Com que freqüência a roupa de cama deve ser trocada?

Contente
  1. Como a roupa fica suja?
  2. Freqüência ideal de troca de kit
  3. Regras de lavagem

É sempre agradável dormir sobre roupa de cama que cheira a limpeza. Para um sono pleno e confortável, atenção especial deve ser dada à sua limpeza. Com que freqüência a roupa de cama deve ser trocada e como os conjuntos devem ser lavados corretamente? Respostas a todas as perguntas em nosso material.

Como a roupa fica suja?

Em média, cada um de nós passa oito horas por dia na cama. Este é o tempo necessário para um sono completo e saudável. Para que o sono seja agradável e confortável, cada pessoa ganha uma cama confortável, colchões, travesseiros e cobertores de alta qualidade. É dada especial atenção à escolha da roupa de cama.

Um conjunto de cuecas deve ser de alta qualidade e naturalidade, pois afeta diretamente o nosso sono.

Apesar de a pessoa tomar banho ou duche à noite, a roupa de cama fica suja e deve ser mudada regularmente. Como e o que se sujam os lençóis e outros acessórios?

O problema mais básico de todas as casas e apartamentos é a poeira. A poeira se acumula não apenas na mobília e em vários objetos, mas também na roupa de cama. Claro, é quase impossível ver partículas de poeira em lençóis ou fronhas, mas isso não significa que elas não estejam lá. Todas as manhãs, fazer a cama, sacudir o cobertor ou o lençol podem ser trocados, conforme as colunas de poeira sobem ao sol. A poeira é um alérgeno grave que pode prejudicar o corpo. O organismo das crianças é especialmente sensível a ele.

A pele de qualquer pessoa contribui para a rápida contaminação da roupa de cama. Se uma pessoa está acostumada a dormir sem pijama, o sebo será rapidamente absorvido pelos lençóis e fronhas, especialmente na estação quente, quando o corpo transpira. A pele tende a se renovar. Pequenas partes da cobertura queratinizada também permanecem na cama. Claro, é impossível vê-los, pois são muito pequenos. Por estas razões, a roupa de cama muda de cor, aparecem odores desagradáveis ​​e manchas. Essa roupa suja pode causar coceira ou uma reação alérgica.

Partículas de sujeira ainda podem permanecer no corpo, por exemplo, se você apenas enxaguar o corpo com água, sem sabão e toalha, e não nadar. Se você não usar chinelos no caminho para o quarto, toda a sujeira da planta dos pés vai para a cama e esse é mais um motivo de sua contaminação.

Quem gosta de comer biscoitos antes de ir para a cama ou de tomar o café da manhã na cama, polui seu lugar de dormir com partículas de alimentos. Não importa o quão cuidadosamente você coma, pequenas migalhas ainda podem permanecer na cama.

Se houver animais de estimação em casa, partículas de seus cabelos e penugens cairão sobre os conjuntos de linho. Claro, isso afetará negativamente a limpeza dos lençóis.

Todos os fatores acima afetam não apenas a limpeza da roupa, mas também a saúde. Os cientistas provaram que a roupa de cama contém muitos microrganismos diferentes, dos quais é quase impossível se livrar.

Se a roupa de cama não for trocada a tempo, a situação piorará, as bactérias se espalharão com força. Tudo isso afetará negativamente o estado geral de saúde, enfraquecerá o sistema imunológico e poderá provocar o aparecimento de doenças alérgicas.

Freqüência ideal de troca de kit

Muitas pessoas se perguntam com que frequência a roupa de cama deve ser trocada em casa? Claro, quanto mais você fizer isso, melhor para você. A mudança atempada da roupa de cama pode contribuir para um sono confortável e adequado.Em cinco ou seis dias, o tecido fica facilmente entupido com partículas de poeira e deixa de "respirar".

Como resultado, uma pessoa pode sentir desconforto durante o sono, suar cada vez mais. A roupa suja tem um impacto negativo não só na sua saúde geral, mas também na saúde da sua pele. Depois de dormir com essa roupa de baixo, podem aparecer erupções cutâneas, irritações e assim por diante.

Devido à contaminação do kit, o sono pleno é perturbado, na manhã seguinte a pessoa se sentirá cansada e irritada.

Adultos

Os adultos devem trocar de roupa de cama uma vez por semana. Isso se a pessoa for completamente saudável. Caso haja um paciente em casa que fique constantemente acamado, o kit deve ser trocado a cada dois dias. Se você derramar algo no lençol ou se aparecer uma mancha no linho, todo o conjunto deve ser trocado imediatamente.

Considerando que o lençol e a fronha se sujam muito mais rápido do que a capa de edredon, ela pode ser trocada a cada dez ou quatorze dias.

Já agora, a frequência da mudança de roupa também depende da época. Por exemplo, na estação quente, quando o corpo transpira muito, pode-se trocar os kits a cada dois ou três dias, caso contrário aparecerá um odor forte e desagradável. Além disso, no verão e na primavera, as janelas da casa ficam abertas na maior parte do tempo. Portanto, muita poeira e sujeira entram na sala. No inverno, você pode trocar de roupa a cada dez dias.

Para crianças

O corpo de uma criança é muito diferente do de um adulto. Por esse motivo, existem certas normas e recomendações sobre a frequência com que a roupa de cama de um berço deve ser trocada.

Para bebês menores de um ano, recomenda-se a troca do conjunto de roupas íntimas a cada cinco dias. Claro, no caso de um recém-nascido sujar o lençol, você precisa trocá-lo imediatamente. O mesmo vale para a cama de crianças em idade pré-escolar.

Crianças de sete anos ou mais precisam trocar os jogos de cama uma vez por semana. Caso a criança adoeça, o plantão deve ser realizado dia sim, dia não.

Quando a criança está doente, tem febre e transpira muito durante o sono, a fronha e o lençol devem ser trocados toda vez que ela dorme. O bebê deve dormir com roupas limpas e secas.

Os adolescentes, devido às mudanças relacionadas à idade, devem trocar de roupa de cama a cada cinco a seis dias. Além do fato dos pais precisarem fazer a troca oportuna da roupa de cama das camas de seus filhos, deve-se monitorar a higiene pessoal dos bebês. As crianças costumam ir para a cama sem tomar banho ou se lavar. Tudo isso afetará negativamente a saúde, imunidade e limpeza da roupa.

Regras de lavagem

Para que todos os jogos de cama estejam em perfeitas condições, eles devem ser devidamente lavados. Existem algumas sutilezas que toda dona de casa deve saber.

  • Antes de iniciar a lavagem, verifique a composição do tecido e as recomendações de lavagem do kit. Todas as características do tecido, sua composição e forma de lavagem devem ser indicadas em etiqueta especial ou etiqueta de roupa de cama. Cada tecido requer uma abordagem individual e isso deve ser levado em consideração.
  • No caso de um conjunto de linho ser inteiramente de algodão ou linho, deve ser lavado a uma temperatura não superior a 60 graus.
  • Conjuntos coloridos não devem ser lavados em temperaturas muito altas, isso afetará negativamente a qualidade dos produtos. Melhor se limitar a 40 graus. Além disso, para esses kits, é melhor usar detergentes especiais que não contenham agentes branqueadores ativos. Essas recomendações ajudarão a preservar a cor original do kit por muito tempo.
  • Recomenda-se adicionar muito pouca água sanitária a cada lavagem para que os tecidos brancos como a neve não percam a aparência. Alvejante, que contém cloro, é ótimo para tecidos brancos. Essa ferramenta não só retorna a brancura, mas também ajuda a destruir organismos prejudiciais.
  • Tecidos como a seda devem ser lavados com um ciclo de lavagem especial.O conjunto de seda pode ser atualizado apenas com o ciclo de lavagem delicado. É melhor desligar a centrifugação, pois isso estraga as fibras do tecido caprichosas. Além disso, é importante lembrar que os produtos de seda não resistem a lavagens repetidas, portanto, esses conjuntos devem ser usados ​​com menos frequência.
  • No caso de a roupa estar muito suja, é melhor molhar primeiro e só depois começar a lavar.
  • Recomenda-se lavar as fronhas e as capas de edredão do lado avesso.
  • Quando você acabou de comprar um novo jogo de cama hoje, certifique-se de lavá-lo da maneira recomendada antes de fazer. Antes de serem vendidos, os tecidos são impregnados com agentes especiais que podem causar irritação ou reação alérgica.
  • A roupa lavada não deve ser deixada na bacia ou tambor da máquina de lavar por muito tempo. Seque imediatamente. No caso de você deixá-lo por pelo menos uma ou duas horas molhado e amassado, os lençóis e as fronhas começarão a enferrujar. Como resultado, um odor desagradável aparecerá, as fibras do tecido começarão a se deteriorar. Quando não há aparelhos separados para secar roupas em casa, você pode pendurá-los em secadores de metal especiais. Recomenda-se secar a roupa em casa, pois ficará coberta com partículas de poeira invisíveis da rua.
  • É perfeitamente possível secar a roupa na rua, ao ar livre se mora fora da cidade ou numa casa particular. É especialmente bom pendurar a roupa depois da chuva, quando praticamente não há poeira no ar.
  • Produtos coloridos e brilhantes não devem ser deixados sob a luz direta do sol, pois o tecido ficará mais desbotado e feio.
  • Depois que todo o conjunto estiver seco, certifique-se de passar a ferro toda a roupa de cama e dobrá-la com cuidado em uma prateleira limpa no armário de linho.
  • Para tornar a roupa mais fácil de passar e não deixar rugas e dobras, comece a passar a ferro ainda um pouco úmido.
  • Se a roupa de cama for de cores fortes ou bordada, deve ser passada exclusivamente pelo avesso. Este método de engomar manterá a saturação da cor por muito tempo.

O método de lavar roupa está no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário