As sutilezas de fazer fronhas com cheiro
A roupa de cama é o amor secreto de quase todas as mulheres. O mercado têxtil moderno oferece uma variedade de opções de roupas de cama. Mas às vezes os produtos de alta qualidade são muito caros e os baratos não se encaixam nem em tamanho nem em qualidade. E então você pode resolver o problema de uma forma mais acessível: costure você mesmo. Em particular, isso geralmente se aplica a fronhas, pois seus padrões são simples. Este artigo explicará como costurar você mesmo uma fronha com cheiro.
O que você precisa?
Obviamente, a primeira coisa que você precisa fazer é ter uma máquina de costura. Ele pode representar um modelo moderno compacto e uma boa e velha amostra da "avó".
Você também precisará de:
- fios para combinar com a cor do tecido;
- tesoura;
- giz de pano ou um pedaço de sabão velho;
- fita métrica.
Como escolher um material?
É necessário escolher o tecido com cuidado, pois cada material tem suas vantagens e desvantagens. Uma fronha de seda seria uma opção muito boa. Essa roupa de cama não acumula poeira, os ácaros não começam nela, é durável e resistente ao calor. No inverno, ele se manterá aquecido por um longo tempo, e no verão proporcionará um agradável frescor. Infelizmente, a seda verdadeira é difícil de obter e muito cara.
Outro tecido, quase clássico, para fronha é a chita grossa. Este tecido de algodão forte, durável e não caprichoso tem sido tradicionalmente usado na fabricação de roupas de cama por muitos anos.
Outras opções adequadas para uma fronha incluem chita e cetim. São também tecidos de algodão, o que tem um efeito benéfico em sua durabilidade.
Com o tempo, a cor de qualquer tecido, especialmente com um grande número de cores, pode desbotar e desbotar. Mas mais duráveis a este respeito são os tecidos de algodão mencionados acima.
Fazendo um padrão
Será aconselhável fazer um molde de 50x70 cm, pois são estas fronhas que agora se adequam a um maior número de almofadas à venda.
Primeiro você precisa decidir o tamanho do cheiro, deve ser cerca de 30 cm sem levar em conta o encolhimento do tecido, ou seja, é preciso adicionar mais alguns centímetros.
Assim, o comprimento da fronha deve ser 70 cm, largura - 50, o cheiro é superior a 30 cm A costura de linho deve adicionalmente ter 1,5 cm, a dobra do tecido deve ter o mesmo comprimento. Se feito corretamente, você acabará com um grande retângulo. Para resumir, a largura do padrão deve ser 73 cm (70 cm + 1,5x2) e o comprimento deve ser superior a 130 cm (50x2 + 30 + 1,5x2).
Como regra, o padrão é desenhado em papel quadriculado, mas se você tiver as habilidades, poderá desenhá-lo imediatamente no tecido. Ele deve se parecer com dois retângulos idênticos conectados e um pequeno com um lado adjacente.
Processo de costura
O trabalho em si não é difícil, pelo contrário, é bastante simples, podendo até inspirar outros produtos se você for um iniciante. Abaixo segue uma instrução em que cada etapa do trabalho é descrita passo a passo.
Preparando para cortar
Nesta fase, você precisa preparar o material do tecido para o trabalho subsequente e verificar se há encolhimento. Para isso, é necessário molhar o tecido em água quente e depois secar. Este procedimento não é necessário para todos os tecidos, mas apenas para aqueles feitos de lã ou fios sintéticos.Depois de seco o tecido, é aconselhável passá-lo a ferro ou esticar o máximo possível na superfície.
Transferindo o padrão para o tecido
Para isso, o padrão deve ser posicionado na parte interna do tecido, prendendo-o com alfinetes ou até mesmo pontos leves. Circule o padrão para as costuras. Existem dois pontos importantes aqui: você precisa colocar o padrão ao longo da linha compartilhada e em nenhum caso transferir o desenho da própria borda do tecido. Para todo o processo, é usado giz de pano, às vezes substituído por um pedaço de sabão velho e seco. Depois disso, é necessário cortar o tecido ao longo do contorno aplicado.
Costuras
Para fazer isso, dobre os dois lados opostos extremos do tecido para o avesso em meio centímetro e fixe-o com um ferro, dobre novamente em 1 centímetro e repita a ação com o ferro. Em seguida, costure a bainha resultante com uma máquina de costura.
Fazendo um cheiro
Dobramos o tecido levando em consideração o cheiro que deve permanecer no interior ao longo das linhas transferidas. O lado direito do tecido deve ficar do lado de fora. Além disso, as costuras nas laterais são lixadas a uma distância de um pouco menos de 1 centímetro.
Acabamento de costuras
A fronha resultante deve ser virada para fora, passada a ferro e depois fixada novamente com uma costura à máquina a uma distância de 1 centímetro da borda.
O produto acabado deve ser revolvido, lavado, seco e passado, principalmente nas costuras. A fronha está pronta.
Costurar uma fronha com as próprias mãos é muito mais fácil do que parece à primeira vista. Além disso, após a conclusão da obra, irá deliciá-lo com o seu preço acessível e, posteriormente, com a sua qualidade.
Como costurar uma fronha envolvente sem usar um overlock é descrito no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.