Como costurar roupa de cama para bebé?
O nascimento de uma criança é um evento emocionante e emocionante para todos os membros da família. Um bebê recém-nascido precisa de amor, mais atenção e cuidado. A compra de roupas para bebês, berços, carrinhos, roupas de cama e brinquedos começa muito antes do nascimento de um bebê, para o qual os pais escolhem apenas produtos de alta qualidade de fabricantes renomados. Nas prateleiras das lojas infantis especializadas, você pode ver uma grande variedade de produtos deste grupo.
O alto preço das necessidades básicas surpreende não só os pais jovens, mas também as famílias que já têm filhos. Você pode reduzir os custos de material fazendo as roupas e a roupa de cama dos seus próprios filhos.
Se as mães que sabem costurar e tricotar podem fazer coisas para uma criança, então até mesmo os pais com conhecimento mínimo em bordado serão capazes de costurar roupa de cama para um bebê.
Qual material você deve escolher?
A autoprodução de roupa de cama infantil permitirá não só escolher o material que deseja, as cores e o estilo do conjunto, mas também realizar aplicações decorativas brilhantes.
A escolha correta do tecido é a chave para um sono confortável para seu filho. Os especialistas não recomendam a escolha de materiais artificiais. A roupa de cama de algodão é a melhor opção para os recém-nascidos. Dentre as principais vantagens do material natural, destacam-se as seguintes:
- praticidade;
- falta de componentes alérgicos;
- textura delicada;
- sono confortável.
Os mais populares são conjuntos de cetim, popelina, chita, flox, bambu.
Chita
A maioria dos fabricantes prefere chita grossa. A chita tem uma superfície lisa e uma estrutura solta, o que contribui para a circulação desimpedida do ar e da umidade. Esses indicadores são importantes para bebês recém-nascidos.
Vantagens:
- alto nível de densidade;
- resistência ao atrito;
- facilidade de atendimento;
- ausência de cargas elétricas na superfície;
- preservação a longo prazo da forma e da cor;
- sem encolhimento;
- faixa de preço acessível;
- a capacidade de usar em qualquer época do ano.
Desvantagens: rolo de pilha, cores opacas.
Popeline
A popelina é um análogo moderno da chita grossa, cujas vendas aumentam anualmente. Este material possui os seguintes parâmetros positivos:
- flexibilidade;
- opacidade;
- facilidade;
- leveza.
Entre as desvantagens do material, pode-se notar que ele rola com força.
Chintz
É indesejável colocar linho de algodão delicado e macio em um berço, devido a sua baixa resistência a danos mecânicos e desbotamento rápido do padrão.
Vantagens: preço acessível, ampla gama de cores, sem rugas após a lavagem.
Desvantagens: mal enrolamento dos fios, finura, lave apenas delicadamente a baixa temperatura.
Cetim
O cetim é um material denso com uma superfície lisa. É bom em manutenção, mas tem uma séria desvantagem - uma faixa de preço alta.
Bambu
Os produtos de bambu não só têm altos níveis de higroscopicidade e permeabilidade à umidade, mas também têm alta resistência, absorvem odores e têm propriedades antimicrobianas e antiácaros.
No entanto, o preço desse material não será nada pequeno.
Flanela
Para a fabricação de um jogo de cama de inverno, os especialistas recomendam prestar atenção à flanela. Entre as principais vantagens do tecido estão as seguintes:
- o uso apenas de corantes naturais;
- longo período de operação;
- resistência ao atrito mecânico;
- preservação de textura delicada após repetidas lavagens;
- preservação do calor;
- a presença de lã.
Desvantagens:
- longo período de secagem;
- alta porcentagem de encolhimento.
Os tipos menos comuns de tecido são cetim, cetim luxo, poliéster, ranfors, super algodão.
Antes de comprar o material necessário, é imprescindível consultar os certificados de qualidade, nos quais o fabricante indica o nível de segurança da tinta utilizada, a densidade dos fios e a sua qualidade. Informações sobre a duração e o modo de lavagem também são necessárias. O percentual de encolhimento do material após a lavagem se reflete na quantidade do item adquirido.
Costureiras profissionais recomendam a escolha de materiais para conjuntos múltiplos, cujo esquema de cores teria tons comuns e os produtos seriam combinados harmoniosamente entre si. Esse truque ajudará os pais jovens a não trocar completamente as roupas íntimas, mas a remover apenas os itens sujos e substituí-los por peças de outro conjunto.
O esquema de cores da cama do bebê é um indicador muito importante que afetará o sono de uma criança. Você não pode escolher materiais com padrões grandes e brilhantes que não só assustem o recém-nascido, mas também fiquem sem graça e desarrumados depois de muitas lavagens.
Os tons de linho devem ser calmos, quentes e não agressivos. Os psicólogos profissionais recomendam dar preferência às cores azul, rosa e bege.
Como calcular a quantidade de material?
Para que o kit costurado não precise ser refeito, é necessário fazer as medidas corretamente ou usar tamanhos padrão e fazer todos os cálculos necessários.
Tamanhos padrão de conjunto de cama para bebê:
- fronha: altura - 40 cm, comprimento - 60 cm;
- folha: largura - 110 cm, comprimento - 140 cm;
- capa de edredon: comprimento - 140 cm, largura - 100 cm.
Antes de comprar o tecido, é imprescindível medir o travesseiro e o colchão, cujas dimensões podem diferir significativamente do padrão.
Para fazer um conjunto padrão, é necessário comprar pelo menos quatro metros de material, e para colchões e travesseiros fora do padrão, o consumo de tecido é muito maior. É necessário adicionar pelo menos 15 cm a este comprimento para encolhimento em cada produto, e para cada borda adicionar mais 1,5 cm para a costura.
Antes de prosseguir com o processo de corte de todas as partes da cama, é necessário concluir o trabalho preparatório, que consiste em lavar, secar e passar a ferro todo o material. Essas obras levarão ao encolhimento de todo o material e excluirão a deformação dos produtos acabados.
Para o uso racional do tecido, é necessário dispor corretamente todos os elementos do produto na tela. Costureiras experientes e literatura especializada dirão as regras para a disposição simultânea de todas as partes do conjunto de cama.
Essas diretrizes ajudarão a reduzir o desperdício e resíduos de materiais desnecessários.
Com a ajuda de uma régua e giz é necessário traçar todas as linhas necessárias, cujo tamanho deve corresponder às medidas realizadas. Em vez de giz, você pode usar pequenos e finos restos de sabonete.
A disposição transversal das peças do kit reduzirá a quantidade de refugo. Para um arranjo harmonioso de padrões, você precisa escolher um tecido com um padrão disperso ou uma imagem perto da borda.
Como costurar corretamente?
Fazer a cama com as próprias mãos pode parecer um processo trabalhoso, mas este tipo de trabalho tem uma série de vantagens indiscutíveis:
- fazer um conjunto do tamanho necessário;
- escolha independente de design e cores;
- uso racional do orçamento familiar.
Antes de começar a costurar a roupa de cama por conta própria, você precisa adquirir as ferramentas e acessórios necessários:
- centímetros;
- governantes;
- agulhas de costura;
- tesouras de corte;
- giz seco ou remanescente;
- fios da cor desejada;
- máquinas de costura;
- tábua e ferro de engomar.
Depois de cortar todas as partes, você pode começar a costurar o kit. As costureiras profissionais realizam esses trabalhos em qualquer sequência e, para as artesãs novatas, é melhor começar a costurar a partir de um lençol.
Uma master class de especialistas em costura e instruções passo a passo para realizar o trabalho simplificará muito o trabalho de donas de casa novatas.
Fronha
Fazer uma fronha não é uma etapa complicada na produção de roupas de cama. Para concluí-lo, é necessário dobrar o produto de forma que a parte da frente fique para dentro. Costure todas as bordas e, de um lado, deixe um local não vencido com cerca de 20 cm de comprimento para formar a aba. Desaparafuse o produto acabado e encha a válvula para dentro. Endireite e endireite cuidadosamente os cantos da fronha acabada.
Antes de colocar um travesseiro em uma nova fronha no berço de um bebê, você deve estudar cuidadosamente as recomendações dos profissionais médicos, que proíbem categoricamente o uso deste item no berço de um bebê. Apenas uma criança com mais de dois anos pode dormir em um travesseiro.
Capa de edredon
O padrão da capa de edredão deve necessariamente corresponder ao tamanho do edredon. O blank do produto deve ser dobrado do avesso para o avesso, todos os lados devem ser costurados e o corte deve ser encoberto. De um lado, você deve deixar cerca de 40 cm sem uso para o cobertor. Vire o produto acabado e endireite cuidadosamente todos os cantos.
Folha
Este produto é o mais fácil de fabricar. Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir o que será. Existem três tipos de folhas:
- simples;
- em um elástico;
- em um elástico.
Para fazer um produto retangular simples, basta bainhar todos os lados, dobrando-os duas vezes por 0,5 cm cada, ou passar sobre o corte, e só então bainhar as bordas, dobrando-os uma vez. Costureiras iniciantes devem primeiro alinhavar as bordas dobradas e depois fazer a costura. Os fios devem ser escolhidos em cores contrastantes e pontos bem feitos devem ser feitos para que não deixem marcas após a remoção.
Se a folha foi cortada no padrão padrão, os dois lados já têm uma borda acabada e não precisam ser bainhadas novamente. No caso de fabricação áspera, esses lados também devem ser rebaixados.
Fazer um produto com elástico é um processo mais demorado e trabalhoso, que requer certa experiência.
Mães com vários filhos recomendam este tipo particular de lençol, o que evitará que o produto enrugue no berço e reduzirá o número de restaurações.
A quantidade de tecido para uma folha com elástico deve ser tomada mais do que para uma regular. Ao determinar o tamanho do produto, é necessário levar em consideração o ajuste do colchão, as folgas para as costuras e o cordão para o elástico. O tamanho padrão do produto é 150 x 110 cm Os cantos do lençol devem ser costurados de forma que o produto fique bem ajustado ao colchão. Costure as bordas, levando em consideração a colocação do elástico, e distribua-o uniformemente por toda a borda preparada.
Uma opção mais simples e conveniente para um lençol com elástico é um produto com elástico.
Fazer você mesma a cama do bebê é um processo criativo. Os pais querem não só fazer roupa de cama de qualidade, mas também decorá-la. Antes de escolher os elementos decorativos, é imprescindível levar em consideração a idade da criança.
É terminantemente proibido o uso de zíperes, strass, botões, velcro e outros itens que possam prejudicar um recém-nascido para decoração. Para decorar a roupa de cama, pode-se usar babados, babados, fitas decorativas e bordas multicoloridas.
O produto costurado e decorado deve ser lavado com sabonete infantil ou talco, seco e passado a ferro quente. Uma verificação adicional de todas as peças do kit quanto a agulhas e alfinetes é um pré-requisito.Ímãs de ferro podem ser usados para localizar agulhas perdidas.
No caso de compra de um produto acabado, você deve pedir ao vendedor um certificado de qualidade para este grupo de produtos, que deve incluir GOST 31307-2005. A compra de roupas de cama de baixa qualidade pode afetar negativamente a saúde do bebê recém-nascido.
Veja o próximo vídeo para uma aula magistral sobre costura um lençol com um elástico.
O comentário foi enviado com sucesso.