Fronhas decorativas: idéias de design e instruções para fazer um produto

Contente
  1. Métodos de fabricação de produtos
  2. Seleção de material
  3. Opções de tamanho
  4. Idéias de design
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Dicas úteis

O design moderno da casa é representado por vários tipos de decoração, mas a decoração têxtil de instalações é muito popular entre eles, portanto, em muitos quartos você pode encontrar um item tão importante e multifuncional como uma almofada decorativa. Para que esse elemento do interior se encaixe originalmente no estilo geral e preencha o espaço com aconchego, a maioria dos proprietários de casas prefere fazer suas próprias fronhas. Os móveis decorativos de produtos macios podem diferir em textura, ter cores neutras e brilhantes e também ser caracterizados por uma abordagem criativa incomum para a execução.

Métodos de fabricação de produtos

As fronhas decorativas "faça você mesmo" têm um toque especial chique, respiram conforto e aconchego do lar. Hoje, as decorações para almofadas podem ser decoradas de várias maneiras, utilizando qualquer material para isso. Diversas variantes de tampas são muito procuradas pelos designers.

  • De malha. Esses produtos são caracterizados pela leveza e parecem perfeitos no estilo escandinavo. Crochê texturizado com tons neutros é uma adição interessante para a área de estar. Fronhas em cores vivas ajudam a preencher o interior com o realce de cor desejado, almofadas contrastantes são geralmente colocadas no sofá e nas poltronas. As decorações relacionadas com a lã parecem especialmente bonitas. Almofadas decoradas em forma de ovelha podem animá-lo e diluir as cores sombrias do interior.
  • Costurado. A costura das capas, neste caso, é feita de tecidos de algodão e linho, que são decorados com delicadas rendas ou pompons. Os produtos são fáceis de coser com as próprias mãos, este tipo de bordado é adequado para aquelas mulheres que não precisam de tricotar. A técnica de trabalho é simples, por isso mesmo as artesãs novatas podem lidar com ela. O resultado é uma decoração incomum para o design de ambientes.
  • Bordado. Eles são ótimos para o interior de quartos nos quais um determinado tema está presente. Nesse caso, as fronhas são costuradas de qualquer tecido que sirva de base. A decoração é feita com bordados com tranças, fios, fitas, strass e miçangas. Além disso, nas capas, você pode colocar elementos de apliques a partir das ferramentas disponíveis. Normalmente, para fronhas decorativas, um estilo é escolhido com a imagem de formas geométricas, flores, plantas e padrões abstratos.

O aplique de botão merece atenção especial, é considerado o tipo de decoração mais simples que pode ser feito em conjunto com as crianças, desenvolvendo sua criatividade. Os botões geralmente são costurados ou colados. Para fazer as fronhas parecerem elegantes e luxuosas, é melhor decorá-las com lantejoulas coloridas, miçangas e rebites. Essas almofadas são utilizadas apenas como itens decorativos, uma vez que são inconvenientes de usar.

  • Combinado. Para tornar as fronhas multifuncionais, recomenda-se costurá-las com remendos diferentes. Este método de fabricação é usado para decorar ambientes no estilo patchwork. Sobras de tecidos coloridos usados ​​racionalmente permitem que você crie fronhas incomuns que complementam o interior com o calor doméstico. Na maioria das vezes, os artesãos preferem combinar tecidos lisos com rendas transparentes, eles parecem neutros em qualquer design.Se for necessário enfatizar a atmosfera da sala de uma forma original, você pode escolher a costura patchwork com uma impressão em preto e branco.
  • Retirou. Essas fronhas são uma ótima decoração para almofadas colocadas em móveis estofados em quartos de crianças. Graças à tecnologia de desenho especial, você pode obter produtos exclusivos. As imagens coloridas são aplicadas a têxteis tanto manual quanto tecnicamente. A serigrafia é muito popular, durante a qual padrões e desenhos interessantes são aplicados a peças de tecido na forma de palavras, figuras, letras e folhas com flores.
  • De coisas velhas. Se você abrir o armário, encontrará várias roupas fora de moda nele. Essas coisas não precisam ser jogadas fora com pressa, pois serão uma boa base para costurar fronhas decorativas. A principal vantagem deste tipo de fabricação é que é totalmente gratuito, pois você pode obter uma capa estilosa de um suéter, camisa ou vestido velho.

Importante! Para escolher o método apropriado para criar belas fronhas, você precisa levar em consideração as características estáticas da sala em que pretende colocar o item de decoração, bem como calcular corretamente suas habilidades.

Seleção de material

Almofadas decorativas podem ser colocadas em fronhas de diversos materiais, mas para que elas complementem harmoniosamente o interior do ambiente, é importante prestar atenção especial na escolha dos tecidos com os quais os produtos são costurados.

  • Para a concepção de quartos, recomenda-se fazer fronhas de linho... Este é um tecido natural caracterizado pela elevada qualidade e respeito pelo ambiente. As capas de linho também não causam reações alérgicas, lave bem e respire, mas são caras para costurar. Fronhas decorativas feitas de cetim, chita e chita são consideradas uma opção mais econômica para quartos, muitas vezes são decoradas com bordados e apliques. Este tecido é barato, parece bom, mas se desgasta rapidamente.
  • Para almofadas que servirão como função decorativa em salas e corredores, recomenda-se a escolha fronhas feitas de tecidos de estofamento densos... Os produtos que adornam as capas de tapeçaria ficam muito bem na área de recreação. Dependendo do desenho da sala, podem ser complementados com elementos decorativos como fitas, tranças, miçangas e strass. Além disso, as fronhas decorativas feitas de couro genuíno e pele parecem interessantes no interior das salas de estar.
  • Já nos quartos das crianças, costuma-se decorá-los com almofadas claras e coloridas, por isso é bom para uma decoração estilosa e contrastante adequado para algodão, malhas, lã, brocado e jeans... Graças à combinação original desses tecidos, você pode criar composições inusitadas.

Importante! Ao escolher um material para uma fronha decorativa, você também deve levar em consideração a alfaiataria e as dimensões da almofada. É aconselhável selecionar o tecido de acordo com a largura, o que evitará o corte.

Opções de tamanho

As almofadas podem ter diferentes formas e tamanhos, por isso, ao fazer capas decorativas para elas, você precisa levar esses recursos em consideração. Em muitas casas, você pode encontrar enormes travesseiros de plumas de 60x60 e 70x70 cm. Eles foram herdados dos tempos soviéticos e estão incluídos no jogo de cama clássico. Normalmente, esses produtos de grandes dimensões são usados ​​para dormir, mas isso não significa que devam ter uma decoração modesta. Neste caso, é recomendável decorar as fronhas com inserções de orifícios ou bordados delicados.

Travesseiros, que são usados ​​como decoração e colocados na área de estar em sofás e poltronas, costumam ser costurados em tamanhos pequenos. Esses produtos podem ser quadrados ou retangulares. Portanto, ao se criar fronhas para produtos retangulares, vale considerar que elas terão proporções e ter uma diferença de lados de 20 cm. Os tamanhos mais populares dessas almofadas são 40x60 e 50x70 cm.

Já os modelos quadrados podem ter dimensões de 40x40, 45x45 e 50x50 cm Estas almofadas requerem fronhas pequenas e elegantes.As capas para produtos não têxteis são geralmente projetadas em temas diferentes. Podem ser apliques com inscrições românticas de nomes de namorados, delicadas inserções de cetim e renda, bem como uma estampa abstrata.

Idéias de design

A produção de fronhas decorativas envolve a utilização de vários designs. Portanto, antes de iniciar o bordado, é necessário decidir o estilo da composição, não se esqueça de levar em consideração as peculiaridades do interior da sala, a paleta de cores dos acabamentos, o material de costura e a técnica de aplicação da decoração . Recentemente, lindas fronhas desenhadas no estilo surrado, retrô e provençal se tornaram muito populares. Capas com tema oriental não parecem menos interessantes. A base das fronhas costuma ser costurada com tecidos naturais, que dão a forma desejada e decoram com imagens de flores, animais ou heróis de contos de fadas.

As fronhas para almofadas clássicas de sofás estão disponíveis em formas retangulares e quadradas. Se o interior prevê o uso de geometria, então eles podem ser substituídos por triangulares, ovais ou redondos. Travesseiros em formato de coração também são considerados uma opção interessante, geralmente são decorados com fitas e laços coloridos. Para salas de estar, você deve escolher modelos de capas com decoração em relevo. Laços, puffs, franjas e babados graciosos ajudam a suavizar as linhas rígidas do interior. Além disso, as fronhas podem ser complementadas com elementos como apliques superdimensionados e tecelagem. Este acabamento de almofada tem um efeito impressionante e qualquer material à mão pode ser usado para criar uma obra-prima exclusiva.

Para os proprietários da casa que têm um cariz romântico, o interior dos quartos é adequado, onde existirão almofadas decoradas com fronhas shabby chic. Por fora, a decoração pode parecer simples, mas os tecidos bordados tornam as almofadas macias bonitas e delicadas. Estas fronhas adicionam calor, leveza e verdadeiro conforto à divisão. Na maioria das vezes, esse tipo de projeto é escolhido para decorar os quartos das crianças em que moram pequenas princesas. As meninas adultas também gostam desta decoração, pois é fácil de fazer com as próprias mãos usando rosas de cetim, babados, rendas e pompons. Para preencher o quarto do bebé com um ambiente de carinho e amor, os designers recomendam almofadas de costura em forma de brinquedos, que serão devidamente decoradas com fronhas luminosas e originais. Para um padrão de assunto, você pode usar ambos os padrões padrão e escolher idéias, graças às quais um produto macio se transformará em um animal fofo ou um herói de conto de fadas. Fronhas decorativas, tricotadas de fios em forma de corujas, focas e coelhos, ficam lindas.

