Como escolher uma cama de qualidade?
Para acordar bem-disposto pela manhã, é necessário proporcionar uma noite de sono de qualidade, que depende em grande medida de uma boa cama. Neste artigo, vamos falar sobre os materiais com os quais ele é feito.
Parâmetros básicos de qualidade
O sono adequado afeta o estado geral de uma pessoa, seu humor e sua saúde. Considerando que passamos um terço de nossa vida nos braços de Morfeu, uma pessoa precisa de uma boa cama e roupas de cama de alta qualidade para garantir conforto e bom descanso.
No comércio varejista, os fabricantes hoje oferecem uma grande variedade de conjuntos de cama que diferem na estrutura do tecido, densidade e variedade de cores. Estão à venda jogos de cama, desde os mais baratos - propostas de orçamento até os mais caros - de luxo.
Considere as principais características que você deve prestar atenção ao comprar. Um critério importante indicado nas etiquetas é a classe de qualidade do linho, que é determinada por diferentes indicadores de tecidos de algodão, seda e linho.
- A classe de qualidade dos tecidos de fibra de algodão mostra a porcentagem de lixo no tecido. Este indicador é classificado em cinco etapas, começando da mais alta e terminando com a erva daninha. Esta classificação determina a qualidade e a aparência da roupa de cama.
- A classe de qualidade da roupa de cama de seda é determinada pela densidade dos fios na urdidura. A unidade de densidade é mommee ou grama por metro quadrado. A lingerie de elite tem indicadores de 22 a 40 mamães.
- A classe de qualidade da roupa de cama de linho é determinada pelas propriedades de compatibilidade ambiental e densidade. Sem impurezas, o linho deve ter uma densidade de 120-150 g por metro quadrado. m.
A resistência do linho e sua durabilidade estão entre os principais indicadores na hora de escolher. Um problema deste tipo pode ser detectado após as primeiras lavagens, uma vez que o tecido solto da roupa de cama perde rapidamente o seu aspecto e torna-se inutilizável.
As propriedades de higroscopicidade e permeabilidade ao ar são muito importantes no verão devido à capacidade do corpo humano de suar. De acordo com essas propriedades, os tecidos naturais proporcionam condições mais confortáveis do que os sintéticos. Os corantes utilizados no fabrico do linho e que lhe conferem um aspecto exterior bonito e luminoso devem ser hipoalergénicos e resistentes às lavagens regulares. A densidade é o principal critério que, antes de mais nada, é preciso atentar para a hora de comprar, pois disso depende a durabilidade da roupa de cama. A densidade é determinada em função do número de fibras por 1 sq. cm e é refletido pelo fabricante na etiqueta:
- muito baixo - de 20-30 fibras por 1 sq. cm;
- baixo - de 35-40 fibras por 1 sq. cm;
- média - de 50-65 fibras por 1 sq. cm;
- acima da média - de 65-120 fibras por 1 sq. cm;
- muito alto - de 130 a 280 fibras por quadrado. cm.
A densidade depende do tipo de tecido com o qual o conjunto é feito, do método de tecelagem e da tecnologia de torção do fio:
- seda natural - de 130 a 280;
- linho e algodão - não inferior a 60;
- percal, cetim - mais de 65;
- cambraia - pelo menos 20-30 fibras por 1 sq. cm.
Em primeiro lugar, ao entrar numa loja e escolher um produto, olhamos para a embalagem. Deve ser de alta qualidade, pois sua função é proteger a roupa de cama das influências do meio ambiente e protegê-la durante o transporte e armazenamento.A qualidade dos produtos também depende da aparência da embalagem. De acordo com a GOST, cada produto deve ser costurado em tecido de corte único, ou seja, não são permitidas costuras adicionais no lençol e na capa de edredão, pois essas costuras pioram a resistência do produto. Se possível, você deve verificar a resistência das costuras principais dos produtos. Se, ao esticar o tecido, você vir fendas na área da costura, evite comprar.
Na produção de roupas coloridas, deve-se usar um bom corante que resista a altas temperaturas durante a lavagem. Na etiqueta do fabricante deve constar uma inscrição com uma recomendação sobre o modo e a temperatura de lavagem necessária. Para verificar a qualidade da tinta, esfregue o tecido com a mão: a presença de tinta na palma da mão indica um produto de baixa qualidade. A cor desfocada do padrão indica que a roupa pode soltar durante a lavagem.
A roupa nova feita de acordo com GOST tem cheiro de tecido, a presença de qualquer outro cheiro (química, mofo) indica uma tecnologia de produção incorreta e armazenamento e transporte inadequados.
Classificação de materiais
Natural
A roupa de cama é feita com vários tecidos, mas lembre-se que o melhor é escolher um que seja feito com matérias-primas naturais. Apresentamos as características dos materiais com os quais é feita a cama.
- Seda natural é elite e se refere a materiais caros (esta talvez seja sua única desvantagem). A seda é um tecido que pode aquecer no inverno e trazer frescor ao calor da noite de verão. A roupa íntima de seda parece linda, é gostosa, é muito durável, mas precisa de cuidados adequados. A história deste têxtil remonta a vários milênios.
Para a produção dos tecidos, as fibras são extraídas dos casulos do bicho-da-seda, por isso são considerados os mais caros e luxuosos do mundo. O material é suave, fluido, proporciona um sono saudável e completo e proporciona sensações agradáveis. O tecido tem boas propriedades de permeabilidade ao ar, contém substâncias que retardam o processo de envelhecimento, absorve bem a umidade, mas não a absorve completamente, por isso a pele não seca.
- Linho atende a todos os requisitos necessários: confortável para o corpo, não eletrifica, não desbota, não desbota, absorve perfeitamente a umidade, repele os raios ultravioleta. O linho é amigo do ambiente porque é cultivado sem a utilização de pesticidas. Tem boa dissipação de calor e a maior resistência, essa roupa íntima irá atendê-lo fielmente por muitos anos.
No primeiro uso, a roupa de cama fica áspera ao entrar em contato com o corpo, mas após duas lavagens torna-se muito confortável. A única desvantagem do linho é que o tecido é difícil de passar. O linho natural é facilmente identificado pelos nós na superfície do tecido.
- Tecido misto consiste em fibras de algodão e linho, passando muito mais fácil do que linho, a resistência é menor. Alguns fabricantes fazem conjuntos que incluem um lençol de linho e uma mistura de linho / algodão de capa de edredão e fronhas.
- Bambu apareceu no mercado russo recentemente. O linho é brilhante e macio, muito confortável para o corpo em qualquer época do ano, possui propriedades antimicrobianas e uma resistência bastante elevada.
- Algodão é o material mais comum para fazer linho. Os preços dependendo do fabricante são muito diferentes devido à qualidade e tecnologia de processamento das matérias-primas. Quando lavado e usado, o algodão é muito mais confortável do que o linho. O melhor e mais durável algodão é considerado o produzido no Egito.
- Cetim muito mais macio do que 100% algodão. É feito de fibras de algodão torcidas. Na sua fabricação são utilizados fios naturais e sintéticos. Parece seda, mas o custo é bem menor.
O linho de cetim não enruga. O verso do tecido tem uma estrutura áspera e, portanto, não desliza. A vantagem do cetim é que é durável, prático e aquece no inverno. No verão, é melhor recusar o cetim e preferir materiais que permitam a melhor passagem do ar.
- Popeline externamente, é muito semelhante à chita grossa, mas durante sua produção fios de seda, viscose e sintéticos são adicionados às fibras de algodão. A principal diferença em relação aos outros tipos de cama é que na sua fabricação são utilizados fios de diferentes larguras, criando um tecido com nervuras. Vantagens da popelina: o tecido é muito macio e elástico, por isso agrada ao corpo; resiste a muitas lavagens, tem boa higroscopicidade, retém bem o calor, não desbota.
- Percal feito de algodão com uma longa pilha. O material é feito entrelaçando fibras e adicionando fios sem torção, que conferem resistência e maciez ao tecido. Percal tem uma alta densidade e, conseqüentemente, uma longa vida útil sem perda de aparência de alta qualidade. Vantagens: cria condições de conforto durante o sono, tem uma estrutura superficial aveludada e delicada, tem excelente respirabilidade e retém bem o calor.
- Cambraia - um material sofisticado, translúcido e delicado, usado para fazer a cama apenas em ocasiões especiais. O tecido é feito do melhor fio torcido de alta qualidade, composto por uma mistura de algodão, linho e fibras sintéticas. Pela primeira vez, esse tecido foi feito por Baptiste Cambrai no século 13 na Flandres. Para melhorar a resistência, o tecido é submetido à mercerização (inventor J. Mercer) - tratado com álcali.
A roupa delicada exige muito cuidado, pelo que a lavagem só deve ser efectuada manualmente a uma temperatura não superior a 30 ° C, sem centrifugação. A passagem a ferro é feita através de telas de gaze e apenas do lado com costura. Vantagens: tem uma superfície sedosa e delicada, boa permeabilidade ao ar, muito confortável para o corpo, hipoalergênico, mantém bem sua aparência original.
- Ranfors feito de algodão refinado. Deve-se observar que a capacidade de encolhimento do tecido depende da qualidade da limpeza do algodão, portanto, o ranforce praticamente não cede após a lavagem. Na fabricação do tecido, é realizada uma tecelagem diagonal, o que confere maior resistência e uma superfície lisa. Vantagens do ranforce: tem uma superfície leve e delicada, tem alta resistência, tolera bem a lavagem, mantém sua aparência original por muito tempo, não eletrifica.
Ranfors é altamente higiênico, pois em sua produção são utilizados corantes de excelente qualidade. Ranfors, devido à semelhança de estruturas, muitas vezes é confundido com chita grossa ou popelina, mas deve-se notar que tem um grande custo.
Sintético
A cama sintética é feita de poliéster e celulose. Há uma grande seleção de linhos de fibra sintética à venda, são adquiridos pelo baixo custo, mas não precisam ser passados, seca na varanda em 10 minutos, tem superfície escorregadia, não é higroscópico e hermético, desconfortável para o corpo, faz frio para dormir sobre ele, cabos e carretéis são criados rapidamente.
O linho de polycotton é feito de uma mistura de algodão e sintéticos, tem cores brilhantes e bonitas, é fácil de manter, durável, mas desconfortável para o corpo. Os cientistas afirmam que a roupa íntima sintética é prejudicial ao corpo humano. Essas alegações devem ser atendidas porque muitos estudos confirmaram isso.
Essa roupa de cama interrompe a troca de calor, não absorve umidade e, quando é usada, não é feita uma ventilação adequada do ar. A roupa íntima sintética pode causar dermatites, pois acumula microorganismos que causam doenças fúngicas.
Avaliações
As críticas mais entusiásticas podem ser encontradas com mais frequência sobre o linho de seda natural.Os compradores dizem que a seda tem uma superfície delicada e uma aparência muito bonita que não causa alergia. É termicamente condutivo, portanto, independente da estação do ano é muito confortável para dormir sobre ele, tem alta resistência, essa roupa de cama vai durar muito tempo. Para que a roupa de cama de seda mantenha sua aparência original, regras estritas devem ser seguidas:
- quando completamente molhado, o tecido torna-se muito frágil, portanto só pode ser lavado à mão (por imersão) ou de modo delicado a uma temperatura não superior a 40 ° C, em solução de sabão completamente dissolvido;
- o clareamento é inaceitável;
- o enxágue é realizado várias vezes, até que o detergente seja completamente removido;
- a fiação é feita manualmente, com cuidado e apenas com uma toalha;
- você pode secar o tecido apenas em um local escuro;
- ferro apenas na configuração de temperatura mais baixa.
Várias marcas estão tentando reproduzir as propriedades da seda natural em análogos artificiais mais baratos. A viscose tem propriedades semelhantes, que é feita a partir da polpa de madeira e tem uma aparência fluida e macia, é muito suave ao toque, higroscópica e respirável, hipoalergênica. Os compradores observam que o análogo de viscose é fortemente enrugado, não tem a resistência necessária, não possui propriedades cicatrizantes e a impermeabilidade necessária.
A maior parte dos fabricantes nacionais é voltada para o consumidor de massa, oferecendo roupas de cama a preços acessíveis. A maioria das empresas fabrica roupas de cama de algodão. A partir desta variedade, você sempre pode escolher um conjunto de cama natural de alta qualidade, o mais prático em termos de preço e qualidade é a popelina.
Para obter informações sobre como escolher roupas de cama de qualidade, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.