nos cantos sejam cortados 4 quadrados da mesma largura que a altura do colchão mais alguns centímetros de tecido para folga. Depois disso, os lados dos recortes quadrados são costurados juntos pelo lado com costura. Você deve obter uma espécie de "caixa" macia sem tampa.

      Estique a fita elástica e prenda-a com alfinetes ao longo do perímetro da "caixa" costurada e, em seguida, costure na máquina de escrever. É melhor fazer isso com pontos em zigue-zague. Se, em vez de uma fita elástica, foi comprado um elástico denso, você pode primeiro fazer uma pequena cortina em torno do perímetro e, em seguida, inserir o elástico nela e costurar as pontas. Na folha acabada, você precisa processar bem todas as bordas com um overlock ou uma máquina comum, após o qual você pode puxá-la sobre o colchão. Um lençol comum se transformou em um lençol elástico confortável em duas horas.

      Como fazer um lençol com elástico com as próprias mãos, você confere no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário