O que é melhor para a cama - percal ou popelina?
Na variedade apresentada de tecidos usados hoje para a fabricação de conjuntos de cama, às vezes é muito difícil de entender. Entre os materiais mais utilizados como matéria-prima para costura, o percal e a popelina têm uma demanda especial.
Para ter um conhecimento mais completo desses tecidos, é necessário considerar em detalhes suas características, vantagens e desvantagens.
Semelhanças de tecido
A escolha da roupa de cama apenas à primeira vista pode parecer um acontecimento bastante simples, mas, de facto, a possibilidade de um bom descanso dependerá directamente da escolha efectuada. O sono é a chave para repor com sucesso a energia gasta, e o material com o qual o lençol, a fronha e a capa de edredão serão feitos afetará diretamente o conforto de passar o tempo na cama.
Os conjuntos de popelina e percal são há muito tempo muito procurados, devido à preferência por uma série de características desses tecidos. Em primeiro lugar, é importante destacar que os materiais apresentam certa semelhança entre si devido ao fato de que fios de algodão natural são utilizados como matéria-prima para sua confecção.
Popelina e percal possuem indicadores de densidade quase idênticos, o que determina sua boa resistência ao desgaste durante a operação ativa de conjuntos prontos. A produção desses materiais se dá por meio da tecelagem simples de fios de algodão. Com o aumento múltiplo de um pedaço de material, nota-se alguma semelhança da tela com um tabuleiro de xadrez, uma vez que os fios principais se entrelaçam com os secundários um a um.
Em termos de aparência, ambos são atraentes e estão disponíveis em uma ampla gama de cores.
Diferenças fundamentais
Apesar de uma certa semelhança de tecidos, eles ainda apresentam uma série de características únicas que permitem que esses materiais sejam atribuídos a diferentes tipos de matérias-primas utilizadas na costura de produtos têxteis para quartos.
Em primeiro lugar, devemos nos deter na história da origem dos dois materiais. Um material como a popelina começou a ser produzido na França há vários séculos. Pela primeira vez, foi recebido especificamente para o Papa, o que deu origem ao seu nome.
Em relação ao segundo material, podemos dizer que começou a ser feito no Oriente - na quente Índia, onde era de particular importância para os têxteis trazerem a tão necessária frescura ao corpo.
Apesar do nome bastante desagradável do material, e percal na tradução significa "trapo", em muito pouco tempo o tecido passou a ser procurado não só em casa, mas também muito além de suas fronteiras. E as tecelãs e costureiras francesas, tendo adotado a experiência dos mestres indianos, passaram a fazer percal em suas oficinas e com ele costurar uma variedade de produtos para o lar, além de roupas casuais para homens e mulheres.
Uma diferença notável entre os materiais pode ser considerada a espessura dos fios usados para a produção. Percal é feito de tecidos de algodão mais grossosalém disso, as fibras são penteadas de maneira especial, mas não torcidas entre si.
Outra particularidade da produção de tecidos é o revestimento das fibras com uma substância especial que tem a capacidade de colar os fios de algodão uns aos outros.Esses métodos têm um efeito benéfico em um indicador de matérias-primas como a resistência.
Da longa história do percal, pode-se notar uma característica tão marcante como o uso de tecido para a fabricação de paraquedas, que fala por si da resistência das matérias-primas e dos produtos acabados dele.
A colagem com um adesivo também tem um efeito benéfico na capacidade do material de manter sua aparência original por muito tempo, uma vez que o agente evita a perda de cor devido à exposição aos raios ultravioleta. Além disso, evita que as fibras se soltem, o que torna os produtos macios e agradáveis ao toque por muito tempo. Mas os produtos de percal enrugam rapidamente, o que torna necessário passar a ferro a roupa de cama com essas matérias-primas.
Do exposto, podemos concluir que o percal é um tecido leve, mas ao mesmo tempo durável, que se diferencia da popelina pelo custo mais elevado. Média a vida útil dos conjuntos de cama de percal é de dez anos.
A popelina quase não enruga durante a operação, é considerada um material refinado com uma estrutura de tecelagem mais porosa, uma vez que os fios de algodão não aderem tanto uns aos outros durante a produção. Mas a cama o linho de popeline não poderá ser usado por mais de cinco anos.
Fazendo material como popelina, ocorre pela tecelagem de fibras de algodão, às vezes com a adição de matérias-primas sintéticas diferentes níveis de densidade. Este método de produção determina a estrutura única da superfície do material - é coberto por pequenas cicatrizes.
A popelina é amplamente utilizada não apenas para fazer roupas de cama, mas também para costurar toalhas de mesa, toalhas e roupas.
À venda você encontra produtos de popeline, que incluem seda e até fios de lã. São esses tipos de material que são procurados pela elite da costura e roupas de cama de alta qualidade.
Para verificar a composição do produto, você deve se familiarizar detalhadamente com o rótulo do produto, no qual os fabricantes indicam a presença de fibras naturais e sintéticas em porcentagem.
Comparação de vantagens e desvantagens
Para se ter uma ideia objetiva dos materiais usados para costurar o linho, é necessário considerar detalhadamente os aspectos positivos e negativos de cada um deles.
Quanto aos produtos de percal, as seguintes características podem ser consideradas as vantagens dos produtos.
- Longa vida operacional... Como mostram a prática e várias análises de consumidores, o percal demonstra alta resistência ao desgaste em comparação com a maioria dos produtos de algodão para quartos. Esta vantagem é explicada pela densidade dos fios da matéria-prima, que é cerca de 140 g / m2, o que é várias vezes superior a indicadores semelhantes de outros tecidos naturais.
- Durabilidade dos produtos... Mesmo após inúmeras lavagens em lavadoras e ferros de engomar, a roupa de cama não perde a sua resistência, o que minimiza o risco de formação de furos nos produtos.
- Capacidade de manter o brilho do padrão aplicado e a forma original. A experiência mostra que o tecido não se deforma sob a influência de fatores mecânicos, e também não é suscetível à formação de pílulas e desbotamento das cores após a lavagem.
- Conforto de uso do material. Como o processo de fabricação do percal não envolve o método de torcer as fibras de algodão, isso aumenta sua maciez, tornando o linho mais agradável. Em alguns casos, você pode notar um leve efeito de deslizamento do corpo na superfície das folhas de percal.
- O material não esfria. Esses produtos podem ser usados na estação fria sem medo de congelar, pois mantêm a temperatura, mas são perfeitamente permeáveis ao ar, o que tem um efeito refrescante quando usados no verão.
Existem também desvantagens na roupa de cama de percal.Entre elas está o fato do tecido ainda enrugar durante o uso, portanto, após a lavagem, independente do método, o produto precisará ser passado a ferro.
Recentemente, alguns fabricantes, durante a fabricação de material de aço, incluem adicionalmente em sua composição sintéticos, o que pode afetar adversamente as características do produto acabado, em particular, complicar as trocas de ar. Como regra, no rótulo de tais kits há uma designação correspondente - percal misto.
Pensando nas vantagens da popelina e dos produtos feitos a partir dela, tais características devem ser observadas.
- Resistência do material... Durante a operação, são raros os casos de desgastes de produtos, mesmo como lençóis de jogos de família e infantis.
- Os produtos são perfeitamente respiráveis... Graças à boa circulação de ar, o corpo pode "respirar", o que aumenta a higiene dos produtos têxteis.
- O tecido é excelente em acumular calor... Os produtos não causarão desconforto quando usados no inverno.
- Grande seleção de produtos... Hoje, os fabricantes de conjuntos de cama oferecem produtos de popelina estampada, tingida simples e multicolorida, o que permite escolher produtos de acordo com suas preferências individuais quanto à aparência.
- Material hipoalergênico... É permitido o uso de cama de popelina na presença de várias doenças de pele, sem medo de desenvolver reações desagradáveis na derme ao entrar em contato com ela.
- Produtos fáceis de cuidar... Uma característica positiva dos têxteis é considerada pouco exigente em termos de utilização de quaisquer meios especiais de lavagem.
- Resistência à deformação... Esses produtos não enrugam após a lavagem, além disso, não perdem a cor.
- Suavidade da textura... O material é muito macio e sedoso, por isso é agradável o contato com o corpo durante o sono.
Dentre as desvantagens da cama de popeline, é necessário destacar os casos em que os produtos adquiridos com uma mistura de lã ou seda em sua composição após a lavagem apresentaram um encolhimento decente.
Qual é melhor?
É bastante difícil dar uma resposta inequívoca à questão de qual dos materiais em questão será o melhor, uma vez que, na escolha de tais produtos, cada comprador se orienta por preferências individuais, avaliando certas características do tecido.
Porém, levando em consideração as propriedades fundamentais dos materiais, deve-se ter em mente que o percal ainda superará a popelina na resistência do fio, devido ao uso de uma composição especial na fabricação. Conseqüentemente, segue sua maior resistência à abrasão durante a operação. A densidade também é importante, mas se houver necessidade de comprar itens mais finos, a popelina deve ser preferida.
Para quem não gosta de passar a ferro, é recomendável optar por lençóis de popeline e fronhas, pois não precisam ser vaporizados após a lavagem.
Para os consumidores, cuja pergunta principal é o preço de um jogo de cama, vale a pena focar nos produtos de popelina, cujo custo na maioria das vezes será muito mais baixo. Mas sua vida útil também será menor, o que é importante em termos de conveniência de compra em termos de economia. Atenção especial deve ser dada aos conjuntos de cama que contêm impurezas sintéticas adicionais, uma vez que as fibras artificiais podem afetar significativamente as características e benefícios do tecido natural.
A roupa de cama é uma coisa que está em constante uso, portanto, em alguns casos, a durabilidade do percal é ainda uma vantagem mais significativa em relação à popelina. Tendo em vista o grande número de produtos têxteis de baixa qualidade que surgiram no mercado, atenção especial deve ser dada às costuras dos produtos, que devem ser feitas para combinar com o conjunto, assim como o cheiro do novo conjunto, que não deve conter impurezas químicas agressivas.
Mais informações sobre a diferença entre popelina e percal no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.