Como fazer isso sozinho?

Costurar uma fronha decorativa não requer habilidade especial e custos financeiros. Para fazer uma bela decoração, basta decidir o estilo e preparar o material necessário. Além disso, muitos psicólogos acreditam que o bordado em conjunto pode aproximar todos os membros da família. Portanto, é recomendável costurar com crianças. Isso ajudará a revelar seu talento criativo, e a filha e a mãe serão capazes de se comunicar de perto e compartilhar seus segredos durante o processo de decoração.

Depois que o desenho da fronha for selecionado, você precisará iniciar o padrão. Para isso, prepare o tecido e todos os acessórios de alfaiataria. O trabalho é realizado com máquina de costura, agulhas e fios e tesouras. As marcações no tecido são aplicadas com giz ou lápis especial. Antes de o tecido ser aberto, são feitas as medidas da futura fronha, suas dimensões são transferidas para o tecido, deixando uma pequena “margem” para as costuras.

O corte de produtos decorativos geralmente é realizado ao longo de um fio transversal, mas às vezes os artesãos também o fazem ao longo de um fio comum. O tecido deve ser selecionado corretamente para que poucos retalhos sejam deixados durante a costura. Se a fronha for de algodão, deve-se levar em consideração que ela pode encolher durante a lavagem, portanto, as dimensões aumentam ligeiramente durante o corte.Todos os detalhes do padrão são cuidadosamente cortados, eles são dispostos com o lado errado para cima. Em seguida, os elementos ao longo da costura são fixados com alfinetes e o processo de costura começa.

Fronhas decorativas são costuradas melhor com uma máquina de costura, mas se não for em casa, os detalhes são costurados com agulha e linha. Além disso, o fecho é formado; ambos os botões e o "zíper clássico" podem ser adequados para ele. Se você planeja fazer uma fronha com cheiro perfumado, deixe uma pequena porção de uma das laterais. Depois que a base estiver pronta, você pode prosseguir com segurança para o estágio mais interessante do bordado - a decoração. As decorações são aplicadas usando várias técnicas, usando estampas brilhantes, miçangas, apliques, miçangas ou bordados com fitas.

Dicas úteis

Recentemente, muitas donas de casa preferem criar itens de decoração originais com as próprias mãos, e as fronhas não são exceção. Podem ser decoradas com diversos materiais para agregar estilo e elegância ao produto. Para tornar o processo de design rápido e fácil, um artesão novato deve levar em consideração várias recomendações de especialistas.

  • As fronhas de malha parecem espetaculares e bonitas, mas muitas vezes acabam se revelando impraticáveis ​​devido ao fio errado. Essas almofadas podem esticar com o tempo e perder sua aparência original. Para evitar isso, é necessário adquirir fios de alta qualidade, resistentes à lavagem e ao desbotamento. Se você não souber tricô, é melhor costurar as capas com tecidos de seda.
  • Muitos apartamentos possuem animais de estimação, como cães e gatos. Nessa situação, as almofadas precisam ser decoradas com tecido para móveis durável, uma vez que os puffs das garras podem ficar nas fronhas de veludo, veludo ou lã.
  • Para o interior de locais onde as crianças pequenas costumam brincar e se realizam reuniões familiares, é aconselhável costurar fronhas de linho, cambraia ou cetim. Este material é barato, fácil de lavar e não causa reações alérgicas. Além disso, uma fronha danificada que não pode ser limpa de manchas pode ser substituída por uma nova sem arrependimento.
  • Para as jovens costureiras que não têm experiência em costura, o primeiro trabalho deve ser iniciado com tecidos que “não desfiam”. Uma vez que, devido à falta de um overloque de alta qualidade, as bordas do produto podem se dispersar rapidamente nas costuras.
  • Se o desenho da almofada prevê a aplicação de aplicações no tecido, então os espaços em branco devem ser lavados em água morna com sabão antes da decoração. Caso contrário, o aplique da fronha pode puxar o tecido para baixo ao terminar. Isso também se aplica a composições de cores, que após a primeira lavagem mudarão de cor, como resultado, uma imagem cinza suja pode permanecer de flores rosa. Portanto, antes de iniciar o desenho, é necessário lavar tanto a base da fronha como todos os detalhes dos apliques.
  • As fronhas decorativas feitas de tecidos combinados são muito populares. Mas para criá-los é importante levar em consideração as características de cada material. Para a base, é melhor usar tecidos de malha que sejam capazes de esticar e escolher elementos auxiliares de franjas, veludo e fitas com orifícios.

Para obter informações sobre como fazer fronhas decorativas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário