Beldroega

Contente
  1. Tipos e variedades
  2. Plantio de sementes
  3. Mudas em crescimento
  4. Purslane em paisagismo

Esta planta deve seu nome incomum à cápsula da semente, que quando aberta se assemelha a um portão aberto em miniatura (portula é traduzido do latim como "portão"). O Purslane se espalhou pela Europa, onde foi trazido do Novo Mundo na Idade Média, se enraizou bem e se espalhou. Hoje em dia, existem variedades selvagens e culturais desta flor despretensiosa e brilhante.

Tipos e variedades

Em jardins modernos, são cultivados dois tipos de beldroegas: beldroegas floridas (dupla, de flores grandes, ampelous) e vegetais, que são consumidos. A mais popular é a variedade com flor. Ela é plantada em parques da cidade, adjacentes a jardins frontais, criando canteiros de flores multicoloridos que florescem de junho a agosto.

As variedades mais comuns de beldroegas são Slendeks, Branco, Tapete do Príncipe, Cereja, Escarlate, Kalambur e muitos outros. A variedade "Slendeks" é caracterizada por inflorescências rosa-roxas. E "White", como o nome sugere, tem flores brancas como a neve de tamanho médio com um centro amarelo brilhante.

Beldroega da variedade híbrida "Kalambur" forma um tapete multicolorido baixo (altura da cobertura - 10-15 cm) no canteiro de flores.

Uma mistura vibrante de roxos, amarelos, rosas e vermelhos fica ótima quando combinada com verdes carnudos abundantes.

A variedade Flamenco é muito grande, formando um arbusto com cerca de 30 cm de altura. O esquema de cores das flores duplas forma uma combinação de tons lilás, laranja, rosa e laranja. Além disso, esta variedade possui um longo período de floração, proporcionando a beleza do canteiro de flores de meados de maio a setembro.

Flor grande

Na maioria das vezes, essa planta é encontrada em nossos canteiros de flores na forma de uma beldroega de flores grandes (Portulaca grandiflora). Inicialmente, esta planta é perene, mas em canteiros e vasos de flores de rua é mais frequentemente cultivada como uma flor anual. O motivo é a incapacidade de sobreviver ao frio do inverno por conta própria. Quando cultivado ao ar livre, seus caules espalham-se pelo solo, formando um tapete verde sólido em sua superfície. As plantas com pequenas folhas carnudas são decoradas com uma série de belas inflorescências multicoloridas. A altura média deste tapete é de 15-20 cm. As flores mais comuns são brancas, vermelhas, café, amarelas. O diâmetro de uma flor, composta por 5 pétalas, é de 2,5-3 cm. Em uma beldroega dupla, o número de pétalas aumenta, o que faz com que as flores pareçam rosas de chá.

A peculiaridade da beldroega é que cada flor desabrocha por um dia. Ao mesmo tempo, florescem apenas na presença do sol; em tempo nublado, a beldroega não floresce. As sementes de beldroegas com flores grandes são pequenas. Eles amadurecem em caixas que se abrem automaticamente. Embora a planta possa se espalhar sozinha, com essa opção, as sementes germinam apenas na primavera, e a floração não ocorre até agosto.

Para evitar esta situação, flores murchas e cápsulas verdes são regularmente cortadas.

Ampelny

A variedade ampelous inclui as variedades de beldroegas que são cultivadas em vasos suspensos. Nesta modalidade, a planta se torna perene, portanto, é ideal para crescer como uma planta de interior. É mais aconselhável colocá-lo sobre uma janela com o máximo de luz natural.

Esta variedade reproduz-se na maioria das vezes por estacas na primavera, o que garante a floração precoce das plantas jovens. No outono e no inverno, a variedade ampelosa de beldroegas precisa de rega regular. Mas a alimentação termina em outubro e recomeça com os primeiros dias de primavera. Duas semanas após a primeira alimentação, as estacas podem ser cortadas, que rapidamente criam raízes em um ambiente úmido. Após cerca de um mês, as mudas jovens formarão arbustos floridos. Eles podem continuar a ser cultivados em casa ou transplantados ao ar livre durante o verão.

Plantio de sementes

Purslane raramente é cultivado ao ar livre a partir de sementes, pois isso encurta muito o seu período de floração. O plantio com sementes só é possível após o fim da geada no solo, respectivamente, para a maioria das regiões da Rússia este é o início ou meados de junho. As sementes germinam após cerca de 7 a 10 dias se a temperatura do ar exceder + 25 ° C e, no início, as mudas crescem muito lentamente e precisam de cuidados constantes. Com germinação densa, as mudas devem ser plantadas, proporcionando-lhes espaço livre. Durante este período, você pode combinar diferentes variedades, criando a combinação de cores desejada.

Para o plantio de beldroegas, são selecionadas as áreas abertas mais ensolaradas com solo suficientemente seco. Portanto, ele se sente bem em canteiros de flores, como slides alpinos ou em vasos pendurados. Ao mesmo tempo, no início, os rebentos jovens precisam de rega regular abundante. Após o aparecimento dos primeiros botões, o excesso de umidade pode levar ao crescimento de uma massa verde abundante e à redução do número de botões.

Como a beldroega é capaz de se autopropagar, é aconselhável monitorar a maturação de suas sementes. As variedades cultivadas são capazes de degenerar em tais condições e encher o jardim já como uma erva daninha.

Mudas em crescimento

O cultivo de beldroegas por meio de mudas é a opção mais adequada, pois permite que você aproveite sua floração a partir de meados de junho. Para obter mudas, as sementes são semeadas na superfície da terra úmida, são levemente prensadas (mas não cobertas por cima).

Por cerca de uma semana (antes da germinação), os vasos de sementes devem estar em condições de estufa. Recomenda-se também realizar uma ventilação diária de 20 minutos com a remoção da condensação da película de estufa (vidro, tampa de plástico). Quando todas as plantas brotam, o material de cobertura é removido. As mudas jovens podem ser regadas com borrifador ou palete. Eles precisam de muita luz solar e ar fresco, por isso é ideal para colocá-los em um parapeito de janela com uma janela de microventilação. A duração das horas de luz do dia deve ser de pelo menos 12-14 horas, caso contrário, é necessário organizar a iluminação complementar com fitolampas ou lâmpadas LED.

Para o plantio e mergulho de mudas de beldroegas, é necessário preparar novos recipientes com solo de jardim adequado. As mudas da caixa comum são colhidas com capricho com uma vara de madeira (pode-se usar uma colher de plástico), o broto deve ser transferido junto com o solo nas raízes. No meio do copo, é feita uma pequena depressão, onde são colocadas as raízes cavadas. Deve haver furos no fundo das xícaras para que a terra fique saturada com a umidade da panela com água, na qual devem ser colocados.

Mudas de beldroega são plantadas em terreno aberto (caixas, vasos de flores, etc.) somente após o desaparecimento da ameaça de geadas noturnas. Na Rússia central, isso ocorre aproximadamente na terceira década de maio, na Sibéria e nas regiões norte - na segunda década de junho, no sul do país - nos primeiros dias de maio.

Somente plantas com altura de pelo menos 5 cm podem ser plantadas se houver pelo menos uma dúzia de folhas no caule, de preferência alguns botões.

Purslane em paisagismo

Tão despretensiosa e resistente a doenças e pragas, a planta é merecidamente popular não só entre os jardineiros comuns, mas também entre os designers profissionais.

Cada variedade de beldroegas parece diferente. Eles diferem principalmente na forma do caule (cilíndrico, ramificado, oco, áspero) e das folhas (inteiras, achatadas, ovóides). As flores na maioria das variedades são simples (duplas, simples), com menos frequência elas formam inflorescências de 3-4 flores. O esquema de cores da beldroega é muito diverso: do branco como a neve ao vermelho profundo, limão ou roxo.

Tudo isso permite que você use flores para uma variedade de finalidades. Na maioria das vezes, beldroegas são plantadas como uma decoração de primeiro plano, para decorar espaços livres entre caminhos, fronteiras.

O tapete verde de beldroegas nos escorregadores alpinos parece mais bonito, onde preenche todo o espaço livre entre as pedras e a vegetação alta.

Em áreas com clima adverso, esta planta é preferível para ser plantada em vasos de jardim, vasos pendurados, pois isso permite que sejam removidos em ambientes fechados durante o mau tempo, à noite durante as geadas de primavera e outono. No inverno, eles podem ser cultivados dentro de casa, por exemplo, em um jardim de inverno.

Uma paleta de tons variada e um longo período de floração permitem inúmeras combinações com outras culturas hortícolas e ornamentais. Por exemplo, com tulipas, narcisos e flox, hospedeiros perenes ou cereais ornamentais. Se você escolher a combinação certa com requisitos semelhantes de solo e umidade, poderá obter um conjunto exclusivo que por muito tempo encantará o proprietário com sua beleza.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